As Vidas dos Santos

As Vidas dos Santos Leigh Bardugo

Resenhas - AS VIDAS DOS SANTOS

mirianbezerra 18/01/2024

Pelos Santos que livro lindo!
Eu sou apaixonada pelo Grishaverso, é o meu universo literário favorito! Eu amei conhecer a história dos Santos, são 28 contos curtinhos e rápidos de ler.
Fiquei impressionada com a beleza desse livro, cada página é uma obra de arte. Sem dúvidas o livro mais lindo da minha estante. Recomendo muito a leitura!
mirianbezerra 18/01/2024minha estante
maravilhoso, lindo, lindo, lindo, lindo

Kabrine 18/01/2024minha estante
Foi caro esse livro?

Na época peguei uma promoção da Amazon e paguei R$25,00

mirianbezerra 18/01/2024minha estante
Mas é uma edição lindíssima, vale a pena cada centavo! É capa dura, tem ilustrações belíssimas e a folha é como se fosse de fotografia. Os contos dos Santos são super curtos. Já falei que amei o livro? hehe

Queria Estar Lendo 23/11/2021

Resenha: As Vidas dos Santos
As Vidas dos Santos é um dos muitos títulos da Leigh Bardugo expandindo seu universo Grisha e, como todos até agora, perfeito em toda a sua concepção.

As Vidas dos Santos segue a mesma fórmula de The Language of Thorns, dando espaço para as histórias de santos famosos da cultura Grisha. Figuras que passaram por grandes provações e, com a magia e a benção dela, realizaram grandes feitos.

Tais feitos renderam para cada uma das figuras suas respectivas lendas; algumas trouxeram glória e alegrias para seus realizadores. Mas a grande maioria rendeu sinas terríveis e, por isso, tais personagens se tornaram Santos.

Assim como a gente vê no fanatismo que a Alina enfrenta ao mostrar seus poderes Conjuradora do Sol, aqui temos relatos fantasiosos, mas macabros sobre os destinos de outras tantas figuras responsáveis por feitos chamados de "milagres" - e caçados como tais.

O livro em si é muito rápido, entregando uma leitura dinâmica com pequenos contos sobre cada Santo e Santa que passou por todas as terras. Dois em especial, que aparecem lá no fim do livro, são conhecidos e consequenciais ao final da Trilogia Grisha, o que tornou impossível não vibrar e surtar lendo suas histórias.

A edição é uma das mais bonitas que já tive a alegria de ter na estante, com um acabamento em couro sintético que faz parecer aqueles livros antigos de histórias fantásticas. Os entalhes dourados e a tipografia também contribuem para tornar essa obra uma que poderia facilmente ter saído do universo Grisha.

Cada relato sobre os Santos também vem acompanhado de ilustrações riquíssimas feitas por Daniel J. Zollinger.

No mais, As Vidas dos Santos foi um "oi, senti saudade" pras histórias da Leigh Bardugo, enquanto me preparo para a chegada de Rule of Wolves e o adeus temporário a toda história iniciada com a Alina e sua conjuração do sol.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/01/resenha-lives-of-saints-leigh-bardugo.html

DeboraCatanante 28/04/2022

Livro dos Santos
Muito legal ler como as histórias dos Santos são contadas no Grishaverso.

Senti que estava lendo mitos sobre Santos do nosso mundo.

@caixas_e_livros 20/02/2022

Autora:

??As Rosas se lembram, mesmo que os sábios escolham esquecer.?

As vidas dos Santos é uma réplica perfeita e ilustrada do livro que a Alina usa durante sua jornada na Trilogia Grisha. Ela usa para estudar e tentar entender os mistérios dos seus poderes e das histórias de milagres do passado. É como se tivesse saído direto das mãos dela para as minhas.

Ele só enriquece ainda mais esse universo criado pela Leigh Bardugo, nele vamos conhecer mais sobre as histórias e origens dos Santos que o permeiam o Grishaverso.

??Se a história tivesse acabado aqui, Lizabeta teria se tornado uma heroína, ganharia uma estátua na praça do vilarejo, e sob a estátua os sábios se reuniriam todos os dias para se lembrar da própria covardia e encherem-se de humildade à sombra de uma jovem.?
(Pág 41)

São 28 contos curtinhos mas muito ricos em informação, você consegue visualizar muito bem o que a Leigh tenta passar, e para deixar os contos ainda mais ricos, cada um conta com sua própria ilustração, uma mais linda que a outra.

