Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Sabrina758 09/04/2024

Eu simplesmente amei! As dificuldades foram alguns trechos bem difíceis de compreender, mas apenas no início da história. Em seguida ficou tranquilo. É uma história emocionante ??

Isadora 29/04/2023

JANE BURNS
Demorei basicamente um mês para finalizar essa leitura, hoje basicamente sentei e falei VOU TERMINAR ISSO AQUI AGORA e simplesmente foi. não é mistério para ninguém que o amor é o meu gênero favorito, se tiver amor, eu tô dentro! seja o amor pela vida, pelo conhecimento, pela família, pelo romance, todos os tipos me encantam, logo, esse livro me encantou. Jane é uma personagem cheia de características marcantes, que sofre do início ao fim do livro e mesmo assim não perde o brilho e a vontade de ser melhor na vida. esse livro é bastante cristão, está o tempo todo falando de Deus e citando a bíblia, e no próprio livro podemos ver os fatores positivos e negativos da religiosidade, um certo personagem perdeu e abdicou de coisas importantes por conta de fé e extremismo, já John nunca perdeu a fé de que encontraria sua fada, e no fim eles tiveram um final extremamente feliz e satisfatório para o meu ser romântico. e falando nisso, amo como o John trata a Jane como um ser místico, uma criatura mágica, já a chamou de bruxa, fada, elfica e tudo o que me remete perfeição e utopia, tudo isso pois ela é extremamente inteligente e intuitiva, transforma em algo melhor tudo o que toca, além de ter um coração astuto e gentil, como deve ser ? enfim, amei!

Ingrid249 06/07/2022

maravilhoso!
Quando comecei a ler Jane Eyre, sabia apenas que se tratava da história de uma mulher forte, escrita por uma mulher a frente de seu tempo. E nós vemos o reflexo de Charlotte na própria Jane, pois ela é a frente de seu tempo também.
O livro é um romance que reconta as desventuras da órfã Jane desde quando criança, ao ser criada por sua tia cruel. Depois ela vai para a escola, se forma, desbrava o mundo e se apaixona. Mas em todas as suas desventuras, Jane Eyre nunca perde sua essência.
O começo da história foi o mais difícil para mim, é de causar angústia e revolta no leitor. A hipocrisia cristã do diretor da escola, nossa, que ódio daquele homem. Mas acho que a pior mesmo é a tia da Jane, sendo uma megera até o último minuto.
É impossível não admirar Jane Eyre, a mulher que ela se tornou, a pessoa que ela sempre foi. Resiliente, forte, fiel a seus princípios apesar de todas as adversidades da vida. E a recompensa dela por toda fé e paciência chegou, e isso foi muito acalentador de ler.
Eu me choco como alguém em algum momento ousou acreditar que uma obra escrita com tamanha sensibilidade possa ter sido escrita por um homem. Além da força inexorável da protagonista, existem também críticas ao sistema patriarcal da época que são tão sutis que um homem jamais perceberia. Enfim.
O romance é bom tambem, apesar de não ser o foco. A história é da Jane… No início não gostei muito do Sr. Rochester, mas depois ele me conquistou, e acho que o destino foi bem cruel com ele. Aliás não consigo entender como um homem de suas posses e posição não conseguiu anular o casamento.
É uma leitura lenta, de se fazer aos poucos. Mas é uma lição de vida, e eu não me canso de admirar a protagonista e a mente brilhante por trás dessa história.

clary3 07/08/2023

Uma linda história de vida
Não tenho palavras suficientes para descrever tamanho afeto que passei a nutrir por este livro. Durante o tempo que passei imersa nessa obra, lembro-me de cada sensação que tive, todas as emoções e pensamentos que esse livro me fez sentir. Não é uma história qualquer, de fato, consigo entender o porquê é um clássico. Todos deveriam passar por essa experiência de leitura, é lindo demais a história da Jane Eyre. Como Deus restitui tudo, como Deus é perfeito e faz tudo novo, tudo muito melhor do que pensamos. A personagem em si é incrível e o romance com o Sr. Rochester também é lindo. Nota 10000.

Souza.Barbosa 05/10/2022

Caminho
A tanto a ser dito sobre essa leitura, tanta grandeza em cada página que de fato não será fácil descrever.

