Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Irina.Alfonso 23/07/2021

Segredos - Resenha
Um livro com uma escrita absurda de maravilhosa, poética, fluida e sonora. Nos apresenta incríveis reflexões sobre o amor, questões morais e a complexidade psicológica que é ser humano e se envolver. Personagens reais, inconstantes, incoerentes. Experiência incrível.

Thaysa 12/08/2020

Confidência
Pietro, um professor romano de ensino médio, se envolve com Teresa, sua ex-aluna perspicaz e sarcástica. O tempestuoso relacionamento termina após 3 anos com uma troca de confidências e a promessa da manutenção do segredo. Ambos seguem seus rumos. Pietro se casa com Nadia, tem filhos, progride na carreira, descobre talentos ocultos, mas continua questionando a veracidade desse progresso e temendo a revelação do segredo guardado por Teresa. O texto brilhante de Domenico Starnone não é sobre o segredo, mas sobre a confissão. Pietro nos confessa, a cada parágrafo, seus medos, anseios, desejos, dúvidas, êxtases. Segredos revela a identidade do que somos e como lidamos com as relações de confiança.

nana lima 19/04/2021

Segredos: um livro sobre performance e autoimagem
Gosto de como os livros do Starnone crescem depois que terminamos e deixamos eles sobre a cabeceira. Não só Laços (2016) me pegou só no fim e depois de reflexões pós-leitura, como Segredos agora, muito mais envolvendo, me envolveu numa madrugada de uma semana depois da leitura com inúmeros dilemas e questionamentos.

Segredos é um livro sobre perfomance e autoimagem. Sobre a construção de uma moral estética, muito mais do que uma moral ética. Sobre construir dois personagens sobre si mesmo: aquele que se almeja e aquele que se rechaça, e perder-se entre os dois num eterno vão de identidade ocupado pela culpa.

É um estudo psicológico interessantíssimo tanto quando avaliamos Pietro, o personagem principal, ele mesmo em suas motivações e justificativas, como quando nos colocamos em sua posição, fazendo dos seus sentimentos de farsa um lugar-comum para muitos leitores.

Existem inúmeros detalhes desses livro que eu gostaria de comentar e me aprofundar, mas fiz apenas uma pequena reflexão sobre os pensamentos que borbulharam na minha cabeça depois da leitura no meu Medium (https://nanalimaa.medium.com/segredos-um-livro-sobre-performance-e-autoimagem-ac6c4468c943).

No fim minhas reflexões giraram em torno de perguntas. E Segredos é sobre isso mesmo: perguntas e dúvidas, muito mais do que respostas. É aí que eu acho a grandeza do livro.

Depois dessa, já estou correndo para ler também Assombrações. Ferrante de um lado e Starnone de outro, a literatura italiana tem me cativado como nenhuma outra!

site: https://nanalimaa.medium.com/segredos-um-livro-sobre-performance-e-autoimagem-ac6c4468c943

Miri 11/04/2021

?Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (?) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.?

Thay.Neves 08/04/2021

Um livro sobre identidade, sobre como procuramos mostrar o nosso melhor lado, a infelicidade de alcançar padrões impostos por nós mesmos. Simplesmente genial, Starnone me fez refletir sobre aspectos da minha vida, só que de uma forma leve, não é um livro denso.

Uma característica interessante do livro é que o autor não te revela nada então, o "segredo", no final, acaba sem importância nenhuma. O objetivo é mostrar a obsessão, a aflição de ter a vida que construiu com tanto afinco arruinada. Um livro gostoso de ler, tanto pelas reflexões quanto pela escrita maravilhosa do autor.

Luciano 02/04/2021

não conhecia a escrita de domenico, mas li críticas positivas sobre seus livros. Segredos foi minha porta de entrada para o autor, estava com um dos últimos na minha lista de leituras para 2021, mas que bom que eu decidi dar prioridade para esse livro, viu?!

tão misteriosa e agradável quanto a própria estética da capa, a leitura de segredos é muito fluida - tanto que quase li tudo em um dia sem nem me dar conta.

a história é dividida em três relatos. Os dois últimos são muito mais curtos que o primeiro, e acabam deixando um gosto de quero mais, como se não fosse a hora de terminar, como se ainda houvesse muita história pra contar.

só que isso não diminui a qualidade do enredo. Na verdade, retrata um aspecto muito importante da vida: às vezes, a vida segue sem que a gente saiba o que de fato aconteceu.

Thayná 05/03/2021

Que eu sou uma grande fã de narrador não confiável, não é novidade, mas esse livro me deixou em dúvida - até que ponto os fatos são reais e em que momentos se tornam autosabotagem desse genial e complexo protagonista criado por Domenico Starnone? Em um livro tão breve, amei, odiei, ri e fiquei brava com Pietro, em sua genialidade e fragilidade que com frequência se encontravam numa mesma situação.

