Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Tamires 21/06/2020

Segredos, de Domenico Starnone
Grande! Segredos, de Domenico Starnone (todavia,2020) é um livro excelente. Em estilo semelhante aos outros livros (temos três já publicados no Brasil pela Todavia), Segredos é dividido em três partes. Aqui, como em Laços, temos três narradores: Pietro, na primeira parte; sua filha Emma, que continua a história do pai muitos anos depois dos acontecimentos da primeira parte; e Teresa, a ex-aluna e ex- namorada de Pietro, que fecha magistralmente o volume.

Pietro tem uma relação bastante tempestuosa com Teresa. Certo dia, eles resolvem revelar um para o outro um segredo, algo horrendo que ninguém mais saiba, uma espécie de pacto entre eles. Segredos revelados, o de Pietro parece ser muito mais constrangedor. E o que era para ser um pacto fortalecedor desta relação, acaba de alguma forma minando-a: pouco tempo depois o romance acaba. Mas o temor de Pietro de que Teresa acabe tornando pública sua confissão vai atormentá-lo por muitos e muitos anos.

“Era como se gostássemos um do outro sem medida apenas para poder apurar que nos detestávamos.”

“Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (…) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.”

“Mas se tornar adulto — disse para mim — é de fato renunciar a sermos perfeitos.”

“Narrar significa mentir, e narra melhor quem mente melhor.”

“Não é a pedagogia do afeto que nos melhora, mas a pedagogia do assombro.”

Os anos se passam, Pietro se casa, constrói uma carreira sólida no magistério e como intelectual da educação na Itália; Teresa viaja o mundo, passa a viver nos EUA, torna-se uma cientista muito conhecida e conceituada. Os dois trocam cartas (outros tempos!), ela está sempre presente, assim como a tensão que envolve o segredo.

Segredos tem um conteúdo bem bacana sobre pedagogia. Dei uma pesquisada e vi que não só o personagem foi professor de ensino médio, mas também o próprio Domenico Starnone. Não que eu esteja procurando laços (!) entre autor e personagem. Já basta a intrigante novela Ferrante-Starnone para nos distrair do que realmente importa, os livros (como diria Elena Ferrante, porque eu até que gosto de uma fofoca). Para quem não está por dentro do causo, Starnone já foi apontado como sendo a pessoa por trás do pseudônimo Elena Ferrante (duvido muito) e também como marido da Elena Ferrante (o que é mais provável).

Não posso falar muito mais para não revelar muitos detalhes do enredo, mas acredite: você vai devorar este livro. É tão bom ou melhor que Laços. E o final é genial! Mesmo desconfiando que o autor pudesse seguir por aquele caminho, não deixei de me surpreender quando vi que o e-book havia terminado. Os romances de Starnone são curtos, mas certeiros como um corte de navalha.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-segredos-de-domenico-starnone/
Chokito Kakarico! 29/06/2020minha estante
Moça, vc recebeu esse livro pela TAG?

Tamires 06/07/2020minha estante
Não, comprei em e-book (mas acabei comprando o impresso também, pela TAG). Vão enviar na caixinha de agosto.

Chokito Kakarico! 06/07/2020minha estante
Tô esperando tb, usaram meu código de indicação e fiquei muito feliz em saber que ganharei esse livro como presente.

Tamires 07/07/2020minha estante
Que incrível! Parabéns! E, olha, esse livro é intenso, adorei o suspense em torno do segredo. É uma ótima leitura!

Nathalie.Murcia 06/06/2020

Excelente
Livro de poucas páginas, que se lê rapidamente, e engaja o leitor, a exemplo de Laços, do mesmo autor. O mote da trama parte de um segredo que Pietro, no ápice da paixão pela namorada e aluna de brilhante inteligência, revela a Teresa, num jogo por ela proposto. O relacionamento, que era muito conturbado, termina e, apesar da aura de amizade que pairava sobre os ex-namorados, Pietro se casa, têm filhos, mas é constantemente assombrado pela ameaça que Teresa representa para ele e para sua imagem de bom pai de família e professor que alcançou notoriedade e discreta fama com seus ensaios sobre educação.

Gostei muito da leitura, especialmente porque o livro mostra o quão deturpada é a visão que podemos ter de nós mesmos, bem como uma pessoa é capaz de extrair o melhor de cada um, em circunstâncias inusitadas e que nos tiram da zona de conforto, e que alguns vínculos nunca se rompem de forma definitiva.

Penso que o livro pecou, contudo, em não ter, afinal, revelado qual era o tal segredo. Domenico, se eu pudesse definir, seria a Elena Ferrante na versão masculina. A literatura italiana mais uma vez evidencia que sabe desenvolver dramas pessoais sem ser maçante ou piegas.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br