Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles E Dante Mergulham Nas Águas Do Mundo

labbacchio 05/12/2021

You are the rain, Dante
Nossa, eu nem sei como colocar a perfeição desse livro em palavras.

Como explicar o quão incrível isso foi? Simplesmente não dá.

Pra falar a verdade, queria comentar, de início, sobre ter visto muita gente dizendo que o livro não era tão bom quanto o primeiro. Sinceramente, mentiram ? eu pretendia ser neutra e não invalidar a opinião de ninguém, porém não sou muito boa com isso, então a menos que tenham bons argumentos para dizer que esse livro não é tão bom quanto o primeiro, estou aqui para dizer que é mentira. Não vou mentir, eu cheguei a ficar com medo do livro não alcançar minhas expectativas ? afinal, Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um dos meus livros favoritos ?, mas, olhando de agora, o medo foi totalmente desnecessário.

No meu ver, esse livro pode ser bem definido em uma palavra: solução. Ontem, quando estava acabando de ler, uma amiga me perguntou de qual eu tinha gostado mais, e, pasmem, por um momento eu pensei em dizer que era esse. Sendo bem honesta, a pergunta me colocou para pensar. Depois de um certo tempo quebrando minha cabeça com isso, cheguei a conclusão que ambos são incríveis, mas de formas diferentes e complementares. O primeiro livro é a confusão, e o segundo a solução ? vocês entenderão o que quero dizer, prometo.

No primeiro livro, Ari era um menino confuso e imaturo, e, agora, não é mais. Aristóteles cresceu. Aristóteles Mendonza amadureceu. Ari não é mais um menino; é um homem.

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo tem tanta coisa para se comentar. O livro mostra um amadurecimento imenso por parte de Ari, e acompanhar tal amadurecimento foi simplesmente perfeito. Ari passou a ver o mundo de uma nova forma, passou a prestar atenção em quem estava ali por ele. Ari fez amigos. Ari descobriu os segredos do universo.

Além da evolução de Ari, o livro também mostra a evolução de Ari e Dante. Mostra a evolução da relação de Ari e Dante. Ambos passaram por muita coisa no desenvolver da história, experiências boas e ruins, problemas a enfrentar e momentos bons na presença um do outro. O livro mostra suas inseguranças, medos, pensamentos, tudo.

Ah, claro, não posso deixar de comentar sobre as incríveis ? e necessárias ? críticas sociais presentes no livro. Ari e Dante 2 conta com diversas críticas relacionadas ao racismo, à homofobia, à transfobia, e até mesmo à pandemia da aids! Vocês tem noção do que é um livro conter amadurecimento, evolução de relações, um ótimo desenvolvimento e ainda críticas sociais? Quero dizer, tem como ser mais esplêndido que isso?

Acompanhar todos os mistérios deixados em aberto no primeiro livro sendo descobertos e acompanhar tudo que se passava na cabeça de Ari em meio a isso foi, literalmente, maravilhoso.

Sendo bem sincera, não acho que essa resenha tenha conseguido expressar 1% sequer da perfeição desse livro.

Sobre recomendação, poxa, preciso dizer? Eu recomendo tanto que tive vontade de sair gritando pela rua mandando todos lerem, sinceramente ? faria isso? Não faria, mas senti vontade. O livro não só é perfeito, como a escrita também é. Pode-se dizer que li ? ao menos praticamente ? em um dia, e juro que nem era a minha intenção. Além de prender demais a atenção, a leitura é rápida e simples, e quando você menos espera já acabou.

