Adultos

Adultos Marian Keyes




Resenhas - Adultos


175 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


16/04/2024

Adultos é o 14º romance de Marian Keyes, uma das minhas escritoras favoritas de comédias românticas. Traduzido por Caroline R. Horta, traz o estilo conhecido da autora em um formato mais maduro e sutil, com um título absolutamente perfeito para o que entrega.

Os Casey são uma grande família, que passam muito tempo juntos em festas e viagens e se dão muito bem? Ao menos, à primeira vista. Quando segredos sobre diferentes membros da família são acidentalmente revelados em um jantar, não é apenas a relação de cada casal que fica abalada, mas as convicções que cada pessoa tem sobre si mesmo.

Marian Keyes inicia a narrativa de Adultos pela noite do jantar catastrófico, atiçando a curiosidade para o que nele será revelado. Então, retrocede alguns meses no tempo de maneira a situar o leitor. É quando ela pouco a pouco apresenta as personagens e as dinâmicas entre elas, e vai construindo as circunstâncias que levam ao clímax do romance, quase ao final da história, quando todas as confusões viram um novelo confuso e de difícil desembaraçamento. Aliás, a energia caótica que paira por todo livro é sentida desde os primeiros parágrafos.

O livro é narrado em terceira pessoa a partir de múltiplas perspectivas. Demorei um pouco para me situar, considerando-se a grande quantidade de personagens. Contudo, assim que me familiarizei, imergi na leitura e senti as personagens como conhecidas minhas, e mal via a hora de descobrir o desfecho que cada uma teria. Em geral, os livros de Marian Keyes trazem grandes pontos de virada, quando a atmosfera da história deixa de ser engraçada para entrar em uma área mais sensível e melancólica ? sem perder a leveza ? e o véu que cobria a percepção das personagens ? e do leitor ? sobre os fatos é retirado, dando outro sentido ao enredo. Aqui, isso acontece de maneira muito mais sutil, principalmente porque o humor e a melancolia andam de mão dadas desde o início de Adultos. Não há uma mudança de atmosfera ou de entendimento da história, mas sim um momento de clímax, para o qual tudo que foi anteriormente construído é direcionado ? e a partir do qual, haverá drásticas consequências. Há, sim, uma mudança de percepção das personagens sobre quem são e sobre o momento que vivem, quando o estágio delas de negação é enfim quebrado. Contudo, nesse caso, o leitor consegue distinguir a realidade e o que as personagens negam para si, em vez de viver com elas essa negação.
Com comentários engraçados e situações que às vezes beiram o exagero, Marian Keyes constrói com sensibilidade o sentimento de ser adulto, seja após os 40 anos, como a maioria das personagens, seja entre os 20 e os 30, como algumas outras. As dúvidas, inseguranças e vulnerabilidades estão todas lá, mescladas ao contínuo ímpeto de se seguir em frente, demonstrando como essa fase da vida é um constante apostar às cegas de fichas. Relacionamentos, questões financeiras, vida profissional e parentalidade são alguns dos temas abordados em Adultos. Um que merece destaque é o transtorno alimentar, que, em geral, aparece nos livros associado a personagens jovens, e aqui foge desse padrão. A autora explica a doença, retrata com maestria como funciona a cabeça de uma pessoa bulímica e demonstra seu impacto em diferentes setores da vida. Foi uma abordagem responsável e cuidadosa, que também acontece em outras discussões no enredo, como a questão dos refugiados na Irlanda e a pobreza menstrual, inseridos de maneira muito natural no todo.

O que posso dizer é que ri, me emocionei, fiquei aflita e me identifiquei com inúmeras passagens e personagens, terminando a leitura com um sentimento controverso, mas muito real. Nem todas as resoluções são as desejadas, ao menos em uma perspectiva mais romântica, mas são perfeitas para cada personagem. Fiquei com a sensação de que, quanto mais tempo passar e mais eu pensar no livro, mais vou gostar dele. Sem dúvidas, virou um dos meus favoritos de Marian Keyes.
comentários(0)comente



caroline.Andreia 29/03/2024

Personagens demais
Apesar de ser Marian, para minha tristeza, não amei o livro. O início é longo e arrastado e o final foi muito atropelado, sem finalizar várias histórias paralelas. Bem diferente dos outros livros dela, achei que nesse o erro foi ter personagens demais, ficando difícil desenvolver todas as histórias. Resultado: não me apeguei em ninguém. Por fim, odiei a mudança no estilo das capas da Marian, as anteriores coloridas eram perfeitas.
comentários(0)comente



Klara32 20/03/2024

Muito bom! Personagens bem construídos, aborda diversos temas e se você é como eu, que devora um livro em 2 dias, esse aqui pode demorar mais ( o que é uma coisa boa, pois apesar de ser logo a gente persiste por que quer saber como a história termina!)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michelle Lopes 16/02/2024

No geral, é um bom livro.
No início, não me prendeu muito... Achei uma leitura arrastada e um pouco confusa diante de tantos personagens. Mas melhorou bastante do meio para o final, despertando mais curiosidade pela história.

Ela se propõe a aprofundar os personagens, mas não consegue tão bem, talvez devido ao número deles. Porém não chega a apresentar uma visão rasa. A história é envolvente em alguns momentos e o final é meio previsível.

