A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Lilhy @lilhypops 18/06/2020

Decepcionante...
Um minuto de silêncio em homenagem a todas as árvores mortas para que esse livro fosse lançado...

Eu não consigo dimencionar o tamanho da minha decepção com esse livro, gostaria muito de encontrar ao menos um ponto positivo para falar aqui, mas infelizmente não tem... E essa uma estrela aí, é só em respeito a série da qual o livro faz parte...

Eu não entendi o tamanho desespero que a Suzanne teve para fazer com que os leitores se comovessem com o Snow... Ela achou mesmo que teríamos pena do passado dele? Um passado que em nada justificou no que ele de fato de transformou? Ela achou mesmo que iríamos nos importar com qto a capital sofreu pós guerra, depois de ver por 3 livros os distritos sofrerem bem mais?

O livro não serviu para nada... A trama contada não convence... Os personagens apresentados são rasos e esqueciveis... Não existe aquela emoção do que vai acontecer ao longo do livro... Os jogos vorazes apresentado aqui, é simplemente ridiculo... A tributo vencedora foi colocada no livro para dar um pouco de humanidade ao Snow, e essa tentativa foi frustrada tbm... O livro depois de certo ponto se torna excessivamente repetitivo...

Snow é um personagem mal escrito, mal explorado, mal desenvolvido e que a autora simplente não decidiu se é bom ou ruim, Todas as atitudes transitam entre o "bom, mas não to bom assim", naquela tentativa desesperada de transformar ele em "humano" e justificar no que ele se transformou, qdo cada uma das atitudes dele tinha apenas um objetivo: fazer ELE chegar cada vez mais perto do poder...

A única utilidade que encontrei para esse livro foi saber de onde veio as músicas que a Katinss canta ao longo da saga...
David 18/06/2020minha estante
Ao menos sua decepção ficou engraçada kkk

David 18/06/2020minha estante
Realmente ela ta muito errada em n concordar com vc.Aonde já se viu isso?Esse povo q da opinião, tem q ficar só no crepúsculo msm, principalmente se for contraria a do Vader

Lilhy @lilhypops 18/06/2020minha estante
Vander... Primeiramente, me falar para voltar a ler crepúsculo não é ofença, até pq crepúsculo tem mais propósito que esse livro em questão...

Segundo, opinião é algo pessoal, eu tenho a minha e vc tem a sua... O olha podemos viver tranquilamente bem com isso...

Amo a Saga Jogos Vorazes, mas não vou pagar de fã cega, esse livro é sim desnecessário e ruim...
#paz ?

Lilhy @lilhypops 18/06/2020minha estante
David ;)

Wania Cris 18/06/2020minha estante
Quem tem que captar alguma coisa é para-raio. Função de livro né ficar enviando mensagem cifrada que só C.E.R.T.A.S. pessoas são dignas de receberem a revelação, não. Se o conteúdo do livro é tão inacessível assim, só testemunha contra a autora.

Gosto de Jogos Vorazes apesar de saber que é plágio de Battle Royale e tenho como certo pra mim que a estória já tinha se encerrado lá na trilogia. Se há motivos além do financeiro para esse outro livros também não captei.

Thamih 18/06/2020minha estante
Vander vc pode ter se identificado com o personagem e quis ser tão arrogante quanto ele ao vir aqui cagar na resenha dos outros, tanto que a sua mesmo é uma porcaria, com uma opinião superficial. Fica na tua enquanto ainda não aprendeu sobre a mensagem de respeito que vc já podia tá captando dos livros, que gritam sobre isso. Pode pegar seu biscoito na saída.

lorena.rodrigues 18/06/2020minha estante
Kindle, não mata árvore nenhuma. Aliás, eu estou amando o livro.

Thamih 19/06/2020minha estante
Chamei e chamo de novo. Fingido ainda. Se toca cara, eu não tenho que dar exemplo pra alguém que não entende nem um livro inteiro. Se vc se doeu, apenas melhore e pare de encher o saco dos outros. Passar bem.

Paulino | @maatheus.paulino 19/06/2020minha estante
Gente, eu não li as resenhas pra não pegar spoiler. Mas vocês já leram o livro?! Poxa, eu comprei na pré-venda e recebi ontem. Estou impressionado com vocês kkk

lorena.rodrigues 20/06/2020minha estante
Paulino... Kindle é solução, comprei ontem e comecei ontem

David 20/06/2020minha estante
terminou o problema sendo o papel kkk

Lissa - @leiturasdalissa 22/06/2020minha estante
e desde quando gostar do livro é ser fã cega. que comentário burro.

Lissa - @leiturasdalissa 22/06/2020minha estante
a história de Jogos Vorazes se encerra mesmo na trilogia, Wania. essa não é a trilogia :)

Lilhy @lilhypops 22/06/2020minha estante
Lissa vc leu e gostou do livro? Se sim, que bom né... Vida que segue...
Eu não gostei, achei desnecessário e não vou me rasgar de elogios num livro que não deveria existir em minha opinião

Jogos vorazes é um universo maravilhoso na minha opinião, é poderia ser muito bem explorado se tivesse abordado outros pontos dele... O que não foi o caso aqui... Tinha personagens que poderiam ter sido explorados melhor, poderia pegar uma visão de um personagem que realmente fosse interessante...
Isso que foi trabalhado nesse livro Eu não gostei, achei um desperdício, mal desenvolvido, personagens sem sal e sem açúcar e essa é A MINHA OPINIÃO...
Se vc pensa o contrário, parabéns... Vida que segue ;)

Lissa - @leiturasdalissa 22/06/2020minha estante
sim, vida que segue, e da mesma forma que você gostou, não quer dizer que você menospreza o restante da trilogia, certo? então não faz sentido nenhum mencionar que quem curtiu é cego - é essa constatação que é extremamente burra, não o fato de desgostar, porque ninguém é obrigado mesmo. ter tato na hora da resenha é fundamental.