Uma menina escolhida para ser amada por um tio,mas que a morte poupou ela de receber este amor, sua tia e primos não sabiam o sinônimo de família. Enviada para outro lugar longe e de certa forma obscuro encontrou alguém que lhe apresentava o amor o próprio Deus.

Escolhas de uma vida melhor a levou a ser amada em outro lugar mas por ironia esse amor foi ( rejeitado) naquele momento por Jane pois as raízes dos princípios e sua devoção a Deus não há permitia que fosse contra ao seu coração

Mas o Senhor nosso Deus não abandonou deu a ela estrutura e a fortaleceu em todas as formas dando a ela o que seu coração sempre desejou.
E o fim daquele que teme a Deus e alegria e paz!!

Emily 23/03/2023

As Brontes são magníficas! Mas a Charlotte conseguiu me encantar mais que a Emily com essa história dela ?. Fiquei envolvida com a história do começo ao fim, o que atrasou um pouco foi por intercalar várias leituras ao mesmo tempo, mas com o decorrer da história me senti envolvida e curiosa para saber o que viria em seguida.

O livro conta a história de Jane Eyre, uma garotinha órfã com uma vida repleta de desafios desde a tenra idade, no lar de sua tia, um colégio, e posteriormente em trabalhos. A história se passa no passado, narrada pela própria Jane, em alguns momentos dialoga diretamente com o leitor. Com detalhes descreve momentos de sua infância até a vida adulta, não poupando descrições dos eventos, cenários e pessoas no decorrer deste período e das situações que ocorrem na sua trajetória.
Amei o fato de ela ser professora. Amei que Jane trás uma visão cristã para o livro, muito bom!

its kim 04/02/2023

Romance com velho
Gente?sendo sincera, é bom e meio borocoxô, reviravolta bem ???
Mas o romance é bonitinho, como o lado religioso e espiritual do livro é maravilhoso em algumas partes que eu admiro bastante

Lore 18/04/2023

Favoritado ?
Um dos melhores clássicos que eu já li, a escrita é fluida, a história é envolvente, tem mistério, plot twists bons demais. O melhor de tudo que é cristão tinha tempos que eu não me apaixonava por uma história como me apaixonei por essa.

connorsgf 19/11/2023

"até para mim, a vida tinha seus momentos de raios de sol"
Esse livro me prometeu coisas grandes desde o começo e entregou mais que isso, fiquei completamente apaixonada por jane eyre nas páginas iniciais e foi uma genuína diversão acompanhar o crescimento e a vida da menininha astuta, que fala o que pensa, incompreendida e sonhadora, mas que no fundo só desejava o acalento de um lar aconchegante e toques de amor.

com um romance de tirar o fôlego (e o juízo, porque tem um total de 899 tragédias a cada 1 momento de felicidade), fui envolvida pela construção da relação entre jane e edward (tem um leve daddy issues da parte dela, mas quem nunca, não é?!) e seria realmente impossível não se encantar por jane eyre. ela é uma verdadeira fada, sim.

além disso, TEM UNS CINQUENTA PLOT TWISTS!#!#!#!!!!!!!! eu não esperava nada disso, me surpreendeu muito positivamente e tornou a leitura muito dinâmica, me fazia vontade de ler mais e mais, apesar de ser um tanto densa.

é um livro 10/10, eu não tiraria absolutamente nada. e me rendeu provavelmente os quotes mais lindos sobre amor e sobre a vida.

Lari 07/08/2022

Não tem como não ser cativado pela Jane Eyre
Antes de começar a leitura eu imaginei que ia ser uma coisa arrastada, mas me surpreendi com uma escrita leve e uma personagem marcante.

Jane Eyre é uma mulher rebelde em seus posicionamentos (para a época), gosto de pensar nela como um espírito livre, amante dos conhecimentos e da vida.

Ao longo da narrativa eu só queria que ela fosse feliz e que tudo desse certo.

Eu reconheço alguns defeitos na obra, principalmente o excesso de homem tóxico, todos tirados direto de Chernobyl, mas a leitura foi tão prazerosa que não me importei em passar um paninho...

Naty l @so.maisumcapitulo_ 01/09/2023

Um clássico maravilhoso
"Eu me importo comigo mesma.Quanto mais solitária, mais desamparada e sem amigos eu for, mais eu me respeitarei"

Nesse clássico da Charlotte Brontë temos a história de Jane Eyre, uma menina órfã que acaba sendo cuidada pelos tios. Porém, quando o irmão de sua mãe falece, não resta nada além de uma tia e primos que a tratam como um estorvo para a família. Cansada de cuidar da sobrinha, Sra. Reed se livra da garota enviando-a para um internato.

