Os Elefantes Não Esquecem

Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

Douglas14 31/07/2023

Trama sensacional
Esse livro não me fisgou nos primeiros capítulos. Tenho que admitir que até a metade do livro eu tive uma certa dificuldade de conseguir gostar da história, mas depois que as peças começam a se encaixar tudo fica muito mais prazeroso.

debs 31/07/2023

Leitura fácil e rápida, gostei bastante da história. sobre o plot, deu pra imaginar algumas coisas mas ainda assim a autora conseguiu surpreender

Bianca.- 31/07/2023

Os elefantes não esquecem
Foi um dos últimos livros escrito pela Agatha Christie com o famoso detetive Hercule Poirot, a sua escrita sendo sempre perfeita e a obra nunca decepcionando.
Esse foi o único livro dela que eu consegui resolver o mistério antes de ler o final do livro.
O Hercule e sua amiga tem que resolver um mistério antigo que deixara muitas dúvidas e nunca foi verdadeiramente solucionado. Afinal quem matara quem naquele dia ? É a dúvida que propaga em boa parte do livro.
Eu recomendo esse livro para as pessoas que gostam de romance policial.

Fernanda631 31/07/2023

Os Elefantes Não Esquecem
Os Elefantes Não Esquecem foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em novembro de 1972.
Os elefantes não esquecem foi uma das últimas obras escritas por Agatha Christie e chegou às livrarias em novembro de 1972. Nesse volume específico, temos um caso de Poirot, porém temos uma peculiaridade: o detetive irá desvendar uma tragédia que aconteceu há 12 anos atrás.
A trama começa quando a escritora de romances policiais Ariadne Oliver (que aparece em outras histórias de Christie) é abordada por uma desconhecida durante um almoço. A mulher, que se chama Sra. Burton-Cox, questiona a autora sobre uma tragédia ocorrida 12 anos antes.
Ao ser convidada para um evento em sua homenagem, contrariando o costume decide por ir. O evento começa de maneira agradável e a Sra. Ariadne Olive está se divertindo até o momento em que uma mulher desconhecida, que se apresenta como Sra. Burton-Cox, faz um questionamento bastante indiscreto e deselegante a respeito de uma tragédia que aconteceu há 12 anos atrás com a família Ravenscroft, onde o casal, aparentemente, se matou (um pacto de morte?) deixando dois filhos órfãos.
Na ocasião, o Sr. e a Sra. Ravenscroft foram encontrados mortos e a conclusão da polícia foi que o casal tinha feito um pacto suicida. A Sra. Burton-Cox gostaria de saber se foi o marido que matou a esposa primeiro e se matou em seguida, ou se tinha acontecido o contrário. Ela faz a pergunta para a escritora pois Ariadne Oliver é a madrinha de Celia Ravenscroft, filha do casal morto. Celia está noiva de Desmond, filho da Sra. Burton Cox.
A Sra. Burton-Cox crê que, por ser madrinha da jovem, a escritora possa ter alguma informação a mais por ter conhecido intimamente o casal. Entretanto, este questionamento provoca um verdadeiro desconforto e constrangimento na Sra. Oliver ao passo que, também, atiça a curiosidade da escritora. Ariadne Oliver fica tão instigada que acaba procurando seu amigo e famoso detetive Monsieur Poirot.
Apesar de achar a pergunta descabida e invasiva, Ariadne Oliver decide investigar essa questão e pede ajuda a um amigo seu, um brilhante detetive belga, Hercule Poirot.
Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie.
Juntos, Poirot e a Sra. Oliver se propõe a esclarecer não um, mas vários problemas: por que Sra. Burton-Cox queria saber sobre aquelas mortes? Por que o casal Ravenscroft teria feito um pacto suicida? E será que eles realmente tinham planejado morrer juntos?
Ambos acabam "firmando" uma parceria para tentar descobrir o que aconteceu no passado e o que levou o casal Ravenscroft a aparecer morto em uma colina. Para desvendar esse mistério Poirot terá que ir em busca dos arquivos legais do caso, ao passo que a Sra. Oliver terá que visitar "elefantes", ou seja, pessoas que eram amigos íntimos do casal e que possam saber de algo sobre a tragédia.
Mais do que a investigação desses mistérios, acredito que Agatha Christie quis abordar em Os elefantes não esquecem questões relacionadas à memória e à passagem do tempo. Para encontrar suas respostas, a Sra. Oliver e Poirot precisam entrevistar pessoas que conviveram ou trabalharam com a família Ravenscroft na época das mortes. O problema é que muitas delas estão velhas e com problemas de memória. Ou elas não se lembram com exatidão do que aconteceu, ou confundem os fatos reais com histórias que ouviram.
Poirot e Ariadne Oliver também estão velhos e o conflito entre gerações é evidente. A Sra. Oliver comenta como as jovens “de hoje” não se preocupam com o casamento, se afastam dos pais e se apaixonam por cantores de rock. Não há julgamentos, entretanto: Celia e Desmond, os personagens mais novos da trama, são apresentados como responsáveis e decididos.
Hercule Poirot segue brilhante como sempre e Ariadne Oliver é uma personagem especial (a cena em que ela se irrita com a moleza da nova empregada é muito engraçada). Alguns dizem que a personagem-escritora seria uma representação da própria Agatha Christie. E falando nisso, existem estudiosos que defendem que a “Rainha do crime” sofreu do mal de Alzheimer no fim da vida; se for verdade, pode ser uma explicação para o seu interesse pelo tema da memória.
É também um romance viciante e bastante interessante, de modo que ao iniciar a leitura dificilmente é possível parar, além disso, Elefantes não esquecem é uma leitura rápida.