Lilhy @lilhypops 22/06/2020minha estante
Lissa, meu anjo... Eu em nenhum momento menosprezei a trilogia, até pq é uma das minhas favoritas... Eu dei a minha opinião e opinião é pessoal
Respeita a minha e eu respeito a sua... E se quer babar elogio no livro vai lá fazer sua resenha ou vai comentar resenha positiva amor

Jociane Silva 23/06/2020minha estante
Nossa, sério? Eu achei bem interessante. Em todos os momentos ele já se inclinava para o lado da Capital, o Carácter dele já era duvidoso desde o início. A soberba dele sempre ficou estampada, mesmo a autora mostrando um pouquinho de humanidade, mas a todo momento deixando um porém em casa atitude dele, chego a pensar que ele n se interessou de verdade por ela, e sim com a vitória... A única diferença dele jovem pra velho era q no início ele era um pouquinho solidário com o próximo, a cada morte ele ia dando uma justificativa boa do pq fez aquilo, mostra a evolução do personagem como vilão. Sinceramente eu adorei.

Lilhy @lilhypops 23/06/2020minha estante
Jociane eu já achei essa transição dele no "sou bom, mas nem tanto" incomoda sabe... Eu fiquei tipo "ele é ruim, pq esse desespero em fazer ele parecer bom"
Não é um livro sem potencial, tanto que acho o começo dele interessante, mesmo os jogos sendo chatos, os personagens chatos e tals, é um livro que inicialmente promete, mas depois de um tempo não cumpre, sabe?
Acho que isso acabou me frustrando ainda mais...

Jociane Silva 23/06/2020minha estante
Olha a fase de adolescência pra vida adulta tem esses poréns do q podia ter sido se o vilão escolhesse o valor bom, achei bem valida essa leitura viu e entendi o q a autora quis passar, até pq ele acreditava naquilo q ele foi instruído desse a infância a ser e no todo ele de fato n tinha um pensamento muito diferente da Katniss, com a diferença q ela era boa e lutou pra sobreviver e ele pra um "bem maior" com soberba e arrogancia... Lembra quem ela matou neh.

Ka Sthéfany 23/06/2020minha estante
Gente, eu não tô entendo todo mundo dizendo que a Suzanne queria fazer os fãs gostarem do Snow. Ela só escreveu um personagem com nuances. Tudo certo, Game of Thrones tem um punhado deles. Cêis tavam esperando vilão de animação tentando dominar o mundo? Hauah que loucura!

Camila 02/07/2023minha estante
Honestamente, eu discordo totalmente de você.
CLARAMENTE desde o primeiro capítulo, fica bem claro que o intuito dela não é que o público criasse empatia pelo Snow. O Snow é um filho da mãe egocêntrico, sempre foi e isso não é escondido. Isso não é indecisão se ele é bom ou ruim: as falhas de caráter sempre estiveram lá, e a autora não esconde isso.
Pra mim, foi muito interessante ver essa dualidade, e a construção dele como personagem; afinal ela não o romantiza e acho isso incrível.
Em relação aos outros personagens, que são rasos e etc, eu até concordo um pouco. Mas eu, pelo menos, pude entender exatamente porque o Snow, e não outro personagem. As pessoas, em vez de refletirem sobre a brutalidade dos Jogos Vorazes, criaram um fandom, se chamam de tributos, etc...que é EXATAMENTE o que ela estava criticando. Com esse livro, Suzanne Collins quis expor com mais clareza todo o sistema de dentro, e toda a crítica que este livro é me fez entender que não poderia ser nenhum outro personagem senão o Snow. Ela nunca quis "justificá-lo". Ela quis expor como o sistema entra na mente das pessoas e como elas se deixam ser corrompidas por ele. Essa é a mensagem do livro.

oz. 23/05/2023

Esa hembra es mala
A trajetória da 'lenda' que transformou a ideia dos Jogos Vorazes em um espetáculo. Sim, ele voltou. Aquele mais odiado de toda a trilogia: o presidente Snow. Tirano por natureza ou as consequências da vida o fez assim?

Sou meio suspeito pra falar do universo de jogos vorazes, porque é a minha saga favorita. Foram esses livros que decidiram que eu iria alucinar com palavras. Mas esse livro aqui é incrível em toda a sua imperfeição.

É uma história completa e crua. E, não se enganem, não é sobre a humanização de um personagem perverso. Claro que, como é uma versão mais jovem do Snow visto na trilogia original, ele está mais suscetível a 'bondade'. Mas no decorrer da leitura, é mostrado o quanto o instinto errôneo se sobrepõe a precisão da humanidade. É como se fosse algo natural de um Snow. Na verdade, de quase todo cidadão da Capital. Ele é manipulador e egoísta, e espera que as pessoas ao seu redor entendam isso. Se não entenderem... bom, ele dá um jeito de impor sua vontade. Afinal, Snow cai como a neve, o resto é história.

É uma leitura lenta, como muitas resenhas dizem. Mas não é sobre os jogos vorazes, é sobre o monstro que os criou, e quem deu continuidade ao transformá-los em um show. É pesado, as ideias e a sensação de superioridade que as pessoas da Capital transmitem. E essa historia se torna tão triste quando ainda na realidade existem humanos com as mesmas ideologias.

Enfim, recomendo a leitura. (Não pude deixar de comparar Coriolanus com Teresa. No início ele só queria ser uma burguesa safada. 'Ele não tinha vergonha de ser pobre, o que não suportava era continuar sendo').