5 estrelas e favoritado, é isso. Leiam!
Leandro.AssunAAo 05/12/2021minha estante
excelente resenha!! me senti tentado a ler essa sequência.

labbacchio 05/12/2021minha estante
leia!! vale mto a pena

lyreadings 05/12/2021minha estante
esse livro é SIMPLESMENTE PERFEITO. E eu posso dizer com convicção que na minha opinião foi mil vezes melhor que o primeiro. Mas de fato, os dois são incríveis. Eu vou panfletar esse livro pro resto da vida de tão incrível que ele é

labbacchio 05/12/2021minha estante
KDKFKXKXKX EU FIQUEI ASSIM

juh 06/12/2021minha estante
MAIS UMA RESENHA INCRÍVEL!!!

juh 06/12/2021minha estante
qro logo ler?????????

labbacchio 06/12/2021minha estante
leia logo e mande suas reações pra mim ??

Maria1308 06/12/2021minha estante
MEU DEUS QUE VONTADE DE LER ESSE LIVRO AGR AAAAAAA

labbacchio 06/12/2021minha estante
LEIA PLMDS

Geovanna 26/03/2022minha estante
Eu to lendo, não estou nem na metade... mais sim é tudo isso que vc falou e muito mais. Eu to doida pra terminar de ler, porém tô com um certo medinho kkkkk não sei pq, mais sério, até aonde eu já li tá valendo MUITO a pena

labbacchio 28/03/2022minha estante
sim eh mto bom!!!

TaynA 19/06/2022minha estante
Você falou tudo e mais um pouco, esse livro é uma obra de arte, é muito apaixonate, rir, chorei e fiquei com gostinho de quero mais.

Ronnyelle 12/06/2023minha estante
Eu li esse livro em menos de um dia e chorei horrores!!! Ele é um dos meus livros favoritos desse ano, SEM DÚVIDA!!!

Victoria697 24/01/2022

Queria POV do Dante recebi lição de moral ??
Gostei desse livro mais por razões sentimentais mesmo pois está bem claro que a principal razão do autor pra esse livro foi pra tenta limpa a barra dele contra as acusações de transfobia.

Tirando essas partes gostei do desenvolvimento das amizades do Ari e senti falta de um final mais elaborado que fizesse jus a todos os personagens e suas vivências.

ANDER CELES 28/10/2021

A tão aguardada sequência fez jus ao original?
Quando terminei o primeiro livro, há uns 5 anos, queria mais de AriDante. E por quê? Porque gostei muito desses dois e no primeiro livro o romance deles acontece nas últimas páginas, literalmente. Então queria um livro que mostrasse mais disso. E isso veio, para surpresa geral de todos! Ninguém acreditava que teria uma continuação, principalmente depois de tanto tempo. E já respondo a pergunta das continuação: era necessário? Sim e não. Não, porque a história termina fechadinha no primeiro livro. E sim, porque tinha camadas e pontas que poderiam ser muito bem exploradas. Será que foram?

A história aqui continua exatamente da onde a outra parou. O relacionamento dos dois é desenvolvido, é muito bonitinho ver o Ari apaixonado pelo Dante, demonstrando seus sentimentos. E é legal ver as dúvidas e desejos surgindo na cabeça do Ari.

Porém, teve algumas questões que me incomodaram. A primeira são os "novos" personagens que são introduzidos. Nem todos são novos, alguns estavam no primeiro livro, mas pra ser sincero, nem me lembrava deles, rsrs. Achei um pouco demais o número de personagens e não achei que contribuiu pra história, pro storytelling. Pelo contrário, isso acabou até apagando um pouco o Dante. Fica claro na escrita que os dois se amam e tudo o mais, mas achei que deveriam haver mais situações que explorassem o relacionamento dos dois. Faltou jogar uns probleminhas ali no meio, umas DRs, rsrs. Até teve uma ou duas, mas não foram bem desenvolvidas. Eu acho que o livro ficou com pouco de AriDante. E esse problema que identifiquei no número de personagens não existiria se houvesse poucos novos personagens e eles tivessem um papel mais importante no meio de trama.

