Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Pucca.Farion 04/01/2022

"Em Sem esforço, Greg McKeown oferece conselhos práticos para você realizar suas atividades essenciais com mais facilidade e, assim, atingir seus objetivos.

Se você trabalha muito mas continua distante de suas metas, quer contribuir mais mas lhe falta energia, vai encontrar neste livro ótimas estratégias para lidar com seus projetos e desafios.

Em 15 lições curtas, você vai aprender a:

• treinar o cérebro para focar no importante e ignorar o irrelevante

• resolver os problemas antes que eles causem danos

• simplificar processos removendo etapas desnecessárias

• entender as pausas como propulsoras da produtividade

• definir um ritmo sustentável em vez de avançar a todo custo

• transformar tarefas chatas em rituais divertidos"

Um ótimo livro, focado e que traz soluções simples para tentar mudar a forma pela qual encaramos os nossos problemas.
Os três principais capítulos são divididos em mini capítulos e, ao final de cada uma deles, ele traz um resumo do que foi apresentado. Uma ótima forma de gravar o conteúdo.

Meus pontos favoritos:

1 . Em vez de perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil?”
2. Combine as atividades mais essenciais com as mais agradáveis.
3. Para iniciar um projeto essencial, defina primeiro que aspecto ele deve ter quando estiver finalizado.
4. Decomponha a primeira ação óbvia em passos menores e mais concretos.
5.Aprenda princípios, não apenas fatos e métodos.
6. Suba nos ombros de gigantes e tire proveito do que eles já sabem.
7. Conte histórias que sejam fáceis de entender e repetir.
8. Crie acordos de alta confiança para esclarecer resultados, responsabilidades, regras, recursos e recompensas.
9. Não se limite a administrar o problema. Resolva-o antes que cause danos.
10. Invista dois minutos de esforço uma vez e acabe com irritações recorrentes.

Meu primeiro contato com o autor e já fiquei curiosa pelo livro anterior.

Se você quer ler um livro de não ficção, este é uma ótima pedida.

Marta__A 05/01/2022

No livro o autor fala sobre como podemos fazer as coisas sem esforço, focando no que é importante, mas de maneira que aos poucos possamos ir atingindo os objetivos e lidando com as adversidades que surgirem no caminho.

São dados diferentes exemplos ao longo do livro pelo autor, de como priorizar o essencial sem esforço, e atividades que influenciam no desempenho.

Achei um ótimo livro para ler e reler, colocando em prática as dicas. Muito bom o livro, assim como o livro essencialismo, do autor.

mateusinho.c 05/04/2022

Prático e exemplar, recomendo a leitura àqueles que já são essencialistas e precisam aperfeiçoar o processo e a execução do essencial.
"Quando a tarefa é manter o fogo acesso por um período indeterminado, não se pode jogar todo o combustível nas chamas logo no começo."

Em Sem esforço vemos a importância da constante busca pelo meio mais fácil.

A falácia de que tudo que é bom e digno vem através de muito esforço e trabalho duro, é desconstruída através do livro de maneira orquestral.

Vemos durante o livro a importância de começar o mais rápido possível, baseando-se em conceitos, por exemplo, de engenharia reversa, protótipos e metas realistas.

Aprendemos a lidar com o perfeccionismo confrontando-o através de exemplos e técnicas práticas. Aprendi que é necessário fazer algo ridículo e proteger esse algo de críticas foras de contexto e ocasião.

Vemos como a constância e o descanso conseguem nos tornar imparáveis se trabalhados harmoniosamente. Faz-se necessário o uso de uma lista específica, clara e objetiva do que devemos fazer, do projeto essencial, em cada dia, que nos deixaria satisfeitos no fim do dia.

Faça apenas o que separou para o dia nem mais, nem menos. O descanso e o desfrute de uma dia produtivo também se faz necessário. Durante a noite, é nosso dever nos recompensarmos com uma bela relaxada, seja lendo, assistindo, descanse.

Por fim vemos a importância de confiar em outras pessoas, delegar e dividir de forma diligente cargas de trabalho essencial, além de diversos outros aprendizados.

