Longe das aldeias

Longe das aldeias Robertson Frizero

Resenhas - Longe das aldeias

1 | 2 | 3 | 4

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 07/09/2021

Pequeno no tamanho, gigante no impacto.
Que livro!! Pequeno no tamanho, singelo na linguagem, com uma tênue névoa ao longa da história, mas profundo e intenso na humanidade e seus sentimentos!!!!
Recomendo muito, e se nas últimas página você não se emocionar, corra para um cardiologista pq tá sem coração aí!!! Kkkkkk
@freitas.fff 13/09/2021minha estante
Recebi o meu a pouco tempo. Fiquei bastante ansioso agora pra ler depois da sua resenha.

@freitas.fff 16/09/2021minha estante
Terminei hoje de ler, e me acabando de chorar. Rs

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 19/09/2021minha estante
Pois é @freitas.fff!!! Aquele livro que não tem como acabar ileso.

Bruna.Portoghese 06/12/2021minha estante
Vou comecar....já aviso sou sensível...se tiver criança então...meu ponto fraco...

@freitas.fff 06/12/2021minha estante
Prepara o lenço, Bruna!

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 07/12/2021minha estante
Prepara muito lenço mesmo

DEA 16/02/2022

Surpreendente!
O livro fala sobre um jovem de 17 anos, Emanuel que mora com sua mãe e sua tia. Embora seja um livro com apenas 96 páginas, ele é muito intenso e aborda vários assuntos impactantes.
Mostra os traumas dos sobreviventes da guerra e as atrocidades cometidas em nome dela. E embora o autor oculte alguns detalhes, isso não atrapalha na história, pelo contrário, instiga mais ainda a querer saber o que aconteceu.
Além disso ele expõe sobre um assunto tão delicado, que é a dificuldade para uma família lidar com um membro doente, neste caso é a mãe. Vemos quão doloroso é essa situação para todos os envolvidos.

"Frizero concentra a carga dramática da história no que ela tem de mais importante, que é a complexidade do ser humano, capaz de matar para criar, de mentir para salvar e de perdoar para seguir em frente."

É um livro muito marcante e uma leitura fluída! Vale muito a pena!
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Obrigado pela leitura carinhosa e atenta!

DEA 21/09/2022minha estante
? Eu que agradeço por me proporcionar essa leitura agradável!

Aegla.Benevides 17/09/2021

Uma excelente surpresa
Delicadeza, realidade, inconformidade, dúvida, reconhecimento, serenidade, incômodo, memória: dá pra juntar tudo isso em ?só? 96 páginas? Robertson Frizero diz ? e mostra ? que sim.

Livro enviado no primeiro kit TEG da @dublinense (e que já está a venda no site da editora), Longe das aldeias surpreende. Não pelos prêmios que já ganhou (que não foram poucos), não por suas traduções para o árabe e (logo mais) para o persa. Tudo isso, somado à fantástica edição da Dubli, é incrível; mas, quando a última página do livro se fecha, todos os elogios não são nada além do que a história merece.

Na busca dolorosa por rastros de um passado mais doloroso ainda, o protagonista Emanuel conta com memórias, ora trazidas pela tia, ora nunca esquecidas pela mãe, para reconstruir o caminho até sua terra natal. Lá permanece também uma peça-chave na sua história: a identidade do pai que nunca conheceu.

Com um final de deixar qualquer queixo caído (e qualquer olho marejado), esse curto e potente enredo nos transporta para o melhor lugar possível ao qual um leitor pode ir: o do outro. Obrigada, @robertsonfrizero, por mais essa joia na nossa literatura ? e obrigada, Dubli, pela ilibada escolha!
@freitas.fff 17/09/2021minha estante
Que resenha incrível! "O melhor lugar possível para um leitor: o outro." Isso reverbera e resume toda a sensação do livro. Ainda não me recuperei dele rs

Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Que retorno incrível! Muito obrigado pela leitura carinhosa!

Rafa 01/06/2022

Emocionalmente dolorido!
Comecei sem dar nada pro livro - ele começa bem confuso, e "entender" a narrativa leva pelo menos umas 30 páginas.

Mas assim que "engata" (a.k.a quando fica clara a intenção do texto ser como é), é ladeira emocional abaixo rs

A relação com a mãe, a guerra, a doença, e a verdade final (sobre o pai) são bastante doloridas. É pra ler numa sentada só, e chorar o resto do dia ?
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura generosa. Fico feliz que tenhas entendido tão bem a proposta. ?

Rafa 21/09/2022minha estante
Que incrível! Hahahaha
Muito obrigado, Robertson! Fico muito feliz de ter tido acesso à sua obra. Ela é muito boa! :)

Maria Bárbara Menezes 02/12/2021

Que livro lindo??
Nunca imaginei que em 100 páginas pudesse ter tanto sentimento e tanta história. Me apaixonei pela delicadeza das palavras e a intensidade das emoções descritas. Lindo, triste e gentil. Me apaixonei. 5 estrelas.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Lindo é ter um retorno como este. Muito obrigado pela leitura carinhosa!

Maria Bárbara Menezes 21/09/2022minha estante
Nossa! Parabéns pela obra! Adorei ler! Livro lindo e emocionante! Obrigada por responder a minha humilde resenha?? foi um prazer!