No geral, é um bom livro, mas não é o que mais gostei da autora.
comentários(0)comente



Priscila292 05/02/2024

A complexidade das relações humanas
Adultos começa com uma semana em que todos os personagens principais estão em volta de uma mesa, em um jantar. Inicialmente, é bem confuso compreender, principalmente porque são vááários personagens. Mas a partir dai, a autora volta no tempo, meses antes, e começa a contar a história, dedicando capítulos para desenvolver bem cada personagem, de modo que você passa a identificar aspectos de sua personalidade e envolve-se com eles. A partir disto, os fatos se desenrolam até culminar (vejam só!) no jantar do primeiro capítulo. Apenas leiam.
comentários(0)comente



Alessandra.Oliveira 03/02/2024

Marian Keyes não decepciona
Fui uma leitora voraz de Marian Keyes na juventude,apaixonada por Melancia e todas as irmãs da saga.
Agora lendo Adultos,não me decepcionei.
É um livro longo,com muitos personagens,mas tem passagens muito engraçadas e os personagens são muito reais,recheados de defeitos e qualidades,como todos nós,me vi um pouco em cada um deles.
A Nell e a Jessie são incríveis,gostei muito do Ferdia e Johnny também.
comentários(0)comente



Paola.Palliano 28/01/2024

Ameiii
No começo, fiquei um pouco perdida com tantos personagens, mas logo já estava familiarizada com cada um deles, me sentindo um membro da família.
Personagens complexos, cativantes (exceto Liam ?). Amei a forma como as coisas foram acontecendo, os pontos se ligando ao decorrer das páginas, nos mostrando os diferentes pontos de vista entre os personagens.
É uma leitura leve, fluída, mas que não deixa de trazer alguns temas relevantes e situações que acontecem na vida real.
Amei e já estou com saudade desses personagens.
comentários(0)comente



Vania159 26/01/2024

Comecei a leitura com um pouco de tédio, mas com o passar das páginas eu me senti parte da família deles, até hoje parece que eu participei de todas as reuniões e viagens que fizeram. Me apeguei a todos os personagens.. (bom, quase todos). Cada um com uma questão pessoal. Uma história que cativa, inspira entre muitos outros sentimentos.
comentários(0)comente



Juliana 14/01/2024

Não gostei muito
De todos os livros que eu já li da Marian Keyes esse foi o que eu menos gostei! Muito confuso? não me agradou muito não! Um pouco entediante!
comentários(0)comente



Renata.BB 03/01/2024

Fazer aquilo que deve ser feito
Eu demorei um pouco para escrever a resenha, pois estava tentando assimilar o final.
Gostei do livro. A árvore genealógica incluída no início é bastante útil, pois são muitos personagens e até o final eu ainda a consultava - mas, pelo menos na minha edição, tem um erro no ano de nascimento de um dos personagens.
Me reconheci um pouco na Cara; detestei as atitudes do Liam; Jessie é divertida e Ferdia me surpreendeu.
O final foi um pouco clichê. Uma das histórias se resolveu de forma que não gostei. No final das contas, estamos todos lutando na vida adulta...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ultravioleta_a 18/12/2023

"Estou aqui. Você está seguro."
Eu simplesmente olhei pro livro e falei "Quero ler", e eu li, e eu AMEI!
Essa proposta de mostrar uma família bem LOUCA mas ao msm tempo TOTALMENTE normal, foi incrível.
Simplesmente um livro maravilhoso, com um arco específico para todos os personagens (no caso os personagens ADULTOS é claro), e como mostra todo essa confusão da vida, eles se procurando com dinheiro, os filhos, as aparências, as mentiras, as surpresas, as brigas e simplesmente tudo.

São personagens complexos, confusos e totalmente perdidos, que nos fazem lembrar que poucas pessoas têm realmente algum controle sobre a vida.

Este parágrafo (??) está literalmente escrito na capa do livro. Não exatamente com essas palavras... Mas praticamente
comentários(0)comente



Carla727 09/12/2023

Uma jornada reconfortante
Esse livro foi uma mescla de conforto e diversão durante todos os dias que eu li.
Existem vários pontos positivos: a fluidez na leitura, o desenvolvimento, os personagens, a escolha dos problemas retratados. Os personagens são bem construídos e é possível enxergar detalhadamente a visão de cada um, a partir disso, a gente passa a se identificar um pouco com cada (quase todos). Fora que é interessante entender a visão de quem passa por alguns problemas como: bulimia, relacionamento tóxico, solidão. Também da pra ver a fragilidade que existe no homem (e como eles tentam mascarar).
O ponto negativo é que o livro é bem detalhado no contexto e quando chega o ápice, tudo é muito rápido e termina em 40 páginas.
Fora que: cade o restante sobre a Jessie e o Jhonny? O que houve com a empresa deles? O que aconteceu com o Liam?
comentários(0)comente



MikaGodoy 16/11/2023

Mais um dela...
Eu amo os livros da autora! No começo me perco bastante, pois são sempre muitos personagens e eu acabo me confundindo! Rs Além disso ela normalmente não segue a linha cronológica de tempo. Mas....... com o desenrolar da história a gente vai se interessando, se apaixonando e uma trama complexa acaba se tornando uma história deliciosa de ler! Além dela sempre abordar algum assunto tabu e trazer uma vitória, depois de muitos perrengues... Enfim! Cada livro dela me faz devorar as páginas pra ir evoluindo na história!
comentários(0)comente



175 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |