Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Leila de Carvalho e Gonçalves 09/09/2020

A Construção Identitária
Após Laços e Assombrações, o italiano Domenico Starnone volta com mais uma novela, gênero escolhido pelo escritor na velhice, provavelmente preocupado em deixar inacabado um romance, projeto mais moroso. Seu título é Segredos e a temática é a mesma dos demais, isto é, a ambivalência das pessoas e por conseguinte, de seus relacionamentos entre a juventude e a velhice.

Por sinal, todas as três narrativas possuem protagonistas semelhantes, isto é, homens que não se encaixam as suas pretensões, demonstrando o quanto a construção identitária pode estar sujeita a abalos. Uma abordagem oportuna para uma história construída em Nápoles, aos pés do Vesúvio, conexão que desponta logo na primeira página, quando o professor Pietro Vella, epicentro dos conflitos, afirma que o amor ?é lava de vida bruta que queima a vida fina, uma erupção que anula a compreensão e a piedade, a razão e as razões, a geografia e a história, a saúde e a doença, a riqueza e a pobreza, a exceção e a regra?.

Resumidamente, Pietro é um professor assombrado por um segredo que, se vier a público, pode arruinar sua vida. Compartilhado com uma ex-aluna e amante, a Tereza Quadraro, pouco antes do término da relação que os unia, o temor que tal confidência lhe desperta, não se arrefece com o passar dos anos, ao contrário, recrudesce, pois ele tem cada vez mais a perder, conforme se casa, tem filhos e usufrui de uma carreira literária de relativo sucesso.

Segredos apresenta três relatos. O primeiro e mais longo, cerca de 75% do livro, é do protagonista, alguém que teve muito na vida e crê não ser merecedor. O segundo, mais enxuto, é de Emma Vella, a filha que o venera. Finalmente, o último, mais sintético que os demais, cabe a Teresa Quadraro, a intempestiva cientista que conseguiu superar o mestre e tem a brilhantismo que Pietro tanto gostaria de possuir.

Curiosamente, Segredos aborda diversos aspectos que também estão presentes na obra de Elena Ferrante, pseudônimo do escritor ou escritora cuja identidade é mantida em segredo. Em especial, essa semelhança transparece na comparação do livro com a Tetralogia Napolitana e um bom exemplo é justamente a questão da genialidade. Portanto, não é por acaso que Domenico Starnone já foi apontado como o principal suspeito de ser Ferrante, apesar de sempre negar tais conjecturas. Entretanto, desde 2016, quando o jornalista italiano Cláudio Gatti publicou um artigo polêmico em que afirma que na verdade ela é Anita Raja, tradutora e esposa de Starnone, o caso ganhou novos contornos, levando-o a perder o protagonismo das apostas.

Para encerrar, fico com o escritor e crítico literário Marco Belpoliti: ?A artimanha dos livros de Starnone é expor as histórias sem nunca terminá-las. Perto do final, quando a moral do livro tem que aparecer, ele desaparece: faz seus personagens fugirem para a saída de emergência, abre a porta, multiplicando as tramas e pontos de vista, de forma mínima, mas substancial. Nenhum de seus protagonistas pode se parecer com o escriba de Melville, Bartleby, nenhum pode pronunciar a famosa frase da subtração: Prefiro não. Eles não dizem não, porque nem mesmo disseram sim. Estão suspensos no limbo do luto por um pecado inexistente cometido, não uma falta terrível, mas uma pequena falta, porque são pequeno-burgueses. Em Segredos Starnone atinge o seu clímax: ele descreve algo que conhece muito bem, algo que se assemelha a todos nós, algo que não podemos rejeitar, mas nem abraçar totalmente. Um moralista, embora pela metade. E com isso ele acerta e nos descreve perfeitamente: somos todos traidores medíocres de nós mesmos?. (Doppiozero, 9/12/2019)

Nota: Comprei o e-book e recomendo
Patresio.Camilo 09/09/2020minha estante
Ah como eu gosto de suas resenhas.... Cada uma que leio tenho vontade de comprar e ler o livro...