E aí outro ponto que me incomodou foi alguns traços de escrita do autor. Gosto da escrita do Benjamin, acho fácil de acompanhar, acho que ele faz a gente reconhecer os personagens e suas características muito habilmente. Mas nesse livro a escrita está com uns cortes muito abruptos. A cena está em um lugar, de repente está em outro lugar e vc fica se perguntando como se desenvolveu aquilo que estava acontecendo. Outra coisa é a falta de exploração do sentimento na escrita. Está acontecendo algo e de repente o personagem está chorando, mas a cena narrada nem estava no clima para isso, sabe? Ou quando acontece uma coisa trágica ou un encontro muito esperado, não dá pra sentir a carga emocional completa nas situações.

Mas uma coisa é muito boa, uma das questões que o livro se propõe a trabalhar é a questão do amadurecimento. Isso de fato acontece com o Ari, é bem interessante acompanhar a evolução do pensamento dele sobre as coisas. Apesar (vou ser chato rs) de achar que o Ari mudou muito e muito rapidamente. Ele não virou um [*****] loka nem nada. Mas pro nível de sociabilidade dele no primeiro livro e como ele ficou nesse, teve uma mudança bem grande. E isso não seria ruim, SE tivesse sido melhor desenvolvido.

O que acontece nesse livro é que tem muitos episódios pequenos, não tem muitas coisas grandiosas. Por exemplo, no primeiro livro vc tem o atropelamento do Ari, o linchamento do Dante, e são coisas desenvolvidas em capítulos. Aqui não. Tem até acontecimentos grandiosos, mas eles são curtos.

Gostei de ler o livro, ele traz muitas respostas para certas coisas do primeiro livro, mas é aquela questão da expectativa, né? Quando vc cria muuuita expectativa para algo, é difícil ficar 100% contente. Acho que fiquei 85 % contente, rsrs. Gostei do livro, vale a pena ler e um dia lerei de novo, com toda certeza.
Xu 03/11/2021minha estante
Olha concordo muito com vc, a livro foi grande demais pra "desenvolvimento" de menos, os meninos mudaram muito e rápido demais. Tirando isso, (e a transfobia) eu até que gostei, não correspondeu 100% minhas expectativas mas tbm nao é de todo mau

Xu 03/11/2021minha estante

ANDER CELES 03/11/2021minha estante
Sim, concordo. Não é um livro ruim, longe disso. Mas perto do primeiro ele peca em tentar colocar muita coisa aleatória, mas com pouca profundida. Mas eu gostei da leitura, não é uma leitura da qual me decepcionei, mas com certeza atingiu pouco das expectativas que tinha colocado, com base no primeiro livro.

@azevedo.augusto 11/01/2022

Aguardando o terceiro livro!
Começar essa leitura foi como reviver algo muito distante, apesar de ter feito apenas alguns meses desde a leitura do primeiro livro de Ari e Dante. Essa segunda obra prometia algo a a mais, já que os dois protagonistas já tinham um relacionamento e se conheciam muito melhor que na primeira vez em que se viram. O caso é que essa obra acabou me decepcionando um pouco. Não pelos personagens, que continuam exatamente iguais, mas pela historia. Eu esperava algo dinâmico e cheio de reviravoltas, mas nada acontece! Não é nenhum exagero dizer que, até a página 100, absolutamente nada acontece nessa historia. Ari se perde em devaneios e textos que escreve em seu diário e Dante continua sendo a parte fofa e cômica da historia. Mas isso não bastou para prender a atenção de uma obra que tinha tudo para aprofundar-se em temas importantes como a homofobia ou o surto de AIDS da época. Nenhum dos acontecimentos são aprofundados, deixando o leitor com aquela sensação de não ter acabado ainda. A historia parece realmente engatar, lá no final do livro com a despedida de um personagem extremamente importante na vida de Ari. As "novas" amigas também colaboram para que a historia ganhe corpo, mas ainda sim, parece que faltou um pouco de conteúdo para este livro. O final me fez pensar que estávamos na sessão da tarde, assistindo uma comedia romântica clichê qualquer. A historia continua sendo bonita, mas deixou um pouco a desejar nesse segundo volume.