??Você pode escolher a fé ou pode escolher o medo, mas apenas um lhe trará o que deseja.?
(Pág 70)

juciele.dutra 23/06/2023

Foi interessante ver esse outro aspecto da história dos santos
E eu gostei de ler pois pude expandir o conhecimento do universo
Recomendo a leitura

Fernanda 22/04/2023

Claramente a autora escreveu esse livro por que queria reformar a casa. Dito isso, acredito que alguns fãs desse universo irão gostar dos continhos que ajudam a expandir as histórias... não foi meu caso, achei bem qualquer coisa?
Fred 06/08/2023minha estante
???????
Rindo igual um idiota aqui

Renatha 08/01/2024

Poderia ter entregado muito mais
A edição é muito bonita, capa dura, acabamento que combina muito com a proposta de ser um livro extra de lendas/mitos/Santos, com ilustrações a cada história

Quanto ao conteúdo eu não gostei muito, as histórias são bem curtinhas ok, isso não foi a parte ruim, mas também são esquisitas e sem sentido na maioria, sei que como são lendas de Santos faz sentido ser meio assim, porque em lendas no geral muito do que se vai passando pelas gerações vai se perdendo e mudando detalhes com o tempo, mas sei lá, achei que poderia pelo menos ter um pouco mais de coerência.
Fora que eu achei que ia explicar certinho a lenda do Sankt Ilya, do pássaro de fogo, do cervo e da serpente do mar, mas não explicou nada com nada e a história ainda parece diferente da que aparece nos outros livros. E a história da Alina não é sobre a Alina, é sobre alguém que rezou pra ela, tem outras histórias assim também, que não é a história do santo, mas de alguém que rezou pra ele, isso também não me agradou, porque achei que íamos conhecer os Santos desse mundo da Leigh Bardugo que eu amo demais e queria conhecer mais.
Outra coisa é que os ?milagres? de muitos desses Santos na minha cabeça não encaixa em nenhum dos poderes dos grishas, então sei lá.
Resumindo, não gostei, esperava mais, não deu nem pra matar a saudade do grishaverso que amo e olha que é difícil eu não gostar de um livro, geralmente sou daquelas que da 5 estrelas em quase todos, mas desse livro achei que poderia ter entregado mais.

Matheus 23/11/2022

Um livro de contos do folclore Grisha
Livro ?: As Vidas dos Santos
Autor ?: Leigh Bardugo
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 4.5? (9/10)
Marcações ?:  24

Aviso: Essa resenha pode spoilers da trilogia Grisha (" Sombra e Ossos", "Sol e Tormenta" e "Ruína e Ascensão").

As Vidas dos Santos é um livro spin-off da trilogia Grisha que introduz o Grishaverso. Eu não esperava muito desse livro mas ele entregou bem mais do que as resenhas que eu li prometeram.

Esse spin-off contém vários contos sobre os Sankts e Sanktas Grishas do universo de Sombra e Ossos que são considerados importantes para os Ravkanos. Cada conto possui uma gravura e, em média, três páginas dedicada para cada Sankt.

Por ser um livro de contos, vou seguir a mesma estrutura de resenha de quando resenho esse tipo de livro. Eu até tentaria falar um pouco de cada um, mas como são mais de trinta contos, dos meus oito contos favoritos, vou falar sobre quarto.

O primeiro foi o conto de Sankta Anastasia, padroeira dos enfermos. Esse conto fala sobre uma garota, Anastasia, que não sabia o que fazer quando seu pai adoeceu gravemente. Um dia, rezou aos deuses e esses disseram para tirar um pouco do sangue dela e dar para o pai beber. Assim, ela descobriu que o seu sangue tinha propriedades curativas e começou a doar sangue para ajudar o enfermos da cidade.

O segundo foi o conto de Sankt Nikolai, sim, o Nikolai Lantskov lá de "Sol e Tormenta". O conto vai contar sobre a infância e juventude de Nikolai até ele se tornar o personagem que ele é na trilogia principal.

