A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Ricardo 18/02/2022

O livro começou até bem escrito mas não tem nada que prende, a narrativa parece muito superficial. Na segunda metade fui me sentindo muito mais preso e envolvido, principalmente por que a personagem deixa de ser apenas cínica em pensamentos e pontos de vista e passa a ter ações que vão deixando tudo cada vez mais perturbador. Fui sendo cativado e acabei gostando bastante mesmo, e as questões levantadas sobre maternidade são tantas, algumas realmente relevantes. Pra mim não teve final direito, a história só foi interrompida, mas não me incomodou também.

Renata 19/02/2022

Sempre pensei na leitura como uma forma de se colocar ou enxergar uma perspectiva a partir de uma outra pessoa, no caso, dos personagens.
Em ?A Pediatra? vivenciei demais essa experiência, apesar de não concordar com atitudes que ela toma, foi interessante conhecer como a mente dela funciona!

?(?) sente a dor de Jesus que morreu, mas não se comove com quem está vivo.? (Pág.: 154)

Ferreira.Souza 19/02/2022

Criatividade - domínio de texto e talento
A pediatra , pra mim que sou médico mostra o quanto uma escritora pode ser criativa, melhor livro que li até agora em 2022, olha que li José Saramago e meridiano de sangue , a pediatra é reflexivo e ao mesmo tempo envolvente

Larissa Verena 19/02/2022

Que surpresa! Li por indicação do Book.ster e gostei muito.
A protagonista e narradora é Cecília, uma pediatra que não gosta de crianças. Ela é fria, indiferente, egoísta e sem empatia, mas acaba se ligando emocionalmente, de forma doentia, ao filho de seu amante.
Criativo, envolvente, divertido e perturbador.

Felipe.Camargo 19/02/2022

34º Livro do ano: A pediatra, Andrea Del Fuego

Entusiasmado por desafios literários, resolvi ler o segundo livro do desafio @books.ter, já que o primeiro eu já havia lido e gostado demais.
O livro da escritora brasileira, narra em primeira pessoa um momento da vida de uma pediatra - Cecília, que apesar de sua profissão, não gosta de crianças. Com uma linguagem, marcada por certo humor ácido, a personagem aos poucos vai desenvolvendo uma empatia, o que no início da estória parecia quase impossível - que confesso não tinha me cativado.
A leitura é interessante e rápida, com várias situações bem paradoxais, cheia de jargões médicos.
Mais uma grande autora brasileira que eu descubro!

lucianem 19/02/2022

A Pediatra
Lido por recomendação do Pedro Pacífico para o Desafio Bookster 2022.
A obra conta a história da pediatra Cecilia, que não gosta de crianças, porém desenvolve seu trabalho com competência, mas sem envolvimento emocional, até conhecer o filho de seu amante.

Margo_livros 19/02/2022

Tristeza
Falar o quê? Começou sem prender atenção, e desenvolveu numa sequência sem graça com a narrativa de uma personagem, em síntese, com destaque para o negativo.

Talvez, o único ponto enaltecido de forma positiva era o conhecimento profissional, mas mesmo assim fora de equilíbrio.

Não conhecia a autora, mas por este livro não me agradou ?????

Robson 20/02/2022

A medicina como ela é
História diferente curiosa e divertida. Com uma escrita em um ritmo crescente e intenso. Médicos irão se identificar, recomendo a todos independente da profissão

Isadora Urbano 20/02/2022

Bom...
...mas esperava mais. A narrativa infelizmente recai numa ideia de anti-clichê que em si mesma acaba reforçando aquilo que parece querer contrapor, já que Cecília é uma personagem, no geral, muito plana. Pelo menos o desenrolar da história dá um pouquinho a mais de complexidade a ela, a partir do envolvimento com Bruninho. Nesse sentido, já que é uma história que se desenvolve principalmente ao redor da personalidade incomum da narradora (e não exatamente de um conjunto de ações, uma "fábula"), achei meio fraco o jeito como essa personagem foi construída. Ela é incomum, mas é um tanto achatada; digamos, coerente demais.
Na verdade, o melhor talvez seja a possibilidade de captar a ironia da autora através dos pensamentos da narradora, que manipula a história a favor seu ponto de vista sem anunciar -- algo a que devemos estar atentos desde pelo menos Dom Casmurro, mas que às vezes nos escapa.

