A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Laís 26/04/2022

Esse livro é a confirmação de tudo que já sabíamos de Snow
E muito mais!!! Mais uma vez Suzane Collins fez um livro muito bom, ele é difícil de ser lido, muitas vezes tive que fazer algumas pausas pra continuar mas não deixa de ser uma obra muito boa, um presente aos fãs de jogos vorazes como eu.
Ver como eram os jogos vorazes nas primeiras edições foi uma experiência muito interessante, sofri em vários momentos, a gente achava que a edição da katniss era ruim, mas a edição mostrada nesse livro foi muitoooo pior!
Em geral, uma história extensa mas que agrega bastante ao personagem Snow, ela nunca passou a mão na cabeça dele e sempre mostrou que ele não se tornou mal, ele sempre foi.
Tayna.Gregorio 26/04/2022minha estante
Posso ler ele antes da trilogia?

Tayna.Gregorio 26/04/2022minha estante
Ou o correto é a trilogia primeiro?

Skyllary 28/04/2022

O que dizer desse prelúdio de jogos vorazes?
Para começar eu não entendo o porquê de tanta gente falar mal desse livro, eu particularmente gostei muito, gostei do fato do livro mostrar o show de forma mais humana, ele é um personagem complexo, e não e construído de uma forma simplista só dizendo "olha ele é mau e ponto", ele possui camadas e toda a suas histórias e tudo pelo que ele passa colabora para que ele cresça e se torne o que ele é. Ele é um psicopata? Claro que é e como tal faz de tudo para alcançar aquilo que ele que inclusive matar quando necessário.
Esse livro revela muito da natureza humana, e não acho que fuja muito da realidade, principalmente quando vemos o que as pessoas são capazes de fazer quando são levadas ao limite, seja por amor, raiva, inveja ou auto preservação,sendo a nossa racionalidade o que nos diferencia dos animais que justamente não justifica as ações dos personagens.
Bem essa é só um reflexão sobre uma pequena parte do livro, e nele há vários temas e situações bastante reflexivas.
Aproveite a leitura.
Skyllary 28/04/2022minha estante
E dava para falar de muitas outras coisas que o livro aborda que é super interessante, como por exemplo numa guerra até quem ganha perde. Como o povo da capital sofreu, os snows que era uma família prestigiada foi em decadência.

Skyllary 28/04/2022minha estante
A lavagem cerebral que o vitorioso de guerra faz com o grupo perdedor eles basicamente destroem tudo, não é só sobre controle e sobre acabar com toda a identidade e toda a possibilidade de esperança, eu achei muito legal ter sido abordado no livro.

Ana 05/01/2021

a cantiga dos pássaros e das serpentes curou minha ressaca literária. não me interessei muito pelos livros que li nos últimos dois anos, mas esse me fez ficar viciada pela história, querendo saber o que aconteceria em seguida. foi muito interessante perceber as conexões com a trilogia de jogos vorazes em si. enfim, amei e recomendo.
Laerte.AlcAntara 07/01/2021minha estante
amigo posso ler essse livro como primeiro da série

Ana 12/01/2021minha estante
pode sim amg

gessica 17/07/2022

muito a falar, mas em resumo, genial
Demorei muito muito pra terminar, até mais da metade do livro empurrei com a barriga mesmo achando bom. Mas daí pro final, é simplesmente incrível. Não sei se a omissão de algumas coisas tornaria, pra mim, uma leitura mais fluída e interessante. Mas no fim, eu amei mesmo. Suzanne permanece intacta na sua escrita perfeita mais uma vez trazendo uma crítica social extremamente bem abordada no passado do Snow.

Feliz por não ter abandonado, porque valeu muito a pena
victor108 19/07/2022minha estante
não foi que vc terminou msm

gessica 19/07/2022minha estante
(não sei responder por aqui espero que envie) acabei é pra aplaudir de pé!!!