"Apesar de torcer para que, quando desse o último suspiro, o reitor percebesse o que tantos outros perceberam quando o desafiaram. O que toda Panem saberia um dia. O que era inevitável.
Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."
Mattenna 28/07/2023minha estante
Amo suas resenhas!

oz. 29/07/2023minha estante
aaa fico feliz em ler isso :)

Iavinia 29/07/2023minha estante
mds resenha perfeita! não vejo a hora de ler e assistir o filme no final do ano vai emocionar!!

oz. 29/07/2023minha estante
eu tbm estou ansioso pro filme, o trailer já diz que a adaptação está impecável

recomendo muito o livro, vale muito a pena

Nnathh 03/08/2023minha estante
Da "lêndea"

Gabriela 05/08/2023minha estante
Muito bom :)

César Moura 17/08/2023minha estante
Acabei de terminar e estou com enjoo. Snow é um tirano velho. Amava? AMAVA COISA NENHUMA.

Matheus656 04/09/2023minha estante
Concordooo. E porque na sua opinião é 4/5 e não 5/5?

oz. 05/09/2023minha estante
Matheus, não achei uma leitura muito atrativa, apesar de a escrita da Suzanne ser incrível, a leitura foi muito arrastada

Priscila877 23/10/2023minha estante
Ameii sua resenha! Terminei o livro ontem e me chocou o final, pq eu nunca li os outros da saga Jogos Vorazes então fui sem saber o que seria o Snow e acabei chocada com o final hahah mas é um ótimo livro :)

Mariana.Borges 01/11/2023minha estante
Que Teresa?

oz. 01/11/2023minha estante
A Teresa da novela mexicana amg kkkk

Rod 16/11/2023minha estante
Eu acho que o Snow é sim humanizado, e não acho isso ruim. Grandes vilões da vida real não tinham nada de monstros... E a maldade a maior parte das vezes tem motivo, ambição, ego, coisas que a Capital ensina como alicerces... Enfim, livraço, fui impactado

Clara1731 17/11/2023minha estante
Disse tudo! Resenha incrível

isawwyx 23/01/2024minha estante
SIM SIM SIM SO SIM.

Sthefani Hilário 15/11/2020

Suzanne Collins sabe o que faz.
Suzanne Collins sabe escrever sobre o seu universo e esse livro me provou isso. A mulher pegou um tema praticamente impossível de ser escrito (a história de um ditador, aos olhos do mesmo) e transformou em algo incrível.
Não estava com muitas expectativas, mas fiquei muito feliz ao ver que ela não romantizou o Snow. Na minha percepção, se a pessoa não gostou, é porque não entendeu que a proposta do livro NUNCA FOI falar sobre os Jogos Vorazes em si. Sinto que a pessoa ainda queria ver a Katniss na historia e se decepcionou ao ver que a Lucy Gray é diferente dela.
Vi gente reclamando que os problemas demonstrados no livro são ridículos. Gente, que? Desde quando fome, morte, abuso de poder, tortura, é ridículo?
O final do livro é típico final Suzanne Collins: mais corrido que o resto do livro, igual em A Esperança. Mas nada que atrapalhe demais a obra.
Leia, só assim você pode construir uma opinião de verdade. São 500 páginas bem fortes e bem amarradas. Porque as resenhas negativas que li achei bem vazias em argumento. Leiam com a cabeça aberta e com bagagem pra entender a obra, e para de esperar romance com ditador porque ninguém merece você criticando o livro só porque você se apegou a esse sem noção e queria que romantizassem ele.
Enfim, a obra bem amarrada, mas que ainda não supera Em Chamas.

site: https://youtu.be/GHflhBRHDAc
Joy 16/11/2020minha estante
Concordo. Acho que esse livro recebe muitas críticas negativas sem necessidade. A vibe dele é totalmente outra, não é falar de novo sobre o que vimos nos 3 livros anteriores.

Sthefani Hilário 16/11/2020minha estante
Simmm. Vi gente reclamando que o romance foi fraco. De onde eles viram romance? Não era romance! Era uma obsessão do Snow em relação a Lucy Gray, que estava desesperada pra sobreviver e tinha acabado de sair de um relacionamento abusivo. Pessoal não entendeu a obra e caiu em cima

Joy 16/11/2020minha estante
Cara, eu imagino que o ?romance? foi só mais uma forma de mostrar como Snow não presta... assim, mesmo ele tendo sentimentos por Lucy, na mesma hora em que ela pareceu ser uma ?ameaça? ao sucesso dele, ele simplesmente mudou, deixou de querer o bem dela. É tudo sobre ele, sobre o ego dele (o que me deixou revoltada kkkkk eu gostei mt de Lucy Gray, principalmente pelas canções).

Sthefani Hilário 16/11/2020minha estante
Simmm. Eu espero que na adaptação que vai sair, coloquem as cantigas, pelo menos as principais. Elas são importantes demais pra história

Joy 16/11/2020minha estante
Se vc ainda não conhece, procurar por ?Maiah Wynne? no YouTube ou no Spotify. Ela gravou as músicas desse livro. Inclusive, nos vídeos, ela tá vestida como Lucy. ?