Ãlex Santos 24/03/2022minha estante
Li apenas o primeiro. Parabéns pela resenha!

Leticia2195 24/03/2022minha estante
Considerações muito interessantes!!

Clvb 24/03/2022minha estante
Muito boa a resenha! Tinha abandonado essa história, mas o seu texto me deu vontade de voltar a ler, mesmo com as ressalvas feitas ao livro.

lana!¡ 29/01/2022

muito, muito amor e amadurecimento, mas...
eu fiquei em dúvida real se eu dava 3.5 estrelas ou 4 estrelas pra esse livro e... ficou sendo 3.5 estrelas mesmo, mas é uma bota boa não é? enfim, sem mais delongas ? eu gostei do livro, achei muito bom que finalmente o autor conseguiu trabalhar no personagem do Ari, o fazendo amadurecer para certos pontos. eu sentir falta mesmo foi do Dante mas entendi a vontade do autor de focar mais no Ari sem problemas, a questão do racismo, machismo e xenofobia aqui são tratados com mais clareza e isso foi outro ponto que gostei, mas só que não sei sabe esse segundo não teve muito da magia que o primeiro livro me proporcionou, em alguns capítulos eu realmente sentia falta disso mas consegui passar pois eu amo muito esses dois meninos, o final é muito lindinho, me deu agonia tudo se resolver nos 45 do segundo tempo? sim, mas resolveu amém obrigada!

"? Eu te amo, Aristóteles Mendoza. Você acha que digo isso demais. Mas gosto de me ouvir dizer isso."
lana!¡ 29/01/2022minha estante
nota boa***

raindrops 18/11/2021

Você me encontrou e eu passei a existir
Ok, vamos lá: QUE LIVRO INCRÍVEL! Tão bom quanto o primeiro? Creio que não mas ainda assim tem muitos elementos incríveis e discussões muito boas (do jeitinho que o Benjamin sempre faz).

O livro tem muitos acontecimentos, bem mais que o primeiro e tem mais personagens e vida. A escrita ficou um pouco rápida (e as vezes caótica) por conta da quantidade de acontecimentos mas também vejo como uma alusão a como o Ari está se abrindo para a vida e para o mundo e isso faz com que mais coisas cheguem a ele.

Não temos tantos momentos de Ari&Dante (não tantos quanto achei que teria) mas esses livros nunca foram particularmente sobre os dois e sim sobre um menino que ama outro menino aprendendo a viver nesse mundo.

Enfim, é uma leitura que vale a pena. É lindo ver o Ari desabrochar e crescer, ver o amor dele pelo Dante e por outras pessoas, ver ele se permitindo ser amado.

(Ah, eu achei muito legal a questão sobre ter palavras que moram dentro da gente porque isso vem de um outro livro do autor que eu acho muito bonito também e gostei de ter esse pedacinho de lá presente aqui)

dudaa13 21/04/2023

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo
"O mundo que eu queria viver não existia. E eu estava me esforçando para amar o mundo em que eu realmente vivia. Será que eu era forte ou bom o suficiente para amar um mundo que me odiava?"

O que dizer sobre esse livro?! Simplesmente maravilhoso, não sei como descrever como me sinto.
Um misto de emoções, ensinamentos e aprendizados, o modo como a evolução dos personagens foi introduzida na história é incrível.
A forma com que todos tiveram o seu modo de evoluir, é como cada um teve a sua própria dificuldade te mostra como nada é fácil, cada situação tem seu lado ruim porém, também tem seu lado bom, e em principal a evolução do Ari, pois tudo que ele passou é tudo que ele aprendeu, foi para que ele conseguisse ter o nível de maturidade e confiança nele mesmo, eu amei como ele amadureceu em diversos sentidos.

Não sei como por em palavras os sentimentos que Ari e Dante me trazem, um dos meus livros favoritos desse mundo.

