Além do Oceano

Além do Oceano Maja Lunde

Resenhas - Além do Oceano

Leticiavazl 11/10/2021

Livro importante
Esse livro foi uma grande surpresa, no bom sentido. Já sabia que o tema é extremamente importante (a água e a relação humana com ela), mas não imaginava que a autora trabalharia tão bem duas visões tão diferentes ao longo desse romance.

Esse livro fez eu me sentir aliviada por ainda estarmos em 2021 e ainda poder aproveitar a chuva; fez eu me sentir triste por pensar que talvez as gerações seguintes não possam desfrutar de algo tão simples e comum para nós e fez eu me sentir ainda pior por saber que tabém é minha culpa; fez eu me sentir esperançosa sobre as relações humanas e fez com que eu me identificasse com personagens nada perfeitos de uma forma extremamente natural.

Todos deveriam ler esse livro é refletir sobre nossas ações, nosso futuro enquanto especie, nossas atitudes individuais e coletivas

Leti 11/11/2021

Muito emocionante
Além do Oceano de Maja Lunde é um livro profundo que trata de modo incrível a finidade da água em um futuro próximo. A narrativa é intercalada entre Signe, uma mulher ativista de quase 70 anos no ano de 2014, e David em 2041, o qual foge de sua cidade natal com sua filha pequena e na pressa de escapar das chamas e da seca, acaba se separando de sua mulher e seu filho mais novo.
A trama gira em torno de Signe fazendo de tudo para preservar a natureza e seu bem mais precioso: a água, e das necessidades que a população enfrenta anos depois com a sua escassez. O destino dos dois narradores se entrelaça de uma forma única e inesperada quando David encontra uma embarcação abandonada, a qual pode mudar o destino do mundo.
A escrita de Lunde é de certa forma um pouco complexa, uma vez que a narração muda constantemente de personagens avançando e voltando anos, logo é necessário prestar atenção aos detalhes para não perder a essência do livro.
Maja Lunde transforma a personalidade dos personagens conforme o ambiente no qual vivem, no caso de David, ele se torna uma pessoa egoísta, capaz de roubar, brigar e trair em função do desespero e da fome, já Signe é capaz de largar uma vida economicamente estável e um relacionamento de anos para lutar por causas aparentemente perdidas.
Em alguns momentos da leitura eu lembrei do livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo, no qual o escritor nos mostra como o ser humano pode mudar completamente suas ações e pensamentos em um ambiente diferente do seu habitual; e como a escritora de Além do Oceano faz essa mudança é incrível, de forma gradativa, muito bem escrita e interessante.
Eu acho uma leitura extremamente válida, o livro nos faz repensar sobre o quanto somos privilegiados por termos tanta riqueza natural em nosso país, além de nos conscientizar em como é importante cuidar do meio ambiente.
Além do Oceano foi um livro 4 estrelas para mim, não dei nota máxima em função de não ter muitos plot twists e ação, porém os pontos positivos da leitura são muitos, além do conteúdo em si ser importantíssimo, logo recomendo o livro para quem gosta de distopias, relacionamentos e personagens complexos.

Shellan Irene 28/11/2021

Impactante
A história me impactou desde a primeira até a última palavra (é bom manter uma caixinha de Kleenex por perto, #ficaadica) O livro está muito bem escrito e a história é profunda e comovente. A caracterização é muito bem feita. A alternância de capítulos faz com que o leitor seja um ser onipresente, capaz de presenciar as ações no 'presente' e as suas consequências 'imediatas' no 'futuro'. Os personagens são criveis e é impossível não se preocupar com cada um deles. Uma leitura empolgante, mas ao mesmo tempo arrepiante e angustiante, por ser muito real. Existe a real possibilidade de acabarmos nessa situação no futuro (talvez não muito distante) se não tomarmos medidas sérias para tentar salvar nosso planeta antes que seja tarde demais. Somos constantemente confrontados com a necessidade de repensar a nossa própria opinião. Não há uma luta entre o bem e o mal. Não há nem heróis, nem vilões, apenas pessoas tentando fazer o melhor de suas vidas, tentando superar os obstáculos. O livro me fez refletir sobre a fragilidade da vida humana e sobre o impacto das nossas próprias decisões.