A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Núbia Cortinhas 14/07/2023

Baseado em fatos reais.
A autora conseguiu prender a minha atenção nesse drama que vai intercalar as narrativas de duas personagens em épocas diferentes, mas que o destino as unirá. Com uma escrita elegante, fluída, arrebatadora, instigante e que provoca reflexões, confesso que foi difícil parar com a leitura deste livro até finalizá-lo.

Este romance foi baseado em fatos reais. A autora trabalhou na Biblioteca Americana em Paris (BAP), quando ficou sabendo em 2010, sobre a história heroica da equipe que manteve a BAP aberta durante a Segunda Guerra Mundial.
   A autora pesquisou durante anos para escrever este livro e até conheceu os filhos do Bóris, um personagem muito querido e funcionário da Biblioteca aquela época.
   A trama tem como plano de fundo a ocupação alemã em Paris, e a autora retratou muito bem toda a escassez, a repressão imposta pelos nazistas e a perseguição aos judeus e aos estrangeiros oriundos dos países aliados; assim como toda a mudança do comportamento social de uma sociedade assolada pela guerra.

Este é um livro que vai além do romance, sendo repleto de camadas e mensagens nas suas entrelinhas. É um livro onde as personagens principais tem as suas qualidades, mas que não são perfeitas somente, assim como nós não somos perfeitos, elas são repletas de defeitos, pois são teimosas, egoístas, imaturas, invejosas. Logo, uma acaba sendo o espelho da outra e quando há o confronto, será que a amizade falará mais alto?
   Também pude refletir na leitura que no decorrer da vida nós perdemos o contato com as pessoas que fizeram parte do nosso passado, seja pelos mais diversos motivos.

Um livro que vale muito a pena ler e se emocionar; e que recomendo com certeza.
Carolina165 14/07/2023minha estante
Foi um livro arrebatador mesmo. Adorei a LC! ??????

Vanessa.Castilhos 14/07/2023minha estante
Amei a resenha! ??

Jhaze 14/07/2023minha estante
Já me convenceu a ler Núbia... ótima resenha!!!

Jóice D. 14/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Núbia!
?????

mpettrus 14/07/2023minha estante
Que resenha maravilhosa de se ler!!! Parabéns ????

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Concordo contigo, Carol! ? ?? ?? ??

Obrigada, Vanessa! ??

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Obrigada, Jhaze! A escrita dessa autora faz a gente devorar o livro, ?. Espero que você goste tanto quanto eu gostei.

Obrigada, Jóice! ?

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Muito obrigada, Mpettrus! ?

Mariana 15/07/2023minha estante
Já estava querendo antes, depois da resenha então!!!!!! Muito bom, arrasouuu demais !!! ??

Núbia Cortinhas 15/07/2023minha estante
Obrigada, Mariana! É um ótimo livro para ler durante esse friozinho gostoso.

Aline MSS 15/07/2023minha estante
Sua resenha foi inspiradora. Quero mto ler esse! ?????

Núbia Cortinhas 15/07/2023minha estante
Leia sim, Aline. Vc vai gostar! ?

Cleber 20/07/2023minha estante
Adorei a resenha! Acho que vou gostar também :)

Edson 20/07/2023minha estante
Com essa resenha deu vontade de ler de novo ??????

Renato_Tuda 05/09/2023minha estante
Sua descrição é perfeita, é uma leitura que vale muito a pena.

Carolina165 15/07/2023

Um excelente livro
Livro intenso, emocionante e cheio de acontecimentos; o que faz com que não fique maçante mesmo com o grande número de páginas. Personagens humanos, que têm defeitos e cometem erros. Um livro muito bonito e que vale muito a pena ler.

"Nem sempre as pessoas sabem o que fazer ou dizer. Tente não usar isso contra elas; nunca se sabe o que há no seu coração. Não tenha medo de ser diferente. Defenda o seu terreno. Em períodos difíceis, lembre-se de que nada dura para sempre."

"Amar é aceitar alguém, em todas as suas partes, até aquelas de que a gente não gosta ou não entende."
Fabio 15/07/2023minha estante
??? adorei a frase final, Carol!

Carolina165 15/07/2023minha estante
Fábio, esse livro tem mtas citações bonitas, foi até difícil escolher algumas pra pôr nos históricos e na resenha.

Jóice D. 15/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Carol! ????

Carolina165 15/07/2023minha estante
Obrigada Jóice! ?