Bruna 06/12/2021

Longe das Aldeias
A leitura é muito fluída e rápida, os capítulos são curtos, mas potentes e muito pesados.
Uma história muito triste e cheia de melancolia e solidão? foi meio difícil pra ler (pra mim) por isso.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Lamento pelo peso dos temas tratados no livro. Mas é uma busca para que não esqueçamos quem são as maiores vítimas das guerras. Obrigado pela leitura!

Bruna 21/09/2022minha estante
Quanto mais pesado, melhor a história!!! Assuntos abordados muito válidos e importantes!! Livro ótimo ?

Thiago.AugustoCG 12/01/2022

Venha o pó sobre mim, Senhor do Dia do Juízo, esconder o lodaçal da minha carne massacrada. Pág. 79.

Andressa Klemberg 28/11/2021

Vencedor do prêmio AGES livro do ano
Li o livro nesta tarde e adorei a narrativa super fluida e cativante. Em uma história sobre a busca da identidade do pai e da sua própria vida, um jovem de 17 anos vai descobrindo o passado triste e revoltante vivido por sua mãe durante a guerra e como ele foi gerado e nasceu neste período. É um livro sobre como nossas memórias muitas vezes não são tão fiéis e como o cérebro tenta se proteger das recordações que lhe fazem mal. A temática da memória se apresenta nesse livro como a memória da família, uma memória que é contada para o narrador e não é vivida/lembrada por ele. É um processo interessante de análise do passado do personagem e de pensarmos nas nossas histórias familiares.

O livro foi publicado pela Dublinense e veio como brinde para os assinantes das duas modalidades da TAG Livros no kit de Dezembro (que chegou aqui em casa ontem).
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Viva a TAG que fez essa história chegar a leitores tão especiais!

Amanda Ciarlo 16/12/2021

Livro tiro curto, o que tem de pequeno em tamanho, tem de grande no impacto! Me senti perdida nas primeiras páginas, até conseguir me ambientar melhor e ser arrebatada pelo final! Historia otima sobre os reflexos da guerra na vida dos refugiados. Achei interessante que não é identificada de qual guerra se trata, até porque é um retrato das consequências de qualquer uma delas...recomendado!
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Captaste perfeitamente a razão de não se identificar qual guerra é retratada no livro - apesar de algumas pistas! Muito obrigado pela leitura!

Marcelle 23/12/2021

Guerra destrói vidas e gerações. Como pode a humanidade ser tão desprezível a ponto de acabar com a vida de pessoas?
Chamada com a sensibilidade do livro e como aborda os assuntos com uma escrita que fluida demais.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pelo retorno!

A saga de um leitor 24/12/2021

Maravilhoso
Um jovem de dezessete anos, diante da doença da mãe, decide desfazer um passado de mentira e de ilusão a respeito da identidade do pai. As memórias, trazidas pela tia, percorrem os horrores da guerra, a fuga da aldeia, do país, e a reconstrução da vida aqui em solo brasileiro.

Apesar de não ser um livro grande (achei que dava pra ser falado com mais detalhes em alguns momentos), é um livro maravilhoso!!!
Ele é maravilhoso e ao mesmo tempo muito sensível. É um livro curto, da pra ser lido em poucas horas, e que para nossa alegria traz grandes aprendizados/reflexões (o ponto forte é a objetividade e a exelente escrita do autor, sem enrolação).

Super recomendo!

????
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura generosa!

Victor Vale 29/12/2021

Como um livro tão pequeno, no tamanho de suspiro, pode nos tirar tanto o ar por tanto tempo? Poucas palavras, mas imenso e força.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
? Tuas palavras emocionaram-me. Muito grato pela atenção a essa história.

Livia M. 01/01/2022

A complexidade do ato de cuidar?

Li na velocidade da luz embalada pela escrita poética, mas tive tempo suficiente para sentir raiva pela crueldade por trás do relato.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura atenta!

Gab 02/01/2022

Um Novo Começo
O autor nos conta a história de um órfão que busca conhecer um pouco mais sobre sua história quando desembarca em solos brasileiros.

Através de seus familiares mais próximos vai desvendando seu passado, as histórias da mãe e, ao final, pode optar por reconhecer a paternidade do seu suposto pai, mas agora conhecendo sua história.

Nesse meio tempo, ainda tem que lidar com a doença da mãe e trabalhar em sua mente a melhor forma de sublimar todo esse sentimento controverso que habita dentro do seu peito.

Um toque de melancolia aliada com um desejo de não perturbar faz com que nosso protagonista busque dentro dele um força gigantesca para seguir em frente.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Que excelente leitura! Muito obrigado pela atenção e carinho!

Karol 07/01/2022

Curto e profundo
Bons livros têm a capacidade de, mesmo em poucas páginas, contar uma história com profundidade e competência. Longe das Aldeias traz a guerra da perspectiva de quem sofre suas consequências e é perseguido por elas durante toda a sua vida. A leitura é rápida e tocante, acrescentando os pedaços da história como um quebra cabeça, que vai formando a imagem do que o autor quer passar, de maneira não linear e isso torna a experiência excelente. O livro pode ser lido em menos de uma hora, mas isso não o torna menos fascinante. Uma ótima leitura para iniciar o ano.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura generosa!

1 | 2 | 3 | 4