Não Me Deixe Esquecer

Não Me Deixe Esquecer Esperanza Prado

Resenhas - Não Me Deixe Esquecer

Maria13174 28/08/2022

Muita expectativa
Foi conflitante ler esse livro. No começo eu queria muito e no final fiquei meio desapontada, não pela história ser ruim, mas pela forma lenta e enrolada que foi contada.

Lorena é chata. O assunto abordado é de extrema importância, mas a Lorena não ajuda a ajudá-la. Tomás é um típico principezinho de livro, que eu amei. Júlia me fez mudar de opinião sobre ela muitas vezes, o que eu gosto por que me trás um ar de realidade no personagem. O resto dos personagens eu não senti um grande aprofundamento ou um desenrolar muito bom, o que me incomodou bastante, fazendo algumas coisas não terem muito sentido ou ter a falta de algo.

As reviravoltas são interessantes, mas a história demorou tanto para de fato começar, que quebrou o clima de surpresas.

No fim é um livro legal, nem bom demais e nem péssimo.
Janaina 15/09/2022minha estante
Acabei de ler agora esse livro e concordo com vc. Livro moroso, personagem principal repetitiva em suas ideias. Eu até me identifiquei com ela em algumas coisas, mas o personagem dela no geral é cansativo

hinataxxxxx 28/08/2022

não existe defeitos...
simplesmente apaixonada por toda a trajetória da Lorena, por vários momentos me vi nela. Isso de certa forma me deu esperanças kkkkkk.
Enfim, segue abaixo algumas das frases que fizeram meu coração explodir kkkkkkkkk.

"Você sempre foi meu contato de emergência."
"E eu já fiz as pazes com isso, tive muito tempo pra pensar, remoer e imaginar vários cenários diferentes, mas tudo termina com você."
"? Porque eu vi todas as possibilidades dentro dos seus olhos"
"? Eu vi, dia após dia, seu coração se quebrando, mas também vi o amor que transbordava quando você estava bem. E se eu precisasse esperar a vida inteira até você voltar, até você voltar e me querer também, eu esperaria. A vida apenas não tinha graça sem você."
"? Sempre foi seu ? disse Tomás. ? Mesmo quando você não estava mais aqui, meu coração só bateu por você."
"Ela era sua ruína, e ele não poderia estar mais grato por isso."

Tomás, o último romântico.

illyrianGirlI 27/08/2022

Eu comecei "Não me deixe esquecer " com grandes expectativas, e sinto muito em começar a resenha dizendo que muitas delas não foram supridas.

Depois de passar anos longe de sua cidade natal, Lorena volta para Estrelado para cuidar de sua avó após a mesma sofrer um infeliz e repentino acidente. Estrelado, no entanto, está carregado de traumas, lembranças e relações que Lore gostaria de esquecer, mas mesmo todo tempo e distância do mundo nunca foi capaz de fazê-lo. Novamente junto com seu antigo grupo de amigos de infância, assim como com seu romance da adolescência, Lorena, Catarina, Pedro, Júlia e Tomás se juntam para desvendar um caso há muito tempo fechado, mas dessa vez com suspeita de assassinato!

A promessa de suspense para descobrir um assassino, um grupo de amizade de infância, friends to lovers e uma jovem que passou por traumas, mas que já sabe lidar com sua depressão e crises de ansiedade (a autora diz que ela já está num estágio em que sabe lidar com as coisas) me fez ficar animada pela leitura e mesmo que eu fosse cansando conforme lia, ainda tinha aquele ânimo e curiosidade pelo desenrolar da história, sabe? Mas no fim não me convenceu tanto.

Em determinado ponto da história consegui desvendar todo mistério e, honestamente, não foi um plot que gostei. Talvez por ter descoberto antes, talvez pela ideia geral, talvez pela forma como foi desenvolvido. Não sei dizer, mas acredito que uma mistura de tudo isso. Quando chegou a vez do segundo ? sim, tiveram dois plots e isso foi um ponto positivo para mim! ?eu já estava desanimada com a leitura e infelizmente não se tornou nenhuma informação bombástica, mas confesso que foi algo que não imaginei e fiquei surpresa.

