Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

ste 25/06/2022

passar pela pandemia de covid-19 foi sem dúvidas uma experiência única e difícil, no entanto, essa ficha caí cada vez mais agora, que tudo aparenta ter passado e, por vezes, eu fico com a impressão de que nada de tão difícil aconteceu. este livro, além de proporcionar a experiência única de entender um pouco como a cabeça de john green funciona, também me transmitiu conforto, com todas as histórias escritas durante a pandemia que me permitiram sentir que, naquela época, todo o sofrimento, o medo e a angústia que senti sozinha, não foram uma experiência solitária, confirmando que sim, foi um momento muito ruim, mas também que a humanidade, com toda a sua esperança, encontrou um jeito de sobreviver. o fato do john green se preocupar em abordar as questões sociais, tecendo críticas ao capitalismo, mesmo que breves, foi a cereja do bolo. assim como hazel grace em a culpa é das estrelas, me sinto pronta para ler até a lista de compras de supermercado desse autor único e ser humano extraordinário.

para antropoceno eu dou cinco estrelas! ?
Júlia 25/06/2022minha estante
livro perfeito nao tem como

Rebeca 31/01/2023

Antropoceno
Não via a hora de terminar esse livro. Não gostei da leitura, a proposta do livro é boa porém eu achei cansativa.

Não tenho muito o que falar do livro pois detestei e olha que eu gosto muito do autor porém esse livro dele foi muito cansativo.

Só fiz a resenha mesmo pra contar no meu desafio Leia mais.
jessdafre 03/04/2023minha estante
Estou lendo agora e estou justamente com essa sensação?
Não gosto de abandonar livro no meio, mas realmente não vejo a hora de acabar, não por estar gostando, mas por achar que pouco ou nada acrescenta?
Se fosse um livro mais biográfico, talvez fosse um pouco mais interessante, mas o formato que ele escreve jogando resenhas sobre fatos aleatorios com algumas pitadas da vida dele, realmente não me cativou nem um pouco

Juju 12/03/2022

Para "Antropoceno", eu dou 5 estrelas.
O livro é composto por diversos ensaios e é o primeiro do John Green no gênero, o primeiro que não é um romance, nem ficção. Achei esse livro muito especial, cada texto trás opiniões do autor no Antropoceno (período geológico em que vivemos) de modo participante, afinal, no Antropoceno não existem observadores, apenas participantes. Em alguns momentos esse livro me pareceu um abraço, em outros, me deixou chorando, principalmente quando tratava ou mencionava algo sobre a pandemia (convenhamos, um tópico sensível). As reflexões do John Green são muito boas e várias delas me deixaram pensando e pensando, entretanto, acho que vale ressaltar que isso não aconteceu em todos os ensaios (e eu, particularmente, não acho que precisaria acontecer em todos). Recomendo muito esse livro pra uma leitura calma, para mim funcionou assim, não é um livro para ser devorado em poucas horas, é uma experiência maior. Como no Antropoceno só existem participantes, preciso dizer que amei esse livro e fiz dezenas de marcações e agora vou indicá-lo a todos ao meu redor e não sei se vou parar dele tão cedo, provavelmente não.
?????+? fav.
Juju 12/03/2022minha estante
traz***

Pedro.Alves 18/01/2023

Não tenho muita coisa pra falar
É um livro bom? Sim.

Eu leria de novo? Definitivamente não.

Eu recomendo? Olha, é por sua conta e risco.
collour 24/01/2023minha estante
Eu tô no 11% de leitura ainda mas entendo completamente o que você escreveu hahahah eu tô aqui refletindo se tô preparada pra esse livro mesmo

Caio.Bonazzi 18/09/2021

Em um trecho do livro, que para mim vale o destaque, o autor diz:

" O que significa viver em um mundo onde você tem o poder de acabar com as espécies aos milhares, mas também pode sucumbir, ou mesmo morrer, por causa de um único filamento de RNA? Tentei aqui mapear alguns dos lugares onde minha pequena vida esbarra nas grandes forças que estão formando a experiência humana contemporânea, mas a única conclusão a que posso chegar é simples: somos muito pequenos e muito frágeis, tão gloriosa e assustadoramente temporários".