Jennifer 20/01/2022

A vida pode ser mais fácil
A ideia desse livro é como tornar sua vida mais leve e mais facil fazendo tudo aquilo que é essencial. No estilo tradicional de autoajuda o autor traz isights e dicas de como levar a jornada da vida de uma forma leve e tranquila

Ge 24/01/2022

Sem esforço
Fui atraída por esse livro pelo impacto que o autor me causou no livro Essencialismo. No Sem Esforço você vai encontrar ótimos insights para descomplicar a vida no trabalho. Como todo livro que leio sobre liderança, trabalho, etc. garimpo o que faz sentido pra mim. Saber parar, não fazer menos, nem demais, começar pelo mais simples, dar um primeiro passo mesmo que pareça insignificante, lembrar de coisas simples como um check list e se perguntar como algo pode ser mais fácil, fazer o mínimo viável, pode parecer óbvio, mas esquecemos quando engolidos pela rotina. Foi bom relembrar.

Deghety 27/01/2022

Sem Esforço
Diferente, ao menos na minha visão, de outros livros do gênero. Sem Esforço consegue manter acesa na sua mente as "regras" aconselhadas nele.
Confesso que de início acreditei que seria só o uso de algumas exceções para poder exemplificar tais "regras", mas cada uma dessas "exceções", mesmo não podendo serem completamente aplicadas à todos os tipos leitores e suas respectivas vidas, ainda assim desperta a reflexão de como aplicar parte delas.
McKeouwn crítica a romantização de que todo objetivo e conquista têm de exigir esforços "além da capacidade física e mental" dos envolvidos e oferece métodos de como tornar todos os aspectos da vida menos complicados.
Em um resumo mínimo, tudo é questão de autoconhecimento, organização e concentração no que realmente é importante.
Sem Esforço, além da "filosofia de vida" que mencionei acima, é uma leitura divertida e leve, como também cheia de histórias de pessoas célebres e anônimas para enfatizar os ensinamentos, fazendo com que absorvemos o máximo possível da ideia do autor.
4/5

Alex 29/01/2022

O simples funciona
Assim como essencialismo, não há como não se apaixonar pela obra de Mckewon. Entender, pelas palavras dele, como temos a tendência de complicarmos nossas próprias vidas, abre os olhos para um forma mais simples e eficiente de encarar os dias. O livro traz dicas e fórmulas fundamentais para vivermos com mais eficiência e menos esforço.

André Ricardo 29/01/2022

Mantendo o Padrão do Essencialismo
Livro que nos faz operacionalizar vários conceitos do essencialismo e alerta para pontos lidos, mas não aplicados no dia a dia.

Kaio.Oliveira 01/02/2022

Sensacional
Eu realmente precisava dessa leitura, sou uma pessoa que muitas vezes se esforça alem do necessário pensando em atingir certas metas profissionais e acadêmicas, percebi a partir deste livro que tamanho esforço no início de um determinado problema pode esgotar o gás necessário para resolver ele durante um período longo, o autor traz experiências pessoais e também resultados verídicos da história da humanidade de que se as coisas forem feitas no tempo certo e forma certa, sem precisar atropelar os processos, os resultados que virão serão muito mais benéficos, estou impressionado e com sede para ler o seu outro livro.

Paula.Ceccon 10/02/2022

Recomendo
O livro apresenta muitas dicas práticas de como focar no que é essencial, eliminando distrações e fazer um uso mais produtivo do tempo.

Higor.Dilelis 15/02/2022

Sem esforço
Uma ótima opção para quem procurar ser mais produtivo, e por incrível que pareça utilizando menos esforço que anteriormente ao ler o livro. Gostei muito!

Alessandra.Bertold 25/02/2022

Que livro necessário!
A todo tempo a gente se cobra tanto, se culpa por aproveitar alguns momentos de lazer, pensando que deveria estar sendo produtivo... e esse livro nos trás leveza, nos faz ver que não precisa ser bem assim, que temos que dar o nosso melhor, mas nem sempre isso precisa tomar todo o nosso esforço. Há um equilíbrio!

Rafaela Marina 25/02/2022

Depois de Essencialismo
Ótimo livro! Anotei muitas frases e quero ler novamente daqui um tempo. Nós não precisamos nos prender a ideia de que para merecer algo, tem que ser difícil. E saber disso muda tudo!

Eduardo 28/02/2022

O que é essencial, do jeito certo
Sem Esforço nos leva a refletir sobre o impacto dos métodos que utilizamos em nossas ações sobre nossos resultados.

Com ele refletimos um trabalho árduo sem resultados. O que influencia em não conseguirmos ser eficientes, já que damos sangue e tudo que podemos?

Aí é que pode estar o erro, não precisamos sofrer para alcançar nossos resultados, e é isso que aprendemos: fazer as coisas do jeito certo.