Neuroses a varejo

Neuroses a varejo Aline Valek

Resenhas - Neuroses a varejo

lesbosoul 08/05/2024

Um deleite de leitura. me interesso muito por contos e priorizo protagonismo feminino. foi uma experiência bem curiosa compreender e assimilar os elementos fantásticos e inesperados que percorrem as o(s) universo(s) da autora aqui.

o primeiro conto, de nome desaparecida, é muito instigante e belo, preferido meu e de tantos outras. no mais, é uma leitura rápida e que compensa, recomendo no geral ??

Marcelo 17/04/2024

Ótima leitura
Livro com quatro contos curtos. Leitura rápida. Adorei os contos, criativos, divertidos e com muita ironia. O ponto comum dos quatro contos é a solidão e seus efeitos bizarros sobre os personagens. Recomendo a leitura.

moacircaetano 15/04/2024

Bom livro, os elementos fantásticos são descritos com pungência e uma certa delicadeza, nos primeiros contos, até culminarem com um humor ácido e escrachado no final.
Leitura rápida e divertida.

My_bn 03/04/2024

A forma que as histórias são feitas com uma pegada meio literal e maluca me agrada, até digo ser um método similar a algumas histórias estranhas que já escrevi, o grande porém é o pecar do "muito" por serem histórias curtas e todas se abraçarem nos mesmo aspectos, acaba por bater uma sensação de repetição e talvez pudesse estender mais ou variar. Esse sentimento também bate na minha própria escrita e me faz pensar que se posso pecar pelo exagero demasiado as vezes, perder a mão. Pra finalizar gostei bastante separadamente, meio imprevisível.

Jenny 29/03/2024

Profundo e intenso
Na introdução entendi o que a autora quis trazer a respeito de sua obra, sentimentos, profundidade e acima de tudo : o ser feminino. Como é ser uma mulher, os pequenos pensamentos que perseguem a mente até na hora do sono, os desejos intensos e sonhos que jamais serão esquecidos em uma memória distante. Como o fato de existir já é cansativo e a ideia utópica de em algum momento ter silêncio e paz por segundos parece ser tão sedutora e inebriante. É uma grande obra e carrega grande significado, uma leitura fantástica que prende a leitora até o final!

Julia3920 26/03/2024

Neuroses a varejo
Esse de longe foi o livro mais ESQUISITO que eu já li em toda a minha vida!, e olha que eu leio muito livro esquisito, mais esse se superou. De longe, o conto que eu mais gostei foi o conto "desaparecida", eu me identifiquei muito com ele, e o que eu menos gostei foi o "gravidite encefálica", apesar de eu não ter entendido nada do conto "nome sujo", se fosse para eu fazer um ranking, eu colocaria nessa ordem:
1°:Desaparecida.
2°:O que sonham a s pílulas.(achei a história muito interessante e me identifiquei).
3°:Nome sujo.
4°:Gravidite encefálica.
Se eu indico, não sei. Se a leitura vale apena:SIM!

Cleber 18/03/2024

Aline Valek
Depois de saber que As águas-vivas não sabem de si, chegou a hora de ler sobre as Neuroses a varejo.
Quatro histórias com as narrativas de quatro mulheres em situações fora do comum. Por meio da escrita da autora o normal é o fantástico e tudo é contado de uma forma em que cada situação inusitada parace ser comum e corriqueira. A mulher que desaparece, a gravidite encefálica e os sonhos com as pílulas, este último com uma clara referência à ficção científica.
O último conto, nome sujo, além do insólito e fantástico traz também um pouco de humor e crítica social que nos faz pensar em como a sociedade funciona e o quanto estamos cegos para tudo que acontece ao nosso redor.
É o segundo livro da Aline Valek que leio e recomendo para todos que adoram histórias fantásticas.

