Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

Lara 27/08/2021

Não vou esquecer deles
Eu amei esse livro, o mistério que por vezes me arrepiou e me instigava a ler cada vez mais, o romance que me deixou com coração quentinho, a amizade deles que foi uma das coisas mais lindas do livro. Fiquei presa do começo ao fim, apegada demais a esses personagens e acabei querendo ler mais da autora, a vibe de cidade pequena e a união dos personagens foi uma coisa que deixou a leitura muito melhor. Me identifiquei muito com a Lore e gostei muito da forma sensível que a autora tratou alguns assuntos.
Muito feliz por ter lido esse livro e conhecido Tomás, Lorena, Júlia, Catarina e Pedro! Eles foram tudinho pra mim ??
Lara 27/08/2021minha estante
não falei ai mas o plot me surpreendeu MUITOOOO, não tava esperando de jeito nenhum! geniaaaal

LuaTeresa 09/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

lailarosenbach 28/06/2022minha estante
é livro unico??

LuaTeresa 28/06/2022minha estante
Acho que é livro único sim

Ester479 02/04/2023minha estante
Tem drama de outra mulher?

glendha 04/09/2021

como poderia esquecer?
esse livro me surpreendeu muito e eu acho que nunca tinha me identificado tanto com uma personagem (por isso preciso de terapia igual ela), talvez isso tenha me irritado um pouco. Em todo momento do livro eu queria acolher lorena e dizer que ela não está sozinha, mas agora ela já sabe disso ??
me diverti criando mil teorias e até acertei um pouco hihi
estava tão imersa na história e agora que acabou sinto um vazio.

ps. tomás meu novo amor ficticio
LuaTeresa 09/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

glendha 11/09/2021minha estante
tem sim, acho que duas ou três cenas de hot. Me incomoda um pouco também, mas o livro vale a pena

LuaTeresa 11/09/2021minha estante
Obrigada por avisar

pessoabiaah 12/05/2022

Nacional exemplar
Suspense e romance? Você veio ao livro certo!
O livro se passa em Minas Gerais, traz um gostinho de casa com nomes brasileiros e tem uma escrita tão gostosa que se eu não estivesse em um LC, teria devorado no mesmo dia! A história da Lorena é envolvente e te faz se apaixonar, e se você ainda não se interessou, vou dizer que tem um slow burn de milhões

Esse livro é um orgulho da nossa nação!
gabriel 12/05/2022minha estante
"É do Brasil", já dizia o filósofo Galvão Bueno

pessoabiaah 13/05/2022minha estante
Né? Da orgulho vestir a camisa nessas horas

Deborah.Paula 17/01/2022

Intenso e Misterioso
O livro contém alguns gatilhos que são descritos antes de começar o livro.

? O livro se trata sobre a Lorena, uma jovem que carrega muitos traumas e que deixou sua cidade natal para trás para tentar se recuperar e se reencontrar, mas ela precisa voltar para sua cidade natal após sua vó sofrer um acidente e ficar de cama em coma. Voltando para Estrelado, Lorena começa a perceber que nunca vai melhorar, pois o trauma que ela sofreu foi ter presenciado a morte de uma garotinha na cachoeira atrás de sua casa. Ela ficou anos carregando esse trauma e tendo pesadelos. Sua amiga Júlia um belo dia fala para ela que acha que a morte da menina não foi acidente e sim assassinato. Lorena fica mais perturbada e junto dos amigos, começam uma investigação e acabam descobrindo tudo sobre aquele dia. Inclusive eu já suspeitada de quem era o culpado disso tudo. Os amigos junto da polícia acabaram descobrindo diversas outras mentiras.

? Lorena é uma jovem que sofre de depressão e ansiedade, principalmente por causa do trauma que ela sofreu. Ela tem diversos problemas, diversas dúvidas e insegurança, mas acaba se permitindo amar e ser amada, por Tomás, seu amigo de infância e amor. Gostei bastante de como Lorena foi desenvolvida, de como seus sentimentos foram colocados e de como ela se permitiu ser feliz. Tomás é perfeito, pensei que ele seria um bad boy, mas ele é o contrário. Ele sempre amou Lorena, sempre a esperou mesmo quando ela foi embora. Ele sempre está ao lado dela para ajudá-la e apoia- lá, sempre demonstrou que a ama. Gostei muito também do desenvolvimento deles.

