Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

Nick 30/08/2021

Impossível esquecer
Com certeza meu livro favorito. Não é novidade que a escrita da Esperanza é perfeita, Hamartia e OSDA estão aí pra provar isso. Mas 'Não Me Deixe Esquecer' realmente não tem como esquecer. A história é muito bem contada, você se pega rindo e chorando a cada capítulo que passa. Lorena, como nao se identificar com ela? Cada personagem com sua importância na história. Cada reviravolta que nos faz pensar em como nao percebemos antes. Tomás, sem ar para falar dele. Enfim, um livro cheio de mistério, amizade e amor.

eslcy0 30/08/2021

MAIS QUE MARAVILHOSO
quando comecei esse livro não esperava isso depois de concluir, a leitura foi magnífica, leve e fluída, é um misto de emoções, estava mega ansiosa pra saber do que esse livro falava, os personagens secundários me fez querer ler o livro deles (alô, esperanza, será que vem aí?). eu amei ler esse livro, espero ler harmatia.

eu fiquei impactada com um personagem, eles mesmo: Tomás. que personagem incrível, o amor que ele sente pela a Lorena, mesmo que eles tinham se distanciado, o amor, o cuidado ficou intacto.

obrigada, esperanza, por escrever um livro perfeito, sem defeitos, sem dúvidas um dos favoritos, um romance slowburn, não leio muitos livros assim, mas dei uma chance a esse, a sinopse e bem chamativa e curiosa, amei o suspense que tem o livro. enfim sem palavras. que venha o próximo lançamento.

jess 16/09/2021

PERFEITO!
Meu primeiro contato com a escrita da Esperanza e estou APAIXONADA! Sério.
Dose perfeita de suspense e romance,nao queria larga e nao queria qie acabasse? Amei todos os personagens, principalmente o tom ???.
A forma que a autora descreve a ansiedade e os sentimentos da lorena foi muito delicada, e muito pessoal pra mim. Preciso desse livro físico.
Leiam!!

nanda 31/08/2021

Esse livro carrega o peso de ser um BEST SELLER
Confesso que nem mesmo li a sinopse antes de começar essa leitura e estou surpresa, impactada e até carente depois desse livro.

Mas contradizendo essa ideia do romance, o livro aborda coisa muito maiores do que isso, e todos os traumas e doenças mentais são tão bem tratadas e descritas de forma responsável para o leitor.

A leitura é fluida e rápida já que o suspense que envolve a história é o suficiente para te intrigar até o término do livro, todos os pontos das história foram bem desenvolvidos.

E claro o romance, os protoganistas são humanos, a autora deixa isso bem claro, humanos que erram e nos fazem sentir raiva, mas são pessoas reais que se amam e sabem que o amor não é suficiente, mas o mais importante é estar bem em primeiro lugar.

Então dê uma chance a esse livro, você não vai se arrepender e se esquecer dessa história nunca.

Amandie 01/09/2021

Muito bom, nota 10, saí com depressão.
Quando eu li Hamartia, da Esperanza, eu fiquei completamente "aquecida". Uma leitura fácil, um livro engraçado.. Não me deixe esquecer é completamente o contrário (de um jeito bom). Fiquei muito feliz pois deu pra perceber que a Esperanza tem um espectro de escrita enorme e consegue trazer livros sérios e livros mais pesados sem descer na qualidade.
Eu tenho TAG então quando eu li a nota da autora já fui preparada para as partes mais "pesadas" e me senti muito representada pela Lore. A autora consegue descrever muito bem o sentimento, e muitas vezes eu sofri junto com a personagem, por saber exatamente como é.
Onde arruma um Tomás? Ele é a personificação de apoio que todo mundo espera nessa vida!! Ele entende o problema da Lore, não sufoca, é gentil, só podia ser personagem fictício mesmo. Se souberem onde vende, to querendo comprar.
Adorei os plots (eu consegui adivinhar o assassino mas o plot familiar eu nunca teria imaginado) e amei o livro. Vou reler com certeza.
POR ULTIMO MAS NAO MENOS IMPORTANTE: o que é essa playlist, minha gente? fui ouvindo ela enquanto lia o livro e tinha que parar a cada 5 minutos pra CHORAR. incrível.

Karina599 01/09/2021

Não esquecer
Primeiro de tudo: o que foi a nota da autora? De uma delicadeza e preocupação que me deixou com o coração quentinho.
Eu não sou muito de ler livros de mistérios, mas a Esperanza deixa tudo tão encaixadinho e o enredo é tão bom, que não consigo não ler.
A amizade foi um ponto alto em todo o livro. Mesmo com o tempo, a mudança e a distância nada mudou apesar de todas as circunstâncias. Ver a aproximação da Lorena e o acolhimento da Catarina, Pedro, Tomas e Julia foi lindo. Cada um dos 5 amigos tem uma personalidade única que deixa a gente apaixonado por cada um. Os personagens secundários são únicos e acrescentaram demais.
O mistério presente no livro desde o começo te deixa intrigado querendo respostas e a solução. A leitura fluida deixa tudo mais real.
Acertei o plot mas isso não significou que não fiquei surpresa.
Mais um livro da Esperanza que o que me resta é panfletar de tão maravilhoso que é. Afinal não importa o tempo, o que for pra ser, será.

ferreirareads 01/09/2021

A melhor leitura do mês
Já nos primeiros capítulos de NMDE você fica desconfiada. Somos apresentados a cidade fictícia de Monte Estrelado, interior de MG. Sabe aquela cidade bem de interior que quase nada muda ao longo dos anos? É pra esse lugar que a nossa personagem principal, a Lorena, se vê obrigada a voltar. Junto com ela, também voltam algumas memórias de um acidente que aconteceu quando ela ainda era criança e você começa a criar várias teorias e desconfiar de tudo e todos. Uma coisa que eu amei em NMDE foi a forma como a amizade foi retratada. Em uma cena ela relata como se sentia acolhida e amada pelos amigos. Um dia que ela passasse em casa sem dar notícias já era motivo para eles irem até a casa dela para ver se estava tudo bem, coisa que os novos amigos que ela fez em Belo Horizonte não se importavam. O fato é que a amizade da Lore com a Catarina, Júlia, Pedro e Tomás é algo muito forte e presente no livro a ponto de eu acabar me apegando a eles também. O amor do Tomás pela Lore é puro, a sensibilidade dele ao lidar com ela e com tudo que a assombra é perfeita e o desenvolvimento do relacionamento deles foi muito natural. Todas as cenas que tinha uma simples troca de olhares dos dois eu sai marcando de tão fofo que os dois são juntos. A @esperanzarmp aborda assuntos que ativam gatilhos, mas teve uma sensibilidade sem igual. Eu me identifiquei muito com a Lore em algumas situações onde ela apresenta picos de ansiedade e a forma como ela tenta lidar com isso. Nas notas e agradecimentos a @esperanzarmp fala algumas coisas sobre a Lore que eu fiquei assim: vamos ser amigas? A leitura é sensível e não foi algo que me deu gatilho, mas se você for muito sensível ao tema sugiro tomar cuidado pois foi retratado de uma forma realista.

Gabi 02/09/2021

não será esquecido ??
Não é novidade que eu leria até a lista de compras da Esperanza, o que é totalmente justificável depois que se conhece os livros dela. Assim como em hamartia, em NMDE ela consegue juntar muito bem um romance elaborado com aquele mistério de te fazer criar várias teorias e querer saber logo o que aconteceu.
Mas além do romance e mistério muito bons, uma das coisas que mais gostei em "não me deixe esquecer", foi a sensibilidade da autora em retratar a Lorena como uma personagem extremamente real e com problemas reais, aprendendo a lidar com seus traumas e com a ansiedade e depressão. Me identifiquei com ela em diversas cenas. Foi meu primeiro contato com uma leitura que tratasse tão abertamente deste tema, de forma tão real, próxima da realidade e sensível, e vemos essa preocupação desde a nota da autora sobre os gatilhos.
?O grupinho de amigos é incrível, e é impossível não gostar do Tomás, que é tudoooo. O desenvolvimento do livro é muito bom, parte do final já estava nas minhas teorias, mas mesmo assim a autora lança mais um plot totalmente inesperado, finalizando o livro com tudo bem encaixado.
Ahhhh e além de tudo isso ainda tem a playlist que é uma obra a parte, fiquei impressionada em como as músicas foram tão bem encaixadas nos capítulos. Já era totalmente rendida pela de Hamartia, e agora me encontro viciada na de NMDE, totalmente sem defeitos!!! Amei e estou pronta pros próximos lançamentos!

Mylena136 03/09/2021

Não me deixe esquecer
Acho que eu não lia um livro de mistério nacional desde o fundamental quando li alguns dos livros do Marcos Rey. E foi bom voltar, ainda que a jornada tenha sido melhor do que o destino.

Lorena foi embora de sua cidade natal, Monte Estrelado, quando foi aprovada para a faculdade de Letras em BH. Ela deixou para trás seus avós e seus quatro melhores amigos - Catarina, Pedro, Júlia e Tomás. Ela se foi no intuito de fugir de memórias assombrosas e assuntos que não queria encarar, dentre eles...

Tomás, o vizinho, o cara dois anos mais velho - com seus lindos olhos verdes e suas camisas pretas -, por quem ela sempre foi apaixonada e que, ainda que negasse, sempre foi retribuída.

Quando a avó sofre um acidente suspeito, Lorena precisa voltar para cuidar dela, já que sua mãe - Letícia - sempre foi uma filha relapsa e seu avô já havia falecido.

Mas quando a sua volta parece ser o gatilho para que coisas ainda mais estranhas aconteçam, é com os amigos - com quem ela mal manteve contato - que ela vai contar para resolver tudo isso.

Lorena, como muitas pessoas, sofre de ansiedade e depressão. Ela praticamente foge de Estrelado tentando deixar para trás tudo que lhe aflige. E é compreensível, mas ao mesmo tempo fez com que eu simpatizasse menos com ela.

Gostei bastante da dinâmica entre os cinco amigos, apesar de alguns deles terem tomado atitudes bastante questionáveis para o suposto bem de alguém e também alguns deles terem personalidades no mínimo estressantes.

No que diz respeito ao mistério, acho que quando se começa a sacar para onde está indo, não é difícil chegar a conclusão. O problema é que ele demora muito a se desenvolver, o que foi bem frustrante.

Acho que eu gostei mais do romance, ou do Tomás, acho. Ele é aquele personagem que tem toda pinta de bad boy, mas que no fundo é um bom moço. Fiquei encantada.

Contudo, NMDE vale a leitura. A atmosfera criada é bem interessante e o relacionamento entre os amigos é um dos melhores que já vi, é muito verdadeiro nas provocações e na lealdade.

[Obs.: O livro precisa de uma revisão mais minuciosa.]

sky 03/09/2021

Nem sei o que dizer
esse livro veio na hora certa para mim, estava procurando algo com o romance mas ao mesmo tempo não só focado no romance.

a lorena foi uma pp que eu gostei muito? os objetivos, das suas vivências, consegui sentir empatia e me conectar de certa forma com ela durante a leitura.

já os amigos eu achei alguns mais bem desenvolvidos que os outros porém gostei mais da júlia. no começo fiquei bem chateada mas percebi que era para ficar já que os personagens são bem reais com muitos defeitos.

o interesse romântico Tomás foi perfeito para a personagem eles tinham uma conexão inexplicável e por mais que eu não seja fã de friends to loversme agradei com o casal.

Eu tenho algumas ressalvas com alguns pontos mas nada que seja problemático apenas a minha opinião o que acho sempre importante destacar.

É uma leitura que eu recomendo (se os gatilhos não te incomodaram) !chei super fluida com uma playlist muito legal feito pela autora, e provavelmente será um livro que eu não vou esquecer o mistério foi muito bom eu consegui desvendar algumas partes mas mesmo assim não perdeu o gosto da leitura e foi ótimo conhecer a escrita da autora já que era algo que eu queria fazer há muito tempo.

zadora 03/09/2021

NMDE JAMAIS SERÁ ESQUECIDO
livro cuidadoso com os assuntos que aborda, inteligente, bom, romântico, com mistérios e muitas reviravoltas!!!!

coisitasliterarias 06/09/2021

Desse livro não vou me esquecer
Sabe aquelas histórias que você lê e sente sua pele arrepiar, porque a sensação é de que ela é sua e não de um terceiro? É esse livro.

