A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Danielle.Soares 01/08/2022

O livro retrata com detalhes o cotidiano de Paris no momento que antecede a 2 Guerra e durante a mesma, sua escalada de violência e o desconhecimento das atrocidades perpetradas. A segunda parte (pós guerra)
nos EUA torna interessante a personagem principal e seu desfecho Um bom livro!

Carla Gracy Tavares 31/07/2022

Maravilhoso.
Vamos embarcar na bravura e dedicação de Bibliotecários em meio a guerra.
Odile apaixonada por livros tem sonhos e luta para conquista- los, quando inicia sua jornada na Biblioteca vai descobrir o quanto forte vc pode ser em meio a guerra quando se une com outras pessoas que tem o mesmo amor, mas também ela vai aprender que a guerra pode transformar as pessoas e que falar sobre o que está no seu coração pode preservar amizades .
Amei

Marilia 29/07/2022

Lindo, lindo, lindo!!
Termino esse livro emocionada e muito mais rica.

Uma história que se passa na segunda guerra, mas que fala de amor, de amizade, de coragem. Também fala de vulnerabilidade, de inveja, de culpa e de vergonha.

Tantos sentimentos terrivelmente humanos, que precisamos conhecer e aceitar para, só então, viver plenamente.

O livro é lindo, a escrita da autora conduz o leitor como a música de um balé. As reflexões e os diálogos internos das personagens são belíssimos e me levaram a refletir também sobre tantas coisas.

Odile, uma jovem bibliotecária parisiense, nos apresenta a vida da BAP - Biblioteca Americana em Paris, com seus funcionários, sócios e com toda a imensidão de complexidades que as vidas poderiam assumir em um período tão difícil da história.

Lily, uma jovem já nos anos 80, presenteia o leitor com a sua própria incompletude e nos faz torcer pela amizade construída com a senhora sua vizinha, dona Odile.

É um livro sensível e forte, um livro que ensina, quase sem querer, a olharmos para o que realmente importa na vida: as relações que construímos, os amores que amamos, as dores que sentimos.

Leia, tenho certeza que você não vai se arrepender. Leia.

Liny Corral 24/07/2022

Uauu!!
A Odile é uma mulher f#%da! Em tempos difíceis, se faz pessoas fortes.. não por natureza mas por necessidade e assim que vejo a Odile, ela foi se tornando mais forte ao passar dos anos conforme as coisas foram acontecendo, de início era uma menina voluntariosa, até digo mimada, não via as coisas a sua volta a única coisa que ela via eram os livros, e inegável sua paixão por eles e como eles a faziam se sentir bem, me identifiquei com ela nesse ponto..

Lily, é uma menina que passa por muitas coisas, no início é uma menina curiosa, quer conhecer a vizinha misteriosa com quem ninguém gosta de falar, mas ela não vai pelos outros e daí de constrói uma amizade linda e necessária na vida dela e da Odile, que nessa segunda fase já é uma mulher vivida, viúva e com o passar do livro você vai entendendo o porquê dela se isolar, e sabendo um pouco mais da sua história e de uma passagem da história mundial por olhos não tradicionais.

Uma história que dá raiva, dor, esperança, que sofremos junto, que sentimos as dores, que choramos. Uma verdadeira montanha russa da emoções!

@capitulodosonhos 18/07/2022

"Não se é nada sem principios. Não se vai a lugar nenhum sem ideias. Não se é ninguém sem coragem"
Que livro incrível e tocante.
Eu me apaixonei por Paris e pela biblioteca assim como Odile. A maneira como eles falam sobre livros me fez sentir como se fossem meus amigos também.
Adorei ver como a amizade entre Odile e Lily cresceu dentro dos capítulos, e o desenvolvimento da família, amigos e amor de Lily pelos livros.
Este livro mostra a importância dos livros nestes dias sombrios.
Uma leitura incrível, uma das minhas favoritas do ano até agora.

Ray (ig: mundodoslivros) 18/07/2022

crível, honesto e sensível
Esse é um daqueles livros que o modo de escrita talvez não funcione para todo mundo, é um pouco lento no início e o lado ?romântico? fica muito em segundo plano, mas acho que todo mundo deveria ao menos se permitir tentar começá-lo, pois as chances de ser surpreendido e cativado são grandes!

Um livro crível, honesto, sensível e que faz refletir!

Resenha completa no IG @mmundodoslivros

Marilia 17/07/2022

BAP
Que livro maravilhoso. Eu sou suspeita porque amo livros que passeiam por décadas diferentes com o mesmo narrador. Confesso que eu esperava mais, não mais no sentido de qualidade, mais no sentido de mais história sendo contada porque não queria que acabasse. Assim como a vida , não é possível saber o desfecho de tudo. Então só posso dizer que estou feliz demais com essa leitura !

