Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Fabíola 18/11/2023

Odeio cada vez mais homens quando leio as obras de Domenico e Elena Ferrante.
Entretanto, recomendo, é um bom livro e a escrita é bem gostosa.

Jaque - @indicandoleituras 22/11/2023

Esperei tanto e não veio.
Vou confessar que até agora eu fico dividida entre ter gostado do livro e ter odiado. Creio que todo o leitor desse livro espera que em algum momento tudo seja revelado, mas não é. O autor te deixa a todo momento achando "agora vai" e... nada. Talvez esse sentimento de achar que não gostei seja por ter me frustrado exatamente por não ter tido a resposta que eu achava que teria. E agradeço por ser um livro curto, porque imagina ficar mais de 300 páginas e o final ser decepcionante?! Teresa é o tipo de personagem que eu adoro, gostei de ter um capitulo na visão dela. Queria que tivesse sido mais assim, ela é bem mais interessante do que o Pietro super egocêntrico.

Karen 08/12/2023

Encontros e desencontros
Dentre LAÇOS e ASSOMBRAÇÕES, títulos anteriores do autor lançados no Brasil, achei esse o mais "fraco".
Porque fraco entre aspas? Porque um fraco em se tratando de Domenico Startone ainda é pódio no olimpo da literatura contemporânea.
O autor segue encantando com a sua forma de escrever: leve, fácil, prazerosa e simples.
Descrevendo emoções como poucos, trazendo para as paginas de seus livros daquelas emoções que tentamos dissuadir ou mascarar dentro de nós.
"(...) se não tivesse ninguém para encantar, se cansaria mais ainda".

Clarispectiana 17/12/2023

Mais uma para a série: livro para descansar a mente!!

Nada muito elaborado ou complicado, bom de passar o tempo, descansar e refletir.

PAmela603 11/01/2024

Para canalhas
Quando eu entendi que a ideia do Starnone era criar um canalha que se acha bom sujeito, minha experiência com esse livro foi de 8 a 80 (até então eu achei que o canalha era o próprio Starnone). Duro é se identificar com o personagem depois dessa revelação.

Bia 22/01/2024

Texto visceral e incômodo
Primeiro livro que leio do autor e achei um texto visceral. Tão visceral que tomei antipatia pelo personagem principal pois ele representa para mim tudo aquilo que não gosto no ser humano: egoísmo, narcisismo, covardia e auto indulgência (no sentido que tudo o que é feito de errado, é justificável por mil motivos)?
No entanto, um romance bem escrito é capaz de gerar emoções diversas dentro da gente, inclusive as desagradáveis.
Achei uma boa sacada o livro ser dividido em 3 relatos diferentes: Pietro (o personagem desprezível), Emma (sua filha, anos depois) e Teresa ( sua aluna/amante também anos depois).

Leitura interessante e certamente procurarei outras obras do autor.

Ediany 09/02/2024

Mais um excelente Starnone
Mais uma devassa na vida íntima do personagem.
O que é algo que realmente é um segredo?
Que confidência te aprisionaria a outra pessoa?

vitxor 11/02/2024

Uma das piores experiências literárias que já tive
Primeiro de tudo, não acho que a escrita do autor seja ruim, nem muito menos que seja equivalente a da Elena Ferrante, essa comparação é até ridicula.

Essa foi uma das minhas piores experiências de leitura, simplesmente porque é uma história completamente insuportável de um cafajeste/crápula que se acha bom sujeito e, além de tudo é um machista extremamente narcisista. Aliás, o título do livro é mais pelo fator de ele ser tão machista a ponto de remoer isso porque alguém "teria poder sobre ele" a partir desse segredo. A única personagem digna de alguma simpatia nesse livro é a Nádia que infelizmente é esposa dele. Talvez a construção que o autor propôs não foi tão bem aproveitada por mim porque eu passava a leitura inteira irritado tendo que ler as asneiras que esse personagem pensava e falava e achando que tava abafando como um macho alfa de ego ferido. Sinceramente não tenho mais vontade nenhuma de ler outro livro do autor e nem muito menos recomendo esse livro, foi uma péssima leitura.

Ana Clara 11/02/2024

Segredos
Segredos trás o desenvolvimento do personagem ao longo de sua vida, sempre com a sombra de um segredo compartilhado com uma namorada. O personagem enfrenta decisões morais ao longo da vida e sempre retorna sua reflexão ao momento crítico do passado. Adorei acompanhar a evolução do personagem apesar de me decepcionar com o fim.

Samiradejesus 10/03/2024

É, gente?não rolou
A história é sobre Pietro, um homem desinteressante que, por uma ironia do destino, se ?torna? e se convence (ou tenta se convencer) que é muito interessante e de uma inteligência acima da média, atraindo a atenção de um cem número de pessoas. O descreveria muito mais como competente. E para além disso, um homem sem graça, sem energia, sem ambição, inseguro e assombrado por um segredo?
A narrativa, no começo interessante, se tornou um tanto enfadonha. A segunda e terceira parte são interessantes, apesar de (e suficientemente) curtas.
A linguagem é simples, fácil de ler.
Em seus livros, Starnone mergulha na complexidade do ser humano, contraditório e cheio de defeitos e qualidades. Creio que ele foi mais feliz em Laços.

Luis.Henrique 16/03/2024

Brilhante
Não há outra palavra pra definir essa narrativa que nos pega de surpresa e nos prende até a última página. Hoje em dia,são raros os.livros que me deixam com saudade quando terminam. E esse é um deles .
Foi a porta pra que eu descubra outras obras desse autor incrível.

Fernando.Hasil 24/03/2024

Fim da trilogia
Starnone encerra a trilogia com essa história de amor a distância que atravessa décadas e que é mantida pela intensa relação do passado e um segredo compartilhado que os mantém unidos.

Elizabeth 23/04/2024

Não
Um pouco piegas, lento. Um professor que tem um relacionamento com uma ex aluna, acha que é amor, se separa, casa com outra mulher e fica trocando carta com a ex. Não recomendo.

Robs 26/04/2024

Tive que re-ouvir o último capítulo
Li a versão em inglês (capa verde e horrorosa).
Spoiler: O segredo não é revelado!
Reli o último capítulo na esperança de saber o segredo... Vai que passou batido, mas daí me percebi no personagem principal, no medo de ter um segredo revelado. E como esse "medo" pode molhar a sua vida e em como as pessoas te vêem ( tudo dentro da sua cabeça).
Gostei, e gostei mais ainda escrevendo aqui sobre o que eu gostei.