Leila de Carvalho e Gonçalves 09/09/2020minha estante
Grata. Você não imagina o quanto me faz feliz com esse comentário. Abraços!

Clarissa 01/11/2020minha estante
Terminei de ler o livro ontem e que resenha maravilhosa! Acuradíssima!

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/11/2020minha estante
Grata, Clarissa. Abraços!

Adriano.Couto 20/06/2021minha estante
Que bela resenha! Acabei de ler esse livro e você soube sintetizá-lo perfeitamente.

Leila de Carvalho e Gonçalves 21/06/2021minha estante
Grata, Adriano.

Tamires 21/06/2020

Segredos, de Domenico Starnone
Grande! Segredos, de Domenico Starnone (todavia,2020) é um livro excelente. Em estilo semelhante aos outros livros (temos três já publicados no Brasil pela Todavia), Segredos é dividido em três partes. Aqui, como em Laços, temos três narradores: Pietro, na primeira parte; sua filha Emma, que continua a história do pai muitos anos depois dos acontecimentos da primeira parte; e Teresa, a ex-aluna e ex- namorada de Pietro, que fecha magistralmente o volume.

Pietro tem uma relação bastante tempestuosa com Teresa. Certo dia, eles resolvem revelar um para o outro um segredo, algo horrendo que ninguém mais saiba, uma espécie de pacto entre eles. Segredos revelados, o de Pietro parece ser muito mais constrangedor. E o que era para ser um pacto fortalecedor desta relação, acaba de alguma forma minando-a: pouco tempo depois o romance acaba. Mas o temor de Pietro de que Teresa acabe tornando pública sua confissão vai atormentá-lo por muitos e muitos anos.

“Era como se gostássemos um do outro sem medida apenas para poder apurar que nos detestávamos.”

“Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (…) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.”

“Mas se tornar adulto — disse para mim — é de fato renunciar a sermos perfeitos.”

“Narrar significa mentir, e narra melhor quem mente melhor.”

“Não é a pedagogia do afeto que nos melhora, mas a pedagogia do assombro.”

Os anos se passam, Pietro se casa, constrói uma carreira sólida no magistério e como intelectual da educação na Itália; Teresa viaja o mundo, passa a viver nos EUA, torna-se uma cientista muito conhecida e conceituada. Os dois trocam cartas (outros tempos!), ela está sempre presente, assim como a tensão que envolve o segredo.

Segredos tem um conteúdo bem bacana sobre pedagogia. Dei uma pesquisada e vi que não só o personagem foi professor de ensino médio, mas também o próprio Domenico Starnone. Não que eu esteja procurando laços (!) entre autor e personagem. Já basta a intrigante novela Ferrante-Starnone para nos distrair do que realmente importa, os livros (como diria Elena Ferrante, porque eu até que gosto de uma fofoca). Para quem não está por dentro do causo, Starnone já foi apontado como sendo a pessoa por trás do pseudônimo Elena Ferrante (duvido muito) e também como marido da Elena Ferrante (o que é mais provável).

Não posso falar muito mais para não revelar muitos detalhes do enredo, mas acredite: você vai devorar este livro. É tão bom ou melhor que Laços. E o final é genial! Mesmo desconfiando que o autor pudesse seguir por aquele caminho, não deixei de me surpreender quando vi que o e-book havia terminado. Os romances de Starnone são curtos, mas certeiros como um corte de navalha.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-segredos-de-domenico-starnone/
Chokito Kakarico! 29/06/2020minha estante
Moça, vc recebeu esse livro pela TAG?

Tamires 06/07/2020minha estante
Não, comprei em e-book (mas acabei comprando o impresso também, pela TAG). Vão enviar na caixinha de agosto.

Chokito Kakarico! 06/07/2020minha estante
Tô esperando tb, usaram meu código de indicação e fiquei muito feliz em saber que ganharei esse livro como presente.

Tamires 07/07/2020minha estante
Que incrível! Parabéns! E, olha, esse livro é intenso, adorei o suspense em torno do segredo. É uma ótima leitura!

Marcelo 28/04/2021

Um livro bom, mas o autor tem melhores
Após Laços e Assombrações, o italiano Domenico Starnone volta com mais uma novela, Seu título é Segredos e a temática é a mesma dos demais, isto é, a ambivalência das pessoas e por conseguinte, de seus relacionamentos entre a juventude e a velhice.

A história começa sem rodeios: o leitor é logo apresentado aos altos e baixos do relacionamento de Pietro e Teresa, que, embora curto, deixa marcas duradouras.

Confesso que esperava mais do livro. Starnone sabe contar uma história de forma envolvente, nos prendendo na leitura. É o que ele faz na primeira parte do livro, que flui muito bem. Nas duas outras partes, que são bem curtas, ele traz outro tipo de narração, que me parece muito superficial, pouco convincente, insuficiente para gerar uma conexão entre o leitor e a personagem que narra. Resumindo: o livro é bom, mas poderia terminar no fim da primeira parte.

Apesar disso, o livro suscitou boas reflexões e pode ser considerado um bom livro, se o leitor conseguir transcender a escrita e se conectar com as emoções e reflexões que o autor apresenta
Cristiane 28/04/2021minha estante
Ainda não conheço este autor...

Marcelo 28/04/2021minha estante
Recomendo começar pelo livro ?Laços?. Eu gostei bastante e é curtinho

Cristiane 28/04/2021minha estante
Obrigada.

Flávia Menezes 23/02/2024

GOT A SECRET, CAN YOU KEEP IT?
?Segredos? é o último romance publicado do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, tendo chegado às livrarias em junho de 2020.

Ganhador do Prêmio Strega de 2001, o nome de Starnone é sondado há quase duas décadas como sendo a possível identidade real de Elena Ferrante. Mistério esse que surgiu não apenas por sua escrita se aproximar muito da narrativa de Ferrante, mas também porque a esposa do escritor, Anita Raja, é a tradutora da editora que publica Ferrante.

O ?Corriere dela Sera?, um jornal diário italiano chegou a publicar um quadro fazendo um comparativo para demonstrar como a prosa de Starnone possui uma semelhança que vai muito além do razoável com a de Ferrante. Foi uma investigação jornalística de 2016 que buscou encerrar o caso, quando, ao seguir as faturas da editora de Ferrante, trouxe à tona um debate sobre o direito ao anonimato.

Boato ou verdade, a questão é que se tem algo de que Starnone gosta de falar é sobre ?segredos?.

Neste romance, um professor de literatura vive uma paixão avassaladora com uma ex-aluna, e depois de muitas idas e vindas, tem diante de si uma proposta ousada: para que o vínculo entre eles se fortaleça, cada um deveria contar um segredo inconfessável. E é exatamente o que cada um faz, abrindo um para o outro o seu lado mais sombrio.

Uma proposta arriscada, afinal... quem poderia garantir que esse laço um dia não se romperia?

E realmente se rimpeu, e é aí que os riscos de que alguém exponha algo tão íntimo, e que ficou guardado por anos em uma caixa de pandora, seja descoberto por pessoas que ele tanto ama, ou até mesmo para aqueles que o admiram, começa a assombrá-lo a tal ponto que toda a sua vida passa a girar em torno daquele segredo um dia confessado.

Como bem dizia a música do ?The Pierces?, e que foi tema do seriado ?Pretty Little Liars?, transmitido de 2010 a 2017: Got a secret, can you keep it? Swear this one you´ll save / Better lock it in your pocket taking this one to the grave. (Tenho um segredo, você pode guardá-lo? Jure que esse você vai guardar / Melhor trancá-lo em seu bolso, levando-o para a sepultura).

A premissa das confissões de algo tão pessoal, algo que é tão sigiloso que não confessaríamos nem mesmo para a nossa própria sombra, é algo que instiga, afinal... quem é que não tem um segredo que o guarda a sete chaves? Mas tenho que confessar que apesar do começo promissor e fascinante, o ritmo não se mantém o mesmo até o seu final.

Assim como em um outro livro que li recentemente deste mesmo autor, ?Laços?, neste o autor divide os relatos em 3 partes, sendo a primeira a visão do ocorrido pelo professor de literatura, o segundo a filha desse professor, e o terceiro (e a escolha mais óbvia) a ex-aluna que teve um caso com esse professor, e foi a portadora do seu grande segredo.