Amanda 02/07/2022

?Parecia que a vida me oferecera um epílogo.?
Não é somente sobre livros. E sobre relacionamentos, sentimentos? e sobre ser humano.
Quem mergulha nessa história entende a importância de olhar o próximo e compreender que cada um possui sua própria história.

Dri Ornellas 23/06/2022

O livro A biblioteca de Paris celebra o amor pelos livros, leitura e bibliotecas como tantos outros, mas o faz de maneira real, não apenas por contar uma histórica verídica, mas também por ser palpável, não colocando os livros como seres ou entidades sobrenaturais ou abstratas capazes de mudar toda a trajetória de uma vida, mas como um objeto de consumo para ser usado tanto por aqueles que o apreciam, quanto por aqueles que buscam o conforto de fugir da realidade de uma guerra.

O livro traz de forma interessante como uma cidade e seus habitantes se preparam e vivem uma guerra: ninguém para de viver, eles não deixam de trabalhar, não param de marcar encontros, não interrompem suas emoções e sentimentos, eles simplesmente vivem e incorporam a guerra ao seu cotidiano. E assim faz a protagonista Odile que trabalhava na Biblioteca Americana de Paris que não fechou durante a ocupação nazista de Paris.

Manter a biblioteca aberta foi uma escolha baseada no senso de comunidade: além de enviar livros para os soldados franceses em combate, os bibliotecários levavam livros para os judeus que foram proibidos de frequentar a biblioteca (prática proibida), mas também foi uma maneira de não enfraquecer o imaginário coletivo sobre as estruturas institucionais, para que se soubesse que elas não só ainda existiam, mas como também estavam fazendo o possível para funcionar a despeito da guerra e invasão.

Sempre que a gente pensa em uma guerra, imaginamos bombas e cidades completamente destruídas, mas, entre uma bomba e outra ou até mesmo antes de uma cidade ser destruída, existe um espaço de tempo onde as pessoas se esforçam para (sobre)viver, seguem suas vidas e constroem rotinas a partir dessa realidade compulsória. E é nesse ínterim que comportamentos e sentimentos ficam embaralhados e turvos, pois todos agem de acordo com as certezas anteriores à guerra e, quando confrontados com situações extremas, precisam desfazer e refazer algumas perspectivas e modos de ser para se adaptarem à nova realidade que oferece cenários que nunca aconteceriam fora de uma guerra.

Lu 20/06/2022

Uma história de resistência, de amor pelos livros, mas também uma história das dores causadas por um período horrível da história. Esse livro ganhou meu coração.

Marta 19/06/2022

A biblioteca de Paris.
Duas histórias entrelaçadas. Odile anos 30/40 e Lily anos 80.
Odile é uma bibliotecária da BAP, biblioteca americana de Paris. Durante a guerra, ela e seus amigos bibliotecários fazem de tudo para levar a leitura aos soldados em guerra e aos sócios, judeus ou não, que estavam impedidos de sair de casa.
Nos anos 80, essa Odile se encontra vivendo em Montana, nos EUA, viúva e sozinha. Ela conhece a jovem Lily que traz de volta a alegria de viver. Ambas tem comportamentos parecidos, e se ajudam a encarar os fatos da vida.

Adriana.Ferraz 15/06/2022

A Biblioteca de Paris
Maravilhoso.
Narra a história de Odile que trabalhou na biblioteca Americana de Paris durante a segunda guerra mundial.
E Lily uma órfã que encontra na vizinha a verdadeira amizade.

Mi Rubin 08/06/2022

É um livro com um fundo histórico muito lindo.
Que mostra que nem sempre o que a gente deseja é possível, quando é necessário sobreviver.

Mostra como os livros salvam vidas e uni pessoas tão distantes e distintas entre si.

Fiquei desejando um reencontro pois a Odile merecia muito isso.

Super recomendo!
Fabio.Paulino 08/06/2022minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha foi pra minha lista obrigado pela dica

Patrícia Emydio 06/06/2022

Adoro ler livros com temática da guerra, ainda mais quando é baseado em fatos reais. E é melhor ainda quando é um livro falando sobre o amor pelos livros, citando grandes clássicos, aí fica completa! Uma história linda e sofrida, conquistou meu coração! Meu favorito do ano!

Lívia 05/06/2022

Um dos melhores que li no último ano, uma história para se emocionar, aprender e terminar com o coração quentinho. Todos os amantes da literatura vão se identificar com os personagens.