A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Viquituhpm 15/03/2024

Eu não tenho palavras, vocabulário e muito menos conhecimento o suficiente para disertar sobre a grandiosidade desse livro. Não sei por onde começar, nem o que falar.
Fui sem conhecer a história, sem saber do que se tratava, afinal, peguei o livro de graça no kindle e ele estava me esperando por lá faz um tempo. Decidi começar a ler em uma noite insone e desandei, não consegui parar. Engoli seco. Foi indigesto. Ele me fisgou assim, em um piscar de olhos e algumas palavras mal resolvidas que residiram no meu cérebro.
Acredito que seja um livro para ir de cabeça, com cuidado, mas sempre de cabeça. Não saber sobre a história me deixou em êxtase. A forma que a autora constrói a narrativa é suculenta. A filha primitiva é um livro que machuca o âmago e você se ralha com gosto, querendo mais e mais do que ele tem.
A poesia sem pudor que cerca ele é uma das coisas mais bonitas que eu já vi. É cru. É real. É de verdade. Acho que ser humano é isso, né? Ser bruto, porém, passível de paixão durante todos os processos. Me encontro apaixonado pela riqueza da história e quero muito ter contato com outros livros da autora.
Digo tudo isso, sem medir palavras, mas a obra possui alguns gatilhos. Sempre bom pesquisar um pouquinho antes e garantir que será uma leitura produtiva e que não vai ser geradora de sentimentos negativos da forma errada. Acolha o livro com cuidado :)
Como eu disse, não sei se sou capaz de falar sobre a grandiosidade deste livro. Uma obra humana. Recomendo demais!
Rute.Lessa 15/03/2024minha estante
Eu estou lendo ele agora. Precisa ter muito estômago para ler a história inteira, sentir um turbilhão de emoções e sentimentos. Muito obrigatório viver e ler esse livro. No momento, a melhor escolha do ano está sendo ler esse livro, e olha que foi de uma indicação de um perfil do Insta.

Renato Klisman 14/03/2024

Me deixou em pedacinhos
Eu no começo do livro: ai q personagem doida e chata
Eu no final do livro: ai que personagem doida e chata
Mas, fica claro que é tudo proposital e, como diz a narradora, a estrela da história é a mãe. É ela que chega de mansinho e fisga sua atenção.

Este é um livro sobre as dificuldades de ser mãe solteira, os traumas geracionais que isso acarreta, mas principalmente, sobre como mães amam suas crias mesmo muitas vezes não sabendo como transparecer esse sentimento.
Me ativou todos os gatilhos possíveis por ser filho de mãe solteira e evangélica. Amei.

Beatriz2029 14/03/2024

Li em uma hora e meia e meu Deus! Que dor, que lindo, que forte, que necessário um livro desses! Um livro que todos deveriam ler ? Tudo que tenho a dizer é: extremamente impactante, amei de mais!

Larissa 14/03/2024

Que livro forte, que livro necessário.

Fico pensando em quantas famílias essa história não é apenas uma história mas uma realidade vivida dia após dia, geração após geração.

Me impactou de uma forma que não consigo nem explicar.

Carolina.Perdigão 14/03/2024

Que pancada este livro! Personagens sem nome e tão reais ganham vida em uma narrativa crua e forte marcada por ausências.

Alana_Gomes 13/03/2024

Doloroso
Foi uma leitura dolorosa. Eu li várias resenhas de pessoas falando que pegaram esse livro e leram ele todo de uma vez. Eu não consegui. Pra mim foi uma leitura difícil, dolorosa e angustiante. Não consegui ler tudo de uma vez. Lia um pouco por vez até não aguentar mais o sofrimento e a dor dos personagens. No final, um sorriso, de alívio e carinho pela história dessas mulheres tão sofridas e tão fortes.

alicepachecons0 13/03/2024

Esse livro é aquele que te instiga a ler, e cada palavra é um engasgo e um nó na mente. Um livro forte, que fala sobre maternidade de um jeito diferente, e que fala de muitas outras vivências que mulheres das periferias vivem. É uma história de uma avó, uma mãe e uma filha. Uma história resumida em dor e angústia. E é uma leitura, apesar dos pesares, muito boa.

Mari 13/03/2024

A Filha Primitiva conta uma história até que comum na nossa sociedade: uma mãe e sua filha, cada uma com sua maneira de se opor à sociedade racista e patriarcal. A filha, escritora e liberta e a mãe, analfabeta e profundamente religiosa.

A narradora, que é a filha e também acabou de se tornar mãe, fala um pouco da sua percepção sobre a maternidade, os homens com quem se relaciona ou já se relacionou, seus sonhos e sua realidade e principalmente, sobre sua busca por saber um pouco mais sobre seu pai. A mãe, que também acabou de se tornar avó, tenta de todo modo não falar para a narradora sobre seu pai, mas conforme o livro avança e a pressão aumenta, verdades são reveladas.

Os acontecimentos são narrados de maneira explícita (todos, sem exceção, inclusive algumas cenas de ab*so s*xu*l) e também deixam evidentes todo o ódio que a narradora sente em relação à sociedade ao seu redor que a trata como inferior e instrumento de prazer.

Acompanhei essa estória em audiolivro e devo dizer que a narração ficou esplêndida, conseguiu traduzir 100% dos sentimentos que a autora quis transmitir com o livro. E por falar em autora, Vanessa Passos conseguiu, em poucas páginas, criar personagens e cenas profundas que, apesar de sem nomes, vão me acompanhar por muito tempo.

Camis Pinheiro 12/03/2024

Pesado, porém necessário.
Para aqueles que anseiam por uma leitura envolvente e impactante, mergulhando nas profundezas da resiliência feminina, "A Filha Primitiva" é uma jornada imperdível.

Recomendo "A Filha Primitiva" para aqueles que buscam leituras poderosas, capazes de provocar reflexões profundas sobre a condição humana e, principalmente, sobre a força incomparável das mulheres diante das adversidades.

7aura 12/03/2024

Surpreendente
Este livro é visceral e arrebatador, aborda as facetas da desgraçada e das complicações da mulher enquanto filha; mãe e avó.

Julliana 10/03/2024

Me apaixonei na tristeza que é esse livro! Ele é profundo e verdadeiro. Extremamente real e necessário, amei muito

hiliandra.faggion 10/03/2024

Uma escrita maravilhosa, retratando muito a realidade, escrevendo sobre a maternidade.
A avó que não contou para a filha sobre seu pai e seus avós, a busca dela pela história, a tristeza em contar. A segunda geração engravida, namorado some, e a filha/neta nasce. A avó que que que sua filha estude? a filha sofrendo em assumir a maternidade? muito muito interessante.

Cristina 10/03/2024

História envolvente mas pelo tamanho do livro não deu pra desenvolver o suficiente, gostaria de ver mais nuances das personagens.
Tem vários gatilhos e dá pra entender um pouco a raiva que movimenta a protagonista, infelizmente a raiva é direcionada a mãe que fez de um tudo pela filha e neta. Enfim, boa história mas sem aprofundar muito.

Fernanda 10/03/2024

Leitura reflexiva
Essa leitura me tirou de um mundo totalmente diferente! Gostei bastante mais irei aguardar a discussão pra analisar vario pontos que ficou perdido! Atenção contém gatilhos