Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Robs 26/04/2024

Tive que re-ouvir o último capítulo
Li a versão em inglês (capa verde e horrorosa).
Spoiler: O segredo não é revelado!
Reli o último capítulo na esperança de saber o segredo... Vai que passou batido, mas daí me percebi no personagem principal, no medo de ter um segredo revelado. E como esse "medo" pode molhar a sua vida e em como as pessoas te vêem ( tudo dentro da sua cabeça).
Gostei, e gostei mais ainda escrevendo aqui sobre o que eu gostei.

Elizabeth 23/04/2024

Não
Um pouco piegas, lento. Um professor que tem um relacionamento com uma ex aluna, acha que é amor, se separa, casa com outra mulher e fica trocando carta com a ex. Não recomendo.

Gi Santos 06/04/2024

É um livro super bem escrito e instigante - até demais - mas me decepcionei muito com o final aberto, sem revelar os segredos dos dois personagens. Sei que foi proposital, mas fiquei indignada por ter ficado curiosa.
Karoline 06/04/2024minha estante
Ouvi um podcast falando super bem desse autor. Quero muito ler. Não sei ainda por qual começar.

Gi Santos 07/04/2024minha estante
O livro é bom, realmente, eu só queria saber que segredo é esse que eles tanto esconderam kkkkkkk

Fernando.Hasil 24/03/2024

Fim da trilogia
Starnone encerra a trilogia com essa história de amor a distância que atravessa décadas e que é mantida pela intensa relação do passado e um segredo compartilhado que os mantém unidos.

Luis.Henrique 16/03/2024

Brilhante
Não há outra palavra pra definir essa narrativa que nos pega de surpresa e nos prende até a última página. Hoje em dia,são raros os.livros que me deixam com saudade quando terminam. E esse é um deles .
Foi a porta pra que eu descubra outras obras desse autor incrível.

Samiradejesus 10/03/2024

É, gente?não rolou
A história é sobre Pietro, um homem desinteressante que, por uma ironia do destino, se ?torna? e se convence (ou tenta se convencer) que é muito interessante e de uma inteligência acima da média, atraindo a atenção de um cem número de pessoas. O descreveria muito mais como competente. E para além disso, um homem sem graça, sem energia, sem ambição, inseguro e assombrado por um segredo?
A narrativa, no começo interessante, se tornou um tanto enfadonha. A segunda e terceira parte são interessantes, apesar de (e suficientemente) curtas.
A linguagem é simples, fácil de ler.
Em seus livros, Starnone mergulha na complexidade do ser humano, contraditório e cheio de defeitos e qualidades. Creio que ele foi mais feliz em Laços.

Flávia Menezes 23/02/2024

GOT A SECRET, CAN YOU KEEP IT?
?Segredos? é o último romance publicado do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, tendo chegado às livrarias em junho de 2020.

Ganhador do Prêmio Strega de 2001, o nome de Starnone é sondado há quase duas décadas como sendo a possível identidade real de Elena Ferrante. Mistério esse que surgiu não apenas por sua escrita se aproximar muito da narrativa de Ferrante, mas também porque a esposa do escritor, Anita Raja, é a tradutora da editora que publica Ferrante.

O ?Corriere dela Sera?, um jornal diário italiano chegou a publicar um quadro fazendo um comparativo para demonstrar como a prosa de Starnone possui uma semelhança que vai muito além do razoável com a de Ferrante. Foi uma investigação jornalística de 2016 que buscou encerrar o caso, quando, ao seguir as faturas da editora de Ferrante, trouxe à tona um debate sobre o direito ao anonimato.

Boato ou verdade, a questão é que se tem algo de que Starnone gosta de falar é sobre ?segredos?.

Neste romance, um professor de literatura vive uma paixão avassaladora com uma ex-aluna, e depois de muitas idas e vindas, tem diante de si uma proposta ousada: para que o vínculo entre eles se fortaleça, cada um deveria contar um segredo inconfessável. E é exatamente o que cada um faz, abrindo um para o outro o seu lado mais sombrio.

Uma proposta arriscada, afinal... quem poderia garantir que esse laço um dia não se romperia?

E realmente se rimpeu, e é aí que os riscos de que alguém exponha algo tão íntimo, e que ficou guardado por anos em uma caixa de pandora, seja descoberto por pessoas que ele tanto ama, ou até mesmo para aqueles que o admiram, começa a assombrá-lo a tal ponto que toda a sua vida passa a girar em torno daquele segredo um dia confessado.

Como bem dizia a música do ?The Pierces?, e que foi tema do seriado ?Pretty Little Liars?, transmitido de 2010 a 2017: Got a secret, can you keep it? Swear this one you´ll save / Better lock it in your pocket taking this one to the grave. (Tenho um segredo, você pode guardá-lo? Jure que esse você vai guardar / Melhor trancá-lo em seu bolso, levando-o para a sepultura).

A premissa das confissões de algo tão pessoal, algo que é tão sigiloso que não confessaríamos nem mesmo para a nossa própria sombra, é algo que instiga, afinal... quem é que não tem um segredo que o guarda a sete chaves? Mas tenho que confessar que apesar do começo promissor e fascinante, o ritmo não se mantém o mesmo até o seu final.

Assim como em um outro livro que li recentemente deste mesmo autor, ?Laços?, neste o autor divide os relatos em 3 partes, sendo a primeira a visão do ocorrido pelo professor de literatura, o segundo a filha desse professor, e o terceiro (e a escolha mais óbvia) a ex-aluna que teve um caso com esse professor, e foi a portadora do seu grande segredo.

Starnone tem uma escrita muito fluida e realmente gostosa de ler, com suas frases de efeito que imediatamente nos fazem pensar sobre o que foi dito, nos trazendo de volta ao tempo real, e promovendo essa reflexão sobre como agiríamos, ou o que pensamos sobre determinado assunto.

