Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

connorsgf 19/11/2023

"até para mim, a vida tinha seus momentos de raios de sol"
Esse livro me prometeu coisas grandes desde o começo e entregou mais que isso, fiquei completamente apaixonada por jane eyre nas páginas iniciais e foi uma genuína diversão acompanhar o crescimento e a vida da menininha astuta, que fala o que pensa, incompreendida e sonhadora, mas que no fundo só desejava o acalento de um lar aconchegante e toques de amor.

com um romance de tirar o fôlego (e o juízo, porque tem um total de 899 tragédias a cada 1 momento de felicidade), fui envolvida pela construção da relação entre jane e edward (tem um leve daddy issues da parte dela, mas quem nunca, não é?!) e seria realmente impossível não se encantar por jane eyre. ela é uma verdadeira fada, sim.

além disso, TEM UNS CINQUENTA PLOT TWISTS!#!#!#!!!!!!!! eu não esperava nada disso, me surpreendeu muito positivamente e tornou a leitura muito dinâmica, me fazia vontade de ler mais e mais, apesar de ser um tanto densa.

é um livro 10/10, eu não tiraria absolutamente nada. e me rendeu provavelmente os quotes mais lindos sobre amor e sobre a vida.

Lari 07/08/2022

Não tem como não ser cativado pela Jane Eyre
Antes de começar a leitura eu imaginei que ia ser uma coisa arrastada, mas me surpreendi com uma escrita leve e uma personagem marcante.

Jane Eyre é uma mulher rebelde em seus posicionamentos (para a época), gosto de pensar nela como um espírito livre, amante dos conhecimentos e da vida.

Ao longo da narrativa eu só queria que ela fosse feliz e que tudo desse certo.

Eu reconheço alguns defeitos na obra, principalmente o excesso de homem tóxico, todos tirados direto de Chernobyl, mas a leitura foi tão prazerosa que não me importei em passar um paninho...

Souza.Barbosa 05/10/2022

Caminho
A tanto a ser dito sobre essa leitura, tanta grandeza em cada página que de fato não será fácil descrever.

Uma menina escolhida para ser amada por um tio,mas que a morte poupou ela de receber este amor, sua tia e primos não sabiam o sinônimo de família. Enviada para outro lugar longe e de certa forma obscuro encontrou alguém que lhe apresentava o amor o próprio Deus.

Escolhas de uma vida melhor a levou a ser amada em outro lugar mas por ironia esse amor foi ( rejeitado) naquele momento por Jane pois as raízes dos princípios e sua devoção a Deus não há permitia que fosse contra ao seu coração

Mas o Senhor nosso Deus não abandonou deu a ela estrutura e a fortaleceu em todas as formas dando a ela o que seu coração sempre desejou.
E o fim daquele que teme a Deus e alegria e paz!!

clara 10/06/2023

Jane eyre
Jane eyre é um clássico que será para sempre um clássico. a história de uma órfã que é rejeitada pela tia e enviada à um internato, onde conhece sua individualidade e aprende a lidar com seus traumas, e após muitos anos ela sai e começa a trabalhar como professora de uma criança na casa de um homem rico, o qual ela se apaixona. um romance gótico e envolvente, não tenho palavras para traduzir o que eu senti lendo esse livro. a jane era uma menina simples que já havia vivido muita coisa, quando ela narrava a sensação de vazio que ela sentia eu me sentia representada. o desenvolvimento da protagonista é emocionante, a maneira que ela vai perdoando a tia e os primos por tudo que eles fizeram a ela é tão singela. ela e o sr Rochester juntos era muito divertido, cada alfinetada que eu morria de rir, principalmente naquela cena que ele pergunta a ela se ela o achava bonito e ela responde ?não, senhor?. jane queria apenas uma família, ter o sentimento de pertencimento e eu achei emocionante. a única coisa que eu não gostei foi o final, parece que ela voltou do zero sendo que havia evoluído muito. eu sinceramente não queria que aquele fosse o final e acredito que poderia ter sido explorado de um jeito muito melhor. enfim, recomendo muito o livro.

?Se fôssemos sempre amáveis e obedientes com quem é cruel e injusto, as pessoas más conseguiriam o que querem. Não teriam medo e, por isso, nunca mudariam, só se tornariam cada vez piores. Quando somos agredidas sem motivo, temos de retribuir na mesma moeda, de modo a dar uma lição na pessoa para que ela não volte a fazer isso.?

?Que efeito profundo a iniustica teve no seu coração! A vida é curta demais para perdermos tempo recordando coisas desagradáveis e alimentando rancores. Todos temos defeitos neste mundo, mas chegará o momento em que, eu acredito, eles serão removidos de nós, quando perdermos nosso corpo corruptível.?

?Não é com violência que se vence o ódio, nem com vingança que se cura uma injúria.?

?Mas seria sua obrigação aguentar se não pudesse evitar. É uma fraqueza e uma tolice dizer que não aguentaria uma coisa que é do seu destino e que é seu dever aguentar.?

