Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Fer Paimel 08/09/2022

Muito bom!!
Particularmente, nunca fui muito fã de biografias... geralmente, acho-as meio maçantes, mas a escrita de Fernando Morais é muito rica e envolvente. Foi fácil visualizar os momentos marcantes de parte da vida de Lula.
A história não é apresentada muito linearmente, pois o autor começa com a prisão do Lula em 2018. Depois, "inicia a história" com o Lula já adulto e trabalhador, fazendo poucas menções à sua infância, focando no início da sua carreira de metalúrgico e sindicalista. Ademais, a narrativa para antes de o Lula assumir algum cargo político, isto porque como consta na capa, este é apenas o volume 1, de uma biografia que terá pelo menos outro volume. Se o Lula assumir a presidência em 2023, talvez seja o caso de uma terceira parte...
Encontrei muitas informações que eu desconhecia sobre Lula, como o fato de ele ter concorrido para o Governo de São Paulo e de ser amigo de Fidel Castro, pessoa esta que inclusive o incentivou a continuar na política após sua primeira derrota eleitoral.
Muito muito bem escrito e detalhado. A diagramação é perfeita, leitura bem confortável. Há várias imagens interessantes também! Dá para ver como Fernando Morais fez uma pesquisa extensa para esta obra, havendo todas as referências que ele consultou, demonstrando a seriedade de seu trabalho.
Goste dele ou não, é inegável que Lula teve uma vida digna de uma grande biografia como esta, vale a pena a leitura!
Joao 08/09/2022minha estante
Resenha sensacional, Fernanda. Essa parte da relação Lula/ Fidel me surpreendeu quando vi Lula falando isso em um podcast.
A escrita de Fernando Morais é mesmo maravilhosa e tô com muita vontade de ler esse livro.

Fer Paimel 09/09/2022minha estante
Obrigada, João! Foi a primeira vez que li Fernando Morais e já tô atrás de outros livros dele?
Vale a pena a leitura, tem muita informação interessante! Espero que vc goste!! Depois me diga o que achou!

Carolina.Gomes 10/09/2022minha estante
Fernando é excelente. Dele, só li Olga, mas assisti entrevistas e admiro demais o trabalho cuidadoso que ele faz. Amei a resenha.

mpettrus 10/09/2022minha estante
Fer, estava ansioso aguardando pela sua resenha sobre esse livro do Morais. Definitivamente, vou comprar um exemplar e embarcar nessa jornada!!!

Fer Paimel 10/09/2022minha estante
Gente, vale muito a pena ler! Não quis colocar mais informações para não dar spoiler kkkk mas foi uma das melhores leituras do meu ano, espero que vocês também gostem :)

Denise Ximenes 16/11/2022

"Que ninguém jamais ouse duvidar..."
Lula foi mais um egresso do conhecido quarto de despejo. Uma vida dura, daquelas em que se vende o almoço pra garantir o jantar.

Essa biografia conta as durezas vividas por Lula desde a meninice até a descoberta da farsa da Lava-Jato, quando foi, enfim, inocentado.

A história todos conhecemos... e meu destaque aqui é para a bandeira de toda a sua jornada - o combate à fome, traduzida pela luta por direitos trabalhistas; pela idealização de programas de incentivo à educação; e pela extrema importância dada aos programas sociais.

De operário a presidente, Lula é um brasileiro digno do nosso reconhecimento - gostemos dele ou não. Carolina de Jesus tinha razão quando disse que o Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. Do contrário, os pobres jamais migrarão do quarto de despejo para a sala principal da sociedade brasileira.
Joao 16/11/2022minha estante
Morrendo de vontade de ler essa biografia.

Janaina Edwiges 16/11/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns!

Denise Ximenes 16/11/2022minha estante
Obrigada, Janaína! ?

Evelyn 16/11/2022minha estante
Adorei a resenha, professora! ??

