A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

lavi.albuquerque 24/10/2022

um pedacinho diferente da 2ª guerra
esse livro é simplesmente um dos mais interessantes que eu já li!
a autora conseguiu repassar a dificuldade que os trabalhadores da biblioteca americana de paris passaram pra manter os livros circulando até mesmo na guerra.
mas além disso, analisou relacionamentos e a forma como eles afetam o ser humano.
pra mim, que amo história, esse livro foi bom do começo ao fim. me fascinava ver a segunda guerra pela visão de uma parisiense.
?depois da escuridão da guerra, a luz dos livros.?

Babi 13/10/2022

Seja resistência!
Eu amei esse livro demais!

Um dos meus panos de fundo favorito nos livros são as guerras, principalmente a que se passa nesse livro: 2° Guerra Mundial.

Ele é um livro que demora pra engatar, um pouco parado no começo, mas pra quem gosta do tema, cativa bem de início. E ó, vale a pena cada página!

Doloroso, emocionante, cheio de perdas, cheio de ensinamentos e salvações. Agradeço muito a Odile e a Lily por terem cruzado meu caminho e me mostrado tanto... Me fazerem aprender tanto.

Vou carregar vocês no meu coração, nas minhas escolhas e, como dizia a mãe da Lily, em toda a minha coragem.

Ah, e pode deixar, serei resistência, terei iniciativa e vou valorizar cada amigo! ??

valdieli.r 13/10/2022

Muito fofinho e trágico ao msm tempo... Me apaixonei pelo irmão da Lily?? (Não lembro se essa era jovem ou a velinha no livro)

mi.ts13 29/09/2022

Janet Skeslien Charles vc vai pagar minha terapia
Esse livro é PER-FEI-TO pra quem ta precisando de emoção na vida pq MEU DEUS foi cada surto, cada plot, cada 5min que eu tive que fechar o livro pra raciocinar oq tinha acontecido, cada risada com as brigas do Mr. Pryce-Jones e do M. de Nerciat ou das falas ironicas da Odile, de cada surto de odio da Tiffany Ivers e de mais alguns personagens, cada passagem imaginando a biblioteca e os personagens, simplesmente incrível!
Chorei muito, ri muito, me apeguei aos personagens e me senti em Paris guardando os livros com a Odile nas estantes na biblioteca, me senti no desespero das famílias francesas durante a segunda guerra, e principalmente aprendi que o odio, a inveja e decisões precipitadas nunca são as melhores opções.
Obrigada Janet Skeslien Charles por essa obra de arte, porém eu necessito de terapia depois desse final?

Larissa3929 25/09/2022

Entrou para os favoritos
Eu me emocionei muito com esse livro. A história de Odile e Lily me cativou muito.

Eu amo livros que retratam acontecimentos históricos e a biblioteca de Paris não foi diferente.

O livro te transporta a aquela época e te fez pensar a todo instante como devia ser viver aquilo e o que faria para sobreviver.

Eu amei a troca de épocas entre Odile e Lily e amei mais ainda como a autora fez a história delas se cruzarem.

É um livro emocionante e bonito. Amei mesmo a leitura

E deixo aqui uma nota da autora para destacar:

"Acho que uma pergunta melhor é o que podemos fazer agora para garantir que as bibliotecas e a cultura sejam acessíveis a todos e que tratemos os outros com dignidade e compaixão"

Gabriele.Pereira 19/09/2022

Uma história real sobre bibliotecarios corajosos
Essa história tem que ser mais comentada e exposta na internet, realmente me faz acreditar mais na humanidade e que em tempos ruins e terriveis possamos nos unir e ajudar o proximo, igual Boris e Miss Reeder fizeram. É aquilo que falam no livro eles não podiam lutar e morrer como os soldados, mas ajudaram os outros com a arma que obtinham, os livros, bondade e lealdade.

Detalhe: assim como nessa história, na vida real os Nazistas tentaram fechar a biblioteca mas graças ao enorme trabalho dos funcionários NUNCA CONSEGUIRAM e ela se manteve aberta, e ainda entregavam os livros para Judeus em suas casas, em segredo.

Alem da história do livro ser facinante, temos as anotações da autora no final que é tão importante quanto a história de Odile, onde ela conta os acontecimentos da guerra e o que foi verdadeiro e ficcão no livro e eu quase chorei tive que me segurar muito porque estava no ônibus.

