O Elefante

O Elefante Peter Carnavas

Resenhas -

Mari 09/05/2022

Chorei, chorei muito, chorei p caramba
Que delicadeza de livro, que preciosidade de criança... Difícil demais lidar e nos livrar dos nossos elefantes e mais difícil ainda ajudar o outro a lidar e se libertar deles

"Meu avô apaga as partes cinzentas do meu dia e as enche de cores" - aqui eu tive que dar uma paradinha e chorar

Denise Ximenes 01/05/2022

"Sabe lá no céu aquela estrelinha?"
Todos temos "estrelinhas" lá no céu. Cada um de nós reage às perdas de forma diversa. Esse é o tema desse livro infantil, que me chamou atenção.

Olive perdeu a mãe 1 ano depois de seu nascimento. A depressão do pai é sentida pela garotinha na forma de um grande elefante cinza, que só ela vê.

Ao longo do enredo, com o auxílio de delicadas ilustrações, enxergamos o que Olive enxerga: todos temos nossos elefantes cinzas, mas podemos nos livrar deles com o carinho da família e o apoio dos amigos!

Amei o enredo e as ilustrações. Essa história infantil esquenta o meu coração no dia de hoje! ?

Li_alves 30/03/2022

Crianças e depressão
Lindo o livro, fala sobre a visão das crianças sobre depressão, tudo de uma forma lúdica. Mostra como elas tentam sempre 'consertar' as pessoas que amam, como se sentem solitárias, e como carregam as próprias tristezas também. Achei super delicado.

Bia 09/03/2022

?
Um livro doce e lindo, que me encantou e me emocionou a cada página.
A história é leve e simples, mas com um significado enorme.

Rafa 29/01/2022

Sobre a dor do luto
É infantojuvenil e fala sobre como cada um lida com a dor do luto de maneiras diferentes.

Eu nem sei o que dizer sobre este livro, só sei que ele me tocou de uma maneira profunda! Acompanhamos a linda história de Olive (uma menininha), seu pai, seu avô e seu melhor amigo, Arthur. A relação dela com essas pessoas são bem marcantes. O final fez muito sentido, livro simplesmente maravilhoso!!!

Ana 18/01/2022

As perdas e o luto pelo olhar de uma criança
Olive é uma menina tentando entender os motivos de tanta tristeza que seu pai enfrenta todos os dias. Uma história sobre o olhar da menina sobre luto, tristeza e depressão. Ótima narrativa e desenrolar perfeito! Vale muito pra ler com as crianças também.

Maníaca Literária 10/01/2022

Hoje venho falar do livro " O Elefante" que me surpreendeu muito essa semana.
Sabe aquela história que te emociona e te faz querer abrasar o personagem de tão fofo que é ?!
Com certeza O Elefante entra para essa categoria, me emocionei muito do início ao fim os sentimentos ficam a flor da pele diante de cada página dessa obra linda, delicada e fofa, às ilustração só fizeram me encantar mais ainda e me fazer mergulhar em cada cena.
As partes em que Olive está com o avô é a coisa mais linda e verdadeira, confesso me fez lembrar da minha avó que era do mesmo jeito do avô da personagem.
Várias partes me fizeram recordar muito da minha infância, da minha avó e até o meu pai, de certa forma entendo o que a Olive passou no momento da perda e solidão as vezes não precisa acontecer a morte para sentir a dor da perda.

A narrativa do autor é super fluida, você nem percebe que o livro está terminando e fica aquele gostinho de quero mais pois a fofura, inocência, inteligência e às peripécias da Olive é muito bom de acompanhar rir com ela, fiquei de queixo caído com suas atitudes que são bem para frente diante de sua idade e é triste acompanhar ela lutando por melhoras e resolver os problemas de quem está ao seu redor para resolver o seu depois.
Os personagens secundários cada um teve seu destaque de forma excepcional.
As aventuras dela com o avô foi o que mais gostei, mas os momentos com seu amiguinho Arthur na escola é muito divertido também e seus momentos com o pai é de emocionar com certeza quem já passou por algum momento difícil com o pai com certeza vai sentir o impacto.

A mensagem que a história trás é excepcional, porém não vou falar nada sobre pois descobrindo através da leitura da história será bem melhor.

Se deixar fico falando desse livro maravilhoso, porém saber dos mínimos detalhes é o certo, então super indico a leitura para vocês.

