Joia Rara

Joia Rara Bruna Borges

Resenhas - Joia Rara

Anny 10/12/2021

Quero um Edu pra mim!
Eu simplesmente amei esse livro, ele me surpreendeu muito! O melhor ponto a ser destacado aqui é a união entre as joias, nada se compara ao apoio que elas dão umas às outras ou quando falam umas verdades quando necessário, a família como um todo é incrível. Os meninos também são maravilhosos, adoro as brincadeiras que fazem entre si e a total falta de masculinidade frágil, eles fizeram a história ficar divertidíssima. Não tenho palavras para descrever a perfeição que é o Edu, 0 defeitos, mais um crush literário para a minha lista. Indico muito e mal posso espera para o livro da Rubi! ?

Laura 06/11/2021

Se você gosta de livros com a temática de melhores amigos que se apaixonam, esse livro é para você!

Em Joia Rara (+18), Jade irá mostrar sua trajetória de liberdade após o término de um relacionamento abusivo. Embora seja um gatilho para muitas pessoas, o tema é tratado de forma leve, trazendo uma linda superação com uma família e grupo de amigos que são uma grande rede de apoio.

Vamos conhecer Brasília através do olhar da protagonista e Eduardo, seu melhor amigo, apaixonado por música, organização e... pela Jade. Há 5 anos.

O livro é repleto de referências a livros e músicas, cultura brasileira, muita representatividade, poemas, e símbolos (?). A amizade do grupo é insuperável, todas as cenas com eles são divertidas, principalmente quando eles iam para alguma festa! Eu me sentia junto deles.

A escrita da Bruna é linda e descritiva a ponto de me transportar para dentro da história em vários momentos. Todos os plots me deixaram muito surpresa. E o do final, então?

É impossível terminar a obra sem estar apegado a todos os personagens. Quero conhecer a história de cada um!

Joia Rara foi um dos melhores romances que li em 2021 e recomendo muito!

badgallalla 14/12/2021

??
Primeiro contato que tenho com a autora e creio que não poderia ter sido melhor!!
Sabe aquele livro que quando você termina fica pensando em como viveu antes sem conhecer tal história? então, Jóia Rara me fez pensar assim.
Um livro que determinou um relacionamento que jamais quero ter ao mesmo tempo que elevou meu nível de exigência de namoro, amizade, companheirismo e afins.
Eu amei como os personagens foram construídos, desenvolvidos e como ao longo do livro acompanhamos mudanças e evoluções (até do q 0di3i, apreciei esse processo).
Mal posso esperar para as futuras histórias das jóias, e voltar a ver essa família maravilhosa que ganhou meu coração ?
_itsgiuliaanne 15/12/2021minha estante
simmm, esse livro é muito bommm

Giognunes 06/01/2022

incrível.??
Eu juro que tô morrendo de amores por essa família. Sério, que coisa mais linda. A união, a amizade,tudo.
A história da Jade é a atual situação de milhares de mulheres no mundo, e que precisa ser mudada urgentemente. Esse livro tem assuntos totalmente necessários e que necessitam ser discutidos.
Os personagens são cativantes, maravilhosos, com defeitos e que inspiram. Jade tem uma história linda, de superação e aprendizado, Eduardo é um exemplo de homem e que com certeza faz falta no mundo. Os amigos tbm são maravilhosos e encantadores (que eu tô doida pra ler a história).
Em resumo, o livro é maravilhoso, ótimo pra aprender sobre muitas coisas e começar a repensar sobre outras. Perfeito demais para quem busca uma história (im) perfeita e com muito amor, apesar de tudo. Leiam demais essa obra espetacular e avaliem demais.
Parabéns, Bruna, pelo trabalho incrível.??

Buh Daltro 30/05/2022

Superação?
Olá amores, vim trazer pra vocês a resenha de meu novo nacional favorito
????? A Jade é uma garota de 23 anos, estudante de direito e uma bookstam (que ama os mesmos livros que nós)
? Edu é um garoto de 24 anos, estudante de música, um músico e um bookstam
????? Eles são melhores amigos tem muito tempo, e ele é apaixonado por ela a muito tempo, mas não se declarou e nem deixa transparecer pq ela namora o melhor amigo dele (mas não pensem que é um relacionamento bom, pq infelizmente é um relacionamento super abusivo)
? Nesse livro também conhecemos nossas jóias ( Safira, Cristal e Rubi) que são as irmãs da Jade e os amigos deles (Bê, Diego e Alice)
????? A Jade já não está mais aguentando o relacionamento, ela está sobrecarregada e o Edu faz de tudo para deixar ela mais leve
? Nossa lantejoula (Cristal) e o Di (Diego), querem porque querem que o Edu e a Jade sejam namorados e vão fazer de tudo para a Jade se tocar que tbm sente coisas pelo Du
????? Numa brincadeira de verdade ou consequência, dps que o Edu faz merda num churrasco na casa da Alice e o Diego finalmente joga umas verdades na cara da Jade, a nosso Di pede pra o Edu tocar "A" de Luan Santana e minha gente o surto que tive nessa parte ?
? Nesse livro vamos ter várias emoções, vamos querer conhecer a chapada dos veadeiros (que é onde acontece uma coisa muito linda), vamos querer dormir de conchinha com o Du (pq esses garotos não tem masculinidade frágil, ja que conversam sobre tudo, inclusive o tamanho do ?)
????? Ficaram curiosos pra saber o que acontece com a Jade, Edu e seus amigos? Curiosos pra saber se ela FINALMENTE conseguiu seguir em frente de um relacionamento abusivo? Leiam Jóia rara - Bruna Borges
? E só mais uma coisa, além de ser uma história perfeita, ela é uma história muito importante para nossa querida autora
????? ?Às estrelas que ouvem e aos sonhos que são atendidos? de Corte de espinhos e rosas.
?Você pode parar de nadar agora, Lily, finalmente alcançamos a costa? de É assim que acaba.
?As bibliotecas estavam cheias de ideias, talvez a mais perigosa e poderosa de todas as armas? de Trono de Vidro
? " Leitura é isso para mim. Fuga. Fuga de mim, da realidade, dos problemas, da ansiedade, das cobranças. É meu momento. Nada é capaz de me fazer sonhar e alcançar as estrelas como um bom livro. Quanto mais mentiroso, melhor. Não leio em busca de lógica e coisas reais. Leio em busca de magia, de fé no inexplicável, de amores improváveis, de sentimentos que não são meus, mas que se tornam, conforme me apego a cada personagem, cada história, cada mundo."

Beatriz 05/06/2022

"E há pessoas como você."
"O amor não floresce em local inóspito
Não desabrocha em solo infértil
Mas floresce em campo amigo"
? Bruna Borges.

Não houveram pontas soltas, nenhum dos assuntos mais sérios foram romantizados em momento algum, os personagens são apaixonantes e é muito nítido a dedicação e o cuidado que foram usados pra construir o enredo.

Eu amei e não foi pouco. E olhe que eu nem amo tanto assim os clichês, mas como a Jade mesmo disse: não liguei nem um pouco. Foi uma leitura de deixar o coração explodindo de amor.

Stef 01/11/2021

Uma metamorfose
Jade Duarte sofre uma metamorfose durante o livro, sai de seu casulo e passa a voar por si mesma, EM sim mesma. Eduardo a acompanha nessa jornada e, mais que isso, a ajuda a ser sua própria heroína.
Falando assim, parece que é um simples romance onde o amor está impregnado no casal principal. Só que Bruna Borges, que eu sabia que não iria me decepcionar, fez o amor ser cultivado entre as irmãs, os amigos e os pais de Jade. Toda essa família enorme, de sangue e de coração também, formam o amor do livro.
Obrigada, Bru, por ter me dado essa experiência.

Gleyce31 13/04/2022

O que dizer de joia rara? Um romance com muito hot, mas que o ponto principal é um relacionamento abusivo, o quanto a mulher fica presa em joguinhos e julgamentos. Mas é principalmente sobre superação, renascimento, amor próprio. Sobre a importância da rede de apoio, da família e dos amigos. É um livro longo, nacional, com referências de Brasília, jovem, com música.

Primeira Página 05/06/2022

Precioso
Esse livro me ganho de todas as formas. Joia rara é de uma sensibilidade gigante ao abordar cada um dos temas que o fazem ser incrível.
A forma como autora retratou o relacionamento abusivo e as marcas na jade, como retratou o lucas e toda a evolução de cada uma das personagens é maravilhosa.
Joia rara é um livro necessário e meu MUITO OBRIGADA a autora por essa obra tão incrível.

Carolina150 30/05/2022

Bruna arrasando em todo lançamento que tem
Eu me encanto cada vez mais com o trabalho da Bruna! Sempre trazendo livros impecáveis e com reflexões fortíssimas! Joia rara não seria diferente?
Me apaixonei loucamente na história, no casal e na química avassaladora de Jade e Edu!!!
Uma leitura fluida, leve e viciante, daquelas que te prende do início ao fim! Com personagens apaixonantes e cativantes, que retiram risadas, suspiros e sai completamente apaixonada!
Minhas joias preciosas merecem o mundo!

Hellesgs 05/12/2021

" você me fez heroína" ?
Um livro tocante que trata sobre reconstrução emocional, mental e físico. Que relata um relacionamento abusivo emocional e uma dependência e manipulação, que são gatilhos fortes, que a autora conseguiu desenvolver, além de uma base familiar que é super importante para fortalecer tudo.

Mas o que me tocou foi a forma como a Jade conseguiu ser livre e poder se expressar, se reconhecer como uma mulher fod*. Além disso o desenvolvimento do relacionamento com o Eduardo foi muito natural, ele valoriza muito ela, a apoia, um homem incrível, o hot deles é de tirar o fôlego. Antes de serem namorados, foram amigos e isso foi a base de tudo para eles see darem bem como casal.
Ele conquista ela com atitudes, diferente do relacionamento com o Lucas que fazia apenas promessas e não coloca na prática.

