Billy Summers

Billy Summers Stephen King
Stephen King

Resenhas - Billy Summers

Lohane 03/02/2024

O melhor personagem do King, apesar de ser um homem ruim.
Eu poderia facilmente ler mais 472 páginas da história do Billy, da história da Alice e da história dos dois juntos.
Nesse livro de 2021, o Stephen King tá menos prolixo, o que deixa tudo muito mais dinâmico, mas não se afasta nem um pouco da genialidade e riqueza de detalhes com que ele sempre escreveu. A diferença é que aqui, todos os detalhes descritos são importantes e se encaixarão como tal em algum momento.
Apesar de ser um thriller de ação, tem comédia, um toque bem doce de romance e muito drama (que é um dos meu gêneros preferidos).
Quanto aos personagens, tem de tudo: os detestáveis (tão horríveis quanto só o King é capaz de criar), os cativantes, os apaixonantes (eu sempre vou ter uma queda pelo Billy), os humanamente corajosos... tem pra todo gosto.
Mais um que entra pra minha lista de favoritos, apesar de ter destruído meu emocional.
Caio 03/02/2024minha estante
Bela resenha. Parabéns!

Vanderley.Candido 01/02/2024

Como todos os livros que li do Stephen King, o livro é cheio de quero mais, sempre bem contado, o começo parece chato, mais depois da primeiro quarto, o livro fica impossível de parar de ler

Mazu.Prince 30/01/2024

Um dos livros mais interessantes do King. Não envolve terror, mas tem suspense. Eu diria que se parece com um filme de ação, porque a trama acompanha um assassino de aluguel ajudando uma mulher que foi vítima de estupro. É bem legal e tem referencia direta ao Iluminado, afinal aparece o hotel Overlook destruído. Enfim, muito interessante, indico.

Lucas 28/01/2024

Como todo livro do King, Billy Summers é uma montanha russa de emoções. Essa é a história de um veterano da guerra do iraque que acha uma forma de ganhar dinheiro através de assassinatos de aluguel, e tudo vai muito bem, até o dia em que decide aceitar um último trabalho que vira sua vida do avesso.
Uma história de traumas, perdas e vingança escrita com maestria.

Theu 27/01/2024

Um livro muito bom, cheio de reviravoltas do início ao fim, muito empolgante pra ler, porém realmente tem umas partes do livro que não agrega em nada na história, e não faria diferença alguma para a narrativa, todavia foi só essa parte de menos interesse no livro, pq ele realmente é espetacular.
edilsonjoaquim 28/01/2024minha estante
para ler esse precisa ler algum outro para entender ou ele é independente?

Theu 31/01/2024minha estante
Independente

Remy Olem 25/01/2024

Stephen king nunca decepciona
O mestre, é mestre em qualquer gênero pelo jeito. Eu amo a escrita dele, parece que ele não coloca uma vírgula desnecessária, então imagina sobre a história e os personagens. Eu fiquei apaixonada pelo Billy, pelo Buck e até mesmo pela Alice. Ótima trama, rápida, sem rodeios. Super indico!!

Denise 24/01/2024

Billy Summers
Precisava mesmo de um grande livro do King para começar o ano! Aqui temos uma incrível história de redenção de Billy Summers, um matador de aluguel que só aceita o serviço se achar que é uma pessoa muito ruim. E justamente no último serviço aceito, já que ele quer se aposentar, que as coisas ficam realmente estranhas. Eu me emocionei demais com esta história, como sempre me sinto um pouco órfã quando acaba.

Helio 24/01/2024

"Por que você sempre banca o burro, hein?" "Não sei do que você está falando." "Olha aí, de novo."
"É mais seguro assim. O que eles não sabem sobre você não pode te fazer mal. Nem voltar para ti assombrar."

DidiVioletta 21/01/2024

Mais um do King pra lista de lidos. Mais um grande livro desse grande autor. Queria um final feliz, mas sabia que com o King nem sempre temos o que queremos no fim. Mas a jornada valeu a pena.