Rogéria Martins 16/07/2023minha estante
Adorei a resenha, Carol! Disse tudo ??

Núbia Cortinhas 16/07/2023minha estante
Realmente, Carol! A gente não percebe a quantidade de páginas.

Carolina165 16/07/2023minha estante
Obrigada minhas amigas! ??
Foi uma delícia ler com vcs, como sempre!

Vanessa.Castilhos 17/07/2023minha estante
Leitura maravilhosa! Adorei a resenha Carol! ??

Carolina165 17/07/2023minha estante
Obrigada Vanessa! Adorei ler com vcs ?

Edson 20/07/2023minha estante
Excelente minha amiga ??????

Janaina Edwiges 21/04/2023

Entregar livros será a nossa maneira de resistir!
Este romance talvez não agrade aos leitores que só estejam acostumados com histórias de Segunda Guerra que despertam grandes emoções e aflorem os sentimentos de maneira mais dolorosa, como as que contam relatos dos sobreviventes dos campos de concentração. Mas nem por isso deixa de ser uma narrativa repleta de sensibilidade, especialmente por se basear na determinação dos funcionários da Biblioteca Americana de Paris em manter o espaço em funcionamento durante um dos períodos mais perversos da história, pois tinham plena consciência do poder dos livros.

O escritor Carlos Ruiz Zafón nos disse uma vez que "cada livro, cada volume que lemos, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele" e, nesta obra, Janet Skeslien nos mostra o belíssimo trabalho feito pela biblioteca: de enviar livros para os soldados e também para os sócios judeus, que não poderiam mais frequentar o local. Manter a biblioteca de portas abertas foi, sem dúvidas, um grandioso ato de resistência contra esta guerra tão nefasta.

O desfecho poderia ser mais detalhado, achei um pouco corrido. As reações dos personagens secundários diante das decisões tomadas pela protagonista, reveladas mais no final da história, poderiam ter sido melhor desenvolvidas pela autora, uma vez que essas pessoas eram parte central da vida da Odile. Queria ter visto a visão delas do fato ocorrido, mas entendo que a escolha da autora foi narrar em primeira pessoa. De qualquer maneira, esta história me proporcionou muitas reflexões sobre relações familiares e amizade. Acredito ser uma boa indicação de leitura para quem ama esta boa mistura entre ficção e fatos históricos.
Daniel 21/04/2023minha estante
Bela resenha, Janaína! Vou colocar esse livro na minha estante. ??

CPF1964 21/04/2023minha estante
Parabéns pela ótima resenha, Janaína.

Só 3,5 estrelas......

Maria 21/04/2023minha estante
Por que perdeu estrelas? :P Sua resenha excelente despertou a minha curiosidade.

CPF1964 21/04/2023minha estante
Janaína anda com o coração muito peludo.... Só quero ver a avaliação de Paciente Silenciosa ... Se for menos de 4,5 estrelas eu te excluo do Skoob. Sem pressão.....

Maria 22/04/2023minha estante
Coração peludo kkkkkk Com todo o respeito, Janaína kkk

Janaina Edwiges 23/04/2023minha estante
Nossa, gente, fiquei até com dor na consciência aqui hahahaha, vou mudar para 4 estrelinhas e mostrar o coração bonzinho que eu tenho!!! kkkkkkk :) Brincadeiras a parte, eu editei a resenha, para explicar melhor o que achei que faltou, na minha opinião claro, pode ser que isso não incomode outros leitores. Achei que o desfecho poderia ser mais detalhado. As reações dos personagens secundários diante das decisões tomadas pela protagonista, reveladas mais no final da história, poderiam ter sido melhor desenvolvidas pela autora, uma vez que essas pessoas eram parte central da vida da Odile. Queria ter visto a visão delas do fato ocorrido. Mas entendo que a escolha da autora foi narrar em primeira pessoa.

CPF1964 23/04/2023minha estante
Ah ! Janaína A Caridosa está de volta.....???

CPF1964 23/04/2023minha estante
Entendi, Janaína. Eu tenho este livro farei uma LC com ele em breve.

Gabriela 26/05/2023minha estante
Concordo! Queria saber como Paul ficou?

Michela Wakami 14/07/2023

Que leitura deliciosa!
Eu amei tanto ler esse livro, ele me trouxe tantas emoções, com citações maravilhosas e momentos inesquecíveis.