Starnone tem uma escrita muito fluida e realmente gostosa de ler, com suas frases de efeito que imediatamente nos fazem pensar sobre o que foi dito, nos trazendo de volta ao tempo real, e promovendo essa reflexão sobre como agiríamos, ou o que pensamos sobre determinado assunto.

Porém, apesar de tanto encanto colocado nas palavras, ao inserir à trama uma segunda temática de grande relevância, a questão do papel do professor nas escolas e seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos, confesso que a narrativa (para mim!) foi perdendo um pouco a força.

Uma outra confissão que faço, sobre uma visão bem pessoal, é que apesar de Starnone ter dito durante uma entrevista que ?Nós, homens, temos cada vez mais dificuldade para nos narrar?, suas personagens femininas seguem o mesmo padrão de mulheres megeras, (altamente!) manipuladoras e irritantemente geniosas.

Esse excesso de diálogos femininos intempestivos me deixou um pouco cansada, e como a história fecha com a narração de duas personagens femininas, não posso negar que foi difícil finalizar a leitura, por ter se tornado muito maçante. Mesmo tendo essa sensação de que ele (autor) escreveu alguns desses comportamentos (e alguns bem irritantes) de algum recorte de uma experiência pessoal real.

A conclusão do livro foi bem à lá Starnone, e não há como não dizer que foi maestral, fechando com muita sabedoria a questão dos segredos confessados, e do compromisso de uma vida estabelecido por seus interlocutores em carregar a promessa de jamais revelá-los à terceiros.

Muito embora tenha sentido como se a história tivesse perdido um pouco a força com essa inserção de uma segunda temática igualmente forte, e da repetição de um mesmo padrão (negativo) feminino, há muito nesse livro que eu realmente apreciei, e sem dúvida essa foi uma leitura boa para distrair um pouco à mente de outras leituras mais densas que tenho feito paralelamente.

"Não estou a fim de constatar que os melhores seriam os melhores independentemente de eu ser seu professor, e que os piores continuam os piores mesmo sendo eu seu professor. Salário de merda ou não, apocalipse iminente ou não, quero aqui dizer humildemente que me sinto menos triste - sim, menos triste - se me esforço para que aqueles que de todo modo fariam bem façam melhor graças ao meu trabalho, e para que aqueles que de todo modo fariam mal aprendam graças a mim a fazer bem".
AndrAa58 24/02/2024minha estante
Amo suas resenhas ?

Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Amiga, você é demais!! ?

regifreitas 19/07/2020

SEGREDOS (Confidenza, 2019), Domenico Starnone; tradução Maurício Santana Dias.

Pietro, um professor de 33 anos, mantém um relacionamento conturbado com Tereza, uma ex-aluna sua, dez anos mais jovem, na Itália dos anos 1970. Após uma das muitas brigas entre o casal, Tereza faz uma proposta: cada um deve compartilhar com o outro um dos seus segredos mais obscuros, algo realmente vergonhoso, que se viesse a público seria humilhante. Alguns dias depois, o relacionamento acaba de forma amigável, e cada um segue seu rumo.

Um tempo depois, ele acaba se envolvendo e casando com Nadia, uma colega do colégio, com quem terá três filhos. Passam-se os anos e o nome de Pietro se torna conhecido no mundo acadêmico, por conta de uns artigos de sua autoria sobre educação pública e a situação da escola na Itália, rendendo-lhe certa fama.

Entretanto, mesmo depois de anos, ele vive assombrado pela ideia de que de uma hora para outra Tereza ressurja e revele seu terrível segredo a todos, arruinando sua vida e sua carreira.