Heria 21/01/2024

Que 🤬 #$%!& !!
Completamente desestabilizada emocionalmente, o 🤬 #$%!& do King simplesmente fez com que eu me importasse com a 🤬 #$%!& de assassino de aluguel.

Me encontro devastada e com a saúde mental por um fio. Dito isso, 5 estrelas favoritado.

taewine 19/01/2024

Billy summers
O enredo eh de fato interessante e o final realmente não desapontou fiquei mt triste capenga, mas não eh meu fav do king!

Quequel 19/01/2024

Esse livro foi bem diferente do que eu estava esperando, bem mais emocionante e bem mais "bonito".
Eu gostei muito do Billy, muito mesmo, é um personagem por quem a gente torce do começo ao fim, mesmo que ele seja "um homem ruim".
A leitura é maravilhosa, chega um ponto que não te resta outra opção além de ler tudo até o final.

a voz que lê 16/01/2024

Um noir à la King
Billy Summers é um matador de aluguel, uma pessoa ruim que só dá cabo de pessoas realmente ruins; até me lembra o Dexter, um assassino de assassinos. Ele quer se aposentar e aceita um último serviço. Familiar, não acha? O próprio Billy tem conhecimento dessas histórias sobre um último serviço que tem tudo para dar errado. Ele lê, é um homem inteligente, mas se faz de burro para os demais, para se proteger e ao mesmo tempo não ser trapaceado se as coisas apertarem, sem desconfiarem que ele sabe bem mais do que aparenta. Mas é um profissional e confiam nele. O seu último alvo é uma pessoa especialmente ruim: outro matador de aluguel, mas este já não tem muita ética e também faz mal a pessoas inocentes. O problema é que ele será escoltado para uma audiência num forum só dali a algum tempo, então Billy precisa esperar. Para isso, passa a viver naquela vizinhança sob o disfarce de um escritor de primeira viagem que já tem agente e tudo. Ele começa a escrever sua própria história. E conforme o grande dia de realizar o seu serviço se aproxima, a desconfiança de que algo não parece certo enche a cabeça de Billy, que precisa estar preparado para o pior.

Stephen King é mais conhecido como o mestre do terror, mas sempre variou ao longo de sua carreira e ultimamente tem trabalhado mais em outros gêneros, como o policial. Aqui temos um thriller que tem ares de filme noir, pelo menos no início. E isso se reflete na escrita: em terceira pessoa, numa narrativa mais enxuta, frases mais curtas se comparadas com as que lemos em muitos de seus calhamaços clássicos (Stephen King tornou-se bem menos prolixo nos últimos anos, o que é muito bom), mas passa muito bem aquela impressão de história noir como se fosse narrada pelo próprio Billy, que é o principal foco aqui. Percebe-se que o King trabalhou em seu texto para causar uma impressão diferente de sua narrativa habitual.

E ainda temos mesmo a narrativa de Billy, em primeira pessoa, com ele contando a própria história num livro que surgiu de um disfarce só para matar o tempo, mas ele descobre ter aspirações maiores conforme dá um mergulho em seu passado. Vemos como ele se torna como é no presente e a história do livro de Billy até mesmo alcança o momento presente. O clímax ocorre quando o lemos narrado por Billy em seu livro. É interessante notar que a sua voz narrativa se transforma ao longo do texto: com ele narrando igual criança quando conta sua infância e a narrativa vai amadurecendo conforme ele narra sua vida adulta. Esse livro de Billy serve como uma maneira de apresentar a sua história pregressa e desenvolver o personagem, mas também ganha toda uma importância diferente mais ao final, tanto para uma personagem que entra em determinado ponto da história quanto para o próprio leitor em si.

