O baile das loucas

O baile das loucas Victoria Mas

Resenhas - O baile das loucas

1 | 2 | 3 | 4

Maria 24/04/2024

Pra falar a verdade, fiquei bem decepcionada com a história em si. Assisti ao filme quando lançou e adorei, esperava que o livro fosse tão legal quanto, mas findou que achei meio desinteressante, salvo algumas partes de descrições do hospício e sobre a vida pessoal de algumas das mulheres. Porém, as histórias principais não me despertaram nenhuma emoção (a não ser de tristeza, por não ter gostado tanto assim de um livro que eu queria favoritar). Achei meio sem alma, Carla Madeira ia fazer um estrago emocional em qualquer um, se ela pegasse uma ideia dessa.

Floreios 31/03/2024

Paris, França
Na cidade de Paris do final do século XIX, um dos eventos mais esperados do ano pela nata parisiense era o baile da mi-carême - o Baile das Loucas - momento em que as pacientes do Hospital psiquiátrico de la Salpêtrière eram expostas a sociedade com suas melhores roupas e fantasias.
As sessões de hipinose, presididas pelo famoso dr. Charcot, em mulheres consideradas loucas tinham a promessa de transformá-las em "direitas".
O romance de Victoria Mas traz mais um repulsivo momento da história das mulheres em uma sociedade patriarcal que dita padrões e comportamentos.

[Trechos] "Um depósito de mulheres que atrapalham a ordem social. Um sanatório para aquelas cuja sensibilidade não atende às expectativas. Uma prisão para todas as culpadas de terem uma opinião [...] As mulheres do La Salpêtrière não eram mais leprosas cuja existência se queria esconder, e sim bobas da corte expostas em plena luz, sem nenhum arrependimento."

GiArgia.Gschwendtner 18/03/2024

A loucura incomoda
A loucura sempre foi um ponto de vista, e muito relacionada ao comportamento das mulheres, talvez por isso esteja no feminino ??

Bem, foi um livro desafiante porque tenho uma situação particular envolvendo o tema, mas achei a discussão pertinente. Um retrato verídico e real sobre como as mulheres são vistas e se relacionam.

É um retrato ao mesmo tempo sensível e que nos faz refletir sobre nossas vozes e o quanto ainda estamos próximas a essa realidade.

valmir 23/02/2024

Loucas?
"-- E você acredita quando um homem fala? Minha pequena Louise... Os homens sabem dizer o necessário para conseguir o que querem."

Paris,1885 , a Cidade Luz , esconde suas trevas em nome da ciência patriarcal.
Mulheres injustiçadas, violentadas, amordaçadas ; por todo tipo de preconceito constituem uma ameaça a sociedade machista.
Loucas??? Ou sobreviventes.

Bruno 20/12/2023

O que é a loucura?
Fechando o ano com uma grata surpresa. Sinceramente não achava que o ?Baile das Loucas? tinha grandes pretensões, mas gostei do enredo, que mistura espiritismo e discute o papel social da mulher, além de propor um debate sobre o que de fato é a loucura.

Com uma escrita fluida, a história envolve o leitor desde a primeira página. ?Baile das Loucas? vale muito a leitura. Só não fica com a nota máxima porque o final deveria ter sido mais bem desenvolvido, menos repentino.

Nota: 4,5/5

Ju 15/12/2023

Livro sensacional, quis gritar pelas mulheres
Quis gritar lendo esse livro "NAO SOMOS LOUCAS". O sentimento de impotencia, pelas mulheres que assim como as pensonagens deste livro foram encluasuradas na vida real por serem mulheres.

Andreza.Lima 19/11/2023

Confesso que criei uma certa expectativa em relação a esse livro. Sua leitura é fluída e sua história promissora, mas infelizmente trabalhada de forma superficial.

Ana 22/09/2023

Não é de hoje que lemos tantos livros que falam sobre os manicômios, onde muitas vezes,mulheres que não seguiam as regras da sociedade eram trancafiadas. E esse é mais um que nos mostra as atrocidades cometidas contra mulheres que eram internadas nesses lugares contra suas vontades, submetendo-se à todos os tipos de violações.

Gabriela 15/08/2023

Quem é louca?
Um dos livros que mais grifei trechos pra reler depois! É pesado, é intenso, é forte, mas a sua maneira, também é bonito? recomendo.

Paula 18/07/2023

O livro me lembra o livro sobre Gênero e dispositivo da Valeska Zanello, no sentido do que diz respeito a influência da cultura machista sobre as mulheres. Não gostei tanto do final de alguns personagens, achei que foi um pouco "forçado", não sei se cabe a palavra.

MarAlia 13/07/2023

O baile das mulheres.
É um livro bem forte no sentido de gatilho então eu aconselho pesquisar sobre antes de ler.
Eu gostei, apesar que alguns gatilhos me pegaram o que atrasou a leitura.
Pretendo ver o filme em breve!

angelica.martin 27/05/2023

......
A fé inabalável em uma ideia leva ao surgimento de preconceitos. Já contei como me senti serena depois que comecei a duvidar? É, não deveríamos ter convicções: devemos poder duvidar de tudo, das coisas, de nós mesmos. Duvidar. Isso me parece tão claro desde que estou do outro lado, desde que durmo nas camas que antes me causavam horror. Não me sinto próxima das mulheres daqui, mas agora as enxergo. Tal como elas são.

Ginakellycruz 21/04/2023

O que é ser louca?
O livro narra a história de mulheres pacientes de um hospital psiquiátrico em Paris, e apesar de ser um livro de ficção, a autora traz alguns fatos históricos reais, como também figuras importantes como Charcot. Apesar do livro ser no contexto relacionado a saúde mental, a autora traz muitas críticas acerca da forma como nós mulheres somos vistas e tratadas ao longo da história. Fica alguns questionamentos, tais como: O que é ser louca? Será que essas pacientes são loucas ou apenas não quiseram seguir as normas sociais? Quem dita e valida essa norma? Quem protege esse patriarcado? Apenas homens ou mulheres também? Pq as mulheres são ensinadas desde o nascimento a proteger um patriarcado que as oprime e machuca?

? Agora que era uma louca entre outras loucas, ela parecia, enfim, normal.?

Giovanna.Oliveira 19/03/2023

O tema me atraiu logo de cara, pois gosto muito de histórias que tratam de temas como a ?loucura? e as ?histerias femininas? dos séculos anteriores, porém sinto faltou desenvolvimento da obra, algo mais completo que tornasse o livro algo mais tocante.
Alguns aspectos ficaram mal explicados, e sinto que a autora ?correu? um pouco com o texto, mas não deixa de ser uma boa obra, acredito que quem gosta de obras mais curtas vá apreciar muito.

1 | 2 | 3 | 4