Esse basicamente é o enredo de SEGREDOS, e ainda não sei bem o que pensar a respeito desta leitura. Ao seu término, fiquei durante algum tempo tentando avaliá-la de alguma forma. Não é um livro ruim, passa longe de sê-lo; a prosa de Starnone é elegante e descomplicada. Também não parece, a princípio, ser aquele tipo de obra que cai logo de cara na lista dos favoritos. Mesmo assim, deixou uma sensação de que ela parece dizer muito mais do que foi captado num primeiro momento. E isso por si só já é um bom motivo para se aventurar futuramente em outros títulos desse autor.
Rosana 19/07/2020minha estante
Gostei da resenha. Terminei de ler há pouco e fiquei com sensação parecida com a descrita por você. Não gostei muito do relato de Pietro, achei um tanto cabotino e cansativo. Li de má vontade. Mas ao final o relato dele melhora bastante e, complementado pelos ótimos textos de Emma e Teresa, assim como a voz e personalidade de Nádia aparecendo esporadicamente aqui e ali, mas dando sentido às narrativas, me fez gostar do livro.
Não achei tão bom como Laços, o primeiro que li e que continua sendo o melhor, pra mim.

regifreitas 20/07/2020minha estante
oi, Rosana. foi o primeiro dele que acabei lendo. mas o próximo acho que será Laços. a maioria das resenhas que li realmente consideram esse último a melhor obra do autor.

Sávio 26/05/2023

A vida como palco de ilusões
Caros leitores, eis aqui um romance bem escrito, com personagens bem construídos, envolventes e marcantes. Acompanhamos com notoriedade a saga de um professor intelectual que atinge grande fama em meio às contradições mundanas. Uma leitura fluida e prazerosa!
Tiago Doreia 26/05/2023minha estante
Opa, interessante! Vou dar uma olhada!

Tainateixeira92 06/06/2023minha estante
Gostei da resenha!

Gi Santos 06/04/2024

É um livro super bem escrito e instigante - até demais - mas me decepcionei muito com o final aberto, sem revelar os segredos dos dois personagens. Sei que foi proposital, mas fiquei indignada por ter ficado curiosa.
Karoline 06/04/2024minha estante
Ouvi um podcast falando super bem desse autor. Quero muito ler. Não sei ainda por qual começar.

Gi Santos 07/04/2024minha estante
O livro é bom, realmente, eu só queria saber que segredo é esse que eles tanto esconderam kkkkkkk

Milena loureiro 01/07/2023minha estante
Me senti exatamente assim quando acabei de ler? mas depois discutindo com uma amiga e refletindo bem, qualquer grande segredo revelado teria sido decepcionante ? porque ele faz tanta mas tanta expectativa que você imagina o inimaginável? no final me conformei que era melhor não ter falado. De qualquer forma ainda defendo que não valeu o tempo gasto nesse livro

Daianebcs 02/07/2023minha estante
Faz sentido esse pensamento. Vai ver era uma bobagem ?

Elle 22/08/2020

Eu não sei o que esperava desse livro, mas não era isso. Com uma sinopse interessantíssima tinha tudo pra ser bem marcante mas o livro em si não soube desenvolver isso, acredito que o que mais me chamou a atenção foram os personagens que foram muito bem desenvolvidos. Pietro, o principal, é extremamente machista, mesmo que aparentemente a história foi há muito tempo, ele é um personagem que vive do orgulho e em função ao respeito e admiração dos outros.

Eu esperava que no mínimo eles revelassem qual o segredo que gerou a sinopse do livro, mas ele só serviu pra mostrar o medo do personagem e a raiva dele na condição de que ela teria algum poder sobre ele.

A escrita é realmente muito boa e gostei de ter a oportunidade de conhecer mais desse gênero e ler algo que não seria o que eu escolheria naturalmente, sendo essa a proposta do clube do livro que me enviou ele mas não o recomendaria.
Daniel 28/08/2020minha estante
Mas a questão é exatamente esta: o tal "segredo" só era importante na cabeça, ou melhor, na consciência (talvez alimentado por muita culpa) do narrador da primeira parte - Pietro.Tanto que na terceira parte, narrada pela Teresa, ela afirma que nem se lembra que segredo era....