?Eu sentira cada palavra como uma agulhada, tão nitidamente quanto ouvira cada uma delas, e uma onda de ressentimento fomentava dentro de mim.?

"Após a febre intermitente da vida, eles dormem bem.?

?E inútil dizer que os seres humanos deveriam se satisfazer com a tranquilidade; eles precisam de ação e, se não a encontrarem, irão criá-la.?

- O remorso é o veneno da vida.
- Dizem que o arrependimento é a cura, senhor.
- Não é a cura. A transformação pode ser a cura.

?Em vez de viver por si mesma e para si mesma, como qualquer ser razoável faria, tudo o que você faz é relacionar a sua fraqueza à força de outra pessoa.?

?Será que você não consegue encontrar um rumo, sentir-se satisfeita consigo mesma sem depender de outras pessoas ou eventos??

?Jane, você... às vezes você sente que tem algum tipo de ligação comigo?
- Porque - ele continuou - às vezes eu tenho uma sensação estranha com relação a você, especialmente quando você está perto de mim. como agora... É como se houvesse um cordão entre as minhas costelas do lado esquerdo, fortemente amarrado a outro semelhante situado no quadrante correspondente do seu corpo. E, se aquele canal de águas turbulentas e mais de trezentos quilômetros de distância nos separarem, receio que esse cordão de comunicação se rompa. E, se isso acontecer, tenho uma noção nervosa de que sangrarei por dentro. Quanto a você... iria me esquecer.?

?Eu sofro por deixar Thornfield. Eu amo Thornfield! Amo, porque aqui vivi uma vida plena e encantadora, pelo menos por algum tempo. Não fui pisoteada, não fui petrificada. Não fui enterrada com mentes inferiores e excluída de cada vislumbre de comunhão com o que é brilhante, supe rior e vigoroso. Conversei, de igual para igual, com o que reverencio, com que me encanta, com uma mente original e aberta. Conheci o senhor, sr. Rochester, e me causa terror e angústia saber que preciso me separar do senhor para sempre. Eu vejo a necessidade de partir, e é o mesmo que ver a necessidade de morrer.?

?Nenhum ser humano poderia desejar ser amado mais do que eu era amada, e eu adorava aquele que me amava tanto, e no entanto tinha de renunciar a isso. Uma palavra abrangia meu intolerável dever: "Partir!"

?Gentil leitor(a), que você nunca sinta o que eu senti naquela ocasião! Que seus olhos nunca derramem lágrimas tão atormentadas, escaldantes e dolorosas como as que os meus derramaram. Que você nunca se veja na necessidade de rogar aos Céus preces tão desamparadas e agoniantes como as que saíram dos meus lábios, e que jamais venha a ser, como eu, o instrumento do mal para quem você verdadeiramente ama.?

?Deus nos deu, até certo ponto, o poder de moldar nosso próprio destino, e quando nossas forças parecem requerer uma sustentação que não conseguem obter, quando nossa vontade anseia por um caminho que sabemos que não podemos seguir, não precisamos sofrer com a falta desse alimento para a alma nem ficar desesperados. Temos de procurar um caminho alternativo, tão forte e nutritivo para a alma, ou para a mente, ou para o coração, quanto aquele que é proibido, mesmo que seja mais acidentado.?

?Ninguém se casaria comigo por amor, ainda mais agora. E não quero um estranho, alguém diferente de mim. Quero a minha família, aqueles com quem tenho sentimentos afins.?

?De que adianta me fazer algum bem, espírito benevolente, se, em algum momento fatal, você me deixará outra vez, passando pela minha vida como uma sombra e desaparecendo de tal maneira a tornar impossível encontrá-la??

Dessa76 21/07/2023

Jane Eyre ?
Foi uma leitura muito gostosa de se ler, o começo foi muito fluido e bom, Jane era encantadora e teve uma vida um tanto difícil, órfã desde a infância criada por uma tia que não tinha afeição por ela, achei o romance até que bom, porém achei o Edward impulsivo muitas vezes, Jane não tinha muita personalidade, na maioria das vezes só obedecia e esperava para ser mandada, teve muitas partes entediantes e os últimos capítulos grandes demais, a descrição dos lugares e das paisagens foram encantadora. No geral é um bom livro, ?

Nicolly 06/02/2023

jane você merecia esse final, o quanto eu ansiei por sua alegria, não teria coisa melhor, julguei muito o Rochester mas sempre foi nitido que por mais chato que ele fosse ele tinha um amor verdadeiro por você, eu te amo jane eyre!!!

Hiária 11/08/2023

Perfeito!
Se eu soubesse que esse livro era tão bom, tinha lindo antes! ?

Melhor romance clássico que já li na minha vida! ??

Impossível não vivenciar cada história da ?Jane Eyre?. Ela escreve tão detalhadamente que parecia que eu estava do lado dela, como terceira pessoa, vendo tudo.

Amei, do início ao fim e não esperava um livro tão perfeito! Vai ser favorito, certo que sim!

Tinha lido ?O morro dos Ventos Uivantes?, da Emily e apesar de interessante, achei entediante a leitura.

Ja ?Jane Eyre? me cativou desde a primeira página e Charlotte, pra mim é a melhor escritoras das irmãs. Ainda não li a Anne, mas tenho convicção que irei ler mais livros da Charlotte.

Sinesio2 07/08/2023

Virou um dos favoritos!!!!
Mds, esse livroooo!!!! Que emocionante, que maravilhoso, que surpreendente... Não tenho nem palavras!!!!

Natasha 11/02/2023

Não sei o que pensar
Esse é definitivamente um livro que é produto do seu tempo, Jane é uma personagem passiva na maioria das vezes, é facilmente levada por demandas alheias principalmente de homens que têm interesse nela, nenhum dos dois candidatos é no mínimo aceitável, ambos usam de chantagem psicológica para tentar convencer ela a se casar com eles, ambos bem mais velhos que ela com o triplo de experiência de vida. Enfim, nenhum deles merecem ela.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Eu fico tão feliz quando leio resenhas como esta. É bom ver pessoas não compactuando com historias abusivas. Eu detestei a história de "amor", mas gostei muito do livro porque entendi que a autora queria exatamente gerar revolta nos leitores das coisas tão comuns em sua época.

Vivi 18/02/2023

Eu estou apaixonada.
Meu Deus. O que é isso? Eu li um livro de 1847 e balancei meus pés como uma tola apaixonada enquanto lia, sofrendo com um aperto na garganta de tanto reprimir lágrimas. Que livro maravilhoso. Amo tudo nele. Eu quero um Sr. Rochester para me humilhar/amar ????

amo que nesse livro todos concordam que os protagonistas são feinhos ????

Beatriz 23/04/2022

Jane Eyre Nota: 5/5
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro, o início me quebrou, uma menina tão nova, sofrendo tanto, sendo que aquele sofrimento não tinha culpa dela!
Jane continua sua jornada, enfrentando todos os obstáculos, conhece pessoas que a amam de verdade e de novo o destino tira essa alegria que é o amor, mas ela sempre com seus princípios fortes, batalha de novo para conquistar sua nova vida, conhece o amor de novo, só que diferente das outras vezes, o amor vence e Jane encontra pessoas incríveis na sua vida que a fazem reconhecer que o principal sentimento da vida é o amor
Apesar de no passado o amor ter sido tão doloroso, Jane nunca esquece do seu primeiro e verdadeiro amor, e luta novamente para conquistá-lo, e ser por inteiro feliz e amada! E essa é o resumo da sua trajetória, livro mais do que perfeito, sem rodeios, explica tudo simplicidade, cada capítulo é gostoso de se ler.
Queria eu poder ter um pouco dessa força que Jane tem, livro que recomendo a todos!! Sem dúvidas um dos melhores romances que já li!

Sara.Lopes 20/03/2022

Não é a toa que a Jane Eyre é famosa...
Ultimamente tenho lido livros mais curtinhos, pois não estou num bom momento de leitura. Mas resolvi arriscar e começar a ler Jane Eyre, afinal é um clássico super famoso, valia a pena dar um voto de confiança. Charlotte Brontë tem uma escrita interessante e que nos prende. Em relação ao enredo, o ponto alto foi no meio do livro. Embora o final não tenha sido tão intenso quando algumas partes anteriores do livro, não deixa de ser um livro bom do início ao fim. Apesar de, no geral, não ser um enredo espetacular, a narrativa de Jane Eyre é muito prazerosa de se acompanhar e nos faz refletir. Sinto como se estivesse ouvindo os relatos de uma amiga querida, vou sentir falta de passar um tempo com a Jane!

fabi.vit 18/03/2023

Bom e recomendo porém depende
Iniciei esse livro totalmente avulsa sem saber nada sobre, mas meio que esse era o intuito pra que eu fosse entendendo aos poucos, e logo de cara eu adorei muito. O tempo em que ela (Jane) passa na escola como criança é bem explicativo e legal de ler, porém, o problema começa quando ela já está jovem e vai trabalhar na casa dos Rochester. Essa parte da leitura aparenta que vai ficar muito interessante pois inicia meio que uma trama/mistério/suspense (nesse quesito o livro é realmente bom pois tem um plot twist maravilhoso no final). Só que surge o sr Rochester que é simplesmente insuportável e desagradável e ao meu ver estraga toda a leitura você saber que eles vão terminar juntos. Ele é bem escroto e as vezes violento e sem graça (eu realmente não fui com a cara dele). Já pegando pro final, o livro começa a ficar beem religioso o que pra mim é entediante mas além disso tudo, o livro tem uma trama muito boa que em dado momento realmente te prende, então recomendo.