Michele 26/02/2024

Neuroses a Varejo
Neuroses a Varejo, de Aline Valek, é um livro de contos insólitos, divertidos, que transbordam criatividade.
Os contos são protagonizado por mulheres em situações absurdas: uma delas tem suas partes do corpo desaparecendo pouco a pouco, outra toma pílulas para sonhar, há uma cuja dor de cabeça culmina no surgimento de uma criança e, por fim, uma mulher com o nome sujo na praça, tão sujo que exala um fedor cada vez que alguém fala seu nome.
Um livro rápido e agradável de ler, aparentemente leve, mas profundo nas possibilidades de interpretação. Foi uma experiência incrível de leitura para a minha noite de domingo.

melmelmelmel 26/02/2024

Comecei esses contos sem pretensão nenhuma e sem ter a mínima ideia do que eu deveria esperar, essa história conseguiu me surpreender positivamente e confesso que fiquei com um gostinho de quero mais!

São contos bem pequeninhos mesmo, você lê isso tudo em coisa de 1h30 no máximo, protagonizados por mulheres, que você que tem algumas questões psicológicas escondidas nas entrelinhas. Todas elas vivem em universos (ou um mesmo universo) com coisinhas meio mágicas, o que acabou sendo uma das minhas maiores surpresas porque a autora colocou umas coisas super engraçadinhas, tipo as pílulas e o lance com nome sujo.

Dei boas risadas enquanto lia isso e eu super leria um livro de 800 páginas sobre a primeira história. Espero ter mais oportunidades de ler livros da autora, porque ela tem uma escrita bizarra de tão levinha e fluída.

writtenbybe 19/02/2024

Inesperado
Vi alguém pela internet indicando esse livro e, por achar o título interessante, resolvi ler. amo ler e escrever contos, e estava esperando aquele sabor de quero mais que só os melhores autores conseguem deixar, e a aline além de entregar o que esperei, ainda me tirou algumas risadas e me deixou algumas reflexões. fiquei encantada com sua criatividade e sagacidade, além do sarcasmo bem dosado e que preenche a narrativa quase como se fosse uma terceira pessoa. leitura gostosa de começo de tarde que eu desejava ter encontrado antes!

covcozy 17/02/2024

Livrinho curto, mas que agrega dms. Ao decorrer do livro têm várias histórias, com uma linguagem metafórica inteligente e uma escrita simples, mas maravilhosa e viciante !

pitypooralfie 05/02/2024

07.12.21

Gosto muito dos textos que a Aline manda na newsletter e publica em seu site, então achei que curtiria um livro de contos dela.

E não é que eu estava certa? Neuroses a varejo é uma leitura deliciosa para ser feita em uma tarde despretensiosa. O conjunto de contos traz personagens marcantes e histórias com toques de realismo mágico e uma bizarrice ótima.

Gostei muito da construção das mulheres que protagonizam as quatro narrativas. Apesar do espaço relativamente curto, senti-as bastante palpáveis e pude me ligar a elas conforme as histórias se desenrolavam.

O primeiro e o último conto foram meus favoritos, me prenderam de um jeito que nem vi a hora passar. Mas no geral, a obra, na totalidade, me deixou muito satisfeita e com muita vontade de ler tudo o que a Aline escreveu e escreverá.

Liz 26/01/2024

Que pira que a autora entrou pra escrever esses contos.. um mais maluco que o outro. Não curti porque nao faz meu estilo , mas pra quem gosta quem sabe vale a pena investir em ler.

gilmarpsicologo 27/10/2023

Os contos já tinham me conquistado, mas a novela em três atos foi simplesmente maravilhosa! A história é sobre um assunto tão criativo, inovador e surpreendente.

anelymwho 05/10/2023

Tudo bem que a palavra "neurose" tá bem no título, mas... que maluquice, monas. não sei se li errado or something, mas sei que não curti. as três estrelas são pelo último conto, o único que achei criativo e legalzinho. enfim, desculpa aí se vc que está lendo isso gostou, mas foi muito nada a ver pra mim. tchau.