Ana 10/09/2020minha estante
Concordo com Daniel, acredito também que o segredo era a unica forma que ele tinha de manter uma relação com a Tereza que representava uma outra fase da vida dele. Não revelar o segredo é algo que possibilita a gente viajar no que seria ele. Imagino que seja algo relacionado com a morte, talvez uma tentativa de suicídio ou ate mesmo assassinato de um membro da família. Quem sabe uma ajuda negada, o que acabou gerando uma morte ... não sei... mas sempre que penso naquele segredo imagino morte xaxaxaaxaxax
De forma geral apreciei mais a escrita do autor do que os personagens em si, a forma como o Pietro é autocentrado me revoltou. Mesmo entendendo os motivos que fazem sua esposa ser infeliz/não realizada na vida, não tomava uma atitude para que ela chegasse mais perto da felicidade. Se contentava apenas em refletir e entender o motivo, me simpatizei por Nádia, mesmo me revoltando com sua história ... Interessante que esse é quarto livro que leio esse ano que o personagem principal é homem, e o escritor também, e nos 4 encontrei o discurso que adultério é algo natural e que não se deve sentir culpa. Vocês também encontram isso muito presente em livros narrados por homens e menos em livros narrados por mulheres?

Sofia 21/10/2021

A gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa.
Pietro é um professor de Letras em uma escola pública de Roma. Totalmente apaixonado por sua profissão, ele se vê apaixonado e entregue à uma ex-aluna chamada Teresa. Eles vivem um amor intenso, ardente e por vezes violento. Quando entendem que essa relação não vai mais dar certo, os dois se propõem a compartilhar um segredo com o outro, um segredo muito obscuro que o outro precisará guardar para sempre.

Quando eles terminam a relação, Teresa sai do país e Pietro se casa com a também professora Nadia e com ela começa a ter uma vida. Muito engajado nas causas escolares, ele começa a publicar artigos e livros que o tornará um professor muito reconhecido e também criticado por seus métodos. Enquanto isso, Nadia tenta virar professora universitária sem sucesso e se encarrega da criação dos 3 filhos com o marido.

Uma história sobre amor, segredos e ambições, nesse livro vamos ver nosso personagem sempre assombrado pelo segredo compartilhado do passado e, ao mesmo tempo, colecionando novos segredos na vida atual. Enquanto isso, se esforça para ser o melhor que pode para a mulher que ama e seus filhos.

A escrita de Domenico é tão sensível e poética que te envolve na leitura que, aos poucos, você se sente parte daquele cenário e de tudo que acontece. Torce, chora e, ao mesmo tempo, reconhece o quanto são humanos os personagens retratados pelo autor, cheios de acertos, erros, qualidades e defeitos. Amei essa leitura e não vejo a hora de conhecer mais do autor. Comecei a mergulhar na literatura italiana com o pé direito.
Ana Sá 21/10/2021minha estante
Ahh, vou ler ano que vem! Adorei a resenha, matou minha curiosidade!

Nathalie.Murcia 06/06/2020

Excelente
Livro de poucas páginas, que se lê rapidamente, e engaja o leitor, a exemplo de Laços, do mesmo autor. O mote da trama parte de um segredo que Pietro, no ápice da paixão pela namorada e aluna de brilhante inteligência, revela a Teresa, num jogo por ela proposto. O relacionamento, que era muito conturbado, termina e, apesar da aura de amizade que pairava sobre os ex-namorados, Pietro se casa, têm filhos, mas é constantemente assombrado pela ameaça que Teresa representa para ele e para sua imagem de bom pai de família e professor que alcançou notoriedade e discreta fama com seus ensaios sobre educação.

Gostei muito da leitura, especialmente porque o livro mostra o quão deturpada é a visão que podemos ter de nós mesmos, bem como uma pessoa é capaz de extrair o melhor de cada um, em circunstâncias inusitadas e que nos tiram da zona de conforto, e que alguns vínculos nunca se rompem de forma definitiva.

Penso que o livro pecou, contudo, em não ter, afinal, revelado qual era o tal segredo. Domenico, se eu pudesse definir, seria a Elena Ferrante na versão masculina. A literatura italiana mais uma vez evidencia que sabe desenvolver dramas pessoais sem ser maçante ou piegas.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Isabela Zamboni | @resenhasalacarte 21/07/2020

Envolvente e misterioso
Vai ser bem difícil falar sobre esse livro sem comentar sobre o final… Porém, se eu contar, perde boa parte do encantamento. Então, vou tentar discutir alguns pontos essenciais que me deixaram completamente fisgada nessa história.