Aqui o sofrimento está em toda parte, e através dele, vemos erros e acertos.

O final na minha opinião deixou a desejar.
E teve mais alguns pontos que me incomodaram na história.

Com certeza eu sentirei saudades dessa leitura.
Pois tem muitos personagens aqui, que ganharam de formas diferentes o meu coração.
Rogéria Martins 14/07/2023minha estante
Excelente resenha, amiga! Muito bem colocado ??
Também sentirei falta dessa leitura, carregada de sensibilidade e momentos inesquecíveis!

Vanessa.Castilhos 14/07/2023minha estante
Uma leitura carregada de emoções! Adorei a resenha! ?

Michela Wakami 14/07/2023minha estante
Obrigada, meninas. Amei ler com vocês e trocar as nossas impressões carregadas de emoções.??

Livia Barini 16/07/2023minha estante
Achei o final corrido. E as atitudes da Odile com relação aos pais ... não consegui aceitar de jeito nenhum

Michela Wakami 16/07/2023minha estante
Livia, o final realmente deixou a desejar.
Mas amei tanto as outras partes que não consegui dar menos que 4 estrelas.

Edson 20/07/2023minha estante
???????? tivemos muita expectativa no final que não foi o que esperávamos ?

Michela Wakami 20/07/2023minha estante
Sim, amigo.

Tati 17/10/2021

Um livro que fala sobre amor aos livros e sobre a Segunda Guerra tem tudo para ganhar o meu coração e ganhou, com certeza. Muito interessante acompanhar a história de Odile e Lilly e misturado com os fatos históricos da Biblioteca Americana em Paris durante os anos de guerra. Vale a leitura!

Jéssica | @jehbreda 10/11/2022

DELÍCIA QUE MISTURA HISTÓRIA E SABEDORIA
??As pessoas são estranhas, nem sempre sabem o que fazer ou dizer. Não use isso contra elas. Você nunca sabe o que está em seus corações.?

Baseado em pessoas reais, esse livre me mostrou um lado da Segunda Guerra que não conhecia. Paris. Sitiada pelos nazi, se tornou amiga, parceira, submissa ou obrigada?

Ver Odile se descobrindo e compreendendo a humanidade, ensinando Lily a ser melhor e crescer? é ao mesmo tempo Lily ensinando Odile a ver que sempre há algo a consertarmos e evoluirmos?

Ah, e como a sociedade é podre e tem suas obscuridades. As cartas corvos então aí até hoje com a facilidade do anonimato das redes sociais? assim como as mulheres de cabeça raspada expostas pelo crime de ser mulher a sobreviver?

Este livres certamente está no TOP 5 de 2022.

Rogéria Martins 19/07/2023

Sentimentos múltiplos em relação a este livro. Gosto bastante de coisas que têm histórias como "pano de fundo" e com ele não foi diferente, já que aqui a segunda guerra é abordada constantemente.

A narrativa é fluida e carregada de trechos bonitinhos, os valores e questões abordados são realmente emocionantes. Infelizmente achei que a autora deixou a desejar no desenvolvimento da história, pois o livro é parado e depois acontece um monte de coisa ao mesmo tempo, é até difícil de digerir.
Carolina165 19/07/2023minha estante
Foi uma ótima LC, como sempre! ?? já estou ansiosa pra próxima ?

Rogéria Martins 19/07/2023minha estante
Foi uma ótima LC mesmo, amiga! Ler com vocês é sempre muito bom ???
Ansiosa para a próxima!!

Edson 20/07/2023minha estante
Excelente LC com esse livro. Obg galera ?

Rogéria Martins 20/07/2023minha estante
Foi ótima a LC, Edson! Obrigada pela companhia, amigo!

Vanessa.Castilhos 23/07/2023minha estante
Adorei a resenha! E a nossa LC ?

Rogéria Martins 23/07/2023minha estante
Obrigada, Vanessa! LC com vocês é sempre ótima ??

Reginato 24/12/2022

BAP - Biblioteca Americana de Paris
Tive uma grande expectativa nessa leitura e não encontrei nas 350 páginas iniciais... a expectativa de leitura estava no final... nas últimas 100 páginas.

