Longe das aldeias

Longe das aldeias Robertson Frizero

Resenhas - Longe das aldeias

1 | 2 | 3 | 4

Gigio 08/01/2022

Apesar das poucas páginas, uma grande obra obra. Com uma linguagem poética conta a história de uma família destruída pela guerra, em que apenas a parte sobrevivente, um jovem de 17 anos, sua mãe, acometida por alguma demência, e sua tia, conseguem escapar para o Brasil. Em busca de sua história, principalmente de seu pai, Emanoel vai descobrindo os horrores da guerra.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Obrigado pela leitura atenta!

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 07/09/2021

Pequeno no tamanho, gigante no impacto.
Que livro!! Pequeno no tamanho, singelo na linguagem, com uma tênue névoa ao longa da história, mas profundo e intenso na humanidade e seus sentimentos!!!!
Recomendo muito, e se nas últimas página você não se emocionar, corra para um cardiologista pq tá sem coração aí!!! Kkkkkk
@freitas.fff 13/09/2021minha estante
Recebi o meu a pouco tempo. Fiquei bastante ansioso agora pra ler depois da sua resenha.

@freitas.fff 16/09/2021minha estante
Terminei hoje de ler, e me acabando de chorar. Rs

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 19/09/2021minha estante
Pois é @freitas.fff!!! Aquele livro que não tem como acabar ileso.

Bruna.Portoghese 06/12/2021minha estante
Vou comecar....já aviso sou sensível...se tiver criança então...meu ponto fraco...

@freitas.fff 06/12/2021minha estante
Prepara o lenço, Bruna!

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 07/12/2021minha estante
Prepara muito lenço mesmo

DEA 16/02/2022

Surpreendente!
O livro fala sobre um jovem de 17 anos, Emanuel que mora com sua mãe e sua tia. Embora seja um livro com apenas 96 páginas, ele é muito intenso e aborda vários assuntos impactantes.
Mostra os traumas dos sobreviventes da guerra e as atrocidades cometidas em nome dela. E embora o autor oculte alguns detalhes, isso não atrapalha na história, pelo contrário, instiga mais ainda a querer saber o que aconteceu.
Além disso ele expõe sobre um assunto tão delicado, que é a dificuldade para uma família lidar com um membro doente, neste caso é a mãe. Vemos quão doloroso é essa situação para todos os envolvidos.

"Frizero concentra a carga dramática da história no que ela tem de mais importante, que é a complexidade do ser humano, capaz de matar para criar, de mentir para salvar e de perdoar para seguir em frente."

É um livro muito marcante e uma leitura fluída! Vale muito a pena!
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Obrigado pela leitura carinhosa e atenta!

DEA 21/09/2022minha estante
? Eu que agradeço por me proporcionar essa leitura agradável!

@freitas.fff 17/09/2021

Impacto que reverbera tão longe quanto as Aldeias
Os sentimentos que essa história desencarnou de mim fizeram com que eu quisesse muito escrever imediatamente uma resenha sobre a obra incrível de Frizero, assim como uma carta ao autor, mas precisei de pelo menos uma pausa acentuada pra enxugar o rosto, desavermelhar os olhos e acalmar o passo do coração.

Quando a Dublinense surgiu com a brincadeira-trocadilho-marketinggenial chamada "TEG - Experiências Ilibadas" que teria a curadoria do estagiário da editora, Eduardo (que mal conheço e já considero pakas!), eu aceitei a proposta por pura curiosidade e compulsividade ariana de aquisição. No entanto a surpresa foi grata, num kit singelo porem maravilhoso e com um livro surpreendente! Mandou muito bem, Edu. A Dublinense pode lhe promover a curador a qualquer momento, e pode colocar meu nome no abaixo assinado.

Após saber que o livro (premiado) havia sido lapidado pelo autor durante anos, fiquei ainda mais curioso: como podia um livro com um conto tão breve levar todo esse tempo pra mostrar sua cara? Durante e após lê-lo eu entendi, como o próprio autor imprimiu em suas páginas, toda aquela construção durou "(...) O mesmo tempo que uma verdade leva para sair da escuridão". E foi isso que Frizero colocou na sua narrativa: a verdade, que se sente, enquanto se lê a historia de um filho a cuidar de uma mãe atormentada e adoecida pelos horrores da guerra, ambos refugiados, ambos com o passado deixado para atrás a ancora-los, sem permitir que possam seguir em frente nessa terra nova, tão livre, tão nossa, brasileira.