"perdão". Era uma palavra que precisava morar dentro de mim. Eu tinha o pressentimento de que, se aquela palavra não morasse dentro de mim, a palavra felicidade nunca moraria também."

Madu 30/11/2021

"Vocês importam mais para o universo do que imaginam"
Necessitava tantooo desse livro, terminei o primeiro sentindo que ainda tinha muita coisa pra ser desenvolvida e pelo visto o autor também.
Gostei mais desse livro que do primeiro, amo a escrita poética do autor. Ler o amadurecimento do Ari, o quanto ele aprendeu a superar seus medos, a amar, a socializar e enfim, necessário.
A morte do ****** me afetou mais do que eu esperava, masss vida que segue.
Obrigada Aristóteles e Dante, por tudo.

spotter 11/11/2022

As águas do mundo
Aprendi muito com esse livro, descobri coisas e aprendi a sentir, aprendi a aceitar o que sinto, a entender os outros

Rapha Écool. 23/11/2022

É tudo que a gente queria e muito mais, sim, é lindo!
"A vida, Ari, pode ser algo terrível. Mas a vida pode ser incrivelmente bonita. É as duas coisas. E temos que aprender a manter as contradições dentro de nós sem nos desesperar, sem perder a esperança."

Confesso que de inicio fiquei meio receoso com a sequência por medo de macular a perfeição que foi o primeiro, porém analisando o romance de AriDante só aconteceu de verdade nas últimas páginas do primeiro e sim, eu estava sedento pra ver mais dos meus meninos.

Enquanto no primeiro livro eles estão se descobrindo, neste eles já estão juntos, mas as coisas não são tão simples. Aristóteles e Dante é um romance mas além disso é um livro sobre crescimento, é sobre descobrimento e crescimento, é uma história através de poesia também. Gostei de como me vi em Dante, sou intenso, apaixonado e também estou crescendo, eu estava crescendo quando li o primeiro livro e agora com esse, acho que estou maior, mas ainda não tanto, cresci um pouco mais. Neste segundo Benjamin consegue desenvolver muito mais os outros personagens, e ficou claro que nessa obra ele trouxe brilho pra todo mundo, e eu fiquei muito feliz com isso.

"Eu achava que dava para encontrar todos os segredos do universo na mão de alguém e acho que é verdade. Realmente encontro todos os segredos do universo na sua mão. Na sua mão, Dante.”

A escrita de Benjamin é ótima para você refletir sobre vários aspectos, dos mais banais aos mais complexos, você vê como tudo está intimamente ligado: os seres humanos, a natureza, o universo. Você enxerga que o principal objetivo da vida é amar, se permitir ser amado e explorar sentimentos, lugares, pessoas que você nunca explorou antes.

Sobre o livro, a escrita segue maravilhosa e fluida, não tenho nada pra reclamar do ritmo. Acho que esse livro é ainda mais REAL que o primeiro, ele traz assuntos mais sérios e pesados e tem cenas tão intensas quanto as que já tínhamos visto. Porém também traz muitas cenas amorzinho. É um livro CHEIO DE AMOR. Pra quem ficou com medo do que esse lançamento poderia trazer, fiquem tranquilos, não estragou nada e só trouxe mais riqueza pros nossos personagens favoritos. Eu chorei MUITO no final, achei que seria o fim mas o final foi lindo e sim, eu ainda quero mais, sempre vou querer!

Gostaria de deixar registrado aqui que estou inconsolável depois de ler o fim de uma das histórias que mais amo no mundo mas feliz por saber que fez jus e conseguiu ser ainda melhor a tudo que imaginei.

LEIAM!

thalita 05/11/2021

devastador
esse livro não chegou nem aos pés do primeiro no meu ponto de vista, mas não deixa de ser um bom livro; toda a trajetória e o amadurecimento dos meninos me emocionou muito e me marcou profundamente; vou levar pra sempre esses dois no meu coração!!
chorei horrores