Porém, apesar de tanto encanto colocado nas palavras, ao inserir à trama uma segunda temática de grande relevância, a questão do papel do professor nas escolas e seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos, confesso que a narrativa (para mim!) foi perdendo um pouco a força.

Uma outra confissão que faço, sobre uma visão bem pessoal, é que apesar de Starnone ter dito durante uma entrevista que ?Nós, homens, temos cada vez mais dificuldade para nos narrar?, suas personagens femininas seguem o mesmo padrão de mulheres megeras, (altamente!) manipuladoras e irritantemente geniosas.

Esse excesso de diálogos femininos intempestivos me deixou um pouco cansada, e como a história fecha com a narração de duas personagens femininas, não posso negar que foi difícil finalizar a leitura, por ter se tornado muito maçante. Mesmo tendo essa sensação de que ele (autor) escreveu alguns desses comportamentos (e alguns bem irritantes) de algum recorte de uma experiência pessoal real.

A conclusão do livro foi bem à lá Starnone, e não há como não dizer que foi maestral, fechando com muita sabedoria a questão dos segredos confessados, e do compromisso de uma vida estabelecido por seus interlocutores em carregar a promessa de jamais revelá-los à terceiros.

Muito embora tenha sentido como se a história tivesse perdido um pouco a força com essa inserção de uma segunda temática igualmente forte, e da repetição de um mesmo padrão (negativo) feminino, há muito nesse livro que eu realmente apreciei, e sem dúvida essa foi uma leitura boa para distrair um pouco à mente de outras leituras mais densas que tenho feito paralelamente.

"Não estou a fim de constatar que os melhores seriam os melhores independentemente de eu ser seu professor, e que os piores continuam os piores mesmo sendo eu seu professor. Salário de merda ou não, apocalipse iminente ou não, quero aqui dizer humildemente que me sinto menos triste - sim, menos triste - se me esforço para que aqueles que de todo modo fariam bem façam melhor graças ao meu trabalho, e para que aqueles que de todo modo fariam mal aprendam graças a mim a fazer bem".
AndrAa58 24/02/2024minha estante
Amo suas resenhas ?

Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Amiga, você é demais!! ?

Ana Clara 11/02/2024

Segredos
Segredos trás o desenvolvimento do personagem ao longo de sua vida, sempre com a sombra de um segredo compartilhado com uma namorada. O personagem enfrenta decisões morais ao longo da vida e sempre retorna sua reflexão ao momento crítico do passado. Adorei acompanhar a evolução do personagem apesar de me decepcionar com o fim.

vitxor 11/02/2024

Uma das piores experiências literárias que já tive
Primeiro de tudo, não acho que a escrita do autor seja ruim, nem muito menos que seja equivalente a da Elena Ferrante, essa comparação é até ridicula.

Essa foi uma das minhas piores experiências de leitura, simplesmente porque é uma história completamente insuportável de um cafajeste/crápula que se acha bom sujeito e, além de tudo é um machista extremamente narcisista. Aliás, o título do livro é mais pelo fator de ele ser tão machista a ponto de remoer isso porque alguém "teria poder sobre ele" a partir desse segredo. A única personagem digna de alguma simpatia nesse livro é a Nádia que infelizmente é esposa dele. Talvez a construção que o autor propôs não foi tão bem aproveitada por mim porque eu passava a leitura inteira irritado tendo que ler as asneiras que esse personagem pensava e falava e achando que tava abafando como um macho alfa de ego ferido. Sinceramente não tenho mais vontade nenhuma de ler outro livro do autor e nem muito menos recomendo esse livro, foi uma péssima leitura.

Ediany 09/02/2024

Mais um excelente Starnone
Mais uma devassa na vida íntima do personagem.
O que é algo que realmente é um segredo?
Que confidência te aprisionaria a outra pessoa?

Bia 22/01/2024

Texto visceral e incômodo
Primeiro livro que leio do autor e achei um texto visceral. Tão visceral que tomei antipatia pelo personagem principal pois ele representa para mim tudo aquilo que não gosto no ser humano: egoísmo, narcisismo, covardia e auto indulgência (no sentido que tudo o que é feito de errado, é justificável por mil motivos)?
No entanto, um romance bem escrito é capaz de gerar emoções diversas dentro da gente, inclusive as desagradáveis.
Achei uma boa sacada o livro ser dividido em 3 relatos diferentes: Pietro (o personagem desprezível), Emma (sua filha, anos depois) e Teresa ( sua aluna/amante também anos depois).

Leitura interessante e certamente procurarei outras obras do autor.

PAmela603 11/01/2024

Para canalhas
Quando eu entendi que a ideia do Starnone era criar um canalha que se acha bom sujeito, minha experiência com esse livro foi de 8 a 80 (até então eu achei que o canalha era o próprio Starnone). Duro é se identificar com o personagem depois dessa revelação.

Clarispectiana 17/12/2023

Mais uma para a série: livro para descansar a mente!!

Nada muito elaborado ou complicado, bom de passar o tempo, descansar e refletir.

Karen 08/12/2023

Encontros e desencontros
Dentre LAÇOS e ASSOMBRAÇÕES, títulos anteriores do autor lançados no Brasil, achei esse o mais "fraco".
Porque fraco entre aspas? Porque um fraco em se tratando de Domenico Startone ainda é pódio no olimpo da literatura contemporânea.
O autor segue encantando com a sua forma de escrever: leve, fácil, prazerosa e simples.
Descrevendo emoções como poucos, trazendo para as paginas de seus livros daquelas emoções que tentamos dissuadir ou mascarar dentro de nós.
"(...) se não tivesse ninguém para encantar, se cansaria mais ainda".