A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Josene 05/11/2023

Muito gostosinho, me enrolei no meio mas depois q engrenei terminei em dois dias. E o melhor: com lágrima nos olhos.

Vebertz 04/11/2023

Tente aceitar as pessoas como são, não como você quer que sejam.

Um livro muito lindo, uma leitura muito boa que prende muito a gente.

Porém eu queria saber mais da Odile, o que aconteceu depois? Ela voltou a se encontrar com a família?

@mcarstairs 14/10/2023

A biblioteca de paris
Esse livro é incrível e traz uma linda e triste visão dos bibliotecários da biblioteca americana em paris durante a ocupação nazista na cidade.
com certeza muito inspirador e com lindas citações e personagens maravilhosos e reais, humanos.
o que é revelado no final da história realmente me pegou de surpresa mas me deixou pensando que talvez seria melhor se tivesse um epílogo que seja, nem precisaria de continuação em outro livro. só mostrar mesmo o que aconteceu durante esses 40 anos depois que a Odile foi para Montana e a relação dela com o Buck (que foi mt nada a ver mas enfim) e queria uma cena dela confrontando o Paul, por ele ter feito o que fez

daiane.fernandes.980 07/10/2023

Excelente livro para quem gosta de histórias que se passem no período da segunda guerra mundial e que estejam ambientados num cenário de bibliotecas.

Marcelli.Leardini 07/10/2023

Que livro!
Arrebatador é a palavra.
Mas o final me deixou com uma sensação de "ahhh, só isso?".
Uma história tão intensa, com uma reviravolta inimaginável merecia um final à altura.
E não apenas "ok".

É isso!
Leiam!

_Gerzilaine 15/09/2023

Biblioteca de Paris é bom, adoro livros na segunda guerra e adoro livros que as mulheres mostram seu valor

manudefariadias 09/09/2023

Que livro! Que história!

Outra visão de Paris ocupada, os anseios, os medos e os erros.

Visões diferentes de tantas histórias já conhecidas!

A luta para manter os livros circulando entre soldados e os parisienses.

E ainda temos Lily e todos os anseios juvenis, a descoberta de tantas coisas, as histórias, a luta contra ela mesmo para aceitar a madrasta e a no fim o bom companheirismo e o amor.

Juli 27/08/2023

Amantes de ficção histórica devem ler!
Livro incrível. A Biblioteca de Paris" oferece uma visão fascinante da resistência intelectual e emocional durante um período sombrio da segunda guerra mundial. A autora explora as vidas das pessoas que frequentavam a biblioteca, destacando a importância dos livros como fonte de conhecimento e consolo durante um período tumultuado da história.
Aos amantes de ficção histórica, vale a leitura. Trata-se de um romance que oferece uma combinação intrigante de história e ficção, explorando temas de resistência, amor pela literatura e coragem diante da adversidade.

Flavia Flavitchia 25/08/2023

Sobre o amor aos livros ???
A Biblioteca de Paris fala sobre como os livros deram sentido a vida de muitas pessoas em um dos piores períodos da história mundial - a Segunda Guerra.

O enredo é intercalado entre os anos 40 e 80, trazendo uma melhor fluidez pra leitura.

No geral, foi um ótimo livro. ??

Brasil.Yamada 22/08/2023

Prazeroso do início ao fim
A leitura inteira foi um passeio. Não há trechos cansativos.
A história da biblioteca americana de paris é linda, seus personagens se tornam próximos.
Odile é uma personagem maravilhosa!

Amei!

Beeathriz 16/08/2023

Que livro longo
Foi muito interessante ler sobre a biblioteca e como eles se mantiveram ativos no meio da guerra, mas nossa os personagens eu não poderia me importar menos.

Arcega1 12/08/2023

A importância da leitura para a sociedade
Eu nem sei por onde começar.
Até 80% da leitura, eu estava muito incomodada pela falta de descrição sobre os aspectos sentimentais dos personagens, então percebi que é um livro muito mais narrativo do que descritivo.
Entretanto, ao fim da leitura, notei que a intenção da escritora foi estudar o indivíduo pelas suas relações com o meio, e não o meio pelas relações entre os indivíduos.
Em outras palavras, a gente entende os personagens e seus pensamentos depois de entender como o ambiente e o tempo foram os moldando.
O livro é realmente muito bom, mas não vou negar que senti falta daquela conexão afetiva com os personagens.
Estou baseando minhas opiniões em comparação com o livro ?A garota que você deixou para trás?, Jojo Moyes, que também é um romance histórico. Nesse, eu não só me afeiçoei a protagonista, como também me senti em sua pele diversas vezes, em ?A biblioteca de Paris? não fui capaz de sentir o mesmo.
Não posso esquecer de citar o fato de que a maioria dos personagens e acontecimentos do livro realmente aconteceram. É indescritível a admiração que sinto pelos bibliotecários da biblioteca americana de Paris, por terem a mantido aberta durante a Segunda Guerra Mundial.
Por fim, concluo com a reflexão sobre a importância de um livro para a construção de um indivíduo. A leitura é essencial para a sociedade, e percebi isso ao ver dezenas de pessoas arriscando suas vidas para manter uma biblioteca aberta, e para entregar livros à todos, mesmos os que estavam, por lei, proibidos de qualquer acesso a eles.

Suellen 30/07/2023

Livro é bom, mas achei leitura cansativa. Narra história real de um grupo que fez de tudo para manter uma biblioteca em meio a ocupação dos nazistas. Vale a pena a leitura.