Joia Rara

Joia Rara Bruna Borges

Resenhas - Joia Rara

emilly 04/12/2021

?Jade Duarte vive com suas 3 irmãs, tem 3 pais e 1 mãe (doido, ne?). Ela namora o Lucas há 5 anos, só que não percebe que esse é um relacionamento totalmente tóxico, principalmente pelo jeito que o Lucas a trata.

? Eduardo Bethencourt, é emancipado desde os 16 anos, melhor amigo do casal & músico, é apaixonado pela Jade desde que a conheceu e guarda esse sentimento pra si desde então. Os dois tem uma amizade e conexão linda e todo o grupo de amigos torce pra eles ficarem juntos (eles também são bookstans!!).

? Em uma brincadeira, Edu acaba se declarando pra Jade através de uma música e com um empurrãozinho de um amigo, Diego, Jade acaba percebendo que sempre amou Eduardo e que não vale a pena ficar em um relacionamento que não a faz bem só pra não magoar o Lucas.

? Um dos melhores livros do ano SEM DÚVIDAS. Uma história sobre música, amor, família, liberdade, força e muita representatividade. É difícil colocar em palavras tudo o que eu sinto com esse livro, saiba que o que eu to escrevendo não chega nem em 1% de tudo que esse livro se tornou pra mim.

? Jade é uma mulher determinada, inteligente, inspiradora e principalmente muito forte. Edu me conquistou na 1 fala e virou um dos meus personagens masculinos favoritos da vida. A evolução dos dois foi muito linda, tanto pessoal quanto como casal. Eles tem o tipo de relação que tinha que acontecer e foi desenvolvida da melhor forma possível. Viraram um dos meus casais favoritos e sempre serei grata a eles por me ensinarem sobre amor e amizade.

?A Bruna criou uma história viciante, com uma escrita super fluida, com personagens super cativantes, plots e assuntos muito importantes a serem abordados. Preciso falar da responsabilidade que ela teve ao abordar relacionamento abusivo, assédio, violência doméstica e psicológica sem romantizar nenhum deles.

Só leiam esse livro, por favor ?

Rayssa333 07/03/2022

Perfeito!
Não tava pronta pra acabar, mesmo com tantas páginas meu coração aqui ainda não entendeu que é hora de deixar Jade e Eduardo irem viver felizes.
Eu amei os personagens desse livro, sério eles são super desconstruidos, simpáticos, amáveis, engraçados, fofos, maduros, leves. A amizades que eles tem um com o outro é de dar inveja.
Passei raiva com o Lucas, mas gostei do fim dele.
Amei a família da jade de uma forma, queria ser parte dela concerteza.
A jade e o Edu são o casal que todo mundo que sonha em ter um relacionamento deseja, eles tem tudo na dose certa, é até bizarro de tão perfeitinho gente, sem falar dos hots desse livro que Jesus cristo kkkk.
Enfim só leiam essa obra prima nacional, é perfeitos, mas acho que já falei isso antes né? kk.

Joy 24/11/2021

Quero um Eduardo pra mim
Terminei esse livro ontem e até agora estou triste pq nunca terei um Eduardo. Adorei a referencias a outros livros (na vdd a referência a "É assim que acaba" que me fez lê-lo), e mesmo não entendendo algumas adorei.

Assim que terminei de ler voltei pra parte do jogo de verdade e desafio e do Edu cantando A ou B para a Jade, essa parte é muita linda ?

Não sei o que sinto sobre o Lucas ter uma redenção tão rápida, acho que ela poderia ter acontecido, porém, nos próximos livros.

Não vejo a outra dos outros livros chegarem, estou curiosíssima para saber pq a Rubi "odeia" o Diego, ou é só pq ele faz o coração dela bater?

Mas de longe o que estou mais ansiosa é pelo da Cristal, ela é uma personagem leve e engraçada, o livro dela ter tudo pra ser ótimo.

Lidos.Estela 22/02/2022

? Esse livro conta a história da Jade, que durante cinco anos ela foi trancafiada dentro de si mesma pra caber na vida do Lucas, seu namorado, deixando de saber quem ela era, do que gostava, o que sentia.

É claro que o foco principal é o romance, mas não é só isso. Conhecemos personagens secundários (Di, Bê, Cristal, Alice, Cristal, Safira e Rubi) que são maravilhosos e que acrescentam na história. Assim como tem capítulos narrados por outros personagens, que pra mim foi um diferencial e acabou me deixado ainda mais ansiosa pela história de alguns.

