Uma Garota Cubana, Chás e Amanhãs

Resenhas - Uma garota cubana, chás e amanhãs

Ale Natividade 08/01/2023

Degustação concluída!
Uma Garota Cubana, Chás e Amanhãs - Laura Namey
Título original - A Cuban girl's Guide to tea and tomorrow

Degustei esse livro com meu chá favorito, maçã com canela, no clima (imaginário) de Winchester, enquanto Lyla me relembrava como espanhol é um idioma lindo e me provocava com a doçura de uma menina que está vivendo seus lutos de pessoas amadas que se foram e que ainda estão aqui.
Uma história sobre estrelas, novas possibilidades na vida e nos sabores, culinária cubana x inglesa, superstições e realidade, família e amizade.

#umlivropormês
#livro01de2023
#umagarotacubanachaseamanhas
#lauranamey
#umlivrosobrechá

Renata Floro 08/01/2023

"Por alguns momentos, sou apenas eu abraçando o garoto com nome de estrela que mergulhou o dedo na minha massa de bolo"

Lila ama viver em Miami e suas raízes cubanas, cozinhas é a sua vida e seu maior desejo é assumir a cozinha da padaria da família junto com a sua irmã, Pilar, na administração.
Mas, a "tríade" acontece: Sua abuela faleceu, seu namoro acabou e sua melhor amiga vai embora. Tendo que lidar com tudo isso, ela acaba agindo de maneira irresponsável consigo mesma, o que faz com que sua família a mande para passar 3 meses na Inglaterra, para que ela possa respirar novos ares e voltar para casa pronta para um recomeço.
Muito a contra gosto, ela chega na fria e chuvosa Inglaterra disposta a ignorar tudo ao seu redor. Mas, ao conhecer pessoas, voltar a fazer o que ama e viver novos momentos, ela começa a perceber que essa viagem pode ser tudo que ela mais precisava para se encontrar.

"Mas fiz esse acordo com o universo. Aprendi a não pedir mais do que aquilo que recebo, seja bom ou ruim."

De modo geral, eu acabei me apaixonando pelo livro, mas até uns 40% de leitura, estava achando a Lila uma personagem "cansativa" de se ler, mas no decorrer da história ela vai aos poucos se curando e se mostrando para vida, ela desabrocha e eu consegui me envolver junto com ela. Amei a maneira como a autora fez o romance ser construído, de uma forma que ao mesmo tempo que era um ponto central do livro, também era um pano de fundo, o desenvolvimento da Lila e sua cura era sempre algo maior que isso, sem deixar de ser lindo tudo que acontece com o casal e com ela individualmente. O Orion (o tal garoto com nome de estrela) é um amor, muito apaixonante, fofo que é impossível não ama-lo.
A relação da Lila com a família dela é uma lindeza de ler e relações familiares é um grande ponto importante e lindo que autora vai trazendo ao longo da história.
Não é só um livro de romance, é um livro que vai além ??

(Ressalvas para várias cenas de adolescente ingerindo bebida alcoólicas antes da idade permitida, importante lembrar que não é pq os personagens fazem que você deve fazer também!)

books 04/01/2023

Chá + pan cubanos = romance
Uma leitura que adiei por mais tempo que devia mas que foi lida no momento certo. Demorei um pouco para me conectar com a história e os personagens, cheguei até a fazer uma pause de meses entre um capítulo e outro mas resolvi dar mais um chance. E que bom que dei!
Um romance tão suave e que deixa o coração quentinho, tinha até me esquecido da sensação de se apaixonar por personagens e pelas histórias deles.
Amei as referências à culinária, me senti tão inspirada que até fiz uns biscoitos amanteigados para acompanhar a leitura!
Desde às descrições das comidas às paisagens e partes da cidade, todos os aspectos me levaram a me apaixonar novamente pela Inglaterra.
Estrellita + Orion = a warm night under the starts of English summer night

Camila Prietto 04/01/2023

Um garoto com nome de constelação e uma nova cidade
A verdade deve ser dita, este livro começa de um jeito chato, onde temos uma menina que passou por muitas perdas em pouco tempo, mas que pela narração feita, me fez parecer mais drama do que dor real. Claro, ao passar da leitura, isso muda e você realmente percebe que o que aconteceu foi muito sério e merece atenção, mas eu particularmente senti que o livro realmente só fica bom e te instiga a querer saber mais, quando faltam umas 100 páginas pra terminar.
Orion é um personagem apaixonante e que faz você querer entrar no livro, pegar seu suéter cinza e tomar uma xícara de chá preto com baunilha. Ele é um dos motivos deste livro valer a pena.
Não vou mentir, fiquei em dúvida se deveria dar 4 estrelas para este livro, mas realmente as últimas 100 páginas valeram muito e todo o enredo do livro é muito bom, só acredito que ficou meio confuso em algumas partes. Estou ansiosa pelo filme e principalmente para ver Kit Connor como nosso garoto britânico com nome de constelação.
AVISO!! Não leia este livro com fome. Vai piorar

Ana Paula 03/01/2023

A história tinha tudo pra ser perfeita mas nossa?.. fiquei tão entediada que fiquei mais de um mês sem colocar a mão no livro.
O casa não tem química nenhuma, não causam o menor interesse e as outras relações que poderiam e deveriam ter sido exploradas, simplesmente não foram.
Fiquei numa ressaca horrível durante e depois dele.
Não recomendo

juliss 01/01/2023

Primeiro do ano
Sou suspeita para fazer resenha sobre um livro de romance adolescente peba, é um dos gêneros que fazem meu coração ficar quentinho. Tudo que envolve esse livro foi construído da maneira que um jovem adora ler. O que mais me surpreendeu foi a forma que o luto é tratado nesse livro, e como a dor dele pode sim se tornar algo mais significativo. Os aprendizados deixados pela abuela da Lula, foram sim muito bem usados. O único defeito foi não ter aprofundado mais na história do casal, mas entendo que o ponto do livro não era esse. Ótimo para sair de qualquer ressaca literária.

Beatriz.Bonvenuto 29/12/2022

Garota Cubana, Chás e Amanhãs
Li esse livro numa noite muito quente de verão. O começo foi bem lento e receoso, mas quando a protagonista e o seu par romântico criam um elo, a história muda completamente.
Tive meu coração aquecido e confortado, senti diversas emoções, mas sem ficar ansiosa ou tensa, apenas torcendo para tudo dar certo e o felizes para sempre finalmente chegar. Estou meio perdida nas minhas leituras esses dias, e meus livros não estão me dando tanto conforto quanto antes, mas esse aqui foi um achado, e quero relembrar a história dele por horas e horas. ??

camille.rolim 29/12/2022

é literalmente um grande abraço
esse livro trouxe reflexões tão importantes, eu me elocionei em varios momentos. o unico defeito é que demora um pouco pra te prender, mas é muito fofo muito bonitinho. eu amei muito a perspectiva que o livro te mostra a partir das reflexoes nele. sensacional. chorei.

sam 28/12/2022

eu demoro muito para entrar na história e depois das primeiras 50 páginas, leio tudo de uma vez. foi o que aconteceu com esse livro.

eu admito que romance não é minha praia e por isso a nota meio baixa, então me desculpem ? eu recomendo ele para você, se você estiver procurando por alguma história mais "calma", simples, um romance bem levinho. há ensinamentos muito bonitos nesse livro.

Mariana 28/12/2022

Eu demorei bastante para engatar na história, pois inicialmente estava muito parado, não estava me conectando com a história. Mas depois que engatei foi ótima, muito bom ver a evolução da Lila como pessoa, se conhecendo e achando seus erros, e aos poucos se encontrando depois de sua tríade.

analu156 27/12/2022

não
Olha, vou falar aqui e provavelmente vou parecer bem nojentinha. Acho que não estou mais na idade pra ler esse tipo de livro? Sei lá, na verdade acho que só esse que não foi tão legal, até pq eu amei amor e gelato. Mas tenho algumas coisas a dizer.
A história é legal, mas a escrita foi chaterrima pra mim. Nunca lerei mais nada dessa autora.
Isso vai ser bem ridículo, mas tipo?será que ela poderia ter feito a protagonista parar de pensar tanto no ex e na amiga? o luto eu entendo, mas é literalmente uma história, tudo é mentira, ela podia superar depois de um tempinho, ou só não falar muito sobre eles, até porque eu senti que ela pensa mais neles que no orion?
Nossa também ela poderia ter deixado de falar TANTO de receita, e comida, e sei la oq. De verdade acho que isso tomou muito da história.
Enfim, é legalzinho mas poderia ser bem melhor, e tenho certeza que se o livro tivesse pelo menos mais umas 20 páginas teria sido realmente bom.

lulimello 23/12/2022

london boy e cuba girl
Meta de relacionamento atualizada com sucesso. Esse livro merece muito mais reconhecimento do que tem, já que vejo muito pouca gente falando sobre ele.

Lila é uma daquelas pessoas que eu pagaria para ser amiga de tão incrível. Ela fez tudo ser mais leve e divertido com seu jeitinho de ser, que é uma mistura de cuba com miami. Me encantou demais essa estrellita.

Orion não precisa nem ser comentado, só dizer que ele foi motivo suficiente para eu ler o livro já deve ser algo, mas mas esse menino é perfeito. Sempre muito paciente, insistindo para Lila ser feliz mas ao mesmo tempo sem forçar. Meu amorzinho demais, protejo te tudo!

O relacionamento dos dois merece um texto inteiro só pra isso, pois foi tudo muito bem trabalhado, aconteceu no tempo que deveria e nenhuma ponta ficou solta. Foi um desenvolvimento mútuo e natural, por isso foi tão lindo de acompanhar. Atualizaram minha meta de casal literário do ano.

Os personagens secundários foram uma parte importantíssima do livro e o relacionamento deles com a Lila foi essencial, pois cada um do seu jeito fizeram com que ela se soltasse. Quanto aos personagens que ficaram em miami (família e conhecidos), não foram tão citados, já que o foco era em winchester.

O final foi tudo que eu pedi e mais um pouco. O melhor desfecho e o único possível para um casal tão único e maravilhoso. Leiam gente, e por favor comentem mais sobre esse livro pois eles merecem tudo de bom. ?