Maria 16/09/2022

" Aceite as pessoas pelo que elas são..."
Minha história com esse livro é bem inusitada, minha madrinha me levou ao shopping para comprar um presente de aniversário e acabei optando por livros, escolhi o primeiro e ela perguntou se eu não queria mais algum , ao olhar para os montes de livros, vi a capa da "Biblioteca de Paris " e algo me disse que a leitura seria boa, e realmente foi uma das melhores que já fiz.
A mistura das histórias, a Segunda Guerra e como as pessoas se comportavam durante esse período, o romance, os ensinamentos, entre outras coisas.
Adorei demais, recomendo muiiito!

lettiebee. 06/09/2022

Eu acabei de terminar o livro e já vim correndo fazer uma resenha pois tenho medo de deixar ele "esfriar" em minha mente.

A história da Odile é muito bonita, embora igualmente triste. Eu gostei de como o livro alterna entre a visão da jovem Odile, que na década de 1940 trabalhava como bibliotecária, e o ponto de vista da Lily, a vizinha da Odile (agora mais velha, pois se trata dos anos 80)

Em minha opinião, algumas partes da leitura foram um pouco cansativas e, confesso, repetitivas. Mas logo em seguida a autora consegue retomar o ânimo e ficamos ansiosos para descobrir mais sobre o passado dos personagens.

Os personagens são bem cativantes e conseguimos entender suas emoções e ações, o que denota uma escrita muito boa por parte da autora.

Minha única reclamação seria em relação a algumas pontas que ficaram soltas e algumas cenas que, ao meu ver, não possuem muito sentido. Fora o fato de que alguns POVs - exceto os que são direcionados a Odile ou a Lily - são narrados em terceira pessoa, o que me confundiu um pouco.

Obs: seria pedir demais ums continuação mostrando como foi a viagem da Lily até Paris?? ?

Luciana Maria 01/09/2022

Livros, amores, amizades.
Li e gostei muito. Mais uma leitura com a guerra como cenário de fundo. A livraria, deu vontade de conhecer. O que as pessoas fizeram para amenizar o sofrimento de quem era julgado sem nada ter feito e sua liberdade aos poucos tirada.
Uma amizade improvável tanto no passado como no presente da protagonista. Uma citação: "o amor é como o mar. É uma coisa em movimento, mas também imóvel, e torna a forma da costa que encontra e é diferente em cada costa". É esse amor que Odile sente pelas pessoas pela biblioteca. Ela conhece sentimentos através dos livros mas sabe que precisa das pessoas.
Enfim uma história marcante e bem contada.

Evelyn.Vilela 15/08/2022

Foi muito importante concluir este livro.
Por horas ele me pareceu difícil, segui para outras leituras, mas ao retomar não hesitei em retomar os capítulos até compreender o enredo e o estilo de fala e diálogos
Valeu muito a pena, é um livro tocante, emocionante e que claro, guardadas as proporções nos mostra fatos reais

melreads 13/08/2022

essencial, emocionante e inspirador. durante a leitura desse livro eu vivenciei tantas emoções que nem sei como explicá-las. uma leitura muitas vezes pesada ? em vários momentos tive que fechar o livro pra assimilar o que estava acontecendo e então eu começava a chorar. a morte de alguns personagens, a infelicidade de muitos deles e o fato de que muitas partes desse livro realmente aconteceram e foram inspiradas em personagem reais deixou tudo ainda mais emocionante. se eu pudesse, faria com que todo o mundo lesse a biblioteca de paris. com certeza um livro cheio de ensinamentos que eu vou levar para a vida ?

p.s.: lily e odile vão permanecer para sempre em meu coração

Pollyana Camilo 11/08/2022

Livros que narram histórias que se passam em bibliotecas ganham meu coração, e nesse caso a história é em baseada em fatos, o que deixa tudo ainda mais envolvente.

Duas histórias que se cruzam (Odile nos anos 30 e Lily nos anos 80) e segredos são revelados deixando o leitor perplexo.

Minha única é ressalva é: precisava de um epilogo.

Lari 07/08/2022

Amei demais!!
Amei essa história, vivi muitas emoções, ver o quanto a guerra meche com as emoções das pessoas, e que mesmo as pessoas boas diante da pressão tem atitudes ruins, e ver como os livros tem o poder de unir as pessoas só me faz amar mais os livro!!

Rê Lima 01/08/2022

É difícil dizer que não gostei de um livro sobre a 2a guerra, mas esse não foi um dos melhores. Sinceramente, acho que eu preferia que ficasse só na parte da 2a guerra e não tivesse a década de 80 misturado. Acho que foi isso.

Danielle.Soares 01/08/2022

O livro retrata com detalhes o cotidiano de Paris no momento que antecede a 2 Guerra e durante a mesma, sua escalada de violência e o desconhecimento das atrocidades perpetradas. A segunda parte (pós guerra)
nos EUA torna interessante a personagem principal e seu desfecho Um bom livro!