Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Gi | @girlanismos 19/01/2021

A pedagogia do assombro
Essa nota (razoável) vai apenas para os questionamentos que são levantados acerca do sistema educacional e a desigualdade social. E assim como a terceira parte do livro, narrada pela Teresa, que me trouxe mais aproximação e concordância com suas opiniões.

A primeira parte do livro, Pietro, é um porre de chatisse. Mais uma história de homem adúltero, com tantas justificativas que dá preguiça, que se casou e modificou a vida da mulher mas é egoísta ao ponto de vê-la triste e sobrecarregada com a rotina mas não faz nada pra ajudar.

A segunda parte é narrada por Emma, filha de Pietro, que consegue ser mais irritante do que o pai. Em poucas páginas já consegue demonstrar uma personalidade detestável, que apesar da idade consegue ser mimada ao extremo e só busca a aprovação do pai o tempo todo.

Decepcionada. Pensei que seria muito melhor.

Ercilia 18/01/2021

Esse eh o segundo romance que leio de Domenico Starnone, sendo o primeiro "Laços". Gostei imenso dos dois e pretendo ler "Assombrações" também. Parece que esses três romances formam uma trilogia. Pietro, o narrador, eh um professor de Letras no Ensino Médio, numa escola de periferia de Roma. Lá ele conhece Teresa, sua aluna por quem ele se apaixona. Vivem juntos por três anos, um romance avassalador e instável, com agressões verbais mútuas, fruto de ciúmes e inseguranças. Esse romance vai deixar marcas indeléveis em ambos, mesmo que, após o término, tenham tido cada um vidas separadas e independentes. Ele se casou com Nádia, teve filhos e reconhecimento público e notório com a publicação de livros e artigos relativos aos rumos da educação em seu país. Entretanto, Pietro esta preso em Teresa, sofre com suas pendências, seus afetos, exigências, segredos, culpas e fraquezas.

Maria 14/01/2021

SEGREDOS NUNCA DEVERIAM SER REVELADOS
O que leva alguém a guardar um segredo? Amor? Ódio? Chantagem? Talvez tudo isso, e talvez nada.
Formada por Laços e Assombrações, Domenico Starnone finaliza (por hora) a trilogia sentimental com Segredos.
Em uma relação tempestuosa, o professor Pietro e Teresa, sua ex-aluna, deixam o amor e ódio se revezarem. E, em uma falsa tentativa de salvar a perigosa relação, o casal troca confidencias de seus segredos mais obscuros.
Após o rompimento, Pietro se envolve com Nádia, professora de matemática na mesma escola na qual ele leciona. E como esperado, percebemos os traços de posse, ciúmes e egoísmo por parte de Pietro. Mesmo comportamento que tivera em relação à Teresa, só que com Nádia, frágil e submissa, suas ações não incitam as frequentes brigas do relacionamento anterior.

Para ler a resenha completa acesse:
euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

site: https://www.euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

Tiziana 28/12/2020

Presuntuoso e barboso
Nonostante qualche passaggio buono per estrapolare una citazione a effetto, la storia è poco credibile e non dice nulla di interessante; i personaggi sono privi di qualsiasi spessore e -per di più- si esprimono tutti con lo stesso stile pomposo e autocelebrativo. Per usare le parole dell?autore: ?Non mi piace né il modo di scrivere della figlia, né quello del padre. Preferisco frasi che non si sforzino di mettere in bello stile comportamenti e stati d?animo. Entrambi invece tendono a farlo e mi disturbano?.

Erika.Almeida 25/12/2020

Segredos traz o romance desassossegado entre um professor e uma aluna dez anos mais jovem e o assombro de uma confissão feita a ela, cuja revelação poderia arruina-lo. Desenho de escolhas da juventude e da velhice, antigos casos amorosos que retornam como fantasmas, olhar dos filhos sobre seus pais, casamento e rivalidade.

Daniel263 18/12/2020

O segredo de Segredos
Publicado em: @curadorliterario

77º livro lido em 2020.