Eduardo 30/07/2023

Os elefantes
Um bom livro é aquele que apresenta um mistério bem simples e direto, permitindo que o leitor descubra gradualmente a ideia por trás da resolução do enigma.

sarinha 27/07/2023

Mais uma releitura da rainha do crime onde eu não tinha lembrança nenhuma do que acontecia. Lembro de.ter.focado chocada na primeira vez que li, mas agora, tendo a oportunidade de reler a obra, com essa edição linda da Harper Collins, achei a história bem ok, apenas muitos personagens, o que pode vir a confundir o leitor mais desatento.

Thai.Campos 26/07/2023

Elefantes
Apesar da boa amarração na narrativa, esse livro foi mais agarrado que outros da autora. A referência aos elefantes se faz extremamente repetitiva, mas talvez tenha a ver com o estilo de escrita.

Lu 26/07/2023

Achei muito simples pra um livro da agatha christie mas entendo que foi o último e que ela já estava velha e cansada das próprias histórias então me solidarizo com a rainha

MairêCarrion 25/07/2023

Este foi meu primeiro livro da Agatha que eu li, estava bem ansiosa para ler um livro dela mas estava enrolando mesmo.
Achei que ia ser uma escrita difícil mas me surpreendeu que seja bem fluída - sem dificuldades.
A história é bem construída e desenvolvida mas n conseguiu me envolver ao ponto de ficar fascinada e n querer largar o livro para saber o que realmente aconteceu, talvez por ser de um caso de anos atrás e que n mudaria muita coisa mesmo para maioria dos personagens, dando a impressão que são mais pessoas ?abelhudas? que querem saber o que aconteceu - por mais que no livro fale que n é isso.
N me arrependo de ter lido - para mim acabou sendo um livro mediano - quero ler mais livros da autora agora, para tentar achar um que me prenda, já que a escrita e os mistérios em si parecem ser bons, sem contar com um ótimo desenvolvimento.

yasminsdreis 23/07/2023

Achei normal, com certeza não é o melhor da Agatha Cristie mas mesmo assim chega longe de ser ruim
vi bastante gente falando que achou o mistério bem fácil de resolver mas eu n cheguei nem perto de descobrir ? ?
enfim é só isso mesmo

Evaldo29 22/07/2023

Mais do mesmo
Boa leitura, a história muito bacana, até que gostei , apesar de achar muito previsível o final da história.

Débora Corrêa 22/07/2023

Explendido!
Esse é o primeiro livro de Agatha Christie que eu leio sobre um crime do passado, em que o mistério é resolvido pela averiguação das memórias e encaixe das peças. E eu achei tão Cold Case! Muito bom! Eu também já estava montando o quebra-cabeça junto com o Poirot e gostaria de dizer que eu daria uma boa detetive de casos antigos kkkkkk

4utor4 18/07/2023

Os elefantes dão pistas.
Sendo totalmente sincera, é o livro da Agatha Christie que eu achei mais fácil de desvendar o mistério. Se isso é em virtude do livro ser curto, já não sei.
O interesse é que eles não pensam apenas no fatídico acontecido, mas também em todo o pano de fundo e coisas passadas, e isso foi muito interessante ao decorrer do livro. Ainda mais as perucas.
Eu sempre ficava me perguntando: mas que diabos Poirot tem contra perucas?
Enfim, super divertido (e isso graças, receio, à senhora Oliver, figura divertida e carismática), envolvente e uma leitura bem fácil/rápida, podendo provavelmente ser lido até mesmo em um só dia.