A amizade desenvolvida entre os 5 não me convenceu muito, senti tudo um pouco fora da realidade e diálogos meio forçados. O fato de todos estarem solícitos e de braços TÃO abertos para Lorena mesmo após tantos anos me pareceu muito irreal. Não por sentir falsidade nos personagens, mas por realmente não falar muito com a realidade em que vivemos...tendo em vista que Lorena é uma jovem com ansiedade e depressão que enfrenta várias crises com bastante frequência. Ela se isola, é mau humorada em determinados momentos e grossa em outros e por aí vai. Não é todo mundo que está tão disponível e tem tanta paciência quanto os amigos dela ali, sabe? Principalmente depois de TANTOS anos longe sem trocar sequer uma palavra. Então acho que não foi algo que espelha uma vida real e cotidiana.

Seguindo essa linha, eu esperava uma protagonista que já soubesse lidar com as crises, que já fosse um pouco mais estável. Mas não foi bem isso que encontrei. Lore tem diversas crises, e ela realmente consegue identificá-las bem o bastante mas acho que ela acaba dependendo muito do Tomás para salvá-la, mesmo que diga que consegue lidar sozinha. Ela também tem diversas atitudes de alguém que não sabe ainda como lidar com essas situações. E tudo bem, na verdade. Só acho me frustrei pelo fato de esperar algo e vir outra coisa totalmente diferente.

Continuando no tópico Tomás, ele é um fofo! A forma como ele se preocupa, como ajuda a Lore, como esperou por ela mesmo após tanto tempo... ele é um garoto de fanfic! E não digo isso como algo negativo, realmente gostei muito dele!

Enfim, finalizando, acho que uma junção de vários pontos pequenos me fizeram não favoritar essa leitura. Fiquei cheia de expectativas erradas que realmente me frustraram, mas foram essas expectativas que me ajudaram a finalizá-lo pois lia com aquela pontinha de esperança de alguma reviravolta mirabolante e incrível.

"A paz pode surgir no meio do caos, Lorena. Porque ele sempre vai existir."

Juli 25/08/2022

Surpresa
Comecei a ler esse livro sem esperar muito

Mas, gostei bastante. Gostei do mistério do livro

E achei muito fofinho o amor deles

Raiane 24/08/2022

Não me envolvi
Amei a escrita da Esperanza, tô louca pra ler hamartia. Mas esse não rolou pra mim!

Achei a Lorena bem chata entendo que ela passou por várias coisas, mas tinha horas que não dava.

O Tomás fofissimo, mas assim a Lorena fazia ele de gato e sapato e tudo bem!

O mistério eu gostei, mas já imaginava.

Acho que só não rolou pra mim!

malu 17/08/2022

...
Assim que terminei Hamartia já me organizei para ler Não Me Deixe Esquecer. Me apaixonei pela escrita da autora e AMEI Hamartia, mas NMDE conseguiu me prender ainda mais. Não tive dúvidas sobre a classificação: 5 estrelas. Este livro prende o leitor desde o começo com seu enredo super envolvente e você se pega tentando desvendar o mistério junto com os personagens. Falando neles, a construção do grupo de amigos que formam os personagens principais da história é impecável! A interação entre Lorena, Júlia, Catarina, Tomás e Pedro me fez rir e chorar em diversos momentos. E nem vou falar muito sobre o Tom, meu mais novo crush literário; com certeza meu personagem preferido da história! Não tem como ler sem se apaixonar por ele. Que leitura maravilhosa. Recomendo muuuito para quem gosta de romance e mistério