Um livro extremamente bem escrito, mas que, quando o terminei, fiquei com um amargor de desgosto e tristeza.

Definitivamente, é um livro que fica contigo. A história é tensa e os narradores pouco confiáveis, mas deixa reflexões bem interessantes.

O 1º narrador ocupa mais de 50% do livro com sua história - e só vou falar dele.

Pietro combina de revelar um segredo horrível a sua namorada, Teresa, e vice-versa - na esperança de que, sabendo o pior um do outro, a relação ficaria mais forte.

Com o passar dos anos eles se afastam e Pietro, que em vários sentidos é uma pessoa detestável, convive com a angustia do medo que seu segredo seja revelado.

Como havia dito, fiquei incomodado ao terminar o livro. Mas com o passar do tempo e após discutir com outros leitores, entendi o que senti e tive novas impressões.

E ”Segredos”, especificamente, foi o último livro do 4º ciclo do clube de leitura que faço parte - por isso também estava demorando para postar! 😝

site: https://www.instagram.com/p/CGVGmL_j75Q/

Luana 14/12/2020

Uma boa estória.
Meu primeiro livro do Starnone, me fez olhar para dentro e observar como andam as minhas relações interpessoais. Mesmo não sendo casada, dá pra levar certas reflexões para o cotidiano, daquilo que quero ou não em minha vida.
Livro simples, mas sedutor. Uma boa pedida.

P.s: Teresa é a personagem mais interessante da trama, sincera e sem rodeios.

DêlaMartins 12/12/2020

Starnone, gosto muito. Este foi o 3° livro dele que li, quero mais!

A história é narrada por Pietro, professor de ensino médio, que teve um relacionamento tóxico com Teresa qdo tinha seus 30 anos. Pouco antes desse relacionamento acabar, um contou para o outro sua história secreta mais feia e esse fato acabou prendendo a ambos nessa relação (principalmente a Pietro). Ele se casa, tem filhos, escreve 2 livros, torna-se relativamente famoso e respeitado, mas sempre tem a história e o medo de sua revelação na cabeça.

Parte do livro é narrada pela filha de Pietro, Emma, que tem adoração pelo pai e consegue colocá-lo numa lista de professores homenageados quando ele já tem seus 80 anos.

A última parte é narrada por Teresa, de forma prática e fria, como ela sempre foi.

O livro não tem um final esclarecedor, fica a nosso critério cria-lo.

Itamara 11/12/2020

"... de fato estamos nas mãos um do outro "
Gostei do livro, adoro histórias que se parecem tão reais que consigo imaginar os personagens como pessoas conhecidas minhas, cheias de defeitos, problemas, inseguranças. Questionei por muito tempo o que ali estava sendo compartilhado, principalmente no primeiro relato (que é maior)e pelo fato da relação tão tóxica entre Pietro e Tereza. Enquanto lia, associei muito a escrita com a da Elena maravilhosa Ferrante. Será que são a mesma pessoa?

Fernando Schubach 10/12/2020

Nota 10
Trilogia genial. Recomendo a todos que gostam de temas voltados para relações afetivas ou não.

Rafael Mussolini 17/11/2020

Segredos
"Segredos" de Domenico Starnone (Editora Todavia, 2020) é um romance italiano de uma beleza arrebatadora. Acompanhamos as histórias e reflexões amorosas, familiares e intelectuais de Pietro a partir dos anos 70. Ele é um professor que trabalha na periferia de Roma e possui opiniões polêmicas sobre o sistema educacional italiano. O educador está sempre fazendo provocações sobre a dificuldade da escola lidar com as diferenças, com a desigualdade social, com a integração das mudanças sociais se enquadrando em um formato que pretende tratar todos como iguais, mas não o consegue, pelo fato que é reconhecendo as especificidades de cada pessoa que a educação pode ser verdadeiramente formadora.