Carol 08/01/2022

Os elefantes da vida
Este livro despertou muitos sentimentos em mim. Ele pode até ser classificado infanto-juvenil, mas pode (e deve) ser lido por todes, principalmente por pais e mães. A sensibilidade da escrita de Peter Carnavas é incrível. A forma como apresentou a relação de cumplicidade entre avô e neta, como mostrou a tristeza do pai (e as tristezas) e a amizade entre Olive e Arthur foram crucias para que eu me apaixonasse logo no início pela história.

Certamente irei indicar esta leitura!

Clara Oliveira 04/01/2022

Encantador
Que livro mais fofo!

A Olive é uma criança muito amável e determinada. Adorei conhecê-la e ver como ela é uma menina encantadora e que busca ajudar aquelas pessoas que ela ama.
O livro trás uma abordagem sobre as perdas e também como isso influencia no nosso cotidiano. Mas também como é importante o papel do amor e da amizade dentro disso.

A escrita é bem leve e o livro tem capítulos bem curtinhos o que faz a leitura voar. Além também das gravuras muito fofas que que tem ao decorrer das páginas.

Adorei conhecer essa história que de certa forma foi bem acolhedora pra mim e me mostrou que a tristeza é passageira e que esse enorme elefante um dia vai embora para abrir caminhos extraordinários.

Aline 02/01/2022

Menos dias cinzentos e mais dias coloridos
Livro que em mesmo em poucas páginas, nos faz refletir bastante sobre o nosso animal cinzento e como é importante nos afastarmos dele para uma vida melhor.

@leiturasdagigica 01/01/2022

O Elefante
Nossa, que livro perfeito, entrou para a lista dos favoritos!! Não tem como não amar um livro desse! A Olive é uma menina linda e perfeita! Merece o mundo! Amei demais!!

MARTA CARVALHO 17/12/2021

Olive é uma criança alegre, sensível e criativa. Ela vive com o avô (que cuida dela) e o pai quê, após o falecimento da esposa, vive triste, cabisbaixo, como se algo pesado estivesse sempre lhe acompanhando, então Olive começa a imaginar um grande elefante cinza o tempo todo ao lado do pai.
Quando a pequena Olive sofre um acidente, o avô, atormentado pela culpa, também passa a ser acompanhado por um animal, sendo agora uma tartaruga grande, lenta e, também, cinzenta. Aproveitando uma atividade da escola, a menina consegue expulsar o animal e vendo que é possível apagar os animais cinzentos que sugam a felicidade, pede ajuda do avô para acabar com o elefante que acompanha o pai. Juntos, eles conseguem, através do amor, expurgar os animais pesados e colorir a vida.
O livro é cheio de analogias onde tristeza, culpa, dor, solidão, angústia, são sensações de peso, substituídas por animais grandes e sem cor, que só podem sumir quando a vida é colorida através do amor e da amizade.
Quem não se desnuda da maturidade, não consegue enxergar a riqueza e sensibilidade presentes em um livro infantil. Eu amo.
Quando findei esse livro me vi às lágrimas, reforçando o quanto temos que valorizar quem está ao nosso lado e os pequenos detalhes/gestos, por mais simples que possam parecer.
Jailma Eulália 10/02/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler esse livro pela forma como descreveu o livro ;-)))

Verônica 12/12/2021

Me encantei com a sinopse e achei a capa super fofa. Por ser um livro infanto juvenil resolvi comprar. Meu filho de 11 anos leu primeiro e depois todo dia me perguntava "mãe, você já leu O elefante?", "mãe, você não vai ler?", até que finalmente peguei para ler. Li em 2 horas. Amei o livro.

A pequena Olive imagina a tristeza de seu pai como um elefante, um animal grande, pesado e cinzento. Esse elefante o acompanha por todos os lados e Olive que arrumar um jeito de fazê-lo ir embora. Para isso ela vai contar com a ajuda de seu amigo Arthur e seu avô.

Essa história infanto juvenil aborda de um jeito delicado o luto, mas mais do que isso, é também uma história de amizade e amor. A relação de Olive com o avô é linda.

Joao.Guilherme 27/11/2021

UAU!
Não achei que esse livro iria me tocar tanto. Ele é um daqueles onde você chora do primeiro capítulo até os agradecimentos. É incrível, e, como todos os livros, não se limita só a crianças, todos podemos compartilhar dos sentimentos da Olive.
E só pra lembrar, "Nem todos são cinza..."