Andrezza Lima 20/02/2022

Cecília é uma pediatra que não gosta de crianças, na verdade ela não tem empatia por ninguém. Nem por sua mãe, colegas de trabalho e até seu marido. Todas as suas atitudes são extremamente egoístas aonde ajudar ao próximo, significa tirar proveito de algo. Até o dia em que algo em seu coração muda e ela surta de vez.

Roberta 20/02/2022

Uma leitura rápida que apesar de eu achar que ia me gerar incômodo o fato da pediatra não gostar de crianças, não gerou porque isso não impacta no trabalho dela. Ela segue os protocolos e não coloca em risco a vida das crianças. Contudo, uma criança em especial, Bruninho, cativa Cecília e desperta sentimentos de mãe apenas com relação a ele.

Lara 22/02/2022

Vi muita gente criticando o livro, mas eu gostei. A protagonista me passou a exata impressão que tenho da comunidade médica, dos partos humanizados, das firulas cotidianas. Acho que li na época certa, mas entendo a preguiça que algumas pessoas sentiram ao ler.

Fica aqui meus parabéns a Andréa Del Fuego. E ah, antes que eu me esqueça: essa capa remete a muitos cenários possíveis de enredo, mas nenhum deles tem absolutamente nada a ver nem com a história, nem com a protagonista. A imagem que bolei dela é totalmente diferente!

Lau 22/02/2022

É preocupante gostar da Cecília? Preciso de terapia?
Não é que eu odeie crianças, é que essa mulher é uma pérola! A história de "A Pediatra" vai contar nada mais, nada menos que um recorte da vida dessa personagem permanentemente crítica sobre tudo.

Em capitulinhos de 2 a 4 páginas, a pediatra que odeia crianças consegue ofender todo mundo com as sentenças mais criativas que já li na vida. A sinopse não mentiu quando falou em "humor cáustico" - algumas coisas que ela diz são tão ácidas que quase queimam. E, pra ajudar ainda mais a sua personalidade pouco gostável, ela sempre se acha o centro do universo.

Não é alguém com quem você gostaria de se relacionar na vida. Mas, olhando de fora, meu senso de humor talvez pouco criterioso me fez adorar cada segundo. A cabeça da Cecília trabalha de um jeito diferente, parecendo estar sempre plena no meio do caos - que nem aquele meme do cachorro na sala pegando fogo. Quando ela sabe que tá fazendo uma coisa absurda, ela finge pros outros que está tudo normal. Quando ela falava mal de grávidas e crianças, eu segurava o riso. E toda vez que ela lançava mão de um autoelogio, eu morria de rir.

Nunca imaginei que iria gostar tanto desse livro. Não é o tipo de história que costuma me empolgar. O interesse que tive em lê-lo, na verdade, foi bem súbito e sem explicação. Ainda bem que tive, porque me diverti muito.

Dezi 22/02/2022

Um livro curto e rápida leitura. Apesar da personagem principal ser meio odiável, acabamos nos envolvendo com ela e entendendo alguns de seus pontos, enfim, um ser humano com qualidades e defeitos (no caso dela mais defeitos que qualidades).

@limakarla 22/02/2022

Que livro incrível? Mais um nacional por qual me apaixono incrivelmente. Um livro sobre ser mulher, sobre o ser mãe. Sobre ter uma profissão apenas pra cumprir protocolo. Sobre não ter das ?melhores? personalidade. Enfim, um livro sobre uma pessoal real.