Manu 28/07/2022

O Bando ama cores, e Lucy Gray mais ainda
Essa foi a última frase de um Snow bom, depois foi só ladeira abaixo KKKKK.
Eu amei muito muito muito esse livro. Ele narra a história do presidente Snow e sua jornada até se tornar o que é. Eu odiava muito o Snow, mas depois de ler esse livro, eu percebo que ele é um gênio. Sem ele a Capital estaria fadada a falhar há muito mais tempo. Eu super recomendo esse livro para fãs de ?Jogos Vorazes?, pois vocês vão descobrir a história de Snow, da música do Salgueiro e da Árvore-Forca. Além disso, o livro tem inúmeras referências a Jogos Vorazes.
No final das contas, acabei dando 4.5 e não 5, porque não explica o que houve com Tigris e também porque o final é bem previsível.
Vitão nerd 29/07/2022minha estante
A Tigris continua lá com eles mas acho que merece uma continuação pra vermos mais dela

Manu 04/08/2022minha estante
Concordo plenamente

Rafael1146 23/01/2023minha estante
a cena das cobras é porque o Snow joga o lenço dela dentro da caixa das cobras, elas não atacam por causa do cheiro

Gio 28/01/2023minha estante
@Rafael333 sim, Rafa! essa sacada do Snow eu achei super legal mas eu achei meio nada haver ela "encantar" as cobras na arena através do canto...acho que se tivesse dado a entender que as cobras gostavam dela já tava ok, mas achei que engrandeceram demais a cena em si, não sei

Pazini 16/01/2021

Simplesmente perfeito, assim como toda a trilogia. Não é atoa que esse livro esta no meu top 3 da vida, historia envolvente, personagens marcantes e principalmente o intertexto com a trilogia. É o complemento perfeito para a historia da katniss, antes de ler não achei que era necessário um complemento, porém e tao bem feito que se torna indispensável para os fãs dos livros anteriores. Não se engane quando digo que o livro é um complemento, pois também tem uma historia própria incrível, mostrando um outro lado do presidente Snow e da capital em geral. Única ressalva ao final, que achei corrido demais, não explicando direito à ascensão ao poder por parte do Snow (oque era a proposta do livro)
Bebella 14/08/2021minha estante
??

Bebella 14/08/2021minha estante
Amei a resenha

Mary 31/12/2020

"Nossa natureza essencial é violenta"
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um livro que faz parte do universo de Jogos Vorazes, porém a história se passa muito antes da aventura de Katniss.
Esta história gira em torno do temível presidente Snow durante sua juventude. O jovem Snow sofreu grandes perdas durante a guerra, mas nem essas fatalidades foram capazes de mascarar sua personalidade tóxica. Seus únicos momentos de humanidade e empatia são na presença de Lucy Gray, a tributo do Distrito 12 que recebe orientações de Snow na edição, um tanto primitiva, dos Jogos. Por falar nisso, a edição dos Jogos retratada no livro não tem os elementos daqueles da trilogia original, tais elementos surgem ou são desenvolvidos nesse livro.
Por fim, as discussões que envolvem as teorias dos pensadores Iluministas sobre o contratualismo são muito interessantes. Enfim, é um bom livro por mostrar os bastidores dos Jogos Vorazes, mas não são tão bons quanto os da trilogia original.
Gabriel.Taveira 31/12/2020minha estante
O livro é bom!? Preciso de motivações para compra-lo, afinal, existem mtas críticas negativas do livro, mas sou um grande fã de jogos vorazes

Mary 01/01/2021minha estante
Se você é um fã da saga, você vai gostar. Eu achei que o personagem do Snow foi bem desenvolvido, enquanto que outros, na minha opinião, não foram. No fim das contas, pra mim, descobrir mais sobre os jogos e a motivação por trás deles foi muito interessante e também ver como o Snow era uma pessoa realmente podre por dentro. Sinto que se autora tivesse mais tempo (outro livro) pra desenvolver melhor tanto a história quanto os personagens este seria um excelente livro, porém... Enfim, é bom mas tão quanto a trilogia original.

Ualace 13/11/2020

Cantiga Ou Catinga?
Quando eu soube do lançamento desse livro, confesso que fiquei apreensivo.
Mesmo amando a trilogia original, tenho um pouco de preconceito quando percebo que o autor só quer escrever mais uma história por causa de hype, e não porque realmente tinha planejado algo assim desde o começo.
Antes de adquirir o livro, vi algumas resenhas sem spoilers no Youtube, e as opiniões eram muito divididas pra concluir algo sem ler. Por fim, a curiosidade me venceu. E eu confesso que apesar do livro não ser um fracasso total, ele é exatamente o que eu pensei que seria.

A Cantiga Dos Pássaros E Das Serpentes se passa 65 anos antes da trilogia original, e nos mostra um Snow adolescente afundado em dívidas e à beira da falência devido à guerra. Sua única saída é vencer os Jogos Vorazes, onde ele acaba se tornando mentor da menina tributo do Distrito 12, o que pode garantir seu futuro, e o sustento de sua família.

O livro se divide em três partes, e eu confesso que a leitura me prendeu e me interessou bastante, devido à quantidade de coisas que aconteciam simultaneamente na história.
Os Jogos Vorazes aparecem, mas são breves, porque ainda são meio que o tema central da história, mas não da forma que era na trilogia.

Agora, falando brevemente, os pontos positivos da história:
Algumas referências foram realmente interessantes de se acompanhar, como por exemplo a origem da música "A Árvore-Forca", e seu verdadeiro compositor.
A forma como os Jogos eram administrados no começo, e o tratamento dos tributos quando são recolhidos na Colheita também são muito interessantes de se ver.

Estou tentando não escrever em excesso porque tenho a intenção de escrever essa resenha sem spoilers.

Mas ok. Pontos negativos:
Depois que a segunda parte do livro acaba, é simplesmente como se uma nova história começasse, e ela é maçante de acompanhar. As coisas meio que começam outra vez de uma forma que eu simplesmente não conseguia me interessar. A trama pára de fluir, até que quando você vê, tudo está pra ser resolvido no último capítulo, e é tudo muito corrido.

Também não é claro o tipo de personalidade do Snow, que oscila entre a boa pessoa e o amargurado. Não encontrei no personagem um bom motivo pra torná-lo o que ele passa a ser na trilogia original.

Alguns mistérios do livro simplesmente ficam sem solução, e o tempo onde ela poderia esclarecer as coisas, ela está simplesmente ocupada fazendo fan service atrás de fan service, referenciando coisas da trilogia original praticamente O TEMPO INTEIRO na terceira parte do livro. Chega um momento que você já leu tanto sobre Distrito Doze, Tordo, Árvore Forca, katniss (o fruto), o lago além da propriedade do Distrito, e tantas outras coisas, que eu cheguei realmente a desejar que ela tivesse escrito uma continuação de A Esperança, já que ela estava tão apegada àquela parte do universo.

Mais um ponto negativo que me fez cansar da história em alguns momentos: PERSONAGENS DEMAAAAAAAIS. Muitos nomes inúteis pra gravar que no final não serviram pra nada. E infelizmente, em um determinado ponto, o final fica um pouco óbvio.

No fim das contas, o livro não é ruim, porque Suzanne Collins sabe escrever de forma a prender a atenção do leitor. Mas, conforme foi dito no começo da minha resenha, essa história clamanete não havia sido preparada por ela originalmente, então ela acaba se perdendo nela mesma em sua ambição, e no fim das contas, acaba não acrescentando nada à história original. Você lê simplesmente por nostalgia do universo, e não com o intuito de enriquecer, ou mesmo ampliar, seu conhecimento sobre Panem.
jukillzz 18/11/2020minha estante
Como assim não encontrou bom motivo pra ele ter se tornado aquilo? Ele sempre foi aquilo, desde o começo do livro fica nítido que as motivações dele sempre são em benefício próprio e ele não pensa duas vezes em levar vantagem e levar crédito dos outros.
Eu hein.

Ualace 18/11/2020minha estante
Você é livre pra discordar de mim, mas assim como a minha verdade, a sua também não é absoluta. EU não tive esse pensamento. Mas respeito o seu.

Miguel.Militão 02/02/2023

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Livro muito bom, me fez ver o presidente snow com outros olhos, queria muito descobrir a causa da ferida na boca dele, mas não foi oq aconteceu, acho q cabe uma continuação pra falar sobre o trajeto dele até se tornar presidente
Gersyane.JacaAna 05/02/2023minha estante
Em a esperança explica que é por conta dos venenos que ele usava para matar os outros, ele também tomava para não causar desconfiança mas tinha sempre com ele um antídoto, porém nem sempre os antídotos funcionam 100% por isso as feridas

Miguel.Militão 05/02/2023minha estante
Por incrível q pareça dps de ler teu comentário, eu lembrei de ler essa parte, obrigado por me fazer lembrar

jubeatrix 29/01/2023

da mt raiva é mt dificil de ler esse doido do snow mas ria mt nas vzs q ele se fudia o final da raiva única coisa q salva é o sejanus e a lucy
Thiago 02/09/2023minha estante
Poxa, não consegui dar uma nota melhor que 2 por causa dessas coisas...

jubeatrix 13/09/2023minha estante
deve ser pq eu puxo sardinha da suzanne collins adoro a escrita dela e jogos vorazes

Sayuri 29/03/2021

Snow como a neve, sempre por cima de tudo!
Embora alguns pontos foram nostálgicos a trilogia dos jogos vorazes, senti que alguns pontos ficaram abertos ou sem sentido, como: "O que aconteceu com Lucy Grey?", "Quando ele se tornou presidente de Panem?", "O que causou as feridas na boca dele para ele precisar persuadir o cheiro com as rosas?", "Qual motivo a Tigris teria para ficar contra o próprio primo e ajudar o pessoal do distrito 13 e a katiniss (tirando o fato que ela devia um favor a Cressida, que também não foi citado no livro)?
A leitura fluiu fácil, porém o final deixou a desejar. Tinha tudo para ser o melhor livro da saga, contudo, todavia, porém acabou não sendo!
Le 29/03/2021minha estante
O que achou eu está achando? Recomenda?