Quem conheceu a Esperanza em Hamartia (SE VOCÊ NÃO VAI LER AGORA!), prepare o coração para amar mais uma de suas histórias. Mesmo com cenários e vivências diferentes, a escrita dela tem o poder de te fazer se apaixonar e mergulhar de cabeça em QUALQUER loucura que os personagens te proponham.

Em NMDE, vamos de carona com Lorena para Estrelado, no interior de Minas Gerais, enfrentar certos fantasmas que por anos lhe tiram o sono. A aura de mistério, o cenário de um possível assassinato e milhares de perguntas sem respostas trazem uma sensação tão real que virar detetive é o primeiro passo pra continuar essa leitura. E controle o fôlego, porque essa investigação vai ficando cada vez mais tensa e o culpado pode estar mais perto do que você pensa.

Será que tenho aqui meu novo livro de conforto? Confesso que não gosto de friends to lovers, mAS TOMÁS OLIVEIRA FOI O CLARO MOTIVO DO MEU COLAPSO! Toda vez que ele aparecia, meu cérebro só conseguia focar nos lindos olhos verdes e no sorriso... só de lembrar, já me deixa sem ar! E as interações do casal? O amor que eles nutriam um pelo outro era tão puro, tão sincero, impossível não suspirar com as cenas.
Mais do que amar, eu entendi a Lorena. Ela é tão real, tão quebrada, tão... eu, que tudo o que eu consegui fazer em certos capítulos foi chorar como se aquela dor fosse minha. E por mais apaixonantes que todos os outros personagens sejam, essa mulher tomou todo meu coração. Nossa, movo céus e terra para defender e proteger Lorena Ferreira!

Mais do que um livro de mistério, NMDE fala sobre amizade e perdão, não só perdoar ao outro, como também a si mesmo. Todos os elementos expostos em doses certeiras para nos presentear com essa linda história. Eu ri, chorei (e não foi pouco), morri de amores, me senti parte do grupo de amigos, fui detetive por uns dias e quando terminei... um vazio, deixado pela saudade que sempre vou sentir de Estrelado.

Esperanza, muito obrigada por proporcionar minha melhor leitura de agosto. Esse é um livro que com certeza não vou me deixar esquecer.

Lailie 07/09/2021

Impossível esquecer?
Eu não tenho nem palavras para descrever o que é este livro. Falar que é perfeito parece redundante e raso demais. Não que ele não seja, porque ele é. Mas, talvez você só entenda o que eu estou sentindo agora, quando terminar também. Eu lia os comentários de quem estava lendo ou que já tinham terminado e não conseguia entender direito o que estava acontecendo. Porque ele despertou em mim todas as sensações possíveis. O processo pelo qual a protagonista estava passando no começo é doloroso, poucas pessoas poderiam compreender e ao longo do livro você consegue perceber como é importante o que as pessoas em volta dela fazem ao estender a mão, o ombro amigo, para que esse momento seja um pouco mais leve. Sabe quando você pega um livro pra ler e se apega aos personagens? É exatamente isso que acontece com Não me deixe esquecer, a gente quer continuar acompanhando a vida de Lorena, Tomás, Júlia, Pedro e Catarina. A escrita da Esperanza mais vez foi um show à parte. A fluidez do enredo e os capítulos na medida, fazem com que a gente não queira parar de ler até terminar. Tudo está impecável e realmente, vai ser impossível esquecer.

Flávia Clemente 08/09/2021

Confesso que fui pega de surpresa! Peguei pra ler esperando que o mistério fosse tipo em Hamartia, algo mais leve, mas morri de medo enquanto lia hahahah o mistério desse livro é bem mais pesado!! Mas é super bem desenvolvido, o romance do casal é uma graça e a amizade do grupo é super fofa! Uma leitura gostosinha!

maa 09/09/2021

Meu deussss, desde o começo eu fiquei me perguntando ?humm quem será a pessoa misteriosa?? e depois de muitos capítulos eu finalmente descobri. Eu ameii o livro e a escrita e amo ainda mais Lore e Tom