Denise Ximenes 16/11/2022minha estante
Obrigada, Evelyn! ?

kahabsyg 13/01/2023

Intenso, esclarecedor, humano.
Simplesmente um dos melhores livros. Comecei a leitura 5 dias após a vitória de Lula no segundo turno, e devo dizer que não poderia ter sido melhor.
Desde meus primeiros anos fui criada por uma família que apoia Lula desde sua primeira turna candidatura. Em 2018, não tive a oportunidade de votar em Lula, devido à aberração que foi sua prisão.
Em 2022, votei em Lula nos dois turnos, e lendo esse livro, confirmo que tomei a melhor decisão possível (que não era difícil).
Leitura muito necessária pra conhecer a história de vida desse grande estadista. Acharam que sua vida política estava acabada, e ele voltou e sagrou-se presidente mais uma vez!
Vinicius 13/01/2023minha estante
Maior líder político brasileiro

kahabsyg 13/01/2023minha estante
Com certeza!

Ester479 13/01/2023minha estante
"A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo."
Apesar de ter outros partidos que me representam melhor, é impossível negar a importância do Lula, da Dilma e consequentemente do próprio PT, na história do Brasil. Lula é tão grande internacionalmente, quanto nacionalmente ??.

kahabsyg 14/01/2023minha estante
Lula é gigante! Acredito que não teremos outro político brasileiro dessa magnitude tão cedo!

Rafael 26/11/2021

Suco de casuísmo
A quem procura um relato isento de um grande e importante personagem da História nacional, seguramente não perderá tempo lendo esse calhamaço.

O primeiro volume, do que promete ter uma continuação em segundo tomo, começa na convulsão da Lava Jato, mostrando um inocente Lula preso, sem nem ao menos arrolar os crimes aos quais Lula era acusado, desconstruindo as alegações com fatos, apontando supostos vícios da acusação ou trazendo evidências de sua absoluta probidade: sua inocência fica na entrelinha e no cinismo contra seus algozes, numa dicotomia entre o personagem do juiz Moro, com a “voz esganiçada” e do bem-vestido advogado casado com a filha do “amigo de longa data”, Cristiano Zanin. Há ainda, os diversos momentos em que o autor sempre relembra a rígida educação de Dona Lindu (mãe de Lula) onde o futuro presidente em meio a necessidades se nega ao roubo de míseros vinte cruzeiros pensando no olhar de sua mãe. Todo o livro não permeia estudos histográficos, tão somente relatos de terceiros ou do autor, que figura como parte do miolo em primeira pessoa.

Sem ater a parte da Lava Jato, o pouco que retrata da vida e formação de Lula tem uma escrita confusa, sem nenhum elã ou cuidado de revisão - vide a parte em que ele perde a virgindade “com uma garota da vizinhança” ou “na rua dos Andradas [...] com duas mulheres de uns setenta anos”, casuísmo puro. O livro orbita a luta sindical, pincela a criação do PT e a repreensão da ditadura, sem revelar a figura do biografado.

Chapa-branca e tendencioso, infelizmente não é desta vez que conheceremos a verdade sobre Lula.
Glauber Vieira 01/12/2021minha estante
Esse tipo de biografia chapa branca é um desserviço à história.

jota 08/12/2021minha estante
Sua ótima resenha veio confirmar aquilo que eu já pensava sobre o biógrafo (Morais) e o biografado (Lula), desde que o projeto foi anunciado. Grosso modo, seria mais ou menos como se o Silas Malafaia tivesse escrito a biografia do Jair Bolsonaro, uma farsa. Lula e Bozo são duas excrescências políticas, dois exterminadores do futuro do Brasil.

Dude 21/09/2022

Não é uma biografia
O livro narra alguns dos principais momentos da vida do torneiro mecânico que chegou à Presidência da República.
Fran.Bombassaro 27/09/2022minha estante
Também achei isso, é uma biografia política, mas nao da vida pessoal

Alê | @alexandrejjr 30/09/2022minha estante
Mas a vida política dele é intrínseca à vida pessoal, Fran. Como fazer uma biografia evitando essa simbiose?

Vinder 24/06/2022

Primeiro volume lançado contando a história pessoal e política do primeiro presidente operário do Brasil. Vale muito a leitura, ainda mais com as próximas eleições se aproximando.
Lipe 24/06/2022minha estante
Quero ler!