Sayuri 29/03/2021minha estante
Recomendo para quem é fã da trilogia dos jogos vorazes e quer entender alguns pontos que não são citados. Confesso que até metade do livro ele estava sendo o meu preferido de toda a saga, porém o contexto foi se perdendo, e ele é o livro mais longo então poderia ter abordado menos alguns pontos e detalhado a passagem dele a presidente.
Em alguns pontos fiquei até com dó dele, mas desde novo ele já mostrava indícios sobre a concordância dos jogos.

Madumarple 04/02/2021

Snow odeia tordos.
Quando fiquei sabendo do prequel de Jogos Vorazes a animação tomou conta de mim, desde 2012 sempre fui muito fã da saga, eu mal podia ver aquele universo sendo expandido.

Mas assim como os snow, a neve caiu por cima dos olhos da Suzanne Collins, essa história acrescenta pouquíssimo a trilogia principal, a gente descobre o passado por trás da canção "Hanging Tree", porque o Snow odeia o D12 e o símbolo do tordo, obviamente, não seria um problema para mim se ele explicasse apenas isso. Mas sabemos que Snow e Triguis param de se falar, e caberia livro melhor que esse para explicar o motivo? Ele mostra a relação deles mas e aí? Por que eles brigam?

A gente vai com aquela expectativa de entender melhor o passado do vilão, o background dele é realmente muito bom, mas podia ter sido melhor desenvolvido, vi algumas pessoas falando que como ele se torna o ditador que é, a questão é que ele SEMPRE foi egoísta e fez tudo pelo seu próprio bem, inclusive o que envolve o Sejanus.

Falando em Sejanus, melhor personagem desse livro, foi mais bem construído e tem mais camadas e questionamentos que o próprio Coriolanus, não merecia o "amigo" que teve.

Lucy Gray mais Snow resulta num casal chato, sem química muito nada com nada. Apesar disso, eu gosto dela, achei astuta demais, e estava mais que certa em tudo que fez.

Ah, não posso deixar de dar o mérito para as cenas de ação, são muito bem escritas, assim como toda construção do ambiente. Além disso, amei a Ivory, antepassada da Katniss, possivelmente avó?

No geral, a escrita é boa, mas narrativa não assim como as cantigas, horríveis! O livro começa cansativo, melhora no meio e ao final é meio chato com a melancólia do Snow. Boa sorte pra quem quiser ler.
Suzart1 14/02/2021minha estante
É agora que é a patente da Katniss? Fiquei torcendo para ser a Lucy Gray kkkkkk

Madumarple 27/03/2021minha estante
Sim, a Ivory é parente de Katniss!!

Gabe 07/04/2021

Tenho medo dessa mulher.

Pronto, acho que isso resume bem. Ótimo livro, recomendo para aqueles que procuram uma mensagem profunda dentro de uma história muito entretenedora.

Ainda estou abalado.

Beijos e até a próxima.
psraissafreire 07/04/2021minha estante
KKKKKKKK EU LENDO

Murilo 08/04/2021minha estante
???

mia 08/01/2023

releitura
ainda acho esse um dos livros com os melhores plots e easter eggs que já li na minha vida, e quando você lê ele depois de já ter lido jogos vorazes é impossível não surtar a cada 5 páginas com uma referência genial, com a origem de alguma marca da série. eu acho o snow um vilão INCRÍVEL e muito bem construído, um dos meus vilões favoritos de todos os tempos, e esse livro dele só reforça mais isso, e o que eu mais gosto é como mostra que ele não se tornou um vilão porque foi corrompido pelo tempo, e sim porque sempre foi um 🤬 #$%!& com caráter duvidoso e tá tudo bem. snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
Fran ;) 09/01/2023minha estante
esse livro é fantástico, Suzanne mais uma vez entregando absolutamente tudo

mia 09/01/2023minha estante
totalmente