A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

Jeh.Carvalho 27/11/2022

Prometeu tudo e não entregou
A história é ótima, bem construída, mas neste livro ficou confusa e arrastada, algumas pessoas foram perdidas durante este volume do livro sem motivo real, existiam vários outros desfechos possíveis.

O final não é muito convincente e não me parece muito justo olhando de uma forma geral.

Esperei muito dessa saga, ela me tirou de uma longa ressaca, mas depois desse livro tem uma grande chance de entrar em outra ressaca literária.

dalencarbabi 27/11/2022

Que m3rd4 foi essa?
Sério? eu tô sem palavras pra traduzir minha indignação com essa autora, de verdade. Poderia ter parado no terceiro livro, com aquela cena icônica no final.

Que porcaria de final foi esse?
Que desenvolvimento foi esse?????
Pq?

Acho que é minha maior questão. Saber o motivo! A Ophelie perdendo a habilidade de ser leitora, perdendo o Thor e tantos outros amigos, todo o background dos últimos três livros a autora soca no r4b0, praticamente.

Eu amei essa série, amei cada minuto, cada texto, cada cena, até o livro 3! Eu sofri, eu chorei, eu vivi tudo que a Ophelie viveu, eu me apaixonei pelo casal quando nem mesmo eles haviam se apaixonado ainda.

Eu não merecia esse final, o fandom não merecia, nem os personagens.

E se fosse dar um final triste pro casal, beleza, mas que pelo menos fizesse de forma digna!

Esse livro pra mim NÃO EXISTIU. Eu vou IGNORAR e viver num mundo onde Ophelie e Thorn terminam felizes, numa trilogia!!!!

Ana Clara 27/11/2022

Decepção
Eu tenho muito pra falar desse livro então vem o famoso alerta textão.
Eu amei os três primeiros livros, eu sei que muita gente fala que o terceiro não é bom, mas eu fiquei completamente imersa na trama e na forma como a autora escreveu a personalidade de cada personagem envolvido na trama.
Mas esse último livro é uma história completamente diferente, eu senti que a autora tirou a essência de quase todos os personagens secundários, personagens esses que foram de extrema importância para que eu me apaixonasse nessa série. Os personagens do Polo foram completamente apagados, tramas que foram construídas ao longo do primeiro e segundo livro foram deixadas de lado e pelo desleixo da autora, tudo o que a Ophélie conquistou no Polo ficou pra trás. Além do que, tem muitos personagens nesse livro que não tem motivação explicada, ou que são explorados de forma errada pela autora que atrapalha a fluidez do livro.
Outro ponto que me deixou bem chateada foi que a autora se perdeu no enredo difícil que ela tentou criar. Toda essa história de reverso, aerorgírio, Outro, eco e etc não foram bem explicados, não sei se por que ela não soube ou por não se interessar em explicar. O que ficou foi uma história confusa e que deixou milhões de perguntas mesmo depois do fim.
Mas uma coisa que me deixou pistola foi a Ophélie perder o que faz ela especial foi completamente desnecessário, a autora podia ter tomado um rumo diferente, com um sacrifício não tão importante pra personagem, afinal ela é a principal do livro e o que ela perdeu é tão especial pra ela que ela deixa de ser ela própria.
Daí vem o que me pegou de verdade, o Thorn. A construção da história dele com a Ophélie foi tão maravilhosa, foi feita de uma forma crescente mas muito reticente, muito pausada, por isso que nesse último livro eu esperava um final mais romântico. Ao longo da narrativa a gente teve a transformação do casamento deles de uma obrigação pra uma relação querida pelos dois e os dois se tornaram pilares na vida um do outro, então quando veio o final, eu fiquei completamente frustrada e decepcionada.
Pra resumir tudo, a Christelle cagou na história toda com esse último livro, ela estragou uma série que podia se tornar querida de muita gente por querer complicar demais sem nenhuma necessidade.
PS: Se alguém quiser reclamar desse livro comigo, sou toda ouvidos. Eu sinto que tem tantos pontos pra serem criticados que eu poderia ficar dias citando tudo que deu errado.
hxronjemz 15/12/2022minha estante
eu quero reclamar pq meu deus