Apesar da temática séria (relacionamento t0xic0 e 4bus1v0), a autora conseguiu trazer leveza e divertimento para a história. Jade tem uma família incrível e ri em vários momentos quando estavam todos juntos. Suas irmãs me ganharam muito, e me identifiquei até demais com elas, e foi difícil escolher uma favorita. E, inclusive, estou aguardando pelos próximos livros! ?

? E esse livro é sobre ?????????, ??????? ? ???? (romântico e o próprio). É sobre se desprender daquilo que não te faz bem e descobrir em si um amor que nunca tinha sentido. E também sobre não precisarmos de alguém pra sermos felizes, mas ainda sim temos possibilidades de querermos estar com esse alguém pra sermos ainda melhores, sem que seja uma ?obrigação? ou pra suprir algo. Afinal, a gente entende que ele não foi o herói dela, mas o amor dele a fez se tornar a sua própria heroína.

Uma coisa que tenho certeza é: me diverti e me encantei demais com essa história! Me apaixonei pela Jade e Edu, e por todos os personagens que também apareceram (você não, Lucas, você realmente não bateu a vibe). Então, só LEIAM Joia Rara e se preparem pra uma história que ensina, é divertida e é inspiradora ?

Kety.Silvaa 20/08/2022

Perfeito
Sem condições para esse enredo para essa história, meu Deus Eduardo e jade são exemplos de que há tempo para ser feliz e correr atrás do que te faz feliz... Jade passou por tantas coisas que impediram de ela ser feliz, mais no fim tudo deu certo o amor é o que prevalece ??

Moon ð 25/10/2021

Ai ai essas Jóias
O livro é ótimo, cheio de representatividade, lições de vida, de música, poesia, recheado de referências literárias que a gente ama, super engraçado, personagens muito bem desenvolvidos, sinto que conheço cada um e não consigo escolher qual gosto mais.
Jade, heroína ?.
Preciso pra ontem da história do Diego e da Rubi ?.
A Cristal, nossa, encantadora?.
E a Safira... Só posso imaginar o que vem por aí ?.

Foi minha primeira leitura (moderna/YA) de um autor BR e preciso aplaudir.
Apesar de não ser meu gênero favorito, tenho que reconhecer que foi maravilhoso conhecer Brasília pelos olhos da Bruna e dos seus personagens, tornou tudo muito palpável. Foi uma delícia.

"Tá, então porque 3,5 ??"
Apesar de tudo isso de pontos positivos, a leitura em um certo ponto do livro me deixou cansada, eu tive que persistir pra finalizar porque eu tava curiosa sobre alguns personagens. O livro é muito bem detalhado e os capítulos são enormes (pra mim que só consigo largar quando termino o capítulo completo, foi difícil).

Fora isso é uma massagem no coração.

Alexandra 27/12/2021

Perfeitooo
Eu vou defender autores nacionais pro resto da minha vida, "Joia Rara" é um exemplo de como nossos escritores são excepcionais! Um livro cheio de sentimento, referências e personagens cheio de personalidade, até agora não consigo decidir qual personagem virou meu preferido (esperarei os próximos livros pra averiguar), a verdade é que me apaixonei por cada um e anseio pelas próximas histórias... Bruna, obrigada pela sua coragem em dizer "sim" ao seu chamado a escrita, ganhou mais uma fã!

Darkk 02/10/2021

EU AMEI 27/09
QUE LIVRO INCRÍVEL.
Muita representatividade, choro, sofrimento, amor e principalmente conexão.
A autora simplesmente fez uma obra de arte!

Cyntia 16/12/2021

Joia Rara?
Joia Rara é um livro maravilhoso que conta a história de Jade e Eduardo. A primeira está em um relacionamento nada saudável com Lucas, que é amigo de Eduardo. Mas acreditem em mim, dessa vez nós ficamos do lado do talarico kkkkkkkkk.
Jade é uma mulher dedicada, gentil e bondosa, porém muitas vezes se coloca em segundo plano para agradar os outros. Já Eduardo (que é melhor amigo de Jade e a ama em segredo) é um cara fofo e carinhoso que encanta literalmente todo mundo. Juntos eles protagonizam uma história repleta de amor, cumplicidade e recomeços. É impossível não se apaixonar, até porque quem não ama um friends to lovers né?
Isso sem falar nas outras jóias - irmãs de Jade - uma mãe, três pais e vários amigos agregados. Essa galera nos rende boas gargalhadas e momentos de aquecer o coração. São a cereja do bolo para tornar esse livro perfeito!