Vinder 24/06/2022minha estante
Venha!! Já quero o 2!!

Rute Jamylle 10/09/2022

Ladrao
Ai estar faltando muito coisa muito roubos do lula e seu partido que comandou a segunda maior corrupçao da historia dar a chance pro pt e O mesmo q pedir pra set roubado
Fran.Bombassaro 27/09/2022minha estante
Vc lei mesmo? Rs

Goretti 22/10/2022minha estante
Acho que você está no lugar errado..

Matheus1102 06/02/2023

"Quanto mais me atacam, mais cresce minha relação." ?
Falar de Lula é falar sobre uma ideia gigantesca e sem fronteiras! A ideia Lula se implementou na cabeça das pessoas de uma forma que não sai mais! Lula, para você, apenas meu amado e sincero obrigado! Agora mais que nunca, #LULASEMPRE ??.
genas 08/02/2023minha estante
que coisa mais linda ?

Matheus1102 08/02/2023minha estante
AMGGGG, QUERO VER VC LENDOOOOO

Tainateixeira92 24/06/2023

Da Infância Humilde à Presidência do Brasil
Essa biografia é de grande importância histórica. O livro apresenta uma narrativa envolvente ao detalhar sobre a vida do presidente Lula, começando pela Operação Lava Jato, narrando sua vida desde a infância humilde no Nordeste até se tornar líder sindical, presidente do Brasil, abordando temas controversos, como as acusações de corrupção. O autor utiliza diversas fontes, incluindo entrevistas, registros históricos e arquivos de notícias, proporcionando uma visão completa e detalhada da trajetória do líder político. Apesar de ser uma biografia autorizada, o livro aborda aspectos críticos, analisando a situação política e social do Brasil na época. Destaca-se a habilidade do autor em retratar a personalidade complexa de Lula, evidenciando seus pontos fortes, fraquezas, carisma e habilidades como líder sindical e político.

Além disso, o livro apresenta uma abordagem imparcial, deixando espaço para uma análise crítica do presidente, o que é uma característica importante de uma obra de não-ficção. Esse livro é uma contribuição valiosa para a compreensão da política brasileira e da história recente do país. O que torna essa uma visão ampla da vida e carreira do presidente. Não é exagero afirmar que Lula é uma das figuras mais importantes do Brasil e para o mundo, tendo impactado positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o país e contribuído para uma sociedade mais justa e igualitária. Seu legado é, sem dúvida, um exemplo de liderança política e um modelo a ser seguido por outros líderes em todo o mundo.
kath.stolze 26/06/2023minha estante
amg vamos ser sinceras, com pontos fortes e fracos, lula É um dos melhores presidentes que o brasil ja teve!! ele realmente é um político sério

e, aliás, que resenha boa!

Tainateixeira92 27/06/2023minha estante
Kath muito obrigado pelo seu comentário e elogio à resenha.

Edu 29/10/2022

Poderia ser (bem) melhor
É difícil encarar os primeiros 6 capítulos do livro que remastigam a mesma história que acompanhamos de 2018 para cá à exaustão com foco no embate Moro x Lula.

O livro de fato começa no capítulo 7 e é quando realmente dá gosto de ler. Voltamos ao passado, vemos os movimentos sociais, sindicais e políticos em ebulição.

É interessante observar as lideranças políticas surgindo, cruas, ainda escolhendo os caminhos que sedimentariam a política brasileira.

Ainda mais interessante observar a construção de um Lula metalúrgico e líder sindical, antes de ser figura política. O enfrentamento à ditadura é outro ponto bem explorado do livro.

O posfácio funciona como um argumento fraquissimo de complô midiatico, mas que não se sustenta, além de não ser interessante.

Esperava mais do autor, testemunha ocular de várias fases do passado. Ainda assim, um bom livro.
anna v. 02/12/2022minha estante
Estou no capítulo 3 e concordo com você: muito cansativo esse relato minuto a minuto da prisão. Acho que vou pular pro cap. 7.

Edu 02/12/2022minha estante
Faça isso, não vai perder nada.