flaviacoelhopena 23/11/2022

Aquilo fim que eu não queria, mas que tive que aceitar
Christelle não opta por um felizes para Sempre! Mas até aí é a vida.
Eu não esperava nada do que aconteceu nesse livro. Alguns pontos são desconfortáveis. Algumas opções da autora despertam raiva no leitor, mas ainda assim, eu entendi seu objetivo e por ter compreendido sua intenção eu tenho que dizer que termino essa série com tristeza de ter terminado e eu ainda querer acompanhar mais da história de Ophélie. Poucos livros deixam essa necessidade no leitor. Essa saudades! Você precisa conferir!

Natane 21/11/2022

Surpreendente
A série de livros termina minha bom com esse livro. Apesar de parecer que a trama se desenvolve lentamente e sem dar conexão entre tudo que acontece, no final de percebe que foi tudo elaborado para que o final fosse uma grande revelação. A verdadeira identidade de Eulalie é uma surpresa à parte.

Roberta Stieven 16/11/2022

Que surto!
Queria saber o que se passa na cabeça de uma autora que consegue escrever algo tão doido e complexo como isso!

Eu sou apaixonada pela saga da passa espelhos, e por já ter visto várias declarações negativas quanto ao desfecho, pensei que poderia me surpreender, pois eu já li histórias em que o final fica a mercê da interpretação do leitor e gostei, eu não me importo com isso, inclusive, não me aborrece finais tristes, acho que muitas vezes edifica, dá um gostinho de vida real, que faz parte da vida sentir dor. Mas confesso que me incomodou um pouco esse final. Não é algo que faz perder a beleza, genialidade e profundidade da obra completa, mas machucou lá no fundo.

Para todos os livros anteriores dei 5 estrelas e favoritei, para esse estou atribuindo a nota 3,5. Não necessariamente por causa do final, mas por ter tantos elementos confusos, me senti perdida na maior parte do tempo. Os ecos, a Victorie, anverso e reverso? gostaria que tivessem sido melhor explicados. Mas tudo bem.

Essa é uma história de fantasia totalmente original e que foge de tudo que já conhecemos, por isso merece ser lida e apreciada! Talvez seja uma história justamente para isso, para ler e curtir sem querer entender cada detalhe, é uma experiência para nos tirar da zona de conforto.

gabrielle 15/11/2022

NAO FOI ISSO Q EU PEDI
eu vou ate a França dar umas cacetadas nessa mulher
enfiei todo o meu senso crítico no lixo e não aceito dar nota alta p esse livro pq ele não acabou do jeito q eu queria é isso
gabrielle 15/11/2022minha estante
descobri q a autora mora na Bélgica mas a ameaça ainda é válida

Vivian 25/11/2022minha estante
Eu TO ASSIM juro por deus

slowlyroses 14/11/2022

Decepcionada
Depois de 3 livros muito bons, com uma história com bastante potencial, veio essa bomba. O enredo estava encaminhando bem nesse quarto livro, mas senti que o plot foi construído como se a autora tivesse apenas 10 minutos para escrever.
Simplesmente não houve mais a trama do Archibald e cia, sendo que eram extremamente importantes, principalmente porque eles estavam com o Outro. Eles aparecem em um capítulo e voltam no final num passe de mágica.
A autora começou a colocar a visão da Victoire no terceiro livro, achei que ela seria muito importante na história, mas a única coisa foi: fazer o Thorn se amar. Sério, para que? Ok que a frase "Mas o poço não era mais verdadeiro do que o Coelho de Odin" fez sentido, mas estava esperando que a Victoire fosse uma peça chave.
A premissa do "Mundo Invertido" é legal, mas foi escrito e desenvolvido de uma forma meio preguiçosa, porque afinal não foi muito bem esclarecido como descobriram os "ecos" antes do rasgo e como Eulalie sabia como transformá-los em energia. A revelação da identidade do Outro e da descoberta da verdadeira Eulalie foi feita às pressas e não teve um choque.
Além disso, o final poderia ter sido muito melhor, não porque eu queria que o Thorn tivesse voltado (o que eu esperava de verdade), mas porque não teve um grande impacto.
Enfim, em resumo, o livro enrolou, tirou algumas dúvidas, mas no fim, foi corrido e não muito bem desenvolvido.