Sophia33 21/12/2021

Era tudo o que eu procurava e eu nem sabia.
Eu nem tenho palavras para descrever Joia Rara a não ser perfeito. Eu peguei esse livro pela primeira vez para ler sem expectativa alguma, mas foi só eu ler os primeiro capítulos que eu me apaixonei por ele. Se antes eu não acreditava em amor a primeira vista, Joia Rara veio para me mostrar o contrário. Esse livro tem tudo! Ele tem muita representatividade, uma história maravilhosa ao mesmo tempo importante e necessária, personagens apaixonantes, romance com química pura e uma escrita tão fluida, leve e gostosa de se ler mesmo tratando de assuntos sérios ? os quais a autora trata com uma notória responsabilidade, devo acrescentar. Joia Rara tem isso e muito mais, ela é realmente uma história que merece ser lida, pois é verdade uma coisa: Joia Rara é uma verdadeira pedra preciosa.

Narii 31/05/2022

A junção desses dois não podia ser melhor, a joia rara e o menino de ouro, os temas abordados no decorrer da história, de forma muito responsável, traz a seriedade, mas ao mesmo tempo tem a leveza do desenvolvimento, os personagens incríveis, a união disso tudo ficou incrível.
A Bruna está de parabéns, o livro tá incrível, a escrita mds sem palavras, a ideia dela foi maravilhosa, não prometeu nada e entregou tudo. Indico demais essa obra de arte, uma verdadeira joia rara.

Laura 06/11/2021

Se você gosta de livros com a temática de melhores amigos que se apaixonam, esse livro é para você!

Em Joia Rara (+18), Jade irá mostrar sua trajetória de liberdade após o término de um relacionamento abusivo. Embora seja um gatilho para muitas pessoas, o tema é tratado de forma leve, trazendo uma linda superação com uma família e grupo de amigos que são uma grande rede de apoio.

Vamos conhecer Brasília através do olhar da protagonista e Eduardo, seu melhor amigo, apaixonado por música, organização e... pela Jade. Há 5 anos.

O livro é repleto de referências a livros e músicas, cultura brasileira, muita representatividade, poemas, e símbolos (?). A amizade do grupo é insuperável, todas as cenas com eles são divertidas, principalmente quando eles iam para alguma festa! Eu me sentia junto deles.

A escrita da Bruna é linda e descritiva a ponto de me transportar para dentro da história em vários momentos. Todos os plots me deixaram muito surpresa. E o do final, então?

É impossível terminar a obra sem estar apegado a todos os personagens. Quero conhecer a história de cada um!

Joia Rara foi um dos melhores romances que li em 2021 e recomendo muito!

Anny 10/12/2021

Quero um Edu pra mim!
Eu simplesmente amei esse livro, ele me surpreendeu muito! O melhor ponto a ser destacado aqui é a união entre as joias, nada se compara ao apoio que elas dão umas às outras ou quando falam umas verdades quando necessário, a família como um todo é incrível. Os meninos também são maravilhosos, adoro as brincadeiras que fazem entre si e a total falta de masculinidade frágil, eles fizeram a história ficar divertidíssima. Não tenho palavras para descrever a perfeição que é o Edu, 0 defeitos, mais um crush literário para a minha lista. Indico muito e mal posso espera para o livro da Rubi! ?

Yas.lops 11/12/2021

Joia Rara
Que história linda de se ler, o Edu é muito cadelinha da Jade e confesso que fiquei com muita pena por ele, ficar todo esse tempo vendo a garota que ama com o próprio melhor amigo, deve ser horrível. Os acontecimentos são muito emocionantes, uma hora vc tá surtando na outra vc tá chorando, porém foi muito bom poder conhecer o grupo todo. Ansiosa pelos próximos.

Ps: estou fazendo a avaliação pelo skoob pq a Amazon tá bugada e não deixa eu fazer nenhuma avaliação, já falei com eles porém até agora não resolveram.

badgallalla 14/12/2021

??
Primeiro contato que tenho com a autora e creio que não poderia ter sido melhor!!
Sabe aquele livro que quando você termina fica pensando em como viveu antes sem conhecer tal história? então, Jóia Rara me fez pensar assim.
Um livro que determinou um relacionamento que jamais quero ter ao mesmo tempo que elevou meu nível de exigência de namoro, amizade, companheirismo e afins.
Eu amei como os personagens foram construídos, desenvolvidos e como ao longo do livro acompanhamos mudanças e evoluções (até do q 0di3i, apreciei esse processo).
Mal posso esperar para as futuras histórias das jóias, e voltar a ver essa família maravilhosa que ganhou meu coração ?
_itsgiuliaanne 15/12/2021minha estante
simmm, esse livro é muito bommm