Procura*

Sthefani Hilário 16/11/2020minha estante
Já ouvi os covers dela, sou apaixonada! A voz dela é perfeita. Queria muito que fizessem uma versão em português, mas até agora não encontrei nada. Se você conhecer alguma, me passa. Tenho muita dificuldade em imaginar as músicas só pelas letras, e queria ter uma ideia de como elas vão ficar traduzidas KKKKK

Joy 16/11/2020minha estante
Infelizmente n conheço nenhum cover delas em português :/ mas vamos esperar pelo melhor! Kkkkkk

Gabriella 18/11/2020minha estante
Falou tudo, pelas criticas negativas minha expectativa foi baixa, agora, eu acho que as pessoas leram o c* pq o livro é extremamente impressionante e a historia é muito boa e amarrada!

junirou 08/11/2023

Can't Catch Me Now.
A cantiga de pássaros e serpentes foi um livro complicado para mim, principalmente porque, eu ainda estou de luto desde o final de A esperança. Isso é um fato, ok. O que esse livro fez comigo, juro por Deus, como superar o insuperável?

E cara, eu estou obcecado por Can't Catch Me Now da Olivia Rodrigo. Essa música que ela fez pro filme, é muito boa. Pra quem leu o livro, a interpretação da música é outra, meio que explode a cabeça.

"But I'm in the trees, I'm in the breeze
My footsteps on the ground
You'll see my face in every place
But you can't catch me now" ? Juro, esse trecho é (emoji de explosão de cabeça).

O início de A cantiga de pássaros e serpentes me pegou em cheio, a narrativa da Suzanne mudou, ficou tão diferente, mais rica, tem muito mais detalhes, tem bastante descrição e, ainda tem aquele toque de Jogos Vorazes, mas, agora pela perspectiva do vilão Snow. O ditador frio com cheiro de rosas e sangue.

Esse livro serviu pra me fazer odiar o Snow ainda mais antes e, isso é bom, porque quando um livro narrado pela perspectiva do vilão o normal é já esperar que o autor passe um paninho, mas, nesse livro em momento algum a Suzanne faz isso, na verdade, ela reforça que o Snow é uma grande caçamba de lixo desde a adolescência. Quando ele diz algo positivo, logo em seguida, ele pensa uma atrocidade que dita completamente o que ele é, um egoísta, narcisista, possessivo, covarde e muito mais, e Suzanne não tem medo algum de descrever o personagem assim. Conhecer o Snow foi uma grande montanha russa de altos e baixos. E eu amo isso.

Sem dúvidas uma das coisas que mais me encantou foi conhecer os personagens do passado do Snow. Todos são interessantes. Lucy Gray, Sejanus, os outros mentores, a Dr.Gaul, o Casca e, é até meio triste porque eles são mais interessantes do que o Snow em determinados momentos e tão pouco explorados e eu precisava mais deles, eu queria conhecer esses personagens e não teve o suficiente, o que acarretou de eu quase não sentir apego a eles. Tudo porque o livro é só do Snow, e às vezes é um saco. Eu quis mais da Tigris, mais do Sejanus, mais da Lucy, mas eles permaneciam sempre de escanteio. Odiei isso! Mesmo entendendo que o livro é do Snow, não consigo deixar passar. O fato do livro estar 100% do tempo focado no Coriolanus me entedia muito, é um calhamaço e, em determinado momento, a leitura ficou muito tediosa e repetitiva. Não consegui me prender nessa parte da leitura...

Mas o que realmente marca o ápice do livro, o topo do topo, o que fez a minha nota mudar bastante foi o final. É extremamente inteligente da parte de Suzanne, o jeito que ela pensa é de outro mundo e eu amo isso. Sou viciado no universo político dela, amo o jeito que ela trabalha a política nos livros dela, sério. Eu amo. Mas enfim, se eu começar a elogiar a Suzanne e a escrita dela, essa resenha vai ficar com mais de 10 mil palavras.

No mais, eu recomendo muito A cantiga de pássaros e serpentes. O livro é muito bom, ele é uma expansão do universo da Suzanne e da mente do Coriolanus Snow. É uma imersão muito boa e uma diferente narrativa de toda a série de Jogos Vorazes.
LauraDBC 09/11/2023minha estante
Como pode uma escritora criar uma série tão perfeita?

junirou 09/11/2023minha estante
ainda estou me questionando sobre isso também...

Isabela1676 09/11/2023minha estante
Nss tô doida pra ler esse, comprei tô esperando chegar, morrendo de medo pq mta gnt fala mal mas ao msm tempo sou apaixonada por thg e n sei se é possível não gostar de algo q a Suzanne escreve

junirou 09/11/2023minha estante
cara, se você gosta da escrita da Suzanne, nisso você não vai se decepcionar. o problema vai ser gostar dos personagens desse mesmo, principalmente o snow. mas é bom, mto bom!!

Hisabela 09/11/2023minha estante
Chatão esse best

Is.Dionatan 10/11/2023minha estante
Um amor por essa distopia aaa

Rod 18/11/2023minha estante
Desde aquela trilha de Mockingjay com curadoria da Lorde eu sou obcecado pelas soundtracks da saga, muito bem executadas

Ders 25/12/2023minha estante
Caramba, suas resenhas são incríveis!

junirou 26/12/2023minha estante
???

Aline MSS 11/09/2023

SIM! Vc PRECISA saber a origem do Snow! Deixa de preguiça!
Qdo se lê a saga Jogos Vorazes, o infinito de situações bizarras enfrentadas não te fazem atentar para esse personagem específico, mas ele SEMPRE esteve lá! SNOW, o vilão!

Esse livro não traz somente a história do personagem chamado Coriolanus Snow, trata também como os Jogos Vorazes foi iniciado e todos os personagens q contribuíram para a sua terrível concepção.

O livro é mais arrastado q os outros da saga, mas o contexto ditatorial está presente e vc não deixa de ter raiva até o final. Incrível, a autora nunca decepciona nesse quesito. O livro é mais arrastado, mas não deixa de ser ótimo, viu?