A história se desenvolve num processo de espera que Billy deve passar, primeiro para realizar o seu serviço e depois para ir atrás de quem o passou para trás. Mas esses longos momentos de espera não são ociosos e nem tornam a narrativa enrolada. Muito pelo contrário: são nesses momentos em que entram na vida dele pessoas que despertam em Billy o seu melhor lado e fazem ele redescobrir em si uma pessoa bem diferente daquela persona ruim que ele tem carregado durante seus anos de matador. O ruim é que ele pode frustrar demais essas pessoas ou mesmo colocá-las em perigo, e o conhecimento dessa parte ruim passa pela cabeça de Billy várias vezes, surgem de maneira antecipada. O livro é cheio dessas antecipações durante os períodos de espera até os momentos em que Billy precisa agir. Mas o leitor é recompensado mais ao final, embora nem sempre as coisas saiam como o combinado. Gostei do final do livro, pois é condizente com o todo.

O livro também referencia um dos maiores clássicos do mestre, e não é só uma referência passageira, mas quase todo um acontecimento extra na história. Quase porque essa referência a eventos sobrenaturais nem mesmo influencia diretamente na jornada de Billy e também não quebra o realismo pé no chão da mesma, mas quase serve como um elemento desorientador para o personagem enquanto ele se recolhe na casa de um colega e espera o momento certo para agir, enquanto escreve um pouco mais de sua história. Também é um lembrete de que mesmo esses elementos sobrenaturais e fantásticos ainda coexistem com a realidade, mesmo que Billy não viva nada disso e suas preocupações na vida sejam outras, em que matar ou morrer faz bem mais parte do seu jogo pessoal. Mesmo com isso não sendo diretamente relacionado com a história, é sempre bom ver que essas histórias do King mais clássico ainda vivem em nosso imaginário e no do próprio King. Gostei da maneira como isso se desenvolveu dentro deste livro, apesar de ser uma coisa à parte da história principal.

Agora, não podia deixar de falar como King está afiado ao fazer suas alfinetadas de cunho político de um jeito que a gente até já viu algumas vezes antes em suas obras, mas aqui vem de uma maneira bem mais explícita. Uma galera aí não vai gostar muito, mas paciência. Acho que é o livro do King que de maneira mais direta se posiciona contra figuras conservadoras que escondem um lado sujo e perverso por trás de uma hipocrisia que se disfarça de virtude. O Trump é um dos alvos favoritos do mestre, o que não é uma novidade para quem o acompanha no Twitter. É claro que o King já fez comentários sociais e políticos usando a voz de personagens de maneira espalhada em outros livros, mas aqui ele é bem mais enfático, então ninguém pode afirmar que ele não dá importância ao tempo em que ele vive ou que não é um autor politizado, muito embora, ao lembrar de Bill em IT, a gente também pode se perguntar por que toda história tem que ter um significado maior para o meio literário. Por que uma história não pode ser só uma história? E Billy Summers ainda pode continuar a ser uma boa história mesmo para quem eventualmente se morda com seus comentários ácidos sobre o lado mais sujo da extrema direita.

Billy Summers é um dos livros de King melhor integrados a realidade atual (é até um livro pré-pandemia, que chega a ser mencionada em determinado momento, tendo sido escrito entre 2019 e 2020), mas ainda é uma história repleta de momentos emocionantes e personagens carismáticos. Um dos bons livros recentes do mestre.

Renata_ Pandora 16/01/2024

Um dos meus filmes favoritos é O Profissional, esse livro me lembrou um pouco o filme, gostei muito! Demorou pro Billy perceber que ele e nem ninguém são boas pessoas ?.

fabianasouzaon 07/01/2024

Quando faz sentido?
Vou ponderar. Só queria dizer que, terminei não apenas um livro, mas compreendi o significado da continuidade do fim.
Nem por isso dói menos, pelo contrário!

Então?
Ele faz á democracia dele. Influencer de milhões e Spoiler de bilhões ( e ah, é bom conectar sentimentos passados entrelaçando aos novos, saber que tudo mudou e continuará mudando)
As entrelinhas. Os gigantescos pequeninos detalhes, o modo? e em como.
O enredo me tirou o fôlego, a narrativa o trouxe de volta? é o modo, simplesmente o modo que ele fez? perfeito! Perfeito pra mim!??????