O terceiro foi o conto de Sankt Emery, um homem considerado covarde por toda a vila onde morava. Um dia, ratos invadiram o silo de centeio e ele entrou no silo, que era bastante fundo, para espantá-los. Ele espantou os ratos mais não conseguiu subir de volta, ele foi, assim, considerado um herói.

E por último o conto de Sankta Alina da Dobra, a protagonista da trilogia principal. O conto é sobre um grupo de órfãos, os quais moravam em um orfanato onde a dona vendia as crianças que passavam muito tempo sem conseguirem ser adotados. No dia que os órfãos fugirem, logo ficou escuro e eles rezaram à Sankta Alina para iluminar a noite e abençoá-los na jornada.

Vale muito a pena a leitura para conhecer mais sobre o folclore do Grishaverso. Recomendo principalmente para os fãs da trilogia Grisha que procuram "algo a mais". Não vai decepcionar! :)
Vitória 24/11/2022minha estante
Tem so um conto pro Nikolai?????? AMEI

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/11/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
As Vidas dos Santos é um livro que é sempre citado na trilogia Grisha. Agora em uma edição oficial, esse livro traz a história de alguns santos.

Apesar de boa parte dos santos serem de Ravka, gostei que a Bardugo inseriu também santidades dos outros lugares que fazem parte do seu Grishaverso. Em um pouco mais de 100 páginas, a Bardugo explora a vida e milagres dos santos mais famosos.

Como toda história de santo, sabemos que nem tudo são flores. Temos algumas histórias com finais felizes; outras nem tanto. As ilustrações no início de cada conto é um adendo maravilhoso na experiência.

Os contos são curtos e em uma sentada você lê. Há alguns bem engraçados até sua conclusão, como do Sankt Lukin, Sankt Dimitri e Sankt Gerasim. Os meus favoritos foram do Sankt Juris, Sankt Ilya e Sankta Magda.

Infelizmente alguns contos não me agradaram tanto, como o da Sankta Alina e o Santo Sem Estrelas. O primeiro eu achei bem fraco, se comparado com a trajetória da personagem. Já o segundo, eu nem quero comentar a forçada de barra. Eu finalizei ele com essa cara

As Vidas dos Santos não é uma leitura obrigatória mas é interessante para saber um pouco mais sobre um livro tão importante dentro da história.

site: https://www.instagram.com/p/CWHBD9BLxEM/

percyjstan 12/11/2021

adoro esses livros que existem dentro dos livros
Esse livro me lembrou muito o Contos Peculiares, da coleção Orfanato da Srta. Peregrine. São histórias curtas sobre os diversos santos do Grishaverso. Algumas histórias são assustadoras, macabras, outras felizes, simples, sem graça... Lendo a trilogia Grisha eu já senti o quanto a autora passa essa mensagem de "ter fé e ser devoto", mas nesse livro isso ficou ainda mais claro. O que, sinceramente, me deixou até um pouco desconfortável ao pensar em quem é ateu. Não sou ateia mas não sou tão devota e me pareceu que a autora forçou essa ideia de que temos que ser fiéis e devotos... Mas enfim, o livro é divertido. Trilogia Grisha se tornou uns dos meus livros favoritos de todos!
P.S: achei que a parte sobre a Alina falaria dela mesmo e não de alguém que rezou por ela anos depois (mas já sabemosa história dela pela própria trilogia então ok...). Também esperei mais na parte sobre Santka Ikya..

Thais.S 16/03/2022

As Vidas dos Santos
Desde que eu li a trilogia Grisha e o livro dos Santos foi mencionado, a minha curiosidade para saber o que estava escrito neste pequeno livro foi enorme, eu esperava que a própria trilogia nos informasse mais a respeito das histórias presentes neste livro, mas tivemos apenas algumas informações sobre ele, e quando eu soube que a Editora Planeta do Brasil iria lançar ele no Brasil eu fiquei super animada.