Agda9 28/07/2022

Esperanza foi fantástica em cada detalhe
Estou apaixonada, obcecada por cada linha desse livro. A Esperanza trouxe um livro que se passa no interior de MG, a trama gira toda entorno de um crime que ocorreu quando a Lorena tinha 5 anos de idade, anos se passaram e a principal precisa voltar a cidade para cuidar da avó. Tudo ficou da maneira como ela havia deixado quando foi para a faculdade, poucas coisas mudaram e ela descobre que não é a unica que ainda lembra daquele dia.
Ela e a sua trupe, resolvem ir atrás e colocar os pingos nos i's daquele crime nunca resolvido. Nesse meio tempo, ela ainda precisa lidar com Thomas, que continuou aonde ela o deixou.
Esse livro tem uma trama tão boa, varios assuntos bem abordados e nenhuma ponta solta. Me causou uma certa identificação com a Lore, histórias diferentes mas todo mundo ja foi o ponto de paz alguma vez, ja teve que segurar tudo desmoronando ao redor e a consequência depois é um buraco bem mais embaixo.
Enfim, esse livro é tão bom que nem notei passar e quando vi, ja tinha acabado. Valeu cada segundo de leitura.

Ludmila.Ashley 25/07/2022

Esperança
Eu estava vindo de uma sequência de leituras Hot, em que os mocinhos não eram tão mocinhos assim e a toxicidade do relacionamento poderia escorrer pelas páginas. Em que a demonstração de carinho, cuidado e principalmente amor, vinha por meio de abusos, de opressões e tudo que representasse o oposto do que era a intenção.

A Lore é o Tom, não representa um casal real. De fato são reais, mas ao mesmo tempo passam a sensação de serem bons demais pra ser verdade, que esse grande amor encontrado na infância e nutrido durante a adolescência, só existem nos filmes e livros.

Mas isso não é necessariamente ruim por que eles passam esperança. A Lore tem muitos problemas e como muitos de nós, ela está tentando seu melhor pra resolver mesmo não sendo o suficiente, já o Tom representa aquela maturidade emocional que todos nós almejamos, e poderia ser o último dos românticos por esperar ela por tanto tempo.

Esse livro foi um sopro, teve ação, suspense mas principalmente um romance leve e inspirador, de fato, um romance.

A mensagem (mesmo que ilusória) que um dia alguém vai aceitar todas as nossas inseguranças, e são elas que se tornaram nossos charmes, que uma pessoa vai sentir o coração sair pela boca só de nós ver, e que seremos o primeiro pensamento quando alho bom ou ruim acontecer.

É um livro maravilhoso, super recomendo.

Clara 19/07/2022

Romance envolvente com pitadas de mistério
Eu simplesmente amei a vibe dark academia desse livro! É aquele mistério que envolve um grupo de amigos em uma cidadr pequena, pode até parecer clichê mas a autora conseguiu deixar o livro surpreendente e envolvente.
Me identifiquei demais com a protagonista, me vi muito nos sentimentos dela e na maneira como ela se expressa. Gostei bastante dos personagens secundários e o Tomás é simplesmente um príncipe encantado, que boy amorzinho!!!
Enfim, recomendo pra quem gosta de romance com uma pitadinha de mistério e ama persoagens reais e imperfeitos.

marilia 17/07/2022

Não me deixe esquecer, eu com certeza não esquecerei este livro, tudo nele é perfeito, a construção da história, dos personagens, os relacionamentos, conseguiu o propósito de trazer um romance com mistério perfeitamente, enfim encantada demais mereceu 5 ?

vivi 12/07/2022

não me deixe esquecer (pode ter certeza que eu não vou!
MARAVILHOSO! vi a indicação desse livro no booktok e eu só posso dizer que todas as minhas expectativas foram superadas. uma história viciante, com romance e suspense na dose certa. um livro nacional 1000/10 ? amei amei

ViviGreg. 18/06/2022

Esse livro ganhou uma parte do meu coração. Adorei os personagens e como eles foram construídos, adorei a personalidade de cada um no grupo de amigos e como elas se completavam. Eu amei a Lorena, todos os pontos bons e ruins, a história dela é bem pesada e isso fez com que eu gostasse ainda mais dela, porque valorizo a força que ela teve pra muita coisa. O Tomás é um príncipe que queria pra mim, que homem...
Amei o mistério do livro e a forma que ele foi de desvendando. E vei, sério, ESSA PLAYLIST É TUDO PRA MIM (tô escutando sem parar).

