Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Eddie.Erikson 15/01/2024

Um releitura. Considero o maior clássico que já existiu. Ler pela segunda vez foi um deleite tão perfeito quanto o da primeira. Recomendo

Gabi 17/03/2022

"Você pode superar seu passado, não importa o quão ruim ele foi."
A trama retrata a vida de Jane Eyre da infância até a vida adulta. Caracterizando um romance de formação. Com elementos da literatura gótica, a narrativa conquista desde a resiliente Jane até seu amado herói byroniano, Sr. Rochester. Uma leitura cinco estrelas, sem dúvida.

guidix3 02/03/2022

Meu Porto Seguro em forma de livro
Li esse livro pela primeira vez em 2020. Foi logo no início da pandemia. Entrei em um mundo totalmente novo: o dos clássicos. Me apaixonei logo de cara por essa história incrível, cheia de reviravoltas e personagens fortes e peculiares. Se tornou meu favorito sem nenhuma dúvida.

Hoje, quase dois anos depois, fiz minha releitura, e acabo mais apaixonada ainda. Não me pareço em quase nada com Jane, mas a admiro por sua determinação e força inigualáveis! Jane é uma mulher que não permanece onde enxerga que não lhe convém, mas consegue se permitir quando entende que assim deve ser.

Algumas pessoas dizem ter muitos argumentos para não reconhecer ou não falar tão bem do romance arrebatador que existe no livro, mas eu tenho inúmeros motivos para reconhecê-lo como legítimo, puro, sincero e lindo!

Obrigada, Charlotte, por essa obra linda!!!

Fairy555 06/10/2022

Simplesmente sensacional
De longe o melhor romance que eu já li, tudo é extremamente bem ambientado, o romance é perfeito, a temática, já disse que o romance é perfeito? Pois é né!??
E é um livro CHEIO de surpresas!!!! E frases encantadoras também, eeeeee ele te faz refletir MUITO sobre o amor e como é amar?
@lilianloietes 28/01/2023minha estante
Amei a sua descrição ?

@lilianloietes 28/01/2023minha estante
Estou em 30% dele...e amando

Tami Blythe 04/06/2023

Jane Eyre: lindo e profundo.
Para os amantes desse gênero, Jane Eyre é uma leitura profunda, encantadora e linda!
Recomendo muito essa leitura.

Foi meu primeiro livro das irmãs Bronte.. certamente lerei outros.

Anna Clara 01/07/2023

Elevado aos meu top 10
Ahhh que livro gracioso... a escrita detalhada, minuciosa, bela, romântica, encantadora... Jane Eyre, assim como Charlotte Bronte, é uma bela personagem feminina ,belíssima, consegui captar seus toques de feminilidade, beleza, requintamento, sensibilidade, próprios da mulher!

Jane Eyre, o quanto te agradeço, o quanto me conectei com seus pensamentos... Quantas vezes parei, refleti, quantas vezes disse a mim mesma " nossa, eu sou muito parecida com a Jane", quantas vezes concordei com as suas decisões, sempre prudentes, cheias de princípios, e que partiam do centro do coração...

O quanto esse livro é tão cristão, e isso me fez amar particularmente ele do que qualquer outro romance de época que eu tenha lido...

De longe Jane Eyre é minha personagem literária preferida .?

Thomas 21/03/2024

Esse livro me fez enxergar a vida de uma forma diferente em diversos pontos. A Charlotte tem um modo de escrita muito envolvente, faz com que a gente se sinta um amigo da Jane.
Na reta final fiquei com um pouco de raiva porque pensei que ele não ia terminar como eu queria porém, pra minha surpresa, o final foi lindo, uma fofura.
Sei que quando é narrado em primeira pessoa o narrador tende a "puxar sardinha" pro seu lado, mas realmente acredito que a Jane era uma ótima pessoa.

ane 22/11/2022

Minha Jane Eyre?
Jane Eyre é o "romance" cristão mais bonito que eu já li. Uma protagonista forte, determinada (isso, com somente 19 anos de idade), inteligente e com muito carisma (na minha opinião).
Jane nunca abandonou seus princípios, mesmo em meio a tantas dificuldades (fome, sono, falta de abrigo e estando sozinha no mundo)
Charlotte Brontë foi extraordinária nesse livro, os plots são maravilhosos. Leiam esse livro, prometo que não irão se arrepender.

OBS: Não dei cinco estrelas porque, na minha opinião dava pro livro ser bem menor. As descrições das pessoas e dos lugares são muitooo extensas, isso ajuda na hora de imaginar os lugares mas mesmo assim não era necessário.
A gente deve lembrar também que o livro foi escrito a anos luz atrás, mas essa é minha opinião.