Murilove 11/01/2022

O Brasil se lembra!
A ditadura não pode ser esquecida, como deve ser responsabilizada. Nesse livro Fernando Morais fez um trabalho incrível não somente contando parte da trajetória e vida do maior presidente do país responsável por tirar o país da fome como também uma parte importante da história do Brasil.
Gabi Moreira 12/01/2022minha estante
Papo furado

Murilove 13/01/2022minha estante

Rafael.Augusto 02/05/2023

Super importante.
Recomendo todos os brasileiros e brasileiras a leitura desse livro. Independente de sua simpatia ou antipatia por Lula, você há de convir que esta é sem sombra de dúvidas a maior e mais importante personalidade política do Brasil do final do século xx e início do século xxi, senão de toda a história (o tempo dirá).
Gostei da maneira elucidativa como o autor esclarece todo esse período entre impeachment de Dilma Rousseff, lava jato, prisão de Lula, desmascaramento de Sérgio Moro e consequentemente a soltura do Lula.
Já estou ansioso pelo segundo volume.
Queila.Assis 03/05/2023minha estante
Peça importante nos movimentos sociais, na luta por direito.

Rafael.Augusto 03/05/2023minha estante
Sem dúvida.

oteatrodosvampiros 12/11/2022

OITAVO ANJO
Querido povo brasileiro,

sabe a sensação que existe quando chegamos ao final anticlimático do remake de ?Duna?, de Denis Villeneuve? Ou o cliffhanger que surge no desfecho melancólico de ?Guerra Infinita?, da Marvel? Um sentimento de que assistimos a grandes filmes, porém, incompletos? Foi como me senti ao terminar esse Vol. I do Barba, escrito pelo lendário Fernando Morais.

A segunda parte já está em construção como mencionado no posfácio dessa primeira. Além de abordar outras tretas da vida de Luiz Inácio ? como suas derrotas presidenciais ?, haverá, obvia e provavelmente, um espaço dedicado à eleição de 2022, a maior e mais desafiadora desde a nossa redemocratização. O fato de abordar esse confronto e a histórica vitória contra o líder da extrema-direita brasileira, Jair Messias Bolsonaro, faz o restante da trajetória de Lula, como as sequências cinematográficas dos exemplos acima, ser mais atrativa.

Dito isso, bora para as impressões da parte um da biografia do político mais votado do planeta, com aproximadamente 240 milhões de votos.

Existe uma certa parcialidade em Morais porque ele, o autor, estava presente em vários acontecimentos do livro e sua história de vida cruza com a história de vida do filho da Dona Lindu. Por esse motivo, ?LULA - Biografia - Volume I? é, ao mesmo tempo, uma Bíblia para os simpatizantes da luta e um Necronomicon para seus detratores. Mas, preferências políticas à parte, temos aqui uma obra bem escrita, onde as páginas são suaves como a brisa de domingo e há fotos e gráficos caprichados que engrandecem o conteúdo.

Destaque para:
* os laços do biografado com a baixada santista;
* pelos relacionamentos amorosos anteriores a Dona Marisa;
* pelo papel da igreja católica na política;
* por detalhes de sua prisão;
* para a concepção do PT.
E, particularmente, por certa magia envolta no dia 12 de maio. A mãe de Lula faleceu em 12 de maio. A data de fundação do sindicado de São Bernardo é em 12 de maio. Luiz abriu uma empresa chamada Doze de Maio.

12 de maio é a data do meu aniversário.

Em 1° de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva subirá a rampa do Planalto pela terceira vez.

E, assim como o presidente eleito, Fernando Morais ainda terá muito trabalho pela frente.

?A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo.?
2016
Denny's 12/11/2022minha estante
Excelente!!!!!!!!!!!!!

srtvbkl 20/11/2022

Aguardando o segundo volume!
Leitura fluida e intensa! A cada página um filme se construía em minha mente, como se vivenciasse os momentos.

A forma como o livro é escrito também (quase de trás pra frente) possibilidade uma reconstrução de todo ocorrido. Certamente uma obra importante para a história do nosso país.
Gustavo195 20/11/2022minha estante
??