Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

MaurAcio1 15/11/2023

O Escritor tem a poesia e romantismo que acalenta o coração e deixa a leitura extremamente fluída porém o tema racismo me pareceu solto e forçado em alguns momentos.

Gonçalves 13/11/2023

Muito bom como o primeiro.
Na metade do livro, entendi o porquê da continuidade dessa estória. Li muitos comentários que talvez fosse uma continuação desnecessária. E entendo que, se terminasse alí, no primeiro livro, também, seria válido. Mas, havia tanto ainda! Como é maravilhoso ver o amadurecimento de Ari! E ver Dante reavaliar suas atitudes e suas inseguranças também. Ver o que eles sentem aflorar e crescer. É tão bonito, gente. Tão bonito. Eu fiquei com coração cheio de alegria. Mas, lembrando sempre, esse livro (e o primeiro) vão muito além de: meninos que se apaixonam e se descobrem gays. Não. Não é somente isso. São camadas de estórias, apontamentos sociais, questões familirares, relacionamentos, realidades da vida que conversam com todos nós. Coisas tristes e coisas felizes. Fazia muito tempo que eu não chorava lendo algo. E fazia muito tempo que eu não sorria tanto lendo algo. Lembrando que, a estória dos 2 livros, é ambientada na década de 80 e fala sobre a homosexualidade nos termos daquela época, assim como sobre a AIDS. Leiam. De coração aberto. As palavras desse livro ficarão no seu coração. E Ari e Dante, também.

Herick 12/11/2023

Belíssimo!
Tão belo quanto o primeiro.
Amei o fato de finalmente explorarem tudo que era óbvio desde as primeiras páginas do primeiro livro.

JAlia.Blackthorn 11/11/2023

Oq dizer sobre Aristóteles e dante nesse livro? Bom eles reescreveram o sentido da palavra amor, mostraram as dificuldades quem a comunidade lgbt passa apenas por ser quem são, mostraram e expressaram suas dores e seus mais lindos sentimentos, nos ensinaram a ver as pessoas como pessoas e não como seres unânimes, mostraram uma nova forma de enxergar o mundo e nos encheram de poemas que nos fazem pensar e refletir sobre tudo. Não sei nem oq expressar sobre como esse livro me fez sentir mas sei que senti muito lendo ele.

Pedro2975 10/11/2023

Melhorou a história pra mim.
Achei um livro lindo, com pensamentos lindos e um gigante desenvolvimento do Ari, como até o próprio autor disse, o primeiro tinha sido insuficiente pra mim, e agora sinto que Ari e dante tiveram uma história de verdade e que finalmente o ari entendeu sua mente, chorei, ri e amei de verdade. Também adorei a forma como o livro terminou, que mesmo que tenha sido de forma aberta, foi com certeza o melhor possivel para finalizar a história de uma forma bonita e como Ari disse o que importava era aquele momento e ponto.

Isabella1495 05/11/2023

Uau
Maravilhoso, perfeito, incrível e te faz pensar demais na vida e mudar seus preconceitos e seus pensamentos simplesmente incrível

Beatriz1604 05/11/2023

LINDO! tão lindo que resolvi postar aqui a maior parte do que marquei (e acho que vou me viciar nisso).

---

"Eu era muito parecido com ele. Às vezes não conseguíamos ver o que estava bem debaixo do nosso nariz. As coisas haviam mudado entre nós. Já achei que o odiava - mas nunca odiei de verdade. Antes, pensava que ele não dava a mínima para mim, mas descobri que ele se preocupava comigo e me amava de formas que eu nunca entenderia por completo."

"Às vezes eu tinha palavras bonitas morando dentro de mim, mas não conseguia botar para fora para que outras pessoas pudessem ver."

"Agora minha cabeça está atulhada de palavras, atulhada de amor e atulhada de pensamentos. Fico me perguntando se pessoas como eu algum dia vão saber o que é paz."

"Dante, têm muitas coisas passando pela minha cabeça às vezes. É como se o mundo todo estivesse um caos e tudo vivesse dentro de mim."

"Senti uma mudança em mim que começou no dia em que te conheci. E nem acho que consigo descrever ou mapear o que mudou em mim desde aquele dia. Sou um péssimo cartógrafo. Minha maneira de pensar e de ver o mundo ? até de falar ? mudou. É como se eu estivesse usando um par de sapatos que não cabia tão bem porque meus pés tinham crescido. E então finalmente me ocorreu que eu precisava de um par de sapatos novo ? um par que se ajustasse aos meus pés. Na primeira vez que andei na rua calçando esses sapatos, percebi como antes era dolorido, quanta dor eu sentia para fazer algo tão simples como andar. Não dói mais tanto. É essa a sensação, Dante, andar com as mudanças que aconteceram em mim desde que encontrei você. Posso não me
encaixar na definição de uma pessoa feliz. Mas não é mais tão doloroso ser eu."

joaoost 05/11/2023

Profundo como o mar
Existem algumas histórias que precisam, ou não, de continuações por vários motivos: pouco desenvolvimento inicial, muito ainda para ser dito, arrependimentos do autor e etc. Mas nesse caso, o que já havia sido finalizado muito bem no primeiro livro, fica ainda melhor na sequência.

Na primeira resenha eu comentei sobre as particularidades de Aristóteles e Dante, então não vou me aprofundar nisso novamente... Mas como é fácil ficar apaixonado por esses dois... tão repletos de amor, poesia, questionamentos e profundidade. E com a inclusão de novos personagens no segundo livro, temos ainda mais sentimento pra história. Os pais continuam incríveis e como desejo que pessoas assim existam na vida real.

Aprendi no primeiro livro que é possível navegar pelo universo e encontrar nosso lugar no mundo, e nessa segunda parte, fui levado a mergulhar para buscar as respostas dentro de mim mesmo.

Sentimento. Essa é a palavra que resume esses livros. Somos profundos como o mar e ainda temos muito o que descobrir, e para isso algumas histórias simplesmente precisam existir.

Diih 05/11/2023

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo..
Tão bom quanto o primeiro, mas gostei que esse respondeu algumas perguntas que o primeiro tinha deixado no ar.

Muito bom ver o Crescimento dos meninos, principalmente do Ari.

Gostei muito das novas amizades também..

Beatriz3345 05/11/2023

O que achei?
Só amor, tanto que, como meu amigo disse, parece até lúdico. Chorei, me assustei porque quase no final .... Grrr não posso falar kkkkk é isso ?

lewes1 04/11/2023

Eu queria muito lê essa continuação porque eu gostei muito do primeiro livro
sinceramente o amadurecimento do ari me surpreendeu

Gabes_jpg11 03/11/2023

Amo o universo deles
Demorei um pouco pra começar a resenha desse livro.
O primeiro AriDante veio num momento extremamente certo pra mim em 2021, em um momento onde eu sentia que todos me odiavam e eu via o mundo de uma forma negativa pra caramba, e os sentimentos do Ari, como eram escritos e tudo mais, tudo bateu de uma forma extremamente impactante em mim.
Nesse AriDante o Aristoteles tá aprendendo a ser maduro e crescendo, aprendendo que pode amar e se deixar ser amado, e isso também bate com a minha realidade deste momento.
O jeito que o autor descreve os personagens e suas lutas me faz me apaixonar por eles junto com o Ari.
Nesse livro eu me apaixonei com ele, ri com ele e sofri com ele.
É uma duologia de extrema importância pra mim.