Carol 07/02/2023

Intrigante, envolvente, magnético.
Confesso que comecei a ler por conta de Anne With An E, mas me surpreendi de forma indescritível. Jane Eyre é, sem dúvidas, uma personagem apaixonante. Apesar de ter tão pouca estima por si mesma, ela consegue estabelecer uma jornada de autodescoberta sublime, de forma que sempre se mostrou muito racional e cautelosa diante de seus problemas, tecendo reflexões para tomar decisões que priorizassem seus anseios mais profundos do coração. Também é interessante notar que ela não hesita em demonstrar seus sentimentos e fraquezas, o que permite que o leitor se identifique com ela e compartilhe de suas angústias. Além disso, foi extremamente prazeroso ver o quanto a personagem evoluiu ao longo da trama, tornando-se uma mulher forte e independente, a qual sabe do seu valor e da sua essência (o final corrobora isso perfeitamente). Por fim, sob um viés analítico mais abrangente, achei o livro um pouco arrastando em alguns momentos, apesar de constantemente apresentar plot twists. Também apresenta personagens muito bem desenvolvidos.

Esse livro é para pessoas que desejam, assim como Jane, traçar seu próprio destino e se prontificar de corpo e alma nessa jornada. Charlotte Brontë, obrigada por isso.

alex 02/11/2022

Jane Eyre, de Charlotte Brontë (1847)
É uma obra muito bem escrita, com uma evolução balanceada da história, mas com personagens que parecem pouco verossímeis.

Com exceção da protagonista, na qual damos um profundo mergulho metafórico (afinal, é ela a narradora), os demais personagens apresentam movimentos um tanto abruptos... No 1° pedido de casamento de Jane, por exemplo, eu estava firmemente considerando tudo um golpe do Sr. Rochester, de tão falsa a situação.

O apelo religioso, em muitas partes extremista e doentio, porém normalizado na narrativa, tb me causou estranheza.

No entanto, sei que para a época tudo pode ter soado progressivo e entendo que a autora pode ter experimentado os limites do revolucionário, especialmente porque, ao fim, e nas entrelinhas, a pequena submissa acaba ficando com o papel de rei sol do casal.

Curiosidade: a autora é a irmã mais velha da Emily (Jane) Brontë, que escreveu o tb famoso "Morro dos Ventos Uivantes". Seu livro foi publicado sob pseudônimo masculino, qdo ela tinha 31 aninhos).

Nando 20/03/2022

Esplêndido
Apaixonado por boas histórias como eu sou, tenho que dizer que Jane Eyre é um livro que me ganhou por inteiro. Órfã, criada na presença de parentes acintosos, dona de uma personalidade peculiar. Jane transita em sua história com uma força singular, apesar da fisionomia exígua a história de Jane reúne força, grandeza e espirituosidade intensas.
Tenho que falar, que Jane Eyre povoa desde muito tempo minha curiosidade, antes de entrar na faculdade de Letras ouvia e lia esse nome com pouca curiosidade, na faculdade via os professores e estudantes de inglês sempre falarem esse nome com reverência, ao tomar conhecimento da autora e descobrir que a mesma era irmã de Emily Brontë a curiosidade aumentou, mas foi apenas no final do ano passado que um amigo me incentivou a ler e comentando algumas passagens da história me convenceu, eu tinha que conhecer a história de Jane Eyre, e hoje ao finalizá-lo um suspiro saiu e o meu olhar ficou como quando alguém se deleita ao máximo ao sentir-se realizado ao fim de realizar algo magestoso, sim porque é isso que é a história de Jane Eyre. Majestosa.

rafamassagardi 17/10/2022

Leitura lenta, mas que vale a pena!?
Eu demorei 7 eternidades para ler, todavia, é muito bom! A escrita é excelente e os personagens são profundos e bem desenvolvidos. As descrições são detalhadas e poéticas, tanto as físicas quanto as psicológicas. A mensagem da história é maravilhosa; é tão puro e verdadeiro o modo que a Charlotte expressa os valores cristãos! Recomendo, mas leia sabendo que tem um ritmo lento.

Alessandra 24/11/2022

Amei
Comecei A ler esse livro sem expectativa alguma, e terminei amando! Que livro gostinho de ler, lógico as vezes ele nos arranca umas lágrimas Hahah, mas ok.

Achei a história super bacana, vale a pena ler. Favoritado com sucesso

Sarah 31/01/2022

Eu amei esse livro desde o primeiro capítulo! Fiquei receosa de achar difícil, mas foi super fluído. O livro traz muitas reflexões. E apesar de não gostar muito de certo personagem (cof cof), a leitura vale super a pena! Favoritado!

clary3 07/08/2023

Uma linda história de vida
Não tenho palavras suficientes para descrever tamanho afeto que passei a nutrir por este livro. Durante o tempo que passei imersa nessa obra, lembro-me de cada sensação que tive, todas as emoções e pensamentos que esse livro me fez sentir. Não é uma história qualquer, de fato, consigo entender o porquê é um clássico. Todos deveriam passar por essa experiência de leitura, é lindo demais a história da Jane Eyre. Como Deus restitui tudo, como Deus é perfeito e faz tudo novo, tudo muito melhor do que pensamos. A personagem em si é incrível e o romance com o Sr. Rochester também é lindo. Nota 10000.