Amityville

Amityville Jay Anson

Resenhas - Amityville

Gu Vaz 01/04/2024

Legal, mas há melhores
Quando se trata de casas mal assombradas, hell house, elementais, a assombração da casa da colina entre outros se saem melhor, pois a narrativa que envolve seus eventos são mano repetitivas e mais intrigantes. Aqui, tudo é muito repetitivo. Com exceção do padre mancuso, cujo comportamento covarde o fez mais humano e menos o salvador divino que se encarrega do exorcismo, clichês como esse já são batidos. Ainda assim, é um livro interessante e um clássico quando se trata de casas mal assombradas.

Bellesbooks 20/03/2024

Am I a joke to you?
Pensei que ia ler um relato dos acontecimentos da famigerada casa de Amityville mas, tudo me pareceu falso e irreal e olha que eu nem sou cética.

Um clichê de filmes de terror, típica família com 5 pessoas, casal hetero, três filhos, casa que morreu pessoas, uma boa oferta de compra, várias vezes ao longo do livro me sentir assistindo a invocação do mal.

A maneira como o padre foi afetado ficou doente em uma hora por uma simples ligação no qual o mesmo alegou que se afastaria completamente dos Lutz e no minuto seguinte ele liga pra eles e nada acontece?? Depois as entidades voltam atrás e tornam a atormentar o padre???? Tudo isso tornaram as coisas ainda mais duvidosas.

Acontecimentos muito convenientes, vozes, toques o mais novo dos filhos tendo amigos imaginários. Gosma verde?? Que poha é essa meus prêmios nickelodeon?? Ah pelo amor de Deus, é pra fechar com chave de ouro os Warren tbm estavam presentes nisso tudo, fica difícil de acreditar, parece que não passou de uma junção de interesses mas, enfim quem sou eu pra julgar eu não estava lá.

Bea 12/03/2024

Amityville
Esse livro me tirou o fôlego, ele te prende do início ao fim, uma história que te deixa aflita e que não te deixa dormir a noite.

mapadlivros 28/12/2023

Vale a pena ler
O ano é 1974 quando um crime brutal choca os EUA, o assassinato da família DeFeo, mortos por Ronald DeFeo Jr., que assassinou os pais e os quatro irmãos. O motivo? Segundo DeFeo, ele ouviu vozes que o mandaram matar a própria família.

Meses depois do ocorrido, George e Kathleen Lutz compram a enorme casa por uma pechincha. Os Lutz residem na casa durante 28 dias, antes de deixarem tudo para trás e fugir. Durante esse período, o casal e seus 3 filhos, vivem experiências traumáticas e aterrorizantes.

Assim então, a casa foi considerada mal-assombrada, virando inclusive objeto de estudo dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren - sim, o casal retratado na franquia Invocação do Mal.

Quando paramos para pensar em histórias de terror, o enredo abordado em Amityville não parece nada de inovador se comparados com a atualidade, mas sim mais um clichê. No entanto, ao se dar conta de que esse livro é uma obra de não ficção e um relato mais próximo possível do que realmente aconteceu na casa, faz com que fique muito mais interessante.

A história tem um começo lento, com os eventos paranormais aparecendo aos poucos até que atingem o ápice, no dia em que os Lutz abandonam a casa. Toda a vez que vemos algo com uma casa mal-assombrada, nosso primeiro pensamento é pensar "foge!". Mas nunca paramos para pensar no para onde as pessoas poderiam ir após ter, por exemplo, investido todo o seu dinheiro na casa dos sonhos - exatamente o que os Lutz fizeram.

Por se tratar também de uma história real, Jay Anson preza mais a veridicidade dos fatos e proximidade com a realidade do que a ação propriamente dita. Esse é o diferencial da leitura, aquilo que vai fazer um arrepio subir pela coluna do leitor.

Levou um tempo, mas gostei muito dessa leitura. Além disso, a edição da DarkSide é uma obra de arte, cheia de detalhes pelas páginas e até mesmo os mapas originais da casa.

Amityville foi adaptado várias vezes para o cinema, contando também com diversos spin-offs. Não vi nenhum, mas pretendo assistir

Ellen Reis 28/11/2023

Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, um terror de casa baseado em fatos que me fez dormir muito mal da noite de ontem (que comecei a ler) pra hoje.

A família se muda para uma casa com um valor muito abaixo do mercado, o motivo? O filho mais velho da família que morava anteriormente na casa assassinou os pais e os quatro irmãos. Segundo ele, uma voz ficava mandando ele fazer.

Acontece que logo no primeiro dia dessa nova família, as personalidades dos moradores começam a mudar, o clima na casa começa a esfriar, e coisas bem sobrenaturais começam a acontecer.

Fiz marcações no livro de todos os acontecimentos sobrenaturais. Comecei com post-its roxos, porém eles acabaram e tive que continuar com rosas, que também acabaram!
Será que a família passou por muita coisa nesses 28 dias que moraram na 112 da Ocean Avenue?