"Se o senhor tem muitos privilégios naturais e sociais, enquanto eu não tenho nenhum, como a escola faz para educar da melhor forma tanto o senhor quanto a mim se nos trata como se fôssemos iguais?"

Para além das discussões sobre a educação italiana, que olhando para a nossa parece existir uma certa universalização de alguns problemas, a história irá girar também em torno de dois segredos que a gente fica curioso para saber quais são pelas circunstâncias que eles surgem. Domenico Starnone fez algo interessante que foi dividir o livro em três partes, entregando a narração a três personagens diferentes. Quando conhecemos três perspectivas os fatos ganham um sabor ainda melhor e nos mostra que nenhum narrador é confiável, nem mesmo quando se trata da própria história. Somos seres narrativos, mas utilizamos dos silêncios e dos segredos sempre que convém.

Quando começamos a história sabemos que o professor Pietro tem um relacionamento conturbado com uma jovem chamada Teresa. Pietro fora professor de Teresa na mesma escola que ainda leciona, então a forma como os amantes convivem e conversam muitas vezes se confundem. Em alguns momentos, vemos nitidamente dois amantes numa relação tórrida para depois perceber algumas nuances de uma relação que ainda é de aprendiz e mestre. Teresa foi uma das alunas "desinteressadas" de Pietro que fora conquistada com o tempo por um professor que acredita em uma pedagogia desconectada da repressão e da repreensão. "Sempre senti a chamada à ordem como um brutal empurrão nas costas, de modo que não submeto ninguém a empurrões."

Como educador, Pietro se coloca numa posição responsável, mas também muito difícil de tentar todos os instrumentos e estratégias para que o ensino funcione da maneira que acredita e projeta. Teresa parece repetir o papel da aluna no relacionamento amoroso, uma vez que não perde a oportunidade de provocar reações em Pietro e o consegue por também ter uma mente brilhante. É logo após uma das constantes discussões entre os dois que a ideia de um pacto surge.

"Teresa insinuou cheia de dedos uma proposta e disse: vamos combinar que eu te conto um segredo horrível meu, que nem a mim mesma nunca tentei dizer, e você me conta um seu equivalente, uma coisa que, se fosse descoberta, te destruiria para sempre."

Após cada um contar seu grande segredo, prometem nunca revelar a ninguém e nunca se separarem. Acontece que apenas alguns dias depois o relacionamento chega ao fim. O término acontece de forma amigável, mas o que inicialmente surge como uma ideia de conexão e confiança, se torna motivo de medo, principalmente para o professor. Teresa possui o maior segredo de Pietro e Pietro o maior segredo de Teresa, ambos com poder de destruir suas reputações. Com o tempo cada um segue seu rumo na vida, mas ocasionalmente a vida os reconecta e não sabemos se o que os atrai é o segredo ou a marca deixada por um amor intenso.

Não diria que o livro é sobre Educação, mas é sobre isso também. Como cada leitor se conecta com os temas que vão de encontro às suas próprias vivências, em "Segredos" é possível acessar uma infinidade de questões e sem dúvida os diálogos sobre educação e escola foram os que mais me moveram na obra. O tema não aparece como um discurso didático, mas como uma reflexão sobre a escola e sua dificuldade em largar ou remodelar processos tradicionais. A educação aparece exaltada como profissão na figura de professores, pensadores e intelectuais e se insere na história como o motor que move a vida das personagens.

Inicialmente, Pietro é um homem que apesar de amar sua profissão não conseguia se convencer de que poderia escrever sobre as teorias educacionais que acreditava. Ele olhava para sua produção e enxergava "frases minhas tão eficazes que tive a impressão de nunca as ter escrito." Com o término do relacionamento ele acaba se debruçando sobre a escrita de um artigo que acaba tomando proporções que ele não imaginava, tanto positivas como negativas. Pietro desconstrói a ideia que temos de escola para poder reconstruir. Na narrativa, Domenico transforma a escola em um lugar passível a ser visitado. Quando olhamos para a escola como um lugar conseguimos olhar para as teias de aranha, para as rachaduras nas paredes, para as goteiras, para a pintura que precisa ser trocada.