GustavoSaboia 13/11/2022

O pior da série
Nossa, eu demorei mais nesse livro do que nos 2 anteriores juntos. Pra mim simplesmente não fluia, a narrativa foi muito lenta e cheia de detalhes difíceis de entender, fiquei me sentindo burro tendo que ler a mesma coisa várias vezes.

A história tinha um potencial ótimo, mas senti que a jornada que a autora escolheu seguir para chegar no final foi muito chata. Todo o plot da primeira parte, com a Ophélie em Babel, foi muito demorado. Já a segunda parte, quando deveria ser a ação, foram um monte de cenas confusas, deixando a emoção só para os últimos capítulos.

Como vários já falaram aqui, senti que a autora abandonou todos os personagens secundários que a gente gostava. Berenilde e Roseline praticamente não aparecem, enquanto o Archibald tem uma relevância bem pequena. O plot da Victorie parece que foi iniciado no livro passado e que a autora não sabia o que fazer depois dali. E pra piorar, o final do livro não me agradou em nada. Óbvio que em uma guerra existem perdas e consequências, mas senti que a autora não soube colocar o drama nessas partes. Algumas mortes que acontecem são tão repentinas que você custa a acreditar que aconteceram mesmo.

No geral, a série me decepcionou. O primeiro livro é confuso, mas constrói bem o mundo, fazendo o livro 2 ser ótimo, pra mim foi o melhor da saga. O livro 3 é ok e cria uma expectativa boa para o último livro. Porém, esse livro me faz não recomendar a série a ninguém.

Rabo_do_Cardan 11/11/2022

Sem spoiler
Vocês não têm noção do que foi esse livro
Minha cabeça ainda dói de tanto que eu chorei e do tanto que eu ainda quero chorar.

A Passa-Espelhos é uma saga que exige concentração, é um mundo milimetricamente construído e se vc n focar n consegue ir pra frente, mas é aí que começa a mágica.

É tudo tão bem estruturado que quando você percebe já tá imerso na história e nos personagens.

Tempestade de Ecos é, especialmente, um livro cheio de informações, de reviravoltas e voltas, quando você acha que entendeu há um verso e um reverso da verdade contada e quando perceber você já está se enganando junto com a protagonista.

No entanto, apesar de todas as perfeições, que não são poucas, o final em aberto me dói demais.

Isso não é spoiler, acho necessário que as pessoas saibam disso pq muita gente odeia finais assim, eu odeio também, mas eu não sabia.

É claro que não me arrependo de ler, ser tornou minha saga favorita, mas isso não significa q está isenta desse erro.

Se se sentir disposto a dar uma chance a esse livro apesar desse detalhe, dê. Vai valer a pena, acredite no que estou dizendo, você não vai se arrepender.

Eu também te desejo boa sorte, pq se você começar vai parar no mesmo lugar que eu, entre o amor intenso pela saga e o desgosto pela última página, você vai estar no entremeio.

Emilia.Reis 01/11/2022

Dor, caos e agonia
Gostei desse universo, dos personagens (esse casal complexo, pessoas esquisitas e fofas que vão se conhecendo, se transformando e desenvolvem um amor genuíno).
A história em si é cheia de nuances e reviravoltas, confesso que tô processando ainda, tanta informação.
Achei o livro 3 um tanto desnecessário, dava pra resumir e encaixar tudo com o último.
Me parece que algumas coisas ficaram sem sentido e meio soltas, mas no geral eu gostei.
Obs: é oficial (pra mim) autores franceses não apreciam finais felizes