Dandi 15/09/2021

Para um livro que é praticamente uma resenha da influência humana sobre a terra, dou 3 estrelas e meia.
Porque é interessante em trazer temas que nunca iria parar pra pensar, e pude refletir sobre eles.
Mas também porque, como o próprio autor diz, tem hora que fica cheio de citações demais.
E o final achei que foi um pouco lento.
No mais, bom livro pra ler de pouco em pouco.

Lau 12/09/2021

Cosquinha no cérebro
Eu adorei esse livro tanto quanto adorei O Salmão da Dúvida, por serem uma janela pros cérebros dos meus autores favoritos.
São vários textos curtos e fala muito sobre experiências pessoais do John, assuntos bem aleatórios, como Diet Dr Pepper e Super Mario Kart, e alguns tópicos científicos e históricos com as opiniões dele.
Eu gosto, eu vivo por essa oportunidade de ler as reflexões e divagações desses autores que amo e acho geniais. 70% das minhas interações sociais são ficar apenas ouvindo o que estão conversando ao meu redor, sem falar nada, e esse livro é tipo isso, só que John alcança algo mais pessoal e profundo, e relaciona todos esses assuntos cotidianos com seus sentimentos e angústias e epifanias.
Eu amei. Mas se quiser uma história, um romance, algo envolvente, não é um livro pra isso. E tá tudo bem. ?

Fer173 30/09/2021

Surpreendente e acolhedor
É um bate-papo descontraído no qual a gente conversa casualmente sobre o cheiro da chuva, dinossauros e refrigerante. John fala um pouco sobre a vida, compartilhando um pouco de como tem se sentido durante esse período em que vivemos e nos levando a pensar sobre vários pontos.

Foi simplesmente perfeito para me tirar da ressaca literária! É leve, informal e com uma pegada intimista. Demorei um pouco para finalizar a leitura porque foram muitos assuntos aleatórios para mim, mas de maneira alguma isso interferiu na qualidade do livro.

Senti uma tranquilidade muito grande durante essa leitura ? foi como se viesse para nos lembrar de que estamos separados, porém mais unidos que nunca. Unidos no propósito de que as coisas melhorem, unidos nas emoções positivas e negativas, nos unindo para uma nova visão e novos hábitos... Os pensamentos e preocupações que antes pareciam bizarros se mostraram mais comuns do que o imaginado.

É um livro para refletir um pouco sobre a vida, rever conceitos e, quem sabe, se apaixonar pelas pequenas coisas que nos mantém não só vivos, mas vivendo :)

Riani 01/10/2021

Gostei mais do que imaginava
John Green tem milhares de fãs e até quem não é fã, provavelmente conhece nem que seja só título de algum livro dele, ou já assistiu alguma adaptação.
Eu que não sou fã e já tentei ler alguns livros dele e não consegui terminar, por fim abandonei, pq realmente não é o tipo de leitura que eu gosto mesmo, fiquei meio assim quando a intrínseca anunciou que ele viria de brinde na caixinha do clube intrisecos de setembro, mas como era algo completamente diferente uma não ficção despertou curiosidade e me surpreendeu bastante me diverti muito lendo.
Antropoceno: Notas sobre a vida na terra, a narrativa em primeira pessoa, dando notas as coisas, como uma música, um refrigerante... notas de 1 a 5 estrelas, cada avaliação trazendo um contexto bem interessante.

