O Elefante

O Elefante Peter Carnavas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thami Bumussi 27/12/2023

Um conto lindo sobre como as crianças lidam com as emoções negativas. O autor aborda de uma maneira muito sensível temas como perda, depressão, solidão e luto, o que me fez ficar encantada com o livro.

A Olive interpreta a tristeza através de animais cinzentos os quais trazem um ?peso? para quem os carrega. Seu pai é o que carrega o animal mais pesado, um enorme elefante cinza que não para de crescer e no decorrer do livro Olive tenta entender o que está deixando seu pai naquela situação e monta um plano para deixa-lo feliz novamente.

É um livro curtinho e muito lindo, vale a pena a leitura.

?Ela ansiava partilhar tudo aquilo, sabendo que, se continuassem falando, partilhariam segredos suficientes para encher mais do que uma xícara, mais do que um rio. Mais que o oceano. No fim, ela não disse nada, porque o pai nunca ouvia ? nunca ouvia realmente ? quando o elefante estava ao lado dele.?

Nick 12/12/2023

Incrível
A abordagem sobre os temas luto, depressão e relacionamentos é incrível bem fácil de entender, leve e delicado foi uma das minhas melhores leituras atuais, recomendo pra todos sejam crianças ou adultos

Gleison Marques 02/12/2023

Como as crianças veem a depressão
Olive é uma menina esperta e delicada, que adora a escola e seu amigo Arthur, com quem divide suas dores e as ideias mais espetaculares que alguém poderia ter. Ela também ama o avô, que sempre brinca com ela e a leva para grandes aventuras depois da escola, e também ao pai, mesmo que ele esteja mais distante e ocupado com os próprios pensamentos e sempre em companhia de um inseparável elefante cinza.

Nessa história sensível, vemos as inquietações de uma criança perante a dor do pai, além da relação linda que ela tem com o avô e com seu amigo de escola e como essas boas relações a ajudarão a reecontrar o pai em meio à tristeza densa e grande que o acompanha.

Foi um prazer ler essa história lindinha com meu amor, que comprou a ideia de lermos juntos. Obrigado por ser meu incentivo e por manter meu elefante em um lugar bem longe daqui.
cris 04/12/2023minha estante
O prazer de lê é genuíno acarretado de pessoas especiais com meu amor, lermos juntos é incrível ?? tão bom fazer parte dessa história linda da Olive, que me trouxe muitas memórias! Owwwnt amor, é uma honra manter seu elefante longe de você!

Gleison Marques 05/12/2023minha estante
Ler já é bom e com alguém que amamos e que nos motivas é quase divino ? obrigado meu amor

Natalia 10/11/2023

Muito mais que um livro infantil!
Um livro que deixa o coração quentinho, depois que termina de lê deu até saudade querendo que tivesse mais páginas. Comprei para minha filha, mas após lê a sinopse resolvi lê e o resultado foi que amei. Aborda os sentimentos de uma maneira muito delicada.

Luana 29/10/2023

Uma abordagem delicada, rara e única sobre emoções, Olive é uma menina que mora com o avô e o pai que consegue enxergar a tristeza como animais cinzentos.

Olive enxerga a tristeza em seu pai e a cada dia que passa esse tristeza só aumenta e o animal que ela enxerga no pai é um elefante que a cada dia está crescendo mais e mais e sugando qualquer emoção que o pai possa ter.

Ela não aguenta mais ver esse peso que seu pai carrega, uma tristeza que não o deixa enxergar sua filha, pensando nessa situação do pai Olive elabora um plano pra trazer de volta a alegria na vida de seu pai.

Fiquei encantada com a história do início ao fim, é um livro simples e fácil de ler, mas que trás uma linda mensagem de amizade entre Olive e seu avô, momentos únicos vividos por eles, que me trouxeram muitas lembranças boas com meu avô Zecá.