Assim como não abre mão das dúvidas sobre a atuação da escola e eficácia do sistema empregado, Pietro também abre brechas para questionar sua própria atuação. Ele trabalha sobre a máxima de não permitir que ele mesmo faça aos seus alunos o mal que alguns professores fizeram a ele. Essa parte da obra me fez lembrar de uma experiência pessoal na universidade, onde estávamos fazendo avaliação da disciplina de um professor inspirador e quando questionado sobre a qualidade de suas aulas ele disse que procurava preparar a aula que ele gostaria de ter se estivesse ali, naquele momento, na posição de aluno. Foi algo que nunca mais esqueci.

"Nós, professores, nos tornamos prisioneiros da escola aos seis anos e nunca mais fomos libertados. Não permitam que o poder os instrua, aprendam vocês mesmos a instruí-lo. Uma boa instrução cria comunidade, não compadrio. Não se trata de instruir bem os poucos afortunados, mas de instruir muito bem os tantos desafortunados. Aprende-se mais do estranho que da própria corriola."

"Segredos" inicia com um texto que é quase impossível não embarcar na leitura e tem um dos finais mais instigantes dos livros mais recentes que li. É uma leitura que fica habitando a gente mesmo depois da última página e que nos leva a reflexões diversas sobre educação, escola, reputação, formação, silêncios, segredos e a descoberta de quem realmente somos. As angústias de Pietro se tornam nossas angústias, pois assim como ele, de uma forma ou de outra, estamos nessa busca incessante de saber quem somos, o que queremos e de que forma podemos dar vazão a melhor versão de nós mesmos.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2020/11/segredos-de-domenico-starnone.html

Cássia 27/10/2020

Medo
Dois amantes, um professor e sua antiga aluna, têm um romance e, como prova de amor, decidem contar um segredo que ninguém soubera de si para o outro, algo inconfessável. Pietro contou, Teresa também.
Poucos dias depois, se separaram. De corpos, porque o segredo que o professor confessou passou a ser um grilhão, uma navalha que, de tão perto, feria o pescoço, o medo que o ligou à aluna, que passou a ser seu maior pesadelo.
O medo, companheiro cruel dos culpados ou fracos.

deborauni 06/10/2020

Esperava mais
A primeira novela de Starnone ?Laços? me agradou, depois li ?Dias de abandono? de Elena Ferrante e os argumentos de ambos se misturaram. Já não sabia se havia gostado de um ou do outro ou dos dois. Ou quem sabe, de nenhum dos dois?
Incentivada por uma amiga li a segunda novela de Starnone ?Assombrações? e fiquei encantada. Completamente apaixonada, mesmo! Então, logo que foi lançado corri para comprar ?Segredos?.
Até quase o final achei o livro arrastado e chato, pensando mesmo em deixa-lo de
lado, atitude que me causa incômodo. Mas, uma vez decidida a terminar a leitura, me transformei numa leitora mais paciente e condescendente. Portanto, tentando dar um crédito ao autor consegui concluir a leitura.
A ideia de apresentar os pontos de vista de cada protagonista é interessante, mas já tinha sido utilizada em ?Laços? e ficou repetitivo e estranho visto o tamanho desigual dos mesmos. Resumindo, o livro é um ?patchwork? de mais do mesmo de diferentes livros deste autor.

Nathy215 30/09/2020

Só sei que preciso de mais.
Mesmo com a diagramação ruinzinha, foi uma leitura bem fluida, me conquistou rápido e fiquei presa ao título durante toda a narrativa.

Como o livro era curto, não tinha grandes expectativas, essa é minha primeira leitura do autor e amei a escrita, geralmente a narrativa de um homem, sobre as mulheres e relações amorosas, costumam me incomodar muito, mas com a narrativa do Domenico, não senti isso, na verdade me senti muito próxima do protagonista, mesmo que em poucas páginas, já era como se fosse alguém conhecido, próximo.