Aline Cristina Moreira 09/09/2021

Perfeito!
Falar das coisas que amo demais sempre é complicado pra mim, porque realmente acredito que tentar definir algo através das palavras tira um pouco do encanto da coisa em si, mas, de qualquer forma, vou tentar.
Quando eu vi o título desse livro em inglês pela primeira vez, fiquei um pouco irritada porque pensei que se tratava de algum livro puramente teórico e eu não podia aceitar que o John Green estava fazendo isso comigo. Como ele me deixava esperando anos por um livro novo e vinha lançar um livro teórico e chato? Rs
Mas eu estava totalmente errada. Esse livro não é teórico, e também não é um romance; nesse livro o John Green fala sobre vários assuntos aleatórios, mas que se conectam com a vida, tanto a dele quanto a do ser humano em geral, e que nos trazem reflexões maravilhosas. Isso sem mencionar as citações, poemas, músicas e livros que ele menciona e que eu fiquei doida pra ler e ouvir.
Apesar do que eu pensava a princípio, esse livro, se tornou um dos meus favoritos da vida (assim como tudo que ele já escreveu), e corre o risco de ser meu favorito dele. Por quê? Porque nesse livro, eu pude conhecer uma pessoa que admiro profundamente através de textos incríveis que me fizeram viajar através da história e da vida de uma maneira fantástica, mas sem que fugisse da realidade.
O John Green realmente tem um talento maravilhoso com as palavras e adorei ver o quanto temos em comum, o quanto muitos dos receios que pensamos que são apenas nossos, são de fato algo inerente à maior parte da humanidade; e, assim como ele, fico fascinada por esse tipo de conexões que temos como seres humanos, independente de quaisquer problemas ou circunstâncias.
Amei demais o livro e acho que o mundo todo deveria ler e ponderar sobre as questões levantadas por ele. Posso afirmar com certeza que "Antropceno: notas sobre a vida na Terra" me ajudou a melhorar a visão que tenho do mundo e me incentivou a tentar melhorar como ser humano e não há nada que eu possa desejar mais a todos nós do que melhorarmos como seres humanos hoje e sempre.

Para o livro "Antropoceno: Notas sobre a vida na Terra", eu dou 5 estrelas.

Mi Rubin 04/10/2021

Gostei demais :)
Achei bem interessante a premissa de sair analisando e dando nota para coisas aleatórias por aí!

Ele não as deixa jogadas para quem não faz parte do mundo dele. Tudo tem embasamento, fontes de informações e toda uma construção das análises.

Gostei bem mais do que imaginava.

Só parte que ele fala sobre suas doenças, que me deixou de coração apertadinho. Espero que ele se cuide e fique bem ?

amanda.bataglin 05/10/2021

Uma salada de frutas
O autor coloca vários temas diferentes e vai explorando ao longo do livro, alguns são mais interessantes que os outros, o livro tem um grande problema de ter muito da cultura do autor o que acabou não funcionando pra mim, porque várias coisas eu não me importava em saber, ele empolga em alguns momentos por ter temas legais, mas no geral é chato, só recomendo pra quem é muito fã do autor

@mundo.da_jheni 05/10/2021

Antropoceno - Notas sobre a vida na terra
Antropoceno: antropo: humanos, ceno: eras geológicas na terra.
Antropoceno é a era dos humanos na terra e como o passar dos anos isso tem afetado a ambos.
E é basicamente sobre isso e sobre sua vida, que John Green escreve nesse livro.
Passagens como fatos que aconteceram e acontecem na terra, juntos com sua crítica e/ou experiência vivida, com muito conhecimento e uma pitada de humor.
É uma leitura que flui, muito gostosa de ler e super interessante certos pontos de vista do autor e fatos sobre sua vida pessoal.

Gabriellhcg 06/10/2021

Primeiro livro que leio do escritor e fiquei apaixonado pela escrita. Claramente este livro aumentou a minha curiosidade para ler mais de John Green.
Quando vi o livro, não me chamava atenção, mas dei uma chance e adorei, o contexto histórico, a forma que o autor mostra as suas vulnerabilidades ao leitor, as citações e formas de pensar. Só não dou 5 estrelas, porque não foram todos os capítulos que me prenderam a atenção, deixei-me ficar pelos mais emocionantes e a estes dou 5 estrelas.