? Sobre os outros amigos, Júlia é a única que eu de fato não gostei. Achei ela muito chata, ela fala antes de pensar magoando as pessoas como se isso fosse ter personalidade forte. Ela é extremamente irritante e irresponsável. Fez acusações sérias como se não fosse nada de mais. Culpou a Lorena mesmo sendo criança, por não ter contado para a polícia sobre a morte da menina. Não fui com a cara dela, achei a personagem beeeem chata mesmo. Tinha hora que dava vontade de entrar no livro e dar na cara dela. Já em relação a Pedro e Catarina, gostei bastante deles. São personagens leves, engraçados e com personalidade. Tiversm momentos importantes na trama, tiveram falas marcantes e são ótimos amigos (pena se não terminaram o livro juntos).

? O livro não é sobre romance, apesar de ter algumas cenas. Ele é mais sobre perdão, autoconhecimento e mistério. Enquanto não descobri o que aconteceu na cachoeira eu não sosseguei. Achei bem interessante o plot final que a autora colocou, eu juro que não esperava por aquilo. No geral foi uma leitura tranquila e bem desenvolvida, gostei bastante de ter lido.
Lanna 17/01/2022minha estante
Que resenha bem feita ?

Deborah.Paula 17/01/2022minha estante
Obrigada ??

Maria13174 28/08/2022

Muita expectativa
Foi conflitante ler esse livro. No começo eu queria muito e no final fiquei meio desapontada, não pela história ser ruim, mas pela forma lenta e enrolada que foi contada.

Lorena é chata. O assunto abordado é de extrema importância, mas a Lorena não ajuda a ajudá-la. Tomás é um típico principezinho de livro, que eu amei. Júlia me fez mudar de opinião sobre ela muitas vezes, o que eu gosto por que me trás um ar de realidade no personagem. O resto dos personagens eu não senti um grande aprofundamento ou um desenrolar muito bom, o que me incomodou bastante, fazendo algumas coisas não terem muito sentido ou ter a falta de algo.

As reviravoltas são interessantes, mas a história demorou tanto para de fato começar, que quebrou o clima de surpresas.

No fim é um livro legal, nem bom demais e nem péssimo.
Janaina 15/09/2022minha estante
Acabei de ler agora esse livro e concordo com vc. Livro moroso, personagem principal repetitiva em suas ideias. Eu até me identifiquei com ela em algumas coisas, mas o personagem dela no geral é cansativo

quel 07/01/2022

AMEI
Primeiramente, quero dizer que autora está de parabéns por ter conseguido conciliar o romance com todo o resto do plot. Segundo, que o livro tem uma leitura bem fluida e o plot no geral é muito bem amarradinho. Confesso que no início fiquei meio relutante com a Lorena, ela demorou para me conquistar, mas quando ela me conquistou, só fluiu. O Tomás nem tenho o que reclamar, ele é um amor, um personagem adorável e gostaria de ver só um pouco mais dele. Já os outros também não tenho o que reclamar, são tudo pra mim, os amo demais e amei acompanhar eles nessa trajetória.

Leiam já. Só não se esqueçam de ler as notas da autora e os avisos de gatilho!
quel 07/01/2022minha estante
me sigam no Instagram fml, @quebooks :)

lis 31/10/2021

o livro que menos me cativou
queria muito ter me conectado com a história, pois adoro um bom mistério com romance de fundo :) mas o livro não me cativou em nada, foi um parto terminar essa leitura!

a protagonista é um porre (o romance nem se fala) e os amigos dela são uns chatos kkkkkkk eles agem como se tivessem 10 anos em diversas cenas. fiquei super irritada com a infantilidade ?

a única coisa que me prendeu no início foi no mistério, mas no final acabou sendo bem óbvio porque a obra tem poucos personagens.

*senti falta de um final adequado pra catarina e o pedro
Anny50 07/11/2021minha estante
me senti exatamente assim, só passei raiva com os personagens

Hellesgs 25/08/2021

Eu adorei demais, o mistério, tudo ???
È uma história que se passa dentro de um mistério que assombra a vida da Lorena, o qual vem átona quando volta a sua cidade natal, que me deixou do início ao fim super curiosa e entretida com tudo, além da leitura ser super fluida, e alguns momentos fui tentando ligar as coisas, mas fui tombada até chegar o plot que fiquei chocada!
Também envolve mentiras, investigação, assassinato, segredos, consequências, amor entre amigos e família, aceitação, superação, idas e voltas.

Sobre amizade de Lorena, Catarina, Júlia, Pedro e Tomás, foi algo muito legal, mesmo tempo sem se ver, continuaram com uma ligação, parceira incrível e tiveram um desenvolvimento muito bom, amei!

A relação do Tomás com a Lorena foi um slow burn muito bom ele tratava ela com tanta delicadeza, amor e sensibilidade nos momentos de crise, um parceiro para momentos bons e ruins, foi tudo pra mim.

Achei incrível como a autora tratou com sensibilidade a depressao e a ansiedade, os momentos em que a Lorena sofria isso foi palpável, senti na pele como esse tipo de situação è difícil, sendo uma luta a cada dia, e mostrou também que temos amigos e família para contar, confiar e se abrir. A Esperanza também falou sobre a importância da terapia, como isso pode mudar a vida da pessoa.

Sabrina204 26/08/2021

Apaixonada por tudo!
Não me deixe esquecer tem aquela tensão no ar, que deixa todos os seus sentidos em alerta. Você sente que tem algo errado, por mais que no início não saiba bem o que é. O livro inicia com Lorena voltando para Monte do Estrelado, após quatro anos. Ela precisa voltar, mesmo que não se sinta a vontade com isso. Antes de ir, ela deixou assuntos inacabados, além de seus quatro amigos. Lorena é uma personagem que foi muito bem trabalhada, porque ela é alguém que lidou com incidente que mudou sua vida desde muito cedo. Ela tem depressão e ansiedade há muito tempo. A construção da Lorena me cativou bastante. Intercalando entre o passado, onde Lorena estava nos seus piores dias, e atualmente, onde ela tem ajuda profissional e lida com mais experiência. Me apeguei bastante ao sentir a dor da Lorena. Senti sua angústia, suas crises, lutas e oscilações. Apesar de ter deixado a cidade, Monte Estrelado nunca esteve longe dela. Fiquei vidrada na leitura, porque fiquei em êxtase pela forma como a volta dela foi familiar e eletrizante, simultaneamente. As ruas eram as mesmas, seus amigos ainda estavam ali, tão diferentes, mas ainda assim, um grupo. A história foi se desenrolando de forma tão viciante. Porque primeiro, as coisas foram se normalizando com seus amigos e depois, as coisas ficaram cada vez mais reveladoras. Quando Lorena descobre que não é a única a ser torturada pelo incidente de anos atrás. Então, o grupo parte em busca de respostas. Uma das coisas que eu mais gostei foi que cada um dos cinco tinha uma reação diferente para cada descoberta, com discordâncias e concordância. E que mesmo após tanto tempo, um poderia contar com o outro de forma tão completa. O romance do livro disparou meu coração de um jeito que ele não vibrava há muito tempo. Porque Lorena e Tomás compartilham uma história muito extensa, em anos de amizades. Não consigo imaginar pessoa melhor para ela que o Tomás. Nada melhor que um friends to lovers para aquecer um coração no meio de tantas revelações.
Não me deixe esquecer foi uma das minhas melhores leituras. Existem tantos pontos positivos. A autora conseguiu transmitir uma história com gatilhos de forma responsável, extremamente sensível. Acho difícil o transporte entre o passado e o presente em um livro porque na maioria das vezes se torna cansativo, o que não é o caso aqui. As transições foram muito boas, viciantes. Ao todo foram tantos personagens, mas todos parecem carregar uma história e não ficam em segundo plano. Fora que inserir romance em meio há tanta coisa não é fácil. E aqui, ficou tão adequado. Não tem nada de problemático. Foi um dos poucos livros que li que tratou tudo da forma adequada, sem romantizar nada. O mistério foi aplicado na medida exata. Finalizei o livro apaixonada pelo casal, amando todos os amigos, arrebatada com os acontecimentos, extasiada com a história e com a certeza de que não irei esquecer de frase alguma.

Paola (@somaisumnacional) 27/08/2021

Adorei
Lorena cresceu com um grande trauma em suas costas. Em uma noite trágica e aterrorizante para apenas uma criança, a garota se viu rodeada de memórias e pesadelos por aquele fatídico. È claro que para uma pessoa tão nova, aquele acidente acarretaria em um milhão de sentimentos, causando sérios problemas psicológicos. 5 anos após sair de sua cidade natal, aquela em que trazia todos os sentimentos ruins para suas memórias, mas que também era o lugar onde as pessoas que mais importavam para sua vida, estavam, Lorena precisa voltar para ajudar com os cuidados de sua avó. Esse è um romance sobre reencontros, amor, amizade, traumas e recomeços. Com uma escrita super cativante, a autora te instiga o tempo inteiro. Você se vê criando um milhão de teorias e querendo saber o que realmente acontece. Mas também te deixa de coração quentinho e ansioso para que Lore e Tom finalmente tenham seu final feliz. È notório o carinho e o amor em que os personagens tem e è linda a relação de amizade entre o grupo. È um livro gostoso de ler, te cativa muito e te faz sentir um milhão de coisas. A história do casal è super apaixonante e o livro è ótimo.

