A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Andressa79 19/06/2024

Muito real, duro de ler..
Essa história conta sobre uma mulher nordestina que não cresceu na presença do pai e tem uma relação difícil com sua mãe. Além disso, ela tem uma filha que não consegue gostar porque nunca quis ser mãe?
É uma história difícil mas totalmente verossímil, apontando a realidade de muitas mulheres no Brasil.
Vale muito a pena, eu amei

Nanda5Oli 19/06/2024

Peso que é viver
A narradora extravasa toda a culpa e raiva na busca por preencher a árvore vazia, se conciliar com o passado da sua mãe e toda dificuldade que ela ela própria tem em se sentir mãe.

sleepyintgarden 18/06/2024

Pesado
"todo mundo tem que se apegar a alguma coisa para continuar vivendo." não recomendo. pesado e desrespeitoso em muitos momentos

Beeathriz 17/06/2024

Ouvi esse audiobook para passar o tempo enquanto fazia faxina em casa. E depois percebi que ficava várias vezes com o aspirador parado no meio da casa, ligado enquanto eu ficava só ouvindo. A história é muito boa, crua e cruel. A narração? Belíssima. Quando acabou eu queria mais.

Fer 15/06/2024

Literatura brasileira dando aula, como sempre
Eu amo essa sensação de terminar um livro tão bem escrito e pensar "aí, mais um ponto pra literatura brasileira!". A gente manda muito bem.

Esse livro narra a relação de uma mulher, que além de ser mulher, é mãe e filha. É vítima de abusos sexuais, de opressão religiosa, e do julgamento infinito da sociedade. Mãe solteira aos 23, ela - não há nomes aqui, para nenhuma dessas mulheres - precisa aprender a lidar nao só com essa maternidade, mas com a falta de sentido que vê na vida, na família e, sobretudo, nos homens.

O livro é muito bom. A forma que a autora escreveu faz com que a gente entre de cabeça nos dramas que envolvem todas as personagens, refletindo sobre as questões colocadas. O coração fica apertado. É uma escrita bruta, direta, sem muita pincelada. É a descrição nua e crua de como a vida é, muitas vezes, cruel.

A leitura é bem rápida, em poucas horas você devora o livro. Recomendo muito, mas acho que vale alertar que tem possíveis gatilhos, especialmente com estu.pro.

Raony.Lima 12/06/2024

Pesado, necessário
Que livro forte. Chocante!
É aquela famosa expressão "livro de uma sentada só".

Uma ficção que muito se confunde com a realidade, como a própria autora fala no livro. A realidade não difere muito da ficção. A prosa poética usada pela autora é muito boa.
Como onde nascemos, de quem nascemos interfere diretamente na nossa vida e na nossa formação como pessoa e nas nossas relações pessoais e interpessoais.
Fiquei um pouco incomodado com a forma que a filha tratava a mãe, e depositava nela a culpa de todas as coisas ruins que a aconteciam. Fiquei mal com isso. Pois, era nítido o quanto a mãe queria que a filha fosse o que ela sempre quis no passa, uma doutora, estudiosa. Que mesmo com a gravidez repentina, incentivou a filha que não deixasse de estudar, pois ela seria sua redenção. Me apeguei muito ao personagem da mãe e o modo, mesmo que com todas as dificuldades, cuidava da filha e da menina.

O final me tocou bastante. É um livro muito forte. Se eu sou homem, e me senti tão tocado, fico pensando em uma mulher ao lê-lo, que já passou pela maternidade e que viveu uma infância conturbada, numa família com personagens em brancos, desconhecidos.

O fato da autora não colocar nomes nas mulheres do livro, faz como que as que já passaram por isso, se sintam inseridas de maneira como elas quiserem se sentir na história.

Eu sempre falo isso, e não custa falar novamente: A Literatura Brasileira dá aula!

Joel28 11/06/2024

A história se repete, sem grandes diferenças do mundo real.
A profundidade que a protagonista tem e a chance, não de um recomeço, que foi o que a avó buscou na filha, mas uma superação visando não esquecer os acontecimentos do passado, mas sim superá-los para um caminho a ser seguido a partir da verdade que apesar de dolorosa, necessária!