Considerando um livro que arrasta o leitor a uma história fadonha de uma Bibliotecária e sua família da época da guerra, uma história que poderia ter criado um enredo muito melhor e ter gerado expectativa e imaginação. A guerra estoura, Paris é dominada e a autora fala muito pouco sobre o assunto. Quando acorda para escrever é no final onde a ação da Odile em buscar as cartas dos corvos... mas isso já é 1945. Não vi um enredo sobre segredos em que a resistência utilizada a biblioteca é sim uma história chata de uma Bibliotecária abestalhada e usada pelo namorado, inveja das amigas e saudades de um irmão gêmeo.

Pior no início são as história de 1985 nos Estados Unidos, que só ficaram boas no fim do livro nas revelações de Odile.

Como eu gostei das páginas finais ( 20-15% dou 2 estrelas) ? ?. Mas o fim da história também deixou... cadê o final da Bibliotecária? Viu a amiga que traiu? O que aconteceu aos seus pais? A namorada de seu irmão? E... uma história com um início e sem um fim.. várias pontas soltas.

Karina Q. Belin 22/11/2021

Simplesmente sensacional! Comprei o livro pela capa, pois não conhecia essa autora e a cada página fui me apaixonando pela escrita, pois diante de um tema tão difícil, a autora foi capaz de escrever com tanta doçura e leveza e me deixar com gostinho de quero mais e já ansiosa por mais livros dela.

Evelize Volpi 29/12/2021

Este livro é lindo.
Quem como eu ama livros sobre a ocupação de Paris na 2 Guerra Mundial, vai adorar esse livro.
Biblioteca, Livros são o Norte dessa história.

Kess 15/02/2022

Odile é uma jovem francesa que começou a trabalhar na BAP (Biblioteca Americana de Paris). Um lugar maravilhoso com ótimas pessoas e amigos.
Acontece que, tudo se desmorona (gradativamente doloroso) quando começa a segunda guerra mundial. Então, Odile encontra uma maneira de suportar a guerra através dos livros...
Na década de 80 Odile (que agora vive na América) conhece uma vizinha adolescente, a Lily. Uma jovenzinha que descobriu o seu "maior" segredo.
Afinal, o que Odile escondia?

É uma narrativa delicada e prazerosa - apesar de momentos extremamente monótonos na vida de Odile e Lily. E o desfecho da maioria dos personagens serem "abertos". Eu esperava mais.

É um livro que fala de amor, amizade e lealdade.

O que eu não sabia que o livro é inspirado na história real dos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris que arriscaram suas vidas durante guerra.

Leiam a nota da autora!

Edson 20/07/2023

O poder do livro de criar pontes
Uma bibliotecária francesa, numa biblioteca americana em Paris, que narra a rotina do seu trabalho, de sua paixão pelos livros e do seu conturbado amor em plena Grande Segunda Guerra Mundial.
Antes da guerra, as cordialidades se revezam; faz-se planos para casamentos? afinal na paz ninguém se conhece. Até que a França é invadida pelos nazistas, que sem resistir e sob pressão, os franceses começam a revelar tanto quanto seus algozes, suas maldades, denunciando judeus e por questão de conveniência se aliando amorosamente aos invasores.
Mas o que supera todo esse enredo exaltado é a cultura através dos livros. Estes são pontes que unem franceses a estrangeiros e até mesmo alguns nazistas que se esforçam para manutenção da BAP. Pois, seja qualquer a posição de classe ou política, os livros tinham a força de amenizar as tensões. É importante frisar a união também de gerações em décadas distantes, pois o livros narra a amizade da personagem principal Odile com coadjuvante Lilly, que próximas trocam experiências de vida e ensinamentos.
Por se tratar de fatos reais, esse romance foi sem dúvida um dos melhores que já li. Outro fato são as citações a outros livros reais da época que eram apreciados pelos personagens e curiosamente investiguei e salvei. Logo concluo sua importância, pois este me estimulou para futuras leituras.
Fabio 20/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Edson!???

Rogéria Martins 20/07/2023minha estante
Uau, que resenha incrível, Edson! Parabéns ??

Carolina165 20/07/2023minha estante
Excelente resenha amigo!! ?????????

Michela Wakami 20/07/2023minha estante
Arrasou! Que maravilha!????????
Esse é um livro que eu também vou guardar no meu coração com muito carinho.
Foi uma leitura emocionante.

Edson 20/07/2023minha estante
Obg galera, são vcs que me inspiram e obg pela companhia em mais uma LC ???????

Michela Wakami 21/07/2023minha estante
Obrigada a você, amigo.

Vanessa.Castilhos 25/07/2023minha estante
Uau!! Resenha e leitura maravilhosas!! Parabéns amigo!! ???

Edson 25/07/2023minha estante
Obg Vanessa?

Ana Claudia 26/05/2022

Uma história que se passa em duas linhas temporais.

França, 1939

Odile é uma jovem que sonha em ser bibliotecária e trabalhar na Biblioteca Americana de Paris. Ela estuda muito o CDD e vai a uma entrevista na biblioteca. Passados uns dias, Odile fica sabendo que foi aprovada e que poderá começar a trabalhar no dia seguinte.

Seus pais não gostam muito da ideia dela passar o dia todo na biblioteca, mas os livros são sua grande paixão. Ela tem um irmão gêmeo, Remy, e soa muito unidos e confidentes.

Quando a guerra se aproxima de Paris, Remy se alista para ir para a guerra. Odile fica apavorada pelo irmão se expor dessa maneira e com medo de perdê-lo para a guerra.

Na biblioteca, Odile faz novas amizades e conhece Margareth, esposa de um cônsul da embaixada britânica em Paris. Margareth é uma mulher muito solitária que, ao conhecer a biblioteca, se apaixona pelo lugar e se torna voluntária para trabalhar. Surge uma grande amizade entre ela e Odile.

Paul é um rapaz por quem Odile se apaixona porque ele costuma frenquentar a biblioteca, mas seu trabalho faz com que se ausente por uns tempos. Mas o amor deles é forte para ultrapassar a guerra instalada em Paris. O que Odile não sabe é que a guerra transforma as pessoas e, às vezes, uma simples palavra ou atitude, pode fazê-la perder aquilo que é mais importante em sua vida.

Montana, EUA, 1983

Lily é uma adolescente cheia de vida e que está prestes a fazer um trabalho de escola em que precisa buscar informações sobre pessoas que viveram o período da Segunda Guerra Mundial. E Lily sabe que sua vizinha misteriosa pode ajudá-la, mas não sabe como chegar nela pois ela é solitária, não fala e nem tem amizades e vive reclusa dentro de casa.

Até o dia em que Lily cria coragem e bate a sua porta. Em um primeiro momento não encontra ninguém, mas logo surge a moradora e fortes laços de amizade as unem onde Lily poderá ter, além das informações de que precisa, a oportunidade de aprender muito sobre a vida.

Juli 27/08/2023

Amantes de ficção histórica devem ler!
Livro incrível. A Biblioteca de Paris" oferece uma visão fascinante da resistência intelectual e emocional durante um período sombrio da segunda guerra mundial. A autora explora as vidas das pessoas que frequentavam a biblioteca, destacando a importância dos livros como fonte de conhecimento e consolo durante um período tumultuado da história.
Aos amantes de ficção histórica, vale a leitura. Trata-se de um romance que oferece uma combinação intrigante de história e ficção, explorando temas de resistência, amor pela literatura e coragem diante da adversidade.

Emilia.Reis 17/10/2021

Um enredo para quem ama o universo dos livros!
O livro tem um apanhado histórico e nos mostra um novo capitulo da guerra, a diferença que os livros fizeram na vida daquela sociedade desesperada e como pessoas comuns lutaram por eles, já pensaram nisso? Arriscar sua vida para que um livro não desaparecesse? pois é... nem eu!
Durante a leitura há várias citações de clássicos, também me deu um pouco de nostalgia lembrar da época em que fazíamos pesquisas diretamente nos livros dentro do ambiente quase mágico de uma biblioteca.
Por falar nisso, a biblioteca é o lugar que sentimos vontade de estar lá dentro conversando com os personagens que são pessoas como nós, uns apaixonados por livros que buscam toda oportunidade e pessoas para poder falar de livros!
Sério!! Eles vivem por isso!
A história se passa em dois tempos inicia um pouco antes da Alemanha invadir a França e retoma anos depois da guerra, nos quais, temos as vidas de Odile e Llily sendo narradas e se encontrando dentro desse enredo.
Odile é uma personagem interessante, cheia de segredos, ensinamentos e mistérios. Passei muita raiva com ela, por ser terrivelmente teimosa, ( é um ponto bom, a autora não fez uma personagem perfeita, ela comete tanto erro que a deixa muito próxima da vida real).
Por fim, saiba que esse livro fala muito sobre amizade, como ela pode salvar e como pode destruir uma vida.