Snow sempre me despertou interesse na saga, justamente pq a autora faz questão de dar poucos detalhes sobre ele nos 3 livros de Jogos Vorazes. Quem gosta de vilão, logo de cara fica curioso o pq dele ter tanto poder, como ele chegou aquela posição na Capital e principalmente se ele realmente merecia oq a autora lhe garantiu no final da saga.
O livro traz mtas respostas p/esses questionamentos e te faz compreender seus motivos, além de contar com diversos personagens interessantíssimos q orbitam ao seu redor. Eu achei os personagens anexos desse livro bem mais interessantes do q os de Jogos Vorazes, me julguem! ??

Na minha opinião, esse livro traz uma ótima construção de personagem, todo o contexto colabora mto pra imersão de volta ao inferno chamado Panem e te faz compreender os motivos do vilão. Difícil julgá-lo, prefiro dar uma de Gloria Pires e não comentar (p/ não dar spoiler ?)

Recomendo pra quem gosta de vilão SORRATEIRO. Esse aqui é bom demais! ??
NÃO RECOMENDO p/ quem tem ofidiofobia (eu tenho e quase tive um treco) ?.

Li o e-book e não tenho do q reclamar. Não é uma edição com gravuras e assim como a saga, não tem mtos atrativos pra ter a versão física.
Vinicius 11/09/2023minha estante
Tô com pé atrás sobre esse livro, não vi sentido em fazer livro sobre ele, é livro só pra fazer dinheiro?

Aline MSS 11/09/2023minha estante
Não tive essa impressão, Vinicius. A autora desenvolveu bem a historia dele, o clima é o msm de Jogos Vorazes (tem uma edição deles nesse livro). Os personagens do entorno dele são bem mais interessantes do q os dos 3 livros anteriores. Dê uma chance! ???

Vinicius 12/09/2023minha estante
Interessante, posso dar mesmo

Fabio 12/09/2023minha estante
Ótima resenha, Aline!!!????

Aline MSS 12/09/2023minha estante
Obrigada pela gentileza, Fabio. ?

italomalveira 12/09/2023minha estante
Ótima resenha. Preciso ler antes do lançamento do filme.

Aline MSS 12/09/2023minha estante
Obrigada, Italo. Corre q dá tempo! Eu nem sabia sobre o filme, li pq estava no embalo. Tu vai curtir, sim. Se não gostar, tá liberado xingar. ??

@LuanLuan7 08/10/2023minha estante
Terminando o terceiro livro agora. Muito curioso para saber a história do Snow o.O

Aline MSS 08/10/2023minha estante
Vai q é boa, Luan! ???

.Ju 27/04/2021

que final!
Ao longo dessa leitura mudei de opinião várias vezes. O livro começa interessante, vai te prendendo aos poucos e te deixando cada vez mais curioso sobre a história de Coriolanus Snow, o conhecido vilão de jogos vorazes.
É um livro denso e por isso, em um certo ponto começou a ficar monótono. Os acontecimentos não chamavam tanta atenção e o leitor fica esperando alguma coisa acontecer...

O ponto é que quando cheguei no final me surpreendi muito! O livro pode acabar perdendo a emoção no meio, mas todas as informações trabalhadas tiveram sua devida importância no desfecho.

O livro me abalou, me senti completamente enganada e impressionada com a capacidade da autora!
Não preciso nem comentar sobre a genialidade envolvida na história da música da árvore forca e do poema de Lucy Gray.

Com certeza um livro muito interessante e bem trabalhado! Não me arrependo de ler, foi incrível me apaixonar novamente pela escrita da Suzanne Collins. Recomendo muuuito!

?Música que me lembra a história
(Além das citadas no livro)

I should've known
I'd leave alone
Just goes to show
That the blood you bleed
Is just the blood you owe

Was I stupid to love you?
Was I reckless to help?
Was it obvious to everybody else

That I'd fallen for a lie?
You were never on my side
Fool me once, fool me twice
Are you death or paradise?
Now you'll never see me cry
There's just no time to die
(No time to die - Billie Elish)
andreia.crislainy 27/04/2021minha estante
Um dia vou me prepara pra ler

Bianchi 27/04/2021minha estante
Terminei recentemente A esperança. E tô querendo pegar esse pra ler. Espero gostar tbm. Só que tô lotada de leituras e começando outras kkk

.Ju 27/04/2021minha estante
Entendoo, tomara que consigam ler!vale muito a pena

Bianchi 27/04/2021minha estante
Espero ler esse ano ainda. Pq não era de ler livros de TRILOGIAS e séries, mas agora tô viciada ?

eu também amoo?

Paula 27/04/2021minha estante
Suzanne n decepciona nuncaaa

Bianchi 27/04/2021minha estante
Da trilogia meu favorito foi Em chamas

.Ju 27/04/2021minha estante
realmentee, a escrita dela é perfeita!