Uma boa parte do livro é narrada pelo protagonista, Pietro, um professor de 33 anos que sempre esteve na “média”, ou seja, foi um homem mediano em todas as suas escolhas de vida. Mas, depois de namorar Teresa, uma ex-aluna dez anos mais jovem, começa a mudar sua percepção de mundo.

Teresa é descrita por Pietro como um furacão: uma mulher jovem, inteligentíssima, que deslumbra qualquer pessoa. Suas conversas são ricas, ela está à frente de seu tempo, sempre chama atenção por onde passa. Não somente por sua aparência física, mas pelo seu jeito felino, cheio de graça, e sua personalidade explosiva.

Pietro e Teresa brigam com frequência, suas personalidades são bem distintas, mas o relacionamento, além de intenso, também é breve. Ambos terminam o namoro após perceberem que nunca seriam um casal feliz. No entanto, um pouco antes de terminarem, resolvem contar um ao outro um segredo horrível, que nunca contariam para mais ninguém. Um daqueles segredos que se qualquer pessoa descobrisse, ambos estariam com as vidas ameaçadas.

Claro que eles não contam esse segredo e nós ficamos esperando o livro inteirinho para descobrir o que é. O que Teresa fez? E Pietro? Por que eles têm tanto medo de compartilhar algo tão íntimo?

Na verdade, a genialidade do livro não está no segredo em si, mas em como as relações de poder se estabelecem. Com o tempo, Pietro deixa de duvidar de suas capacidades e torna-se uma pessoa de notoriedade. Um professor bem-sucedido que escreve artigos sobre educação e lota livrarias. Casa-se com Nadia, uma mulher brilhante, professora de álgebra, mas frustrada por não obter sucesso na área acadêmica.

Teresa muda-se para os Estados Unidos e começa a estudar no MIT, tornando-se uma cientista conhecida e respeitada. Mas, ao longo de toda a história, ela sempre retorna. Não fisicamente, mas sua presença atormenta a vida de Pietro. Conforme acompanhamos as mudanças se instalarem na vida do protagonista — casamento, filhos, sucesso na carreira, novas amizades e até o ingresso na política — Pietro vive angustiado por Teresa apenas existir. Afinal, ela conhece seu segredo mais profundo.

Eles ainda mantém contato por correspondência, mas Teresa sempre acaba sendo irônica, lembrando-o de que somente ela sabe o segredo e pode espalhar aos quatro ventos. Ele, com medo, assustado e receoso, mantém contato o tempo todo, só para ter certeza de que sua confissão permanece apenas na lembrança da ex-namorada.

O final é arrebatador, dá um pouco de raiva, mas a narrativa em si é muito leve, interessante e traz até algumas indagações sob o prisma da Psicologia. O homem que sempre se sentiu alguém mediano, o não-merecedor, agora alcança um sucesso estrondoso. Mas ele não é totalmente livre, pois uma mulher ainda mais imponente manteve-o sob sua rédea. Afinal, será que Teresa teria intenção de manipulá-lo ou só pensamos dessa forma porque o livro é narrado pela perspectiva de Pietro?

{Resenha completa no blog!}

site: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/segredos-domenico-starnone/

Thaysa 12/08/2020

Confidência
Pietro, um professor romano de ensino médio, se envolve com Teresa, sua ex-aluna perspicaz e sarcástica. O tempestuoso relacionamento termina após 3 anos com uma troca de confidências e a promessa da manutenção do segredo. Ambos seguem seus rumos. Pietro se casa com Nadia, tem filhos, progride na carreira, descobre talentos ocultos, mas continua questionando a veracidade desse progresso e temendo a revelação do segredo guardado por Teresa. O texto brilhante de Domenico Starnone não é sobre o segredo, mas sobre a confissão. Pietro nos confessa, a cada parágrafo, seus medos, anseios, desejos, dúvidas, êxtases. Segredos revela a identidade do que somos e como lidamos com as relações de confiança.