Livinha 10/06/2024

Brutal, inesquecível, difícil e angustiante. A vida de três gerações de mulheres que te faz se questionar se todo mundo realmente tem a possibilidade de ter uma história de vida. Ás vezes, você não tem uma história de vida, mas sim uma estrutura altamente marginalizada e vulnerabilizada da vida que disseram que você tinha que seguir. Como diz o próprio prefácio: ?ter história também é um privilégio de classe e gênero?. NÃO recomendo este livro para pessoas mais sensibilizadas em relação a maternidade, pois pode dar muitos gatilho - o livro fala abertamente da filha que não queria a gravidez e cria uma projeção de raiva em cima da bebê e de toda a maternidade como um todo. É um livro lindo (se formos pensar em sua estrutura, pois é muito bem escrito), mas muito triste (quando entendemos que a ficção só existe para exemplificar a realidade em sua forma mais visceral). Não é o livro para te fazer feliz, mas para te fazer ficar reflexiva. Muito bom

lainycker 10/06/2024

Melhor leitura do kindle?
Entendo toda a trama e toda representatividade que tem mas puts achei fraco, é daqueles livros que você acha que vão chegar a algum lugar mas não chega a lugar nenhum, apesar de tudo a leitura foi super rápida comecei e terminei hoje mesmo

ricolesctrl 10/06/2024

GRITO SILENCIOSO X SILÊNCIO GRITANTE.
É incrível pensar na força que uma narrativa tão infinitesimal (falo no sentido do tamanho da obra), consiga nos prender de uma maneira ímpar.
Demorei alguns dias para me sentir minimamente confortável para resenhar está obra.
Livros com temática "maternidade" são o meu ponto fraco (é irônico, pois a maioria das minhas leituras estão sendo sobre esse assunto).
É importante ressaltar a frieza como a autora aborda gatilhos como assédio, estupro, racismo, machismo, toxicidade, manipulação, fanatismo religioso, gravidez indesejada e etc.
É sobre uma mãe religiosa que preza pela vida da filha que vive de maneira livre.
Sobre uma filha que não aceita o silêncio da mãe.
E sobre uma neta, que vive a dualidade da criação da mãe e da avó.
Em suma, é sobre o direito do saber e o direito de não relembrar. Como uma família tão desregulada consegue ir aos extremos.
Um dos tópicos da trama que mais me furtou a atenção foi os vestígios de amor e afeto que as personagens liberam, inconscientes, no decorrer da narrativa.
Se você espera uma narrativa fofa de reconciliação entre parentes, pode rever suas expectativas. Esse livro é sobre pessoas reais: egoístas, desreguladas da prosa da língua, incompreendidas.
Há história onde há amor.
Mas há amor onde há história?
- Rícoles ??

Carol 10/06/2024

Muito bem escrito e envolvente, não conseguia parar de ler. A história não segue uma linha cronológica mas funciona muito bem. Quando terminei o livro fiquei um tempo olhando pro nada refletindo tudo o que tinha acabado de ler. Surreal.

Letwicia 08/06/2024

Um soco no estômago
Uma leitura carregada de dor, culpa e traumas. A história traz uma narrativa tão intensa que é impossível não apertar o peito para conter AQUELE sentimento.

O livro retrata a vida de várias mulheres e a sua luta por pertencimento, bem como a batalha para provar que são mais do que o rótulo de mãe. É um livro que machuca, mas sua leitura é indispensável.

Thamires_Muniz 06/06/2024

Gatilhos e Drama
Uma leitura pesada cheia de camadas, de dor, culpa, racismo, negligência e superação. Não é o tipo de livro que se pode ler a qualquer hora.

JAlia 05/06/2024

Estava com muita expectativa para esse livro, mas apesar de ter sido interessante e forte nas descrições, não gostei muito. Achei a personagem principal muito egoísta pelo fato de culpar a sua filha e mãe por suas amarguras. Além disso, uma personagem despreparada para a maternidade e sem se importar com os sentimentos de sua mãe, que assim como ela também sofreu muito na vida. Foi bom, mas não foi excelente.