.Ju 27/04/2021minha estante
o meu tbmm, em chamas é maravilhoso demais

gio 04/02/2022

Ah
Eu tava esperando bem mais do livro
Só q mds do céu foi um porre ler
Alguns momentos foram de ? por causa de THG mas nada mto uau pra comentar
Larissa151 07/02/2022minha estante
Tô querendo ler esse livro
Ce acha que vale a pena? Ou tem outros melhores? Kkkkk

gio 07/02/2022minha estante
Assim se vc gosta de jogos vorazes é legal pra entender certas situações
Mas é bem grande sem necessidade sabe o livro é mto cansativo

Larissa151 07/02/2022minha estante
É tipo uma introdução aos jogos ou algo assim?

gio 07/02/2022minha estante
Aham conta a história bem antes da katniss

gio 07/02/2022minha estante
É sobre o snow na vdd o livro

Porém suas 2,5 estrelas me deram 0 empolgação kkkkkkk

gio 07/02/2022minha estante
Namskskkdkd tenta ler o primeiro capítulo pra ver se vc gosta

Larissa151 07/02/2022minha estante
Vou pensar no caso kkkkk

Lu579 27/01/2024

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes volta para 64 anos antes dos Jogos em que conhecemos Katniss Everdeen e todo o universo de Jogos Vorazes, para nos contar mais sobre o personagem Coriolanus Snow (ou Presidente Snow), que nos seus 18 anos, está sendo mentor de Lucy Gray, do Distrito 12, na décima edição dos Jogos Vorazes. Nesse livro acompanhamos parte da trajetória de Snow, seu conflitos internos sobre o que acredita, como ele contribuiu para os jogos e o que o levou a se tornar o Presidente Snow, que conhecemos da saga Jogos Vorazes.

Primeiramente, mesmo que esse seja um livro longo, fiquei entretida na leitura a cada segundo, parte por causa da escrita da Suzanne Collins, que é fácil de se ler, e também por estar descobrindo mais sobre esse universo genial que a autora criou. A história também é cheia de plots twists e coisas acontecendo a todo momento, outro motivo que me fez não conseguir largar esse livro. Adorei conhecer os personagens novos: Lucy Gray, Sejanus, Tigris (PRINCIPALMENTE ELA!!! ainda tenho muitas perguntas), e também os outros mentores e tributos, que mesmo não tendo tanto destaque, também são explorados pela Suzanne. Também achei muito interessante que ao longo do livro, você vai percebendo as ligações entre A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes e a trilogia Jogos Vorazes, o que faz com que esse universo seja mais interessante ainda. Amei muito essa leitura e com certeza recomendo esse livro!!!
Rayssa660 27/01/2024minha estante
eu nunca li os outros livros, somente vi os filmes. você acha que dá pra ler esse da Cantiga dos Pássaros, mesmo sem ter lido os outros? só visto o filme?

lubzwp 27/01/2024minha estante
esse livro tem um lugar enorme do meu coração, chorei ontem só de lembrar a história

mariluiseee 27/01/2024minha estante
amg sei q não foi pra mim q vc perguntou, mas respondendo, dá sim! e depois se vc gostar acho que compensa ler os outros livros tb ??

Hanny.Gabrielly 27/01/2024minha estante
Eu sei que você não perguntou pra mim mas eu vou responder porque já li todos... Até dá. Mas tem muita referência e coisas do tipo que, na minha opinião, você iria perder sem ter lido os outros.

Lu579 27/01/2024minha estante
Acho q da pra ler só tendo visto os filmes ss! Mas te recomendo mto ler a trilogia, vale a pena

Rayssa660 27/01/2024minha estante
muito obrigada pela resposta gente! sou apaixonada por essa saga, e já vi os filmes incontáveis vezes. e eu só fui descobrir esse ano que a saga é uma adaptação literária

Hanny.Gabrielly 27/01/2024minha estante
Vale muito a pena ler.

Cerry35 05/11/2020

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
Não sei pq esse livro foi tão mal falado, pra mim o único problema é q ele é arrastado, não tinha necessidade de ser um livro tão grande. Contudo, o livro é oq promete ser, um passeio pela mente tirana do Snow e o show de horres q é a Capital. O final é chocante e triste. E não se preocupem a autora em momento nenhum faz a gente sentir pena do Snow ou escreve a redenção dele. Recomendo o livro para os fãs da trilogia. (E talvez eu tenha me apaixonado pela Lucy Gray kkkkkkk)
Raira Abrante 19/12/2020minha estante
Eu também amei, a escrita dela é perfeita!

Cerry35 19/12/2020minha estante
Simmm

@iludidadolivro 20/12/2020minha estante
Concordo!! Eu amei o livro, valeu super a pena!

Cerry35 20/12/2020minha estante
Dms?

kathrein.oliveira 17/01/2021minha estante
Estou lendo a saga agora e ansiosa pra ler esse

Cerry35 18/01/2021minha estante
É mto bomm

MariChalamet 21/12/2020

Péssimoooo
Nem sei pra que fui ler essa continuação, mas como não leio sinopse não sabia do que se tratava, logo fui bem animada pra fazer essa leitura. Já no começo percebi que não iria rolar, pensei por muitas vezes em abandonar, mas achava que poderia acontecer alguma coisa interessante no decorrer... haha que nada. Não acontece NADA de interessante, e pra mim tem os piores personagens ever, cada vez mais vai ficando pior.
Uma pena, vou é fingir que esse livro não existe e ficar com os 3 primeiros maravilhosos ?????
Evellyn 21/12/2020minha estante
nossa kkkkk fiquei até com medo de ler esse livro

Amanda 22/12/2020minha estante
Menina, eu tô assim. Largo/não largo. Ta um sofrimento só!!! Pior que, como você, desde o primeiro capítulo eu já percebi que não ia, to lendo ainda com a força do ódio e na esperança de acontecer algo um pouco bom...

MariChalamet 22/12/2020minha estante
Amanda hahahaha desse jeito mesmo viu

MariChalamet 22/12/2020minha estante
Evellyn, é de ficar mesmo ?