Palavras chaves desse livro: mistério, lar, familiaridade, superação, autoconhecimento, trauma, depressão, ansiedade, lealdade, amizade e romance gostosinho.

Vic 28/05/2022

?Volte para mim?
Que livro bom, meu deus.
Gostei de toda a construção, tanto do mistério quanto do romance, e a escrita me conquistou muito, mesmo que eu prefira em primeira pessoa.
Foi muito bom acompanhar o crescimento da Lorena ao longo do livro, e o desenrolar de cada situação fez muito sentido com todas as características dos personagens e da história no geral. Tomás é apaixonante demais?. Admirei muito o sentimento genuíno dele, e como ele não tem medo de sentir e insistir no amor. Ele é muito entregue e completamente apaixonado pela Lore, sem pedir nada de volta, ele só quer que ela se deixe ser amada.
Gostei da resolução do mistério também. Enfim, amei de verdade. Um dos melhores livros nacionais que eu já li.

Isa | @isatosta.pdf 25/05/2022

O livro que eu não sabia que procurava
? Não Me Deixe Esquecer é um romance new adult cheio de elementos de romance policial e suspense.

? A autora Esperanza Prado fez um trabalho de mestre ao dar vida a personagens que poderiam ser os meus amigos, e até eu mesma

? A narrativa é cheia de tensão, com trechos que realmente podem te fazer passar mal de ansiedade junto com a protagonista Lorena

? Não é uma história pra todo mundo A mas quem se aventurar vai encontrar um livro acessível, gostoso de ler e impossível de ser abandonado até a tão esperada revelação do mistério

? Além de ser uma ótima pedida pra sair da ressaca literária, acredito que Não Me Deixe Esquecer pode despertar emoções em todas as pessoas, das mais emocionadas às mais sérias.

? É um livro maravilhosamente brasileiro, não só por se passar no interior de Minas Gerais, mas principalmente por mostrar dilemas e ações que estão no nosso cotidiano, positiva e negativamente.

Camis 25/05/2022

?Volte para mim?
Mas, do meu ponto de vista, pessoal, vou dizer: é uma obra prima.

O que dizer além de ?simplesmente amei?? A escrita da autora é muito boa e fluida, um livro que te prende bastante, terminava um capítulo e tinha que ler no mínimo o começo do segundo pra ficar em paz.
Gostei do desenvolvimento da história, tem uns plots muito bons, alguns previsíveis como era pra ser e outros que me pegaram totalmente e surpresa. Digo que o que eu gostei mais do livro não foi nem o mistério em si, mas o desenvolvimento e a fluidez da história. Teve tudo na medida certa, emoção, profundidade, humor, romance, suspense?
E pra finalizar algo que eu tbm gostei bastante foi a abordagem super sensível e consciente da autora sobre as questões mentais da Lorena, achei que foi muito bem abordado e desenvolvido. Sem contar o relacionamento dos protagonistas, o fato de não se resumirem um ao outro, porque em vários livros a personalidade do personagem é o relacionamento, e aqui não, amei que ela deixa bem claro que eles não precisam um do outro mas querem um ao outro, ele não tem que salvar ela ou se responsabilizar por ela, mas ela gosta disso e ele tbm. Isso foi muito interessante pq a maioria dos livros colocam uma dependência tão grande entre os pp, e já nesse ela mostra bem que a saúde mental e os problemas dela são responsabilidade DELA, ele é bem vindo pra cuidar dela (como ele faz lindamente por sinal, sai gatilhada querendo um Tomás pra mim ?), mas ela é forte sozinha, mesmo que não pareça.

Ps: hots 10/10 diga-se de passagem, mas o livro vai MUITO além de um relacionamento viu amores, não espere ler e encontrar mais um livro de romance no meio do mistério e afins, tem várias outras questões que agregam