Paulinha 28/08/2021

Leiam NMDE!!
O livro é incrível, possui mistérios, boas amizades e romance. É impossível não se apaixonar por Lorena e Tomás. Eu poderia esquecer apenas para ler tudo outra vez e com certeza eu vou voltar para revisitar essa história.
Esperanza, continue escrevendo e trazendo histórias incríveis ao mundo.

Gabriela.Olicheski 17/02/2024

Quero ler esse livro a um tempão, a expectativa que eu tava com relação a ele não foi alcançada mas é um livro legal, li rapidinho e me tirou de uma ressaca literária

daniconstantin 29/08/2021

Sem palavras para esse livro
Não tenho palavras para expressar o que eu sentir no decorrer desse livro. Acredito que nunca tenha me identificado tanto com uma personagem, como me identifiquei com a Lorena. Os sentimentos, as inseguranças, os pensamentos consegui me identificar um pouco mais com ela a cada página lida. O mais lindo é a evolução que ela tem, o fato de ela se aceitar, e realmente ver como ela realmente é, torna tudo mais maravilhoso.
Não Me Deixe Esquecer foi uma história incrível, que eu queria ter a oportunidade de esquecer para poder ler novamente, tem uma leitura extremamente fluida e que te prende do início ao fim, você precisa saber o que acontece. Sem dúvidas entra para uma das minhas melhores leitura desse ano. Essa escrita meu deus, você consegue sentir tudo que os personagens sentem, você mergulha demais na história, os plots meu deus.
Esse livro necessita ser lido por todo mundo, aborta assuntos de extrema importância/necessidade de uma forma muito boa, apenas leiam e se apaixonem como eu fiz.

Kinha 29/08/2021

Perfeito!
Perfeito do inicio ao fim!

Antes de tudo parabéns a Esperanza, pela sensibilidade em já no inicio do livro sinalizar os gatilhos, inclusive mencionar os capítulos em que aconteceriam. Que mais autores tenham a mesma preocupação que você.

O livro fala de amizade, relações familiares, e perdão. Amei que o plot nem chegou perto do que eu pensei, não tinha como desconfiar dele. E olha que desconfiança foi o que mais tive com praticamente todas as personagens desse livro, um respiro e eu já achava que a pessoa era culpada. As musicas em cada capitulo também foram um show a parte, encaixaram perfeitamente na história.

Mais um vez termino um livro de Esperanza, apaixonada por um cara que não existe...rs isso não se faz! Tom é apenas apaixonante!

Larissa Canêdo 29/08/2021

Eu preciso falar sobre NMDE
Eu pensei muito em como iria falar sobre esse livro para não estragar a experiência de quem fosse ler posteriormente, até cogitei não falar sobre ele, mas não posso; Não me deixe esquecer mexeu muito comigo por trazer uma personagem que carrega tantos traumas, ansiedade e tanto medo de se entregar ao que sente.
Lorena tem anseios, medos e traumas tão profundos que acabam por afetar a maneira dela ver a vida, os relacionamentos - sejam eles amorosos ou não -, e a si mesma e eu como uma pessoa ansiosa e com algumas feridas, me identifiquei de cara, claro que sem passar pano pros erros cometidos.
Não me deixe esquecer se passa na cidade do interior de Monte Estrelado - cidade fictícia viu gente -, um lugar onde um mistério mal resolvido e muitas memórias esperam pela jovem.
A Esperanza teve muita sensibilidade ao escrever a história e ao construir os personagens, que por sinal estão muito bem construídos, com personalidades próprias e que não se perdem no desenrolar, pelo contrário, só crescem e aprendem com seus erros, acertos e um com o outro; O livro inteiro é bem pensado, inclusive a playlist; Fiquem atentos as músicas de cada capitulo, elas tem todo um contexto e até spoilers escondidos!
Uma outra coisa que me chamou muita atenção no começo e que - para mim - acabou sendo um grande acerto da autora, foi a nota de inicio que traz todos os gatilhos e os capítulos onde eles estão, ou seja, ela se preocupou em como nós poderíamos reagir ao que ela escreveu e já nos preparou pro que esperar ali; isso foi um grande diferencial.
Não me deixe esquecer é um livro de romance com o toque certo de mistério, que vai fazer com que você não queira parar de ler nem por um minuto, vai te vai pensar em teorias mirabolantes e vai te fazer querer mudar pra uma cidade pequena para viver um amor que só existe em conto de fadas ou em livros, se bem que pra mim são a mesma coisa.