Eu gostei bastante de ter esse livro em mãos e conseguir acompanhar a vida e a morte desses santos que foram mencionados na série original, mas sinceramente eu não esperava que as mortes dessas pessoas que vieram a se tornar santos fossem ser tão brutais e horríveis. Esses santos apesar de se doarem para salvar a vida da população, muitos deles eram injustiçados e acabavam morrendo pelas mãos da própria população que eles ajudavam... apedrejados, envenenados, abandonados em florestas para morrer, eram usados para resolver problemas e depois descartados.....mas apesar de tudo eles no fim acabaram se transformando em santos e eram padroeiros de muitas profissões e pessoas desamparadas. É horrível se vc parar bem para pensar, porque precisou a pessoa morrer para ser venerada, mas quando era viva e queria ajudar as pessoas os apedrejavam, os amaldiçoavam...

Enfim, este livro contém pequenos contos da vida e da morte de muitos santos presentes no decorrer das histórias do mundo grisha, da autora
Leigh Bardugo, não apenas na trilogia grisha, como também na duologia Six of Crows, que também se passa neste mesmo mundo. Falando neles, eu achei bem legal que teve uma história explicando como a corte do gelo foi construída pelo arquiteto Sankt Egmond, e como ele fez para que seus muros não pudessem ser tomados por nenhum exército, mas ele não contava com o perspicácia de Kaz Brekker e sua turma kkkkkkk.

No livro também encontramos ilustrações no começo de cada conto, que eu achei maravilhosa, principalmente para conseguir visualizar toda a situação, mas tem umas imagens bem perturbadoras de como foram as mortes desses santos....mas elas ficaram muito bem feitas, muito bem feitas mesmo.....então eu recomendo vc ler se vc assim como eu se interessou em saber o que tinha no tal livrinho que a Alina recebe do Apparat....

Carstairs 19/03/2022

Um presente para quem ama o Grishaverso
?Lembro-me apenas de como caí nos livros, de nunca mais me levantar de suas páginas, de como nunca estive verdadeiramente acordado até começar a sonhar com outros mundos.?

Esse livro cumpre perfeitamente com o seu propósito, além de lindamente ilustrado, é um presente para os fãs do universo de Leigh Bardugo. Ele é perfeitamente o que precisa ser, e conta a história dos martírios de todos os santos que existem em Fjerda, Kerch, Shu Han e Ravka. Histórias como só a Leigh é capaz de compor: cheias de sangue, drama e ensinamentos, e nos mostra que nem todos os atos heróicos têm finais felizes, alguns podem terminar de forma trágica, e ainda assim representar muito no futuro.

As ilustrações são compostas de forma que são como pinturas antigas que você veria num museu, um trabalho de tirar o chapéu do ilustrador Daniel J. Zollinger. Definitivamente um trabalho para aqueles que são verdadeiros fãs desse universo, além de ser uma ótima peça de coleção.

Além de tudo, Leigh Bardugo foi completamente GENIAL em fazer referências a alguns dos contos de The Language of Thorns, nos introduzindo fragmentos de histórias das Sanktas Magda e Ursulla. E, claro, de Sankta Alina da Dobra, e o Santo Sem Estrelas, Darkling. Mas, meu favorito, foi o Sankt dos Livros, que é ninguém menos que a própria Leigh

mari1464 30/07/2022

As vidas dos Santos
Como uma grande fã do grishaverso, não pude deixar de comprar e ler esse livro lindo e mto incrível! Quem leu a trilogia grisha sabe q esse livro é mto importante pra história, ent eu me senti mto mais envolvida na leitura, como se eu fosse parte do universo.

Nesse livro, conhecemos mtos Santos do universo da trilogia, uns q já tinham sido citados dos livros e outros novos, e eu amei conhecer mais sobre cada um. Os contos eram bem curtinhos e fáceis de ler, e as ilustrações eram lindas!!

Acho q é uma ótima leitura - e aquisição - para os fãs do universo criado pela Leilinha!!

hobbitusille 06/05/2022

amo livros que existem dentro de livros
é obviamente um livro extra curtinho que existe para enriquecer a leitura do grishaverso e as vidas dos santos faz esse trabalho muito bem! gostei bastante de como cada santo tsm uma historia unica, inclusive amei que as vezes as historias eram de pessoas pedindo ajuda a esses santos, não apenas uma historia de origem.
as artes desse livro sao lindíssimas, eu to apaixonado em algumas delas.
se voce é fã da saga e quer se aprofundar ainda mais a ela, vale muito a pena