O livro trata de paixões, satisfeitas e insatisfeitas, a abertura para o amor, em congruência a uma carreira inesperada e incrível. Leitura maravilhosa!

Marília 15/08/2020

Gostei muito desse livro. Só não gostei do final. Não entendi.

Nilzangela 24/01/2021

Narrativa que enlaça
O livro nos apresenta perspectivas de diferentes personagens e a partir de suas narrativas nos fazem refletir sobre os segredos que aprisionam e assombram, sobre os pactos de silêncios estabelecidos para a manutenção de relacionamentos afetivos. Vale a pena a leitura!

Dudu Menezes 20/01/2021

Leitura boa e rápida: permite reflexões profundas
Afinal, quem não tem segredos? E o que esses segredos são capazes de fazer não só com as nossas vidas, mas, também, com a de todos que com nós acabam convivendo, seja nas relações afetivas ou profissionais?

Aliás, quando somos parecidos com Pietro, em pelo menos algum aspecto, sabemos muito bem que é difícil separar o profissional do pessoal, porque a vida é apenas uma e, como sujeitos das nossas vidas e assujeitados pelas nossas ações e suas consequências, acabamos nos tornando responsáveis por todos que cativamos.

A leitura é rápida e fluída, mas o desfecho apresenta surpresas não sobre os segredos, em si, mas sobre o que decidimos fazer com eles e, consequentemente, com as nossas próprias vidas. Amor, sentimento de culpa, ciúmes, vaidade, possessividade... Somos um emaranhado de sentimentos, do início ao fim, e nos pensarmos sob um viés maniqueísta não fará com que sejamos melhores; apenas mais humanos.

Gi | @girlanismos 19/01/2021

A pedagogia do assombro
Essa nota (razoável) vai apenas para os questionamentos que são levantados acerca do sistema educacional e a desigualdade social. E assim como a terceira parte do livro, narrada pela Teresa, que me trouxe mais aproximação e concordância com suas opiniões.

A primeira parte do livro, Pietro, é um porre de chatisse. Mais uma história de homem adúltero, com tantas justificativas que dá preguiça, que se casou e modificou a vida da mulher mas é egoísta ao ponto de vê-la triste e sobrecarregada com a rotina mas não faz nada pra ajudar.

A segunda parte é narrada por Emma, filha de Pietro, que consegue ser mais irritante do que o pai. Em poucas páginas já consegue demonstrar uma personalidade detestável, que apesar da idade consegue ser mimada ao extremo e só busca a aprovação do pai o tempo todo.

Decepcionada. Pensei que seria muito melhor.

Ercilia 18/01/2021

Esse eh o segundo romance que leio de Domenico Starnone, sendo o primeiro "Laços". Gostei imenso dos dois e pretendo ler "Assombrações" também. Parece que esses três romances formam uma trilogia. Pietro, o narrador, eh um professor de Letras no Ensino Médio, numa escola de periferia de Roma. Lá ele conhece Teresa, sua aluna por quem ele se apaixona. Vivem juntos por três anos, um romance avassalador e instável, com agressões verbais mútuas, fruto de ciúmes e inseguranças. Esse romance vai deixar marcas indeléveis em ambos, mesmo que, após o término, tenham tido cada um vidas separadas e independentes. Ele se casou com Nádia, teve filhos e reconhecimento público e notório com a publicação de livros e artigos relativos aos rumos da educação em seu país. Entretanto, Pietro esta preso em Teresa, sofre com suas pendências, seus afetos, exigências, segredos, culpas e fraquezas.

Maria 14/01/2021

SEGREDOS NUNCA DEVERIAM SER REVELADOS
O que leva alguém a guardar um segredo? Amor? Ódio? Chantagem? Talvez tudo isso, e talvez nada.
Formada por Laços e Assombrações, Domenico Starnone finaliza (por hora) a trilogia sentimental com Segredos.
Em uma relação tempestuosa, o professor Pietro e Teresa, sua ex-aluna, deixam o amor e ódio se revezarem. E, em uma falsa tentativa de salvar a perigosa relação, o casal troca confidencias de seus segredos mais obscuros.
Após o rompimento, Pietro se envolve com Nádia, professora de matemática na mesma escola na qual ele leciona. E como esperado, percebemos os traços de posse, ciúmes e egoísmo por parte de Pietro. Mesmo comportamento que tivera em relação à Teresa, só que com Nádia, frágil e submissa, suas ações não incitam as frequentes brigas do relacionamento anterior.

Para ler a resenha completa acesse:
euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

site: https://www.euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados