Antropoceno

Antropoceno John Green

Resenhas - Antropoceno

Aline Cristina Moreira 09/09/2021

Perfeito!
Falar das coisas que amo demais sempre é complicado pra mim, porque realmente acredito que tentar definir algo através das palavras tira um pouco do encanto da coisa em si, mas, de qualquer forma, vou tentar.
Quando eu vi o título desse livro em inglês pela primeira vez, fiquei um pouco irritada porque pensei que se tratava de algum livro puramente teórico e eu não podia aceitar que o John Green estava fazendo isso comigo. Como ele me deixava esperando anos por um livro novo e vinha lançar um livro teórico e chato? Rs
Mas eu estava totalmente errada. Esse livro não é teórico, e também não é um romance; nesse livro o John Green fala sobre vários assuntos aleatórios, mas que se conectam com a vida, tanto a dele quanto a do ser humano em geral, e que nos trazem reflexões maravilhosas. Isso sem mencionar as citações, poemas, músicas e livros que ele menciona e que eu fiquei doida pra ler e ouvir.
Apesar do que eu pensava a princípio, esse livro, se tornou um dos meus favoritos da vida (assim como tudo que ele já escreveu), e corre o risco de ser meu favorito dele. Por quê? Porque nesse livro, eu pude conhecer uma pessoa que admiro profundamente através de textos incríveis que me fizeram viajar através da história e da vida de uma maneira fantástica, mas sem que fugisse da realidade.
O John Green realmente tem um talento maravilhoso com as palavras e adorei ver o quanto temos em comum, o quanto muitos dos receios que pensamos que são apenas nossos, são de fato algo inerente à maior parte da humanidade; e, assim como ele, fico fascinada por esse tipo de conexões que temos como seres humanos, independente de quaisquer problemas ou circunstâncias.
Amei demais o livro e acho que o mundo todo deveria ler e ponderar sobre as questões levantadas por ele. Posso afirmar com certeza que "Antropceno: notas sobre a vida na Terra" me ajudou a melhorar a visão que tenho do mundo e me incentivou a tentar melhorar como ser humano e não há nada que eu possa desejar mais a todos nós do que melhorarmos como seres humanos hoje e sempre.

Para o livro "Antropoceno: Notas sobre a vida na Terra", eu dou 5 estrelas.

Lau 12/09/2021

Cosquinha no cérebro
Eu adorei esse livro tanto quanto adorei O Salmão da Dúvida, por serem uma janela pros cérebros dos meus autores favoritos.
São vários textos curtos e fala muito sobre experiências pessoais do John, assuntos bem aleatórios, como Diet Dr Pepper e Super Mario Kart, e alguns tópicos científicos e históricos com as opiniões dele.
Eu gosto, eu vivo por essa oportunidade de ler as reflexões e divagações desses autores que amo e acho geniais. 70% das minhas interações sociais são ficar apenas ouvindo o que estão conversando ao meu redor, sem falar nada, e esse livro é tipo isso, só que John alcança algo mais pessoal e profundo, e relaciona todos esses assuntos cotidianos com seus sentimentos e angústias e epifanias.
Eu amei. Mas se quiser uma história, um romance, algo envolvente, não é um livro pra isso. E tá tudo bem. ?

Gabi 12/09/2021

diferente.
é um livro diferente! diferente de tudo que o John já publicou, diferente de tudo que já li. ele tem o objetivo de contar e analisar sobre a sua vida, carreira, e as experiências que teve.

sabe quando a gente gosta muito de um autor e diz que leria até a lista de compras? essa é a ?lista de compras? do John Green. eu não sou fã dele, gosto dos livros mas não é meu autor preferido da vida, portanto, não tinha tanto interesse em conhecer os detalhes da vida dele. gostei MUITO de alguns capítulos, outros nem tanto. é tudo muito subjetivo nesse livro.. o que me ganhou e me fez ler até o final são as informações que ele traz, em todo final de capítulo temos as referências que ele citou.. eu como boa historiadora: adoro as referências ?

Juliana Fernanda 12/09/2021

Ameiii demais
Primeiro livro que li do John Green, e também é a primeira obra de não ficção do autor.

O Antropoceno é o período de tempo que corresponde à era geológica que vivemos atualmente. A humanidade tem vindo a reconfigurar o planeta, bem como a sua biodiversidade, e John Green faz uma análise crítica dessa intervenção em cada capítulo e no final de cada um, ele avalia dando uma nota.

O autor discute de forma bem-humorada situações relacionadas também com sua vida. Alguns assuntos vão desde o cometa Halley, ar-condicionado, a internet, o pôr do sol, seu amado refrigerante Dr Pepper até mesmo os pinguins de madagascar.

Gostei demais da escrita, bem fluida e dinâmica. Me identifiquei muito com a história do autor, me fez refletir demais sobre a vida, sobre o ser humano em várias perspectivas diferentes.

Achei também muito interessante o livro ser baseado em sugestões dos ouvintes no podcast: The Anthropocene Reviewed que ele faz essa parceria junto ao irmão Hank Green.

E para o Antropoceno de John Green eu dou cinco estrelas!!!!

Dandi 15/09/2021

Para um livro que é praticamente uma resenha da influência humana sobre a terra, dou 3 estrelas e meia.
Porque é interessante em trazer temas que nunca iria parar pra pensar, e pude refletir sobre eles.
Mas também porque, como o próprio autor diz, tem hora que fica cheio de citações demais.
E o final achei que foi um pouco lento.
No mais, bom livro pra ler de pouco em pouco.

Caio.Bonazzi 18/09/2021

Em um trecho do livro, que para mim vale o destaque, o autor diz:

" O que significa viver em um mundo onde você tem o poder de acabar com as espécies aos milhares, mas também pode sucumbir, ou mesmo morrer, por causa de um único filamento de RNA? Tentei aqui mapear alguns dos lugares onde minha pequena vida esbarra nas grandes forças que estão formando a experiência humana contemporânea, mas a única conclusão a que posso chegar é simples: somos muito pequenos e muito frágeis, tão gloriosa e assustadoramente temporários".

@mundo.da_jheni 05/10/2021

Antropoceno - Notas sobre a vida na terra
Antropoceno: antropo: humanos, ceno: eras geológicas na terra.
Antropoceno é a era dos humanos na terra e como o passar dos anos isso tem afetado a ambos.
E é basicamente sobre isso e sobre sua vida, que John Green escreve nesse livro.
Passagens como fatos que aconteceram e acontecem na terra, juntos com sua crítica e/ou experiência vivida, com muito conhecimento e uma pitada de humor.
É uma leitura que flui, muito gostosa de ler e super interessante certos pontos de vista do autor e fatos sobre sua vida pessoal.

Antonio 25/09/2021

Não-ficção com gosto de ficção
John Green, autor de livros juvenis que estouraram e se tornaram filmes, A Culpa é das Estrelas, por exemplo, resolveu lançar um Podcast também de sucesso, e o podcast se transformou nesse livro, Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra.
O que é o Antropoceno? Segundo o autor, o período em que estamos vivendo, quando o ser humano moldou a própria vida a seu redor: agricultura, pecuária, a maior parte da Terra, pois quase tudo foi transformado pelas mãos e mentes humanas!
Sendo assim, ele se põe a analisar fatos, produtos, fenômenos que por sua vez moldam a nossa vida na Terra. Tudo pode entrar nessa conta. Ele nos conta dos Velociraptores, aqueles dinossauros que aparecem no filme Jurassic Park. Mas, ao contrário do filme, ele nos conta a verdade: eram aves não muito perigosas, pouco maiores que um peru. O nome, aliás, não é o mais correto, mas foi escolhido por seu apelo dramático.
A própria Terra, claro, tem uma história. Já passou por várias fases, incluindo a de 66 milhões de anos atrás, quando um cometa se chocou com o planeta, levantou uma nuvem de poeira e extinguiu 75% dos animais terrestres. Em uma analogia, se a existência da Terra tivesse durado 1 ano exatamente até agora, os dinossauros teriam surgido no dia 13 de dezembro. Sua extinção teria ocorrido no dia 26 de dezembro, e o Homo Sapiens só entra nessa história às 23h48 de 31 de dezembro! Como somos insignificantes, não? Existimos há 12 minutos!
O cometa Halley também entra na história dos fatos que fascinam a humanidade. Em 1986, no entanto, ele passou bem longe daqui. Mas, em compensação, em 2061, ele vai estar cinco vezes mais perto! Podem ir arrumando as cadeiras e os binóculos!
O sucesso e o prazer desses ensaios se devem ao fato de que John Green sempre conta uma história — exatamente como na ficção. Por isso, o elemento humano está sempre presente. Ele expõe a si mesmo, fala do que sente em relação aos fatos, assim como fala de seu casamento, seus filhos e suas doenças, incluindo uma difícil depressão. E adota a classificação universal da Internet, a de dar até 5 estrelas a tudo. Sendo assim, o cometa Halley merece 4,5 estrelas!
De onde surgiu o ursinho de pelúcia? Foi de um fato relacionado ao presidente Teddy Roosevelt (cuidado, não o Franklin Roosevelt!), em 1902, que se negou a atirar num urso que estava amarrado. A notícia ganhou uma charge nos jornais, e dessa ideia — a de um urso indefeso, com aspecto infantil e olhos grandes — foi o criado o ursinho de pelúcia — Teddy Bear — que fez um grande sucesso! Observe aí o nome Teddy, que era o apelido do presidente. O ursinho de pelúcia ganha 2,5 estrelas.
Ao contar como um grupo de 4 adolescentes descobriu a Caverna de Lascaux, e não só descobriu, mas tomou conta da caverna — o maior tesouro artístico da pré-história, com milhares de desenhos — durante a Segunda Guerra Mundial, ficamos emocionados, e percebemos que John Green tem o dom de provocar emoções —admiração, surpresa, revolta, pois mostra que todos esses fatos fazem parte da aventura humana — generosa, grandiosa, transcendente. O saldo final é um voto de confiança no espírito humano, mesmo que a espécie humana esteja destinada a acabar, quando o Sol aumentar de tamanho e engolir os planetas à sua volta. A Caverna de Lascaux ganha 4,5 estrelas.
Mas ele também sabe ser crítico. Entre suas críticas ácidas, está o relato sobre a CNN, pela falta de contextualização das notícias, que (pelo menos nos EUA) faz as pessoas terem uma noção distorcida dos fatos ao redor do mundo. A CNN ganha 2 estrelas. Ele também é crítico em relação ao capitalismo americano, e quanto à Internet..., bem ele admite que trouxe coisas boas e más.
Outra qualidade desse livro é a revelação das fontes: ele mostra de onde tirou toda a informação, em livros, biografias, artigos, ou seja, é como se John Green dissesse: as histórias já existem, basta saber contá-las. Mas contá-las como ele conta, aí já não é tão simples...
Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra, de John Green. Tradução de Alexandre Raposo e Ulisses Teixeira. Editora Intrínseca.

site: http://www.blogselivros.com.br/antropoceno/

jaquesant0s 26/09/2021

Para Antropoceno eu dou 4 estrelas
Eu adorei, senti que estava lendo uma coletânea de crônicas de uma cabeça perturbada pelo cenário mundial dos últimos anos ao mesmo tempo em que li sobre várias reflexões e aprendi sobre coisas novas. Algumas vezes são histórias melancólicas e em outras são histórias de esperança. O saldo final foi positivo, saio com uma sensação boa de que ainda podemos ter alguma esperança sobre a vida humana na Terra.

Andressa 28/09/2021

Antripoceno: Notas sobre a vida na terra
Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, imaginava que seria uma leitura tediante, porém o autor conseguiu me prender do início ao fim. Acredito que os assuntos de suas histórias, criticas, se tornam mais interessantes quando o leitor faz parte da mesma cultura que o autor, como quando ele falar do refrigerante Dr. Pepper ou até mesmo da grama azul do kentucky. Para o livro Antropoceno eu dou 3 estrelas.

Misa 28/05/2024

Para o Antropoceno eu dou 5 estrelas
É um livro lindo, perfeito para estimular os debates na mesa de bar, eu estava com receio de começar a ler e não gostar, mas me diverti muito lendo, como o próprio autor diz, parece que temos medo de admitir que algo nos deixa feliz, ou que gostamos de algo, temos dificuldade de dar 5 estrelas as coisas, mas pra esse livro eu dou 5 estrelas, ele talvez não mude sua vida, nem vai ser o melhor livro que você vai ler, mais vai ser um livro que te vai fazer você sorrir, sentir um quentinho no coração por coisas bobas, que farão você refletir sobre as próprias banalidades da sua vida e avaliar sua própria jornada nesta terra.

Fer173 30/09/2021

Surpreendente e acolhedor
É um bate-papo descontraído no qual a gente conversa casualmente sobre o cheiro da chuva, dinossauros e refrigerante. John fala um pouco sobre a vida, compartilhando um pouco de como tem se sentido durante esse período em que vivemos e nos levando a pensar sobre vários pontos.

Foi simplesmente perfeito para me tirar da ressaca literária! É leve, informal e com uma pegada intimista. Demorei um pouco para finalizar a leitura porque foram muitos assuntos aleatórios para mim, mas de maneira alguma isso interferiu na qualidade do livro.

Senti uma tranquilidade muito grande durante essa leitura ? foi como se viesse para nos lembrar de que estamos separados, porém mais unidos que nunca. Unidos no propósito de que as coisas melhorem, unidos nas emoções positivas e negativas, nos unindo para uma nova visão e novos hábitos... Os pensamentos e preocupações que antes pareciam bizarros se mostraram mais comuns do que o imaginado.

É um livro para refletir um pouco sobre a vida, rever conceitos e, quem sabe, se apaixonar pelas pequenas coisas que nos mantém não só vivos, mas vivendo :)

Ana 02/10/2021

Para o novo livro do John Green, eu dou 3.5 estrelas
Eu sou suspeita para falar desse autor, a culpa é das estrelas me introduziu ao mundo literário em 2013 e desde então leio -fielmente- todos os seus livros.
Esse é seu primeiro livro de não-ficção, estava bem ansiosa pra ler essa outra forma de escrita dele!
O livro é incrivelmente bem escrito porém tem muitos capítulos chatos, sem graça e que já até me esqueci da história! Outros muito bons como o que ele fala sobre como ?O Grande Gatsby? ficou popular ou sobre o cachorro quente na Islândia ou o sobre os 3 fazendeiros indo ao baile.
Eu recomendo esse livro porém não vá com grandes expectativas, tem capítulos que você vai amar e outros que você achará desnecessário.

Para o novo livro do John Green, eu dou 3.5 estrelas

Mi Rubin 04/10/2021

Gostei demais :)
Achei bem interessante a premissa de sair analisando e dando nota para coisas aleatórias por aí!

Ele não as deixa jogadas para quem não faz parte do mundo dele. Tudo tem embasamento, fontes de informações e toda uma construção das análises.

Gostei bem mais do que imaginava.

Só parte que ele fala sobre suas doenças, que me deixou de coração apertadinho. Espero que ele se cuide e fique bem ?