Aqueles Dignos de Morte

Aqueles Dignos de Morte Priscila Andreza

Resenhas - Aqueles Dignos de Morte

Nise 27/11/2021

Tem um "cheiro marrom-escuro", mas pelo menos é rápido
O livro é curto, e a história passa rápido. Não dá pra negar que a escrita é fluída, e essas características são o que da a vontade de continuar lendo até fim, nem que seja só pra ver no que vai dar, mesmo que sem expectativas.

É o primeiro livro da autora, portanto, passa longe da perfeição. Admito que a história não me encantou, senti muita falta de um desenvolvimento melhor dos personagens, da história, e de um crescimento neles. Muitos acontecimentos não fazem sentido, e temos a detetive mais desatenta que já vi. Tudo acontece de forma muito conveniente, não há verdadeiros obstáculos, além dos que ela mesma cria para si por conta da própria burrice, e isso pra mim já mostra que a personagem não foi bem construída.

Por mais que a história se passe em uma cidade real, algumas coisas que aconteciam, algumas cenas e diálogos me tiravam completamente da imersão, não pareciam reais e naquele momento eu sabia que estava lendo uma ficção. Pra mim, a boa experiência é quando nos afundamos tanto na história que não sabemos mais o que é real ou não, e esse livro fez justamente o contrário. Não existe sigilo médico, policial, as pessoas recebem uma estranha dentro de casa e saem contando tudo que ela pede assim, do nada, ninguém acha estranho.

Se a investigadora não cativa, nem convence, a assassina então, menos ainda. É presa num estereótipo de manipuladora e doente mental, em certos momentos até me pareceu uma espécie de Suzane von Richtoffen forçada, com a diferença de que é Youtuber e comente alguns crimes em Live e a polícia nem cogita rastrear o IP. Ao meu ver a personagem mais realista é a mãe da investigadora, que aparece pouco e sempre pra mostrar como se preocupa com a filha.

Eu acredito que a autora tem potencial, mas precisa tomar cuidado com essas coisas, construir melhor os personagens, suas motivações, pra então ter ações e reações à altura. Não dá pra simplesmente chamar alguém de detetive se a pessoa não tem percepção das coisas, o mínimo de noção de saber que não tem carne num restaurante vegano. Se a intenção era ser um suspense policial, pra mim passou longe e foi uma comédia, ri e fiz várias marcações. Inclusive, ficam aqui três pérolas: "a fresta entre os dentes da frente era a mesma, o que lhe dava um ar de mistério e sensualidade." // "Passou por um pasto de vacas que a olhavam por cima da cerca, julgando-a" // "cheiro marrom-escuro"
Interpretem como quiser.

ravi!! 27/11/2021

um bom suspense, escrita fluida, gosto da construção da protagonista e tudo mais, so que me incomodou muito como boderline foi tratado (nao acho que tenha sido de proposito, mas pareceu que a pessoa pesquisou para fazer na wikipedia, e uma psicologa que resenhou tb falou disso entao nao é coisa da minha cabeça). e tbm me deixou meio ? algumas frases de coisa do diabo, endiabrada e nao sei o que sobre a amanda. querendo ou nao isso foi bem intolerante religioso, talvez uma leitura sensivel pra boderline e arrumar ou tirar aquelas frases fariam uma mudança ótima e significativa! critica construtiva (:

Juliana2406 27/11/2021

Um bom livro nacional!
Gostei muito da história! Um livro muito rápido de ler, história fluída, personagens bem desenvolvidos e reviravoltas muito bem construídas. Sobre o final, só gostaria que fosse um pouco mais desenvolvido, mais longo. No geral, uma história bem completa e uma boa indicação de livro.

sofs 24/11/2021

Aqueles dignos de morte
Que livro ruim!Pensei que ia ser algo mais puxado pro mistério mas não teve nada que me surpreendeu na história.A personagem principal é muito chata e antipática e o relacionamento que ela tem com o cara é bem chato e não tem nenhuma química.
Achei que a história da psicopata/assassina seria melhor mas também foi uma coisa sem graça.Se tem uma palavra pra descrever o livro é entediante!

Caraminholas 24/11/2021

Rompompompom mate um homem

Primeiro livro da autora, é fluido, boa escrita, da vontade de saber o que vai acontecer, li bem rapidinho.
Gostei do plot apesar de achar que ele foge um pouco do real e vai pra algo mais fantasioso e distante, por isso não me apeguei e nem me importei muito com os personagens.

O ponto negativo foi a forma que os transtornos mentais foram abordados, principamente o borderline, não parece que a autora quis, mas acabou reforçando o estereótipo do louco perigoso que tem que estar enclausurado, eu como psicóloga não pude deixar passar.

No mais é um bom livro pra quem está começando a se aventurar no gênero, feito por uma mulher com personagens femininas potentes.

Tw: morte, abuso infantil, gore, morte de animais.

hiniamaria 21/11/2021

Aqueles Dignos de Morte
Aqueles Dignos de Morte vai nos contar parte da trajetória de Valentina como investigadora particular e como sua vida muda após começar a investigar a série de assassinatos que estão ocorrendo na sua cidade. Diferente de alguns livros de thriller, já começamos sabendo quem está cometendo os homicídios e nos falta descobrir a motivação.