Luanrsilva 27/08/2020

Segredos /Domenico Starnone
Falar sobre Segredos e não parar pensar que todos temos segredos de algum momento da vida e besteira.

Segredos vai contar a história de Pietro um professor que em um momento da sua vida tem um relacionamento com uma de suas alunas Teresa, porém um relacionamento de altos e baixos, mais baixos do que altos, depois de confidenciaram os segredos mais obscuros um do outro eles acabam por terminado o relacionamento seguindo suas vidas. O que Pietro não sabia e que esse segredo o prenderia a Teresa por toda sua vida, e durante vários anos mesmo se casando tendo filhos eles se vê ligado a Teresa e a esses segredos. Porém muitas coisas vão acontecer com decorrer do tempo, a família perfeita, novos segredos, o sucesso uma nova história. Pietro depois de anos ainda teme seu segredo que retorna várias e várias vezes para o atormentar, qual segredo que tanto assombra Pietro e o liga tão fortemente a Teresa?

Segredos traz um sinopse maravilhosa que envolve, aquece o coração de leitores trazendo consigo a necessidade de descobrir o Segredo que Pietro um professor tem. Um livro que tem a sinopse boa, um bom desenvolvimento entre os personagens, uma leitura rápida. O autor com certeza soube atiçar a curiosidade dos leitores, em vários momentos ele deu a entender que ele fosse contar o segredo em sua próxima página porém não o fez e isso talvez deixe o leitor meio chateado por ainda não saber e mesmo assim querer ler mais para descobrir os segredo tão obscuro de Pietro. Além do mais o livro terá três momentos, dois deles bem curtos durante o final do livro dando um visão sobre a história e sobre o personagem contadas por duas pessoas que foram presentes na vida de Pietro. Talvez a livro peque por deixar alguns personagens perdidos de lado, trazer uma história de uma personagem machista e parece que a história em si passa um pano nele por isso e mesmo sendo uma história que se passa em década que isso fosse “normal” ficou claro que o personagem se faz de santo pra comer a melhor fatia do bolo e ainda se faz de coitado. Isso me deixou um pouco enfurecido em alguns momentos do livro, porém nada que uma pausa não me tranquiliza-se.

Sobre os livros, comentários, as resenhas e as outras obras de Domenico e retratado que essa é sua melhor obra em comparação às outras, particularmente não posso dizer por não ter lido, porém a leitura desse livro é bem rápida e fluida, se você não gostar de livros em primeira pessoa talvez será um incômodo, porém não deixe essa leitura de lado por ser trazer além de uma história um conteúdo rico em expressões e uma história envolvente.

Chokito Kakarico! 28/08/2020

Fechando a trilogia sentimental de Starnone
Posso dizer que fechei a trilogia sentimental de Starnone com chave de ouro.
Mesmo deixando aquele gostinho de livro sem fim, deixando aquela sensação de que alguma coisa ficou pendente na trama que é deveras intrigante, ''Segredos'' é um romance curto mas muito potente.
Novamente o premiado autor italiano aborda com maestria as relações amorosas e familiares, novamente traz personagens fortes e interessantes e novamente se debruça sobre a temática da passagem do tempo entre juventude e velhice.
Esse estilo e temas recorrentes na ficção contemporânea de Starnone me fascinaram desde ''Laços'', seu primeiro romance publicado no Brasil, e aqui nessa obra a narrativa é tão bem trabalhada na forma e no conteúdo que até esquecemos do tal ''segredo obscuro'' de Pietro e Teresa, elemento principal construído desde as primeiras páginas que atiça a curiosidade do leitor.
Eu achei que o livro poderia explorar um pouco mais o porquê da nuvem ameaçadora que paira sobre o protagonista, após ter compartilhado um segredo com sua ex.
Ficou implícito demais pra mim e motivo de frustração ao final da leitura, claro que esse detalhe não fez perder boa parte do encantamento da obra, aliás, o grande mérito do livro não está focado no segredo em si, mas como as relações dos protagonistas são afetadas por causa dessa confissão e como a vida de Pietro é guiada por um festival de angústia e uma certa ''pedagogia do assombro''.
Literatura italiana recomendadíssima para quem busca uma boa história.