Scarllet 25/11/2023

Nem se eu me odiasse
Mas nem por mt dinheiro eu ficaria em uma casa onde já ocorreu uma chacina...
Sei que a família era totalmente descrente quanto a atividade paranormais, mas cara, coragem tá? Nada de bom sai de um lugar onde já morreu um monte de gnt por motivos incompreendidos.
O livro é muito bom e você praticamente come ele quando para pra ler, as páginas fluem e você só quer saber oq vai acontecer com essa família. Não consigo imaginar o horror que essas pessoas passaram e ainda descobriram uma forma de ficar sã.

Everton.Paulo 15/10/2023

Clássico, como o filme
Uma das casas mais icônicas do terror, uma história baseada em fatos de duas famílias que foram aterrorizadas no local.
O primeiro caso é da família DeFeo, dizimada por um dos filhos que supostamente ouviu vozes dizendo que deveria matar a todos.
A casa foi colocada à venda e adquirida pelos Lutz, em valor muito abaixo do mercado e com a ciência dos novos donos sobre o que havia acontecido por ali.
Feliz pela nova moradia da família, não demora muito até que comecem a ser atormentados por forças que eles desconhecem.
O escritor do livro descreve muito bem todos os fatos e sem enrolação. Desde a primeira página já temos cenas de terror acontecendo. Baixas temperaturas, sensação de serem abraçados, móveis e objetos que mudam de lugar, manchas que não saem, cheiros horríveis, moscas, amigos invisíveis das crianças e aparições. Todos da família são afetados e fora deles também, como o padre que abençoou o local a pedido dos novos moradores e passou a ficar constantemente gripado enquanto se sentir envolvido ao caso.
Há relatos ao final sobre os profissionais que foram ao local após a fuga da família que avaliaram o local e constaram que havia muitas forças do mal por lá. Há inclusive menções ao famoso casal Warren, famosos por casos assim, como da boneca AnnaBelle.
Um ótimo romance para quem gosta de uma boa história de terror. E mais um livro que me instigou a rever o filme clássico.

Malu 15/10/2023

Horror em Amityville
O livro conta o relato da família Lutz em seus 28 dias morando na casa Amityville. Depois de ler esse livro não vou conseguir olhar os cantos das paredes e porcos do mesmo jeito.
Sobre os relatos da família ainda se tem várias dúvidas se são 100% verdadeiros. Tem vários livros e filmes com histórias diferentes sobre Amityville, mas essa eu gostei bastante.

glen glen 08/10/2023

É, antes de tudo, uma história cativante. Embora tenha sentido falta de uma narrativa mais investigativa e achado que a famosa frase "112 da Ocean Avenue" tenha sido desnecessariamente repetitiva, é uma leitura fluída, dinâmica e direta. Um ótimo relato real para nos fazer refletir sobre a existência do sobrenatural.

Donizeti 24/09/2023

Leitura divertida
É uma leitura fluída, rápida e que prende o leitor, a separação dos capítulos através dos dias traz um dinamismo incrível para a leitura. O livro é bem cru e direto ao ponto, o que é bom e também ruim ao mesmo tempo. Não ter explicação sobre o sobrenatural acho super válido, mas os personagens não tem nenhuma identidade é só uma família qualquer com muita confiança tentando enfrentar o mal que até boa parte do livro eles eram discrentes de sua existência.

Para mim os dois pontos fortes da trama é imergir na história e imaginar que é você que está vivendo naquela casa, fora isso as passagens do padre me agradaram, quando o mal amedronta até os mais fiéis você percebe a força que ele possui.

Acho que é isso, é uma boa leitura com boas passagens para causar algum medo no leitor e se pensarmos que isso realmente aconteceu faz aumentar a relevância da trama, porém eu não acredito que isso de fato tenha acontecido e se aconteceu não sei se foi bem como retratado no livro.

Elcielli 18/09/2023

Faz total jus ao título que recebe de clássico do gênero.

Essa versão da Darkside Books está especialmente bonita, capa dura, bons acabamentos, ilustrações... Nota 10!

Sobre a obra em si, ela nos conta uma típica história daquelas de clássicos do gênero de terror + casa mal assombrada (hoje clássicos, na época provavelmente nem tanto), com elementos básicos e já conhecidos, como família feliz se muda para uma nova casa onde ocorreram crimes no passado+coisas estranhas começam a acontecer+um padre medroso e, algumas vezes, covarde+crianças vendo coisas que adultos não veem+etc.

Sempre gostei de filmes de terror, mas nunca tinha lido nenhum livro sobre, esse foi meu primeiro, e achei que a história prende e consegue deixar a gente bem curioso pelo que vai acontecer com a família Lutz. É assustador e envolvente, recomendo para quem gosta do gênero.

"Nenhuma concentração de moscas parecera aleatória, nenhum calafrio será insuspeito e se você acordar por volta das três da manhã, sentirá como se a sombra de Amityville pairasse sobre a sua cama." (trecho do texto da Marcia Heloisa ao final do livro).

hogwspider 08/09/2023

Tô com uns 500 tipos de medos diferentes depois de ler esse livro, mas ótima leitura. se eu acredito nos relatos? não sei 50/50, 50% cética e 50% acreditando em tudo.