O livro é uma autobiografia narrada pela própria Jane, e retrata desde os tempos da escola, até se tornar professora no colégio e posteriormente preceptora de uma menina na casa de família. Nesse novo emprego ela conhece o misterioso Sr. Rochester.

Com uma vida inteira sem muito afeto , Jane fica apreensiva com os novos sentimentos que vem tomando seu coração.

Apesar de ser um clássico da literatura, a escrita é bem fluida e a história nunca fica entediante. O livro sempre traz novos plots e uma áurea misteriosa nos acontecimentos em volta da protagonista.

Vale a pena embarcar nessa viagem especular que é a vida da pequena Jane, um livro cheio de ensinamentos, com uma personagem forte que não se deixa abater e que mesmo nos momentos mais difíceis, não deixa de seguir seus princípios e agir com sabedoria.

leiturasda.emi 19/08/2023

Não foi o que esperava, mas não sei o que eu esperava
Eu ainda tenho dúvidas sobre ter gostado ou não desse livro. Eu gostei, mas não amei, acho que posso definir dessa forma.

No começo achei a leitura bem fluida, depois achei tão cansativa, me frustre um pouco e sempre tive muita vontade de ler esse livro. O nome sempre me chamou muita atenção e minha ideia sobre ele era completamente diferente.

O sofrimento da bichinha me comoveu muito e quando enfim vieram os refrescos, eu realmente achei que fosse ser uma loucura, mas daí surgiu um homem e pra mim foi só ladeira abaixo. Eu sei que é um romanção de época e tal, mas acho que esperava uma coisa mais Lizzy Bennet, sabe? Kkkk não achei que fosse ler tanta submissão. Acho que tem gente que vai surtar com essa resenha, mas tô sendo sincera.
Elen Ximenes @quemleganhamais 26/12/2023minha estante
Fico feliz com resenhas como esta. Porque afinal, todos os homens deste livro são uns trastes, a mulher inteligente que Jane era no início não condiz com o caso amoroso. Logo, penso que a autora queria gerar revolta mesmo.

clara 10/06/2023

Jane eyre
Jane eyre é um clássico que será para sempre um clássico. a história de uma órfã que é rejeitada pela tia e enviada à um internato, onde conhece sua individualidade e aprende a lidar com seus traumas, e após muitos anos ela sai e começa a trabalhar como professora de uma criança na casa de um homem rico, o qual ela se apaixona. um romance gótico e envolvente, não tenho palavras para traduzir o que eu senti lendo esse livro. a jane era uma menina simples que já havia vivido muita coisa, quando ela narrava a sensação de vazio que ela sentia eu me sentia representada. o desenvolvimento da protagonista é emocionante, a maneira que ela vai perdoando a tia e os primos por tudo que eles fizeram a ela é tão singela. ela e o sr Rochester juntos era muito divertido, cada alfinetada que eu morria de rir, principalmente naquela cena que ele pergunta a ela se ela o achava bonito e ela responde ?não, senhor?. jane queria apenas uma família, ter o sentimento de pertencimento e eu achei emocionante. a única coisa que eu não gostei foi o final, parece que ela voltou do zero sendo que havia evoluído muito. eu sinceramente não queria que aquele fosse o final e acredito que poderia ter sido explorado de um jeito muito melhor. enfim, recomendo muito o livro.

?Se fôssemos sempre amáveis e obedientes com quem é cruel e injusto, as pessoas más conseguiriam o que querem. Não teriam medo e, por isso, nunca mudariam, só se tornariam cada vez piores. Quando somos agredidas sem motivo, temos de retribuir na mesma moeda, de modo a dar uma lição na pessoa para que ela não volte a fazer isso.?

?Que efeito profundo a iniustica teve no seu coração! A vida é curta demais para perdermos tempo recordando coisas desagradáveis e alimentando rancores. Todos temos defeitos neste mundo, mas chegará o momento em que, eu acredito, eles serão removidos de nós, quando perdermos nosso corpo corruptível.?

?Não é com violência que se vence o ódio, nem com vingança que se cura uma injúria.?

?Mas seria sua obrigação aguentar se não pudesse evitar. É uma fraqueza e uma tolice dizer que não aguentaria uma coisa que é do seu destino e que é seu dever aguentar.?