O autor aborda de uma maneira tão delicada sentimentos sobre perda, dor, solidão, amizade e amor que aquecem o coração de quem lê mas que também tira lágrimas pela sensibilidade, eu super recomendo é um livro infanto juvenil mas que muitos adultos precisam conhecer

blun_nanda 03/10/2023

Sobre livros infantis...
Eu super gosto de reeler e ler livros infantis, mas achei a desejar esse livro. As imagens são fofas, a leitura é meio agarrada, mas fluí um pouco. A história era fofa sobre a depressão do pai pós a morte da mãe, fora o avô quem dava todo o apoio a menina. Senti falta de mais coisas criativas na história e só por isso dei uma nota mediana, mas boa!

Tally 02/10/2023

Não sei o que eu esperava encontrar nessa leitura, mas certamente não era isso. Mas é interessante ver o mundo pelos olhos de uma criança como a Olive que é sensível, inteligente e empática.

Conforme as páginas vão passando, vamos vendo que o mundo dela é colorido, mas nem tanto assim e que mesmo que ele seja cinza ela consegue sempre ver o lado bom da vida e faz o possível para transmitir isso para o próximo.

Daiana Rosa 24/09/2023

Qual o tamanho do seu elefante?
Um conto cheio de metáforas e ensinamentos. São daqueles livros infantis que trazem grandes lições p nós adultos .
Todos nós carregamos dentro de nós vários sentimentos são não podemos deixar que sentimentos ruins cresçam como uma erva daninha e acabe com o que temos de bom dentro de nós

DearieSarah 01/07/2023

O elefante
Um livro infantil leve pra equilibrar com o peso da vida. A temática do livro é como lidar com a tristeza. É retratada de forma leve pelo olhar de Olive, uma menina que enxerga a tristeza como animais cinzentos que andam ao redor das pessoas.

Muito fofo e ótimo para trabalhar com as crianças. Amei!

Tawan 28/06/2023

Livro entregue pela Lui.
A Luíza me conhece bem, e sabe como me alegrar...
Amo essa mulher.
Eu precisava deste livro neste exato momento.

Renata 17/06/2023

O Elefante - Peter Carnavas
O Elefante é um dos livros mais sensíveis que já li. Uma história linda e cheia de amor. Fala sobre luto e depressão sob o olhar de Olive, uma garota que mora com o pai e o avô. Após a morte de sua mãe, Olive percebe que o pai sempre tem um grande Elefante o acompanhando, ele é tão grande que quase não passa pela porta. É assim que ela enxerga a depressão do pai e a partir daí passa a traçar um plano de espantá-lo.
Vamos conhecer também seu avô, um personagem encantador que faz tudo para ajudar a neta.
A leitura é rápida e vale muito a pena. É apaixonante!

Rayssa414 13/06/2023

Recomeçar ? Tim Bernardes.
Eu chorei, chorei como uma criança, chorei pelo meu animal cinza que carrego comigo, chorei pelos meus sentimentos, chorei por lembrar que meus pais também carregam um animal com eles, chorei porque sei que não conseguirei fazer nenhum deles desaparecer.

Todos temos um fardo, o problema é que muitas vezes ignoramos os nossos e ao perceber os dos outros, até tentamos ajudar, mas não conseguimos.

Meus pais trabalham o dia inteiro, só os vejo, às vezes, pela manhã ou noite, tenho problemas escolares, sociais e sofro por achar que meus pais não conseguem me ajudar ou até não se importam com o meu sofrimento, mas sei que eles também têm os deles. Queria, eu juro, ajudá-los, mas não sei como e quando tento é como se eles não me ouvissem.

Eu acho que tenho um apego emocional no meu animal cinza, que para mim é um gato: preguiçoso, dorminhoco, que pouco se importa com as coisas ao seu redor, me olha como se me julgasse, mas não faz nada contra mim ou por mim.

Essa história me lembra a música "Recomeçar" de Tim Bernardes e super a recomendo, porque choro muito ouvindo-a.

Trecho do livro:
"Agora, por mais que o amasse, ela sabia que não precisaria mais dele.
Estava suficientemente feliz e forte para viver sem ele.
Ela sussurrou na sua orelha peluda.
? Está tudo bem ? disse ela. ? Você pode ir agora.
Ela o abraçou mais uma vez, e então deixou-o ir. Imaginou que ele se virou e depois seguiu em frente, com o rabinho bem em pé. A suave imagem foi diminuindo, até que, finalmente, desapareceu."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6