Eu gostei muito de todos os personagens, os pais das meninas são super legais e se apoiam demais, já as Joias são perfeitas, cheias de personalidades, já os meninos são muito fofos e engraçadas, ansiosa para conhecer cada um deles, eles tem uma amizade forte e amor muito incrível.

Já a questão do Lucas difícil gostar dele ou ter empatia por homem 4busivo, a autora trouxe questões do seu passado que podem ter moldado sua personalidade, mas depois do plot e da revelação, fiquei com muita raiva dele, mesmo depois dele passar por terapia e tratamento, tentei compreende-lo e criar empatia por ele é mas é complicado demais...

Eu amei o livro, o desenvolvimento de cada personagem principal e os secundários foi essencial para a história fica completa, ansiosa para os próximos.
Mandinha° 25/09/2022minha estante
Chega a ter triângulo amoroso amg?

Hellesgs 07/10/2022minha estante
Que eu me lembre não

Quíria 30/05/2022

Impecável
Como sempre, Bruna ganhou meu coração com a escrita maravilhosa dela. È o segundo livro da autora e ela não me decepcionou de forma alguma.
Adorei todos os personagens e o todo o enredo criado em volta do livro.
Jade e Edu simplesmente ganharam meu coração de forma intensa, esses dois possuem uma quimica de tirar o fôlego de qualquer um.

ferreirareads 20/12/2021

Uma história sobre superação e amor próprio
Jade, a nossa mocinha, é uma acadêmica de Direito que está quase se formando e super pilhada com o TCC. Ela tem uma base familiar sólida e muito importante para o desenvolvimento e suporte, já que a Joia Rara enfrenta um relacionamento abusivo e vive uma constante montanha-russa de sentimentos ao tentar sair do ciclo de abuso. Que personagem, ein? Forte, altruísta, muito empática e dona de uma personalidade sem igual. A Jade é amiga para toda hora, leitora assídua, aquele tipo de pessoa que você quer ter por perto.

Em um primeiro momento, nos deparamos com o Lucas, o namorado da Jade. E aqui já fica meu primeiro aviso de gatilho: relacionamento abusivo. Protagonista de surtos, brigas sem motivos coerentes, frases e atitudes típicas de um abusador, o Lucas é um personagem complicado que não me despertou empatia. Pelo contrário, até quando tentei ter algum sentimento de pena, ele provou que não era digno de compreensão. É difícil ver a Jade lidar com isso. Mesmo com toda a ajuda, ela sofre manipulação emocional e, muitas vezes, se sente culpada. Sabe aquele relacionamento que você não tem liberdade para falar, conversar e expor o que pensa? Sabe aquele relacionamento que você pisa em ovos e tem um medo constante de ser deixada? É triste, e aqui não cabem julgamentos.

Do outro lado, temos o Edu. Ele chegou como quem não queria nada, todo respeitoso, segurou a barra do fim do relacionamento da Jade com o Lucas e, no fim, mostrou o significado de amar alguém. Eduardo, o nosso amor, é estudante de música, dá aula de violão para crianças e é o melhor amigo do Lucas, mas o que ninguém sabe é que ele é apaixonado pela namorada do amigo há anos. Algumas brincadeiras são feitas, indiretas são soltadas, mas a amizade da Jade com o Edu é o que prevalece em um primeiro momento, e é justamente isso que dá um toque diferente. Ele não força a barra, respeita a Jade e é muito compreensivo. O Edu é o completamente diferente do que ela está acostumada: gentil, carinhoso, bom ouvinte e o maior incentivador que ela tem. Dono de um caráter inquestionável, ele é um personagem que me conquistou com seus pensamentos, mas, principalmente, com as atitudes perante várias questões complicadas que surgem no decorrer da história. Resumindo: ele é o tipo de cara que eu desejo que toda mulher que já passou por um relacionamento abusivo encontre e saiba o que é a leveza de um amor tranquilo.

A amizade e a família é outro ponto forte nessa história. Uma mãe, quatro filhas e três pais? Sim, a autora conseguiu criar a família perfeita, mesmo com cada um tendo suas peculiaridades. Estamos falando de uma história onde outros personagens ganham o espaço merecido a ponto de você ficar ansiosa pelos próximos livros. Isso acontece muito em Joia Rara e guardem o nome da minha preferida: Rubi. Eu amei todas as nossas joias, mas ela é uma personagem que diz muito sobre como eu penso e reajo. É muito forte o apoio que a Jade recebe e a forma como a autora mostra isso. Ninguém sai de um relacionamento abusivo sozinha. É preciso muita compreensão da parte das pessoas que estão a sua volta, e o acolhimento dado pelas irmãs e pelo Edu foi algo que mexeu muito comigo ao longo da leitura.