Bpo 22/12/2020minha estante
Eitaaaa
Vou até tirar ele da lista de leituras kkkk

Evellyn 22/12/2020minha estante
kkkkkk vou ler só pra dizer que li

meumundinhodoslivr 15/04/2021minha estante
EU QUERO TANTO TANTO PER

Beatriz.Balonecker 15/04/2021minha estante
leee, você vai adorar!!! já leu jogos vorazes?

meumundinhodoslivr 15/04/2021minha estante
jaaa, li em março mas aí fui pra sombra e ossos por causa da serieee

Beatriz.Balonecker 17/04/2021minha estante
quero muito ler tbm

Beatriz.Balonecker 17/04/2021minha estante
é bom?

meumundinhodoslivr 17/04/2021minha estante
muito muito muito bom

Camila Westphal 21/06/2020

Que a sorte esteja sempre a seu favor!
01- NÃO COMECE A LER COM SETE PEDRAS NA MÃO!!!
Se dependesse da opinião dos booktubers que acompanho, eu nem teria começado a ler esse livro.

02- ESSE LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE CORIOLANUS SNOW, PANEM E DOS JOGOS VORAZES!!!
São 576 páginas que abordam a situação de panem, os jogos vorazes e a adolescência de um jovem que sobreviveu à guerra, que sofreu com ela, teve suas perdas e traumas.

03- ESSA NÃO É A PANÉM DO 74ª EDIÇÃO DOS JOGOS VORAZES!!!
Aqui você vai encontrar Panem apenas 10 anos após a guerra e estamos falando da 10ª edição dos jogos vorazes. Tenha em mente que vai encontrar um país tentando se reestruturar.

04- DISTRITO 12!!!
Você vai saber um pouco mais sobre o distrito 12 e como viviam as pessoas dali, porém esse não é o foco principal do livro.

05- NÃO EXISTE KATNISS E PEETA!!!
Não fique comparando um casal que surgiu 64 anos depois, em uma Panem totalmente diferente com o que você vai encontrar aqui.

06- RITMO DA LEITURA!!!
Eu não devorei esse livro (não sentei e acabei de ler ele de uma vez), que foi o que aconteceu com jogos vorazes, em chamas e a esperança. Teve partes que achei que poderiam ter sido resumidas e outras que gostaria de um pouco mais de detalhes. Mesmo assim, é um bom livro.

07- SOBRE OS JOGOS VORAZES!!!
Obviamente você encontrará muitas informações sobre os jogos em si, não espere que 80% do livro seja inteiro sobre isso, lembre-se que se trata da 10ª edição dos jogos vorazes, as coisas são bem diferentes, se você acha que na 74ª edição já estava ruim, imagina no início desse pesadelo.

08- RESPOSTAS QUE SURGIRAM QUANDO LI A TRILOGIA DE JOGOS VORAZES!!!
Tem alguns detalhes nessa história que vão te remeter a acontecimentos e partes marcantes da trilogia.

09- TÍTULO DO LIVRO!!!
Inicialmente achei que era um título sem pé nem cabeça, durante o decorrer da leitura você começa a compreender a escolha do mesmo.

10- O/A GANHADOR (A) !!!
Preste bem atenção, nunca ninguém ganha os jogos vorazes, você sempre perde, a grande realidade é que não há vencedores depois de passar por essa infeliz situação, existem sobreviventes.

11- SÃO AS COISAS QUE NÓS AMAMOS QUE NOS DESTROEM!!!
Essa frase do Snow faz muito sentido nesse livro do início ao fim.

12- QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR!!!
Após esse livro eu não consigo mais ler a frase acima e não pensar se a sorte realmente pode estar a favor de alguém em Panem.

13- O TORDO!!!
Só relembrando que a capital criou o Gaio Tagarela que era capaz de memorizar e repetir conversas humanas inteiras, posteriormente a função do Gaio foi descoberta e a capital abandonou os passados para que morressem. O Gaio tagarela então se reproduziu com o Tordo da natureza e originaram um novo Tordo (muito mais evoluído) que se tornou o símbolo da revolução.

PS: Boa leitura pra você !!!!
Leo 21/06/2020minha estante
Agora estou com vontade de ler

Nanna 21/06/2020minha estante
Muito boom, quero muito ler

Camila Westphal 21/06/2020minha estante
Leia com calma e com a mente aberta, foi isso que eu fiz. Esqueça um pouco a trilogia e então leia esse livro. Espero que goste da leitura.

Aline Guedes 22/06/2020minha estante
Excelente resenha. Diz muito sobre o que penso também.

Jaide.Tenorio 24/06/2020minha estante
Comecei ler agora. Estou achando que a leitura não está fluindo como deveria. Espero que melhore no decorrer

Bruna 01/09/2021minha estante
caramba!!! obrigada pelas suas explicações, as pessoas são muito sem noção mesmo, admito que estava ficando um pouco triste e desmotivada a começar o livro com tantos discurso de ódio que li a respeito dele.
espero que mais pessoas leiam sua resenha e mudem de ideia. ^^

Victor 25/07/2022

Are you, are you, coming to the tree...
Eu acho que esse livro faz um excelente trabalho em nos contar um pouco sobre um jovem Corolanius Snow. De início fiquei preocupado em a autora tentar humanizar e fazer a gente gostar dele mas pelo contrário. Ela desenvolve muito bem a forma que fez dele se tornar o que é na trilogia original.
Não supera a trilogia original mas trás uma história boa e divertida sobre o tirano que Snow vai se tornar no futuro. Recomendado pra todos os fãs da Saga.
Vic Wonder 26/07/2022minha estante
amei esse livro

Victor 26/07/2022minha estante
Ele é ótimo mesmo Vic

Princesa.Leia 26/07/2022minha estante
Sim, esse livro é mto bom, principalmente os dialogos dele c a Doutora Ghaul

Victor 26/07/2022minha estante
Exatamente a relação dele com a Dra. é muito boa, e também a parte que vemos a origem daquela música que a atriz Jeniffer Lawrence canta... Incrível

LLazoski 08/08/2022minha estante
Eu amei esse livro!!!