Os detalhes desconhecidos pelas próprias personagens não fazem falta quando você pode vizualizar e sentir perfeitamente cada cena, cada impacto! O próprio volume da obra mostra (ao)afinal que mesmo ser atropelado por um veículo pequeno, para um pedestre ainda pode ser um enorme "estrago". Robertson Frizero é econômico e preciso em suas palavras. Não consegui lê-lo sem lembrar das narrativas de Valter Hugo Mãe.

Conforme o personagem central busca uma volta ao seu passado, puxando fios, recolhendo cacos e pequenos relatos de sua tia. Na mesma medida ele vai se machucando, cortando-se a cada nova revelação, sendo ainda mais massacrado pelas entrelinhas silenciosas, enquanto remonta a história de sua origem no mundo. Não se sensibilizar lendo esse livro, de repente, seja até motivo de avaliar como anda a sua saúde.

Não só pelos horrores descritos, os fantasmas do passado e todo o sofrimento de um povo fugido do fogo das armas e das sequelas de mãos opressoras, tudo refletido no pesaroso destino de uma mãe (que dia após dia tem a vida diminuída), mas como eu também senti recentemente a mesma angústia da perda do personagem, com os seus particulares estágios pesarosos de dor e superação... O que foi muito íntimo pra mim e me conectou de uma forma que acabei o livro soluçando.

Obrigado, Robertson Frizero! Foi realmente uma honra conhecê-lo assim, de primeira, com esse impacto, com toda a sensibilidade de uma história impecável. Obrigado Dublinense e muito obrigado, Eduardo! Quem puder, leia esse livro, a leitura é tão rápida quanto uma bala, e nos trespassa com a mesma queimação de sua velocidade.

Elaine cris 17/11/2023

Chorando
É uma história sobre a guerra, de sobrevivência, de amor, coragem, loucura e muito conteúdo a se refletir.

Parece um conto, com um tom de poesia, para relatar uma história triste, muito bem escrito e fluido para ler.

Me lembrou a forma que Itamar Vieira Junior escreve.

Super recomendo ler.

Maria Bárbara Menezes 02/12/2021

Que livro lindo??
Nunca imaginei que em 100 páginas pudesse ter tanto sentimento e tanta história. Me apaixonei pela delicadeza das palavras e a intensidade das emoções descritas. Lindo, triste e gentil. Me apaixonei. 5 estrelas.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Lindo é ter um retorno como este. Muito obrigado pela leitura carinhosa!

Maria Bárbara Menezes 21/09/2022minha estante
Nossa! Parabéns pela obra! Adorei ler! Livro lindo e emocionante! Obrigada por responder a minha humilde resenha?? foi um prazer!

Aegla.Benevides 17/09/2021

Uma excelente surpresa
Delicadeza, realidade, inconformidade, dúvida, reconhecimento, serenidade, incômodo, memória: dá pra juntar tudo isso em ?só? 96 páginas? Robertson Frizero diz ? e mostra ? que sim.

Livro enviado no primeiro kit TEG da @dublinense (e que já está a venda no site da editora), Longe das aldeias surpreende. Não pelos prêmios que já ganhou (que não foram poucos), não por suas traduções para o árabe e (logo mais) para o persa. Tudo isso, somado à fantástica edição da Dubli, é incrível; mas, quando a última página do livro se fecha, todos os elogios não são nada além do que a história merece.

Na busca dolorosa por rastros de um passado mais doloroso ainda, o protagonista Emanuel conta com memórias, ora trazidas pela tia, ora nunca esquecidas pela mãe, para reconstruir o caminho até sua terra natal. Lá permanece também uma peça-chave na sua história: a identidade do pai que nunca conheceu.

Com um final de deixar qualquer queixo caído (e qualquer olho marejado), esse curto e potente enredo nos transporta para o melhor lugar possível ao qual um leitor pode ir: o do outro. Obrigada, @robertsonfrizero, por mais essa joia na nossa literatura ? e obrigada, Dubli, pela ilibada escolha!
@freitas.fff 17/09/2021minha estante
Que resenha incrível! "O melhor lugar possível para um leitor: o outro." Isso reverbera e resume toda a sensação do livro. Ainda não me recuperei dele rs

Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Que retorno incrível! Muito obrigado pela leitura carinhosa!