A trama é extremamente envolvente, facilmente daria para ler em um dia. Não tem sequer um capítulo em que o leitor não esteja curioso para saber mais sobre os personagens, suas vidas e de que forma eles participarão na solução dos crimes. A escrita fluida e fácil da autora permite que se tenha uma ideia bem clara de tudo que está acontecendo, sem tirar o mistério e tensão da história.

Tudo muito bem dosado, sem apelar para cenas de extrema violência, confiando na inteligência do leitor e demonstrando a crueldade da assassina durante as narrações dos personagens que fazem parte da polícia, o que torna tudo mais crível.

Recomendo bastante, principalmente àqueles iniciantes no gênero assim como eu já que é um livro fácil de ler e que mantém a curiosidade em alta em todos os capítulos.

Grasi 20/11/2021

Gostei da leitura!
"Aqueles dignos de morte" é um thriller bem diferente do que costumamos ver. O mistério não é a identidade da assassina e sim o que está por trás dos assassinatos.

Gostei bastante da escrita e de ver uma mulher como serial killer na história. Os capítulos são curtos, fluídos e prendem o leitor. Valentina é uma personagem bem interessante e foge do padrão das mocinhas de suspense.

O final foi bom, mas senti falta de uma explicação maior de alguns detalhes. Acho que seria ótimo se a autora fizesse um livro narrado pela assassina. No geral foi uma boa leitura, dá para perceber que a autora tem bastante potencial no gênero!

Fiz a resenha completa no meu Instagram Literário: @paginalida

line 19/11/2021

Recomendo || @lineresenhas
Amei diversos aspectos desse livro:

A escrita me prendeu do começo ao fim, extremamente fluida, não foi massante ou repetitiva em momento algum.

Os personagens, a Valentina é uma personagem complexa e muito bem trabalhada, assim como a Amanda, você se pega, assim como a valentina, afetado pela manipulação da Amanda.

Todas as motivações fizeram muito sentido, nao senti pontas soltas, e o final me agradou!
Definitivamente recomendo, li em um dia.

Ps: fãs de Killing Eve vão adorar!

Roberta Silva 19/11/2021

A autora entrega uma obra com muita reflexão sobre as motivações da serial killer, fazendo com que os leitores fiquem divididos sobre muitos aspectos.

Um thriller nacional, escrito por mulher, com assassina e investigadora também mulheres: o resultado é que gostei sim.

Kelen.Marcela 19/11/2021

Aqueles dignos de morte
Surpresa com a leitura , é um livro nem um pouco monótono q a cada passo da detetive vai revelando alguma coisa intrigante, o passado de Amanda é pra deixar qualquer um de boca aberta. Valentina é uma personagem q cativa o leitor na medida que se conhece seus traumas. Adorei ver a sua evolução. No final esperava uma pequena continuaçãozinha da história com relação a rubao e à mãe de Valentina mas nada preocupante. Vale muito a pena ler esse livro.

Ciaa_p 16/11/2021

Para quem ama ficção e está de ressaca literária e uma boa
Esse livro conta a história de valentia, uma investigadora particular que gosta de descobrir os podres dos cônjuges de seus clientes. Tudo muda quando ela conhece Gustavo um cliente que acha que sua mulher está te traindo, só que os podres de sua esposa e mais macabros que isso, aí que desenrola a trama. Achei o livro maravilhoso de uma leitura rápida e com capítulos curtos e o final que não esperava.
Aryta 16/11/2021minha estante
Anotei a dica! ?

Bia 16/11/2021

MARAVILHOSO
O livro tem uma história super envolvente e atraente para os que gostam desse tipo de ficção, cada capítulo me deixava ainda mais curiosa. A história é surpreendente do início ao fim.
Foi uma honra ser convidada pela escritora para lê-lo e avaliá-lo, e de maneira muito sincera, posso dizer que o livro é muito bom e que se essa história tiver uma continuação, vou ler com certeza!

Athenna 15/11/2021

INCRÍVEL | @athennaalves
Tive a honra de ser convidada pela própria autora para ler sua obra e devo dizer que me surpreendeu muito! E surpreendeu positivamente.
Demorei bem mais tempo do que gostaria para ler por conta da falta de tempo, mas digo com toda certeza que se eu tivesse tempo livre, seria um daqueles livros em que lemos de uma vez so.
Os personagens são bem desenvolvidos e me prenderam demais, senti ódio, compaixão, empatia, nervoso, raiva e carinho tudo por um livro so.
Realmente uma leitura incrível, estou ansiosa para ler outras obras da autora.

julisianthus 15/11/2021

Apenas leiam!
Comecei a leitura sem expectativa nenhuma e fui surpreendida logo nas primeiras páginas.
Esse livro é daquele tipo que você começa a ler e simplesmente não quer mais parar. A escrita é super fluída, os personagens são bem desenvolvidos e a história não é nada clichê.
Os capítulos começam e terminam de uma maneira que você simplesmente só quer virar as páginas e ler até descobrir o final. Você quer respostas sobre o crime pra ontem, quer entender a mente da pessoa por trás dele, mas também quer entender os conflitos internos da investigadora e isso faz toda a diferença, isso torna a história muita mais rica e única.
Eu comecei o livro pensando que seria só mais uma história policial e terminei com o coração quentinho e cheia de pensamentos sobre o quanto é mais fácil culpar acontecimentos do passado ao invés de responsabilizar a nós mesmos por nossas escolhas.