Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Pedro HB de Melo 03/02/2022

Da trilogia, este é o melhor!
O livro é muito interessante, a cada capítulo eu ficava mais envolvido em tentar descobrir/imaginar qual era o segredo de cada um. ?

skuser02844 17/01/2022

Curtinho mas cheio de aprendizados
Não é bem uma resenha.. É só relato da minha experiência.

Gostei muito da leitura desse livro.
Ele me chamou atenção pelo "segredo" mas me manteve atenta a leitura por outros motivos.
Personagens muito bem desenvolvidos e uma trama que nos trás muita identificação.

Rafa 05/01/2022

Muito boa a escrita, pega bastante a gente, e apesar de não ser tão longo os personagens são muito bem trabalhados e diferenciados entre si, ótimo livro pra se pensar na importância que damos às coisas e a importância que elas realmente têm.

Paula.Moreira 23/12/2021

Ok
Confesso que cansei um pouco da história e de seus personagens... O livro em si é curtinho e rápido de ser lido, nao da muito trabalho! Não acredito que vai ser um livro que vou lembrar, mas gostei de ter lido mesmo assim.

diego.sena 25/11/2021

Eu li segredos do Domenico Starnone com uma expectativa que foi completamente frustrada. E que bom que foi assim.

A história fala muito mais sobre a vida, as escolhas que fazemos e as consequência delas. Fala também de arrependimento. Talvez esse seja o tema central da obra. Sabe aquele famoso: "e se?"

Achei a ambientação muito bem feita, trazendo a Itália dos anos 70 como plano de fundo para a história. Aos poucos vamos conhecendo Pietro e suas relações com as mulheres.

Ele mantém um relacionamento tempestuoso com sua ex-aluna, Teresa, dez anos mais nova. Até que Teresa propõe um jogo: que eles compartilhem um com o outro o seu segredo mais obscuro. Poucos meses depois de se confessarem, o romance acaba.

Pietro se envolve então com Nádia, uma jovem que lhe transmite segurança e com quem ele acabará se casando e tendo filhos. Porém, alguns dias antes do casamento, Teresa reaparece inesperadamente. E com ela a sombra do que eles confessaram um ao outro. A partir de então, essa confissão permanecerá como uma nuvem ameaçadora.

Certamente foi uma leitura gostosa de fazer, e também envolvente. O final, imagino que muita gente não vai gostar, mas eu adorei, achei a melhor forma de encerrar a história.

Todos nós guardamos segredos, todos nós temos duvidas sobre o que vamos fazer, o que fizemos ou que deveríamos ter feito. É a vida como ela é na sua melhor forma.

Um pequeno ponto que me incomodou foi que o Pietro era sempre o centro das atenções, as mulheres eram acaso ou estavam lá para complicar a vida dele, talvez se a história tivesse sido feita pela perspectivada da Tereza, fosse melhor.

Arthur B. Senra 15/11/2021

Excelente construção da narrativa, alternando personagens. Domenico traz mais um protagonista com questões existenciais e vaidosas, exibindo as fragilidades masculinas que tentam esconder suas imperfeições.

Gabriela3872 12/11/2021

Eu estava torcendo pro final salvar o livro, mas pra mim isso não aconteceu.

Houve momentos em que fiquei muito ansiosa e a falta de explicação me deixou bem chateada.

Anninha 31/10/2021

O que um segredo é capaz de fazer conosco? O que pensamos ser um segredo horrível pode n significar nada para os outros.
Nesse livro o primeiro narrador é assombrado por um segredo que compartilhou n pelo ato em si e sim pelo que a revelação pode causar a imagem que ele criou para si mesmo.
O livro trouxe muitas reflexões sobre muitos temas atuais, porém n explorou muito.
A leitura foi instigante.

Sofia 21/10/2021

A gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa.
Pietro é um professor de Letras em uma escola pública de Roma. Totalmente apaixonado por sua profissão, ele se vê apaixonado e entregue à uma ex-aluna chamada Teresa. Eles vivem um amor intenso, ardente e por vezes violento. Quando entendem que essa relação não vai mais dar certo, os dois se propõem a compartilhar um segredo com o outro, um segredo muito obscuro que o outro precisará guardar para sempre.

Quando eles terminam a relação, Teresa sai do país e Pietro se casa com a também professora Nadia e com ela começa a ter uma vida. Muito engajado nas causas escolares, ele começa a publicar artigos e livros que o tornará um professor muito reconhecido e também criticado por seus métodos. Enquanto isso, Nadia tenta virar professora universitária sem sucesso e se encarrega da criação dos 3 filhos com o marido.

Uma história sobre amor, segredos e ambições, nesse livro vamos ver nosso personagem sempre assombrado pelo segredo compartilhado do passado e, ao mesmo tempo, colecionando novos segredos na vida atual. Enquanto isso, se esforça para ser o melhor que pode para a mulher que ama e seus filhos.

A escrita de Domenico é tão sensível e poética que te envolve na leitura que, aos poucos, você se sente parte daquele cenário e de tudo que acontece. Torce, chora e, ao mesmo tempo, reconhece o quanto são humanos os personagens retratados pelo autor, cheios de acertos, erros, qualidades e defeitos. Amei essa leitura e não vejo a hora de conhecer mais do autor. Comecei a mergulhar na literatura italiana com o pé direito.
Ana Sá 21/10/2021minha estante
Ahh, vou ler ano que vem! Adorei a resenha, matou minha curiosidade!

Margallyne 19/10/2021

Gostei de como o autor fala sobre os pensamentos e sentimentos dos personagens no decorrer do tempo.

Razuki 14/10/2021

E então o tal segredo...
Retirei do plástico, que apesar de achar ofensivo acho também um tanto necessário, e folheie suas páginas, fiquei com receio de ler o enredo nas abas, quis aproveitar que o tinha esquecido quando o comprei e li logo o primeiro bloco, fiquei inquieta com a falta de parágrafos, mas logo passou, quando me reclamaram a atenção já tinha lido um terço do livro, apenas uma parte do primeiro relato.

A escrita me encantou como há muito tempo não me era possível, limpa de expectativas, clara e pontual a cada frase. Sinto que findou meu período de abstinência. Quero ler mais escritos desse italiano. Uma narrativa bem mentida como diria o próprio professor. Os personagens são vivos, intensos e esmiuçados com muita doçura. Suas ideias defendidas até por seus opositores são profundas, necessárias e vivas dentro e fora do enredo.

O jeito com que o amor foi retratado foi glorioso, até me pareceu novamente palatável. Amor pela educação, pelas relações, pela vida. A culpa foi tão pestilenta como tem que ser, mas não tomou conta do narrado, nem mesmo o tornou interessante, não teve espaço p/ isso, já que todo o resto protagonizou a história.

"A mentira é a salvação da humanidade."

"Se não vale a pena, não me faça perder tempo."

"Uma parte não desprezível de mim temia que o dique cedesse e minhas escórias descessem em enxurradas."

Monique355 05/10/2021

É um bom livro, especialmente se você estiver na vibe para esse tipo de leitura, mas não tem grandes acontecimentos emocionantes não. Eu fui com um pouquinho de expectativas, e acabou que esperei mais. Tive ranço do personagem principal, mas acho que é natural porque a narrativa é em primeira pessoa e muito íntima. Enfim, um bom livro, mas não tava na sensibilidade pra achar espetacular não.

Nane 13/09/2021

Um bom livro, me causou diversas sensações e a principal delas foi irritação. Terminei o livro porque não consigo deixar livros sem serem lidos. Tem uma certa fluidez na história, mas não consegui me conectar com os personagens e com seus medos e situações de vida.