A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Andrea Lacombe 28/04/2024

?Confesso que estava com a expectativa alta com essa leitura e não foi o que eu esperava. A autora abordou mais questões sobre a amizade, importância da família, a força do amor e, principalmente, o poder dos livros na vida das pessoas. Achei que o período histórico ficou um pouco em segundo plano. O final foi bastante corrido pincelando a vida de cada personagem.?

MonicaMMelo 21/04/2024

Uma leitura emocionante! O livro é baseado em fatos reais e retrata os sentimentos vividos pelos cidadãos parisienses durante a segunda guerra.

geovanamarques 21/04/2024

Emocionante
Que livro emocionante! Amei desde o início. O final é muito comovente. Os personagens são muito bons, Odile agora é da família ???

leiturasdabiaprado 18/04/2024

Baseado em uma história real A Biblioteca de Paris é a prova da força dos livros mesmo diante de uma guerra mundial.
O livro nos conta a resistência e a luta da equipe da Biblioteca para mantê-la funcionando durante a Segunda Guerra, o trabalho de formiguinha feito para que os livros chegassem aos leitores judeus.
Mostra ainda o trabalho sujo da polícia de prender judeus para os nazistas...
Trata ainda das perdas que a guerra causou, as vidas destruídas...
Mas o livro também fala de recomeços, da improvável amizade entre uma adolescente órfã e uma senhora sobrevivente da guerra, já nos anos 80 nos Estados Unidos.
O livro conta sobre arrependimentos, sobre decisões precipitadas e o peso delas na vida!
Um livro para ler e conhecer mais da história, para termos certeza que mesmo que o mal esteja rondando existem pessoas boas e que elas são sim mais fortes! ??

PaTy_LiKa @patylika.libros 17/04/2024

Livros e a 2ª guerra
História linda e verídica sobre a Biblioteca Americana de Paris.
O livro alterna entre as perscpectivas de Odile, na década de 40 e Lilly, na década de 80.
Odille é uma jovem que ama livros e trabalha na BAP, e durante a guerra, qdo judeus sao proibidos de entrar na biblioteca, ela ajuda a continuar distribuindo conhecimento e informações atraves dos livros. E todos que trabalham na BAP ajudam a mante-la aberta mesmo nos piores momentos.
Ja pela perspectiva da Lilly, a gente observa ela crescer, observa as duvidas e pensamentos de uma menina e de uma adolescente. E a forma como td é narrado, nos emociona muito, principalmente pela forma como as histórias se conectam.

@universoliterariodajuju 14/04/2024

Marcando a prox viagem pra conhecer a BAP rs
Eu adorei essa história, conhecer mais da biblioteca americana de Paris, ouvir o lado da guerra vivenciado por alguém na França, entender como as pessoas se sentiram. Gostei muito de tudo! Fiquei só pensativa com o final, mas de fato, acho que foi uma leitura muito agregadora.

Isa Moura 03/04/2024

Não tem como colocar em outra posição, sem duvida o melhor
O melhor livro que ja li em minha vida! Ele trás visões da segunda guerra mundial na qual não aprendemos na escola que foi como as pessoas (civis) viveram na segunda guerra conta a. História de Odile e como a guerra mudou a vida dela!

Marina516 24/02/2024

Que livro lindo! Como uma amante de livros eu não poderia deixar de me apaixonar e me emocionar com este livro.

Pâm 15/02/2024

Gostei, mas foi cansativo
Nesse livro acompanhamos a história de Odile, uma jovem que após sua graduação, sonha em trabalhar numa biblioteca. Ela é uma típica moça dos anos 30/40: sonhadora, romântica e com vários dilemas familiares.

O livro começa contando a história um pouco antes da segunda guerra mundial, quando os cidadãos de París achavam que o caos politico não chegaria até eles. Gostei que a autora abordou dessa forma, pois foi uma boa introdução pra história de Odile.

Sobre a escrita: eu gostei e não gostei. A escrita da autora tem uma pegada mais clássica, tinha momentos que parecia que eu estava lendo Jane Austen. Outro ponto foi com a quantidade imensa de personagens secundários. Eu sei que o ambiente exigia mais informação, mas achei que tinha horas que não precisava isso tudo. São pequenos detalhes que fazem a leitura ficar um pouco cansativa.

Sobre os personagens: as principais são Odile e Lily. Confesso que me identifiquei mais com a Odile principalmente em sua juventude. Gostei que ela se tornou muitas coisas para a Lily: mãe, professora, amiga e confidente. Isso me mostrou quantas coisas temos para aprender com as pessoas mais velhas, e uma amizade entre uma pré-adolescente e alguém da terceira idade é totalmente possível.

Sobre o livro num geral: eu gostei sim, me identifiquei muito em alguns momentos, fiz muita marcação e ele terminou de um jeito aceitável. Mas eu não consegui me conectar nele. Eram capítulos curtos, a capa é linda, o início parecia ser muito promissor, mas ele foi se enrolando muito. E o plot - apesar de não ser algo que eu esperava - não foi lá aquelas coisas.

!!!!!!!!!! CONTEM SPOLIER A PARTIR DAQUI!!!!!!!!!!!

Eu precisava comentar sobre a Odile. Eu fiquei com o coração partido por ela. Apesar de ela ter abandonado tudo por culpa do seu próprio ódio e não ter controlado a língua, ela teve que tomar uma decisão muito difícil. Ela tinha um homem que ela amava muito, mas que ele tinha o mal dentro dele. Ela poderia encarar o seu erro e ficar mas ter que conviver com uma pessoa que tinha um lado perverso, ou largar tudo e todos pra não ter que encarar a verdade. Sinceramente eu não sei o que eu teria feito no lugar dela. Aprender a ficar calada em momento de raiva seria uma ótima forma de começar, mas é fácil falar quando não é na nossa pele.

site: https://www.instagram.com/biblio.pam/

Manuela222 11/02/2024

Meu Deus, esse livro é perfeito. Eu amo livros que o foco não é o romance e sim a vida e as dificuldades que as pessoas passam, e nesse caso, durante a Segunda Guerra Mundial. Admito que chorei em algumas partes pesadas, mas não por serem pesadas pelo momento, mas sim por saber da dor que todos eles passaram.

Beatriz Lima 24/01/2024

A resistência dos livros
Saber que esse livro é inspirado em uma história real deixa a narrativa muito mais viva. Me apaixonei pela história logo nos primeiros capítulos e com ânsia para descobrir a história de Odile.

Narrado entre duas eras e personagens diferentes mas, conectados, A biblioteca de Paris é um livro que você sente junto com os personagens, a morte da mãe da Lily, o ataque da Margaret, a morte de Remy, a invasão dos nazistas... É uma história de amor, de amizade, de encontros, dores e despedidas.

Aqui acompanhamos o crescimento de Odile através do tempo se descobrindo e ensinando a Lily a ser melhor e crescer não cometendo os mesmo erros que ela. Ao mesmo tempo que Lily salva Odile e ensina que sempre podemos evoluir e consertar um erro que consideramos irreparável.

"Amar é aceitar alguém, em todas as suas partes, até aquelas de que a gente não gosta ou não entende."

As cartas corvos estarem vivas anos depois me fez pensar em como atualmente elas se fazem presente na nossa rotina virtual e no ódio destilado anonimamente. A força das mulheres que também resistiram mas sofreram por serem mulheres e tentarem ser felizes, como as que tiveram as cabeças raspadas e foram hostilizadas pelos seus compatriotas.

Por fim, o ato de distribuir livros mesmo para as pessoas que eram rechaçadas e manter esse costume por anos, resistindo e mantendo a Biblioteca aberta como refúgio para os amantes de livros e todos que sentissem a necessidade. Minha completa admiração e respeito aos bibliotecários da BAP!

Vanessa.Castilhos 24/01/2024minha estante
Linda resenha! ??

Luísa 07/01/2024

A biblioteca de Paris
Esse livro foi simplesmente sensacional, poder conhecer um pedacinho da história da BAP e de como todas aquelas pessoas foram resistência quando Paris estava sendo ocupada por nazistas é uma experiência literária inesquecível, ainda mais considerando que o livro é baseado em fatos reais. A realidade ali narrada é dilacerante e mesmo sendo uma amante de História eu não fazia ideia de várias coisas que ocorreram em Paris durante a segunda guerra mundial. Gostei muito da relação entre Odile e Lily, duas pessoas de gerações completamente diferentes, com conflitos completamente diferentes mas que mesmo assim conseguem ser um ponto de apoio uma da outra.
Recomendo muito esse livro, por mais que no começo ele seja um pouco devagar, definitivamente vai ser uma leitura que vai impactar sua vida de alguma forma.

Vanessa.Raffo 03/01/2024

Leitura diferente, muito boa
Não é uma leitura fácil de se fazer, confesso.
O livro passou a me prender da metade para o fim.

Vale a pena, por ser uma história baseada em fatos reais, e como todo livro que se passa num contexto de guerra e principalmente este que é específicamente durante a Segunda Guerra Mundial, faz você refletir bastante.

Ana Paula Paim 27/12/2023

As cartas de corvo
O livro foi indicado por uma amiga bibliotecária. Comecei a lê-lo sem muita referência do texto(eu gosto de entender um pouco do enredo, sou bem pragmática). No início, a leitura foi um pouco lenta - gostava dos personagens Odile, sua família e os personagens da biblioteca. Entretanto, gostava mais da narrativa da personagem Lily.
Com as demandas do trabalho, parei várias vezes, mas estava determinada a encontrar sentido na história de Odile e seu amor pelos livros.
Fiquei mais motivada, quando li algumas resenhas e vi que a história era baseada em uma pesquisa formal sobre os heróicos bibliotecários em Paris, durante a segunda grande guerra. Eu gosto especialmente de livros sobre a guerra, apesar de não serem fáceis, eles me ajudam a sentir empatia e ver sob o ângulo de uma nação que vivenciou uma guerra. Como brasileiros, não temos muita referência sobre tal assunto, ainda bem!!! Para além, livros sobre essa temática ampliam meus conhecimentos, pois sempre pesquiso historicamente os eventos destacados no livro.
Dessa linda história de Odile e Lily ficam muitas aprendizagens, a mais importante é sobre a importância das nossas escolhas e da amizade:
"Basta uma palavra. Estou vendo os corvos voando na sua cabeça." p.367
"O amor virá, irá embora, voltará. Mas, se você tiver sorte de ter uma amiga de verdade, dê valor. Não a deixe ir embora." p.373
"Controle a sua inveja, o seu ciúme,senão eles a controlarão". p.375
Fiquei muito reflexiva com "as cartas de corvo" escritas pelos cidadãos de bem franceses.eis aí, a humanidade!!
O mais legal da história é refletir como nossas vidas são entrelaçadas e salvas pelos amigos!!
Boa leitura!!