?Eu sentira cada palavra como uma agulhada, tão nitidamente quanto ouvira cada uma delas, e uma onda de ressentimento fomentava dentro de mim.?

"Após a febre intermitente da vida, eles dormem bem.?

?E inútil dizer que os seres humanos deveriam se satisfazer com a tranquilidade; eles precisam de ação e, se não a encontrarem, irão criá-la.?

- O remorso é o veneno da vida.
- Dizem que o arrependimento é a cura, senhor.
- Não é a cura. A transformação pode ser a cura.

?Em vez de viver por si mesma e para si mesma, como qualquer ser razoável faria, tudo o que você faz é relacionar a sua fraqueza à força de outra pessoa.?

?Será que você não consegue encontrar um rumo, sentir-se satisfeita consigo mesma sem depender de outras pessoas ou eventos??

?Jane, você... às vezes você sente que tem algum tipo de ligação comigo?
- Porque - ele continuou - às vezes eu tenho uma sensação estranha com relação a você, especialmente quando você está perto de mim. como agora... É como se houvesse um cordão entre as minhas costelas do lado esquerdo, fortemente amarrado a outro semelhante situado no quadrante correspondente do seu corpo. E, se aquele canal de águas turbulentas e mais de trezentos quilômetros de distância nos separarem, receio que esse cordão de comunicação se rompa. E, se isso acontecer, tenho uma noção nervosa de que sangrarei por dentro. Quanto a você... iria me esquecer.?

?Eu sofro por deixar Thornfield. Eu amo Thornfield! Amo, porque aqui vivi uma vida plena e encantadora, pelo menos por algum tempo. Não fui pisoteada, não fui petrificada. Não fui enterrada com mentes inferiores e excluída de cada vislumbre de comunhão com o que é brilhante, supe rior e vigoroso. Conversei, de igual para igual, com o que reverencio, com que me encanta, com uma mente original e aberta. Conheci o senhor, sr. Rochester, e me causa terror e angústia saber que preciso me separar do senhor para sempre. Eu vejo a necessidade de partir, e é o mesmo que ver a necessidade de morrer.?

?Nenhum ser humano poderia desejar ser amado mais do que eu era amada, e eu adorava aquele que me amava tanto, e no entanto tinha de renunciar a isso. Uma palavra abrangia meu intolerável dever: "Partir!"

?Gentil leitor(a), que você nunca sinta o que eu senti naquela ocasião! Que seus olhos nunca derramem lágrimas tão atormentadas, escaldantes e dolorosas como as que os meus derramaram. Que você nunca se veja na necessidade de rogar aos Céus preces tão desamparadas e agoniantes como as que saíram dos meus lábios, e que jamais venha a ser, como eu, o instrumento do mal para quem você verdadeiramente ama.?

?Deus nos deu, até certo ponto, o poder de moldar nosso próprio destino, e quando nossas forças parecem requerer uma sustentação que não conseguem obter, quando nossa vontade anseia por um caminho que sabemos que não podemos seguir, não precisamos sofrer com a falta desse alimento para a alma nem ficar desesperados. Temos de procurar um caminho alternativo, tão forte e nutritivo para a alma, ou para a mente, ou para o coração, quanto aquele que é proibido, mesmo que seja mais acidentado.?

?Ninguém se casaria comigo por amor, ainda mais agora. E não quero um estranho, alguém diferente de mim. Quero a minha família, aqueles com quem tenho sentimentos afins.?

?De que adianta me fazer algum bem, espírito benevolente, se, em algum momento fatal, você me deixará outra vez, passando pela minha vida como uma sombra e desaparecendo de tal maneira a tornar impossível encontrá-la??

Lorena.Oliani 03/03/2023

Espetacular!
Foi uma leitura desafiadora, reconheço, devido ao tamanho do livro, já que eu nunca havia lido um livro de mais de 500 páginas, e nesse mês, passei por alguns infortúnios que não mencionarei aqui.
Mas, foi de fato muito prazerosa! Foi a primeira história que praticamente entregou tudo o que eu queria que entregasse, além de abordar questões sociais que eram violadas na época.
Recomendo muito! Linguagem fácil, história cativante, dá pra ler em menos de um mês se você não tiver os probleminhas que me ocorreram, rsrsrs.
Enfim, apenas leiam!