A saga de um leitor 24/12/2021

Maravilhoso
Um jovem de dezessete anos, diante da doença da mãe, decide desfazer um passado de mentira e de ilusão a respeito da identidade do pai. As memórias, trazidas pela tia, percorrem os horrores da guerra, a fuga da aldeia, do país, e a reconstrução da vida aqui em solo brasileiro.

Apesar de não ser um livro grande (achei que dava pra ser falado com mais detalhes em alguns momentos), é um livro maravilhoso!!!
Ele é maravilhoso e ao mesmo tempo muito sensível. É um livro curto, da pra ser lido em poucas horas, e que para nossa alegria traz grandes aprendizados/reflexões (o ponto forte é a objetividade e a exelente escrita do autor, sem enrolação).

Super recomendo!

????
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura generosa!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 04/10/2023

Olá queridos amigos leitores! Recebi de presente essa semana o livro Longe Das Aldeias de Robertson Frizero publicado em 2021 pela editora Dublinense.

Nele acompanharemos a história de um jovem com uma relação conturbada com a mãe, e um pai sobre o qual ele não sabe nada.
Sua mãe que está gravemente doente , começa a liberar pequenos detalhes que fazem com que o garoto questione tudo que sabe sobre ele mesmo.

??????????

Longe das Aldeias é um livro impressionante e emocionante sobre a vida dos refugiados e descendentes, que conseguiram escapar de guerras ou países tiranos.

Além disso, o autor traz uma profunda reflexão sobre as verdades que construímos para nos protegermos, e proteger as pessoas que amamos, muitas vezes mentindo e omitindo no processo.

Além disso, a trama fala dos horrores psicológicos e físicos das guerras, bem como sobre como é difícil se estabelecer em solo estrangeiro com saudade de seus costumes, cultura e entes queridos.

Longe das Aldeias foi Vencedor do prêmio AGES, finalista do prêmio Açoriano de Literatura, e finalista do prêmio São Paulo de Literatura.

O livro está disponível em formato físico e digital.

Andressa Klemberg 28/11/2021

Vencedor do prêmio AGES livro do ano
Li o livro nesta tarde e adorei a narrativa super fluida e cativante. Em uma história sobre a busca da identidade do pai e da sua própria vida, um jovem de 17 anos vai descobrindo o passado triste e revoltante vivido por sua mãe durante a guerra e como ele foi gerado e nasceu neste período. É um livro sobre como nossas memórias muitas vezes não são tão fiéis e como o cérebro tenta se proteger das recordações que lhe fazem mal. A temática da memória se apresenta nesse livro como a memória da família, uma memória que é contada para o narrador e não é vivida/lembrada por ele. É um processo interessante de análise do passado do personagem e de pensarmos nas nossas histórias familiares.

O livro foi publicado pela Dublinense e veio como brinde para os assinantes das duas modalidades da TAG Livros no kit de Dezembro (que chegou aqui em casa ontem).
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Viva a TAG que fez essa história chegar a leitores tão especiais!

Ed Carvalho 19/11/2022

Imersivo
É um livro bastante filosófico, imersivo, que causa reflexões sobre realidade e verdade, lembranças do passado e vivências do presente, sobre guerra e paz, sobre dignidade humana e a falta extrema dela. Gostei demais!

Victor Vale 29/12/2021

Como um livro tão pequeno, no tamanho de suspiro, pode nos tirar tanto o ar por tanto tempo? Poucas palavras, mas imenso e força.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
? Tuas palavras emocionaram-me. Muito grato pela atenção a essa história.

Karol 07/01/2022

Curto e profundo
Bons livros têm a capacidade de, mesmo em poucas páginas, contar uma história com profundidade e competência. Longe das Aldeias traz a guerra da perspectiva de quem sofre suas consequências e é perseguido por elas durante toda a sua vida. A leitura é rápida e tocante, acrescentando os pedaços da história como um quebra cabeça, que vai formando a imagem do que o autor quer passar, de maneira não linear e isso torna a experiência excelente. O livro pode ser lido em menos de uma hora, mas isso não o torna menos fascinante. Uma ótima leitura para iniciar o ano.
Robertson.Frizero 21/09/2022minha estante
Muito obrigado pela leitura generosa!

1 | 2 | 3 | 4