Vic Wonder 08/08/2022minha estante
É ótimo Llazoski!

Victoria (Vic) 05/01/2021

PELO AMOR DE DEUS QUE LIVRO FOI ESSE? To deitada querendo chorar totalmente desestruturada e devastada. Amei o livro do início ao fim, não achei lento nem enrolado nem nada do que falaram mal. Me apeguei muito a todos os personagens e é muito doido ver as sutilezas que vão construindo o caráter do presidente Snow. Lucy Gray é tudo pra mim.
Tenho muitas dúvidas acerca do final... fui lendo incrédula. Livro maravilhoso mesmo. Eu amo esse universo e com certeza quero reler toda a trilogia. Estou pasma e nem to conseguindo escrever direito... não sei como vou ler outro livro logo depois de ler essa obra fantastica!
gabrielabsr 05/01/2021minha estante
agora tô doida pra ler

Jéssica 05/01/2021minha estante
Tbm quando li não entendi tanta crítica negativa... Achei ele inclusive melhor que A esperança. Um dos favoritos.

DEPRESSIVA DOS LIVROS 05/01/2021minha estante
odeio o Snow com todas as minhas forças mas essa sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro, ja vou add na listinha de desejados

Diana Gomes 05/01/2021minha estante
disse absolutamente TUDO que eu senti quando li essa obra prima da literatura!

Victoria (Vic) 06/01/2021minha estante
Gente leiaaammmmm

Miss Star Butterfly 20/12/2023minha estante
E você divou muito nessa opinião

zoni 23/06/2020

E indo contra a maioria das pessoas, eu gostei bastante desse livro.
Logo que A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado vi muitas críticas negativas, inclusive de pessoas com gostos parecidos com os meus, e claro que isso me deixou desanimado, a decepção chegou em mim quase um mês antes do lançamento aqui no Brasil. Eu até fiquei alguns dias pensando se deveria mesmo ler esse livro e estragar tudo que a trilogia principal tinha construído em mim, mas decidi que deveria tomar minhas próprias opiniões, então fiz um pacto comigo mesmo que iria aproveitar a leitura da melhor maneira possível, que iria de peito aberto, e foi o que fiz, essa foi uma das melhores decisões da minha vida, pois o livro funcionou bastante pra mim. Então aqui vai uma grande dica: leia o livro para tirar as suas próprias conclusões, lembre que ninguém pensa igual, e que muitas vezes o que não foi legal para o seu amigo ou para o seu influenciador favorito pode ser legal pra você.

E antes de tudo quero parabenizar a tradução da Regiane Winarski, uma das minhas tradutoras favoritas, o trabalho que ela fez com esse livro foi genial, se no original a história está arrastada (digo isso com base em todas as resenha de quem leu em inglês) as escolhas de tradução da Regiane deixou a história muito mais fluída, em alguns momentos eu simplesmente não conseguia parar de ler, ficava totalmente imerso, e mesmo quando eu ia dormir, meus pensamentos voltavam para essa história incrível que só quem se deu a chance de apreciar conseguiu de fato entender. Essa não é uma história sobre o vilão, não é uma história sobre como o vilão se tornou vilão, está mais para uma história sobre escolhas e como essas escolhas podem mudar quem somos, ou mostrar quem verdadeiramente somos.

Logo que saíram as informações sobre o prequel de Jogos Vorazes eu pensei “não quero ler uma história sobre o Presidente Snow, isso não vai ser interessante de maneira nenhuma”, e eu estava tão errado em achar que não seria interessante, e principalmente em pensar que o livro trataria apenas sobre a vida daquele homem horrível que odiamos com todas as forças até o momento de sua morte. Mas Suzanne Collins foi tão perspicaz em suas escolhas, pois por mais que pareça que Coriolanus Snow é o único protagonista, sua história serve muito mais de pano de fundo para as verdadeiras explicações sobre como funcionou e funciona Panem e sobre a criação dos Jogos Vorazes e sua real utilidade.

Vou começar falando sobre Coriolanus Snow, ele é um jovem frio, calculista e que não se importa em usar as pessoas para atingir seus objetivos. Ele sobreviveu à guerra, sofreu desgraças horríveis com ela e tem perdas e vários traumas que moldaram e ainda moldam o seu caráter. E você deve estar pensando no momento “fala sério, devem ter romantizado o vilão e o colocado como um mocinho que re revolta e se transforma no seu pior pesadelo” e preciso dizer que você está enganado, a única coisa que a autora fez foi mostrar uma certa humanidade no homem que depois vai se tornar o maior vilão e pesadelo de Panem. Nós como leitores e também seres humanos precisamos lembrar que mesmo alguém ruim tem algo de bom em si, mesmo que essa bondade seja um pouco deturpada, como no caso do Snow. Coriolanus não nasceu mau, ele apenas teve uma vida difícil e várias influências ruins em sua vida, e não, eu não estou justificando as escolhas da personagem, ele poderia ter feito outras escolhas, escolhas boas, mas ele não quis. Eu até poderia dizer que com a sua mente jovem e traumatizada Snow foi ensinado a acreditar que ser um tirano era a solução, mas não foi isso que a autora nos mostrou durante as várias páginas, ela deixa bem claro para quem de fato entendeu o livro, que Snow escolheu ser assim.

Os Jogoz Vorazes são totalmente diferentes dos quais nós vimos Katniss participar 64 anos depois (eu não tenho certeza se essa informação sobre os anos estão corretas, mas eu acho que é isso). As pessoas não gostam e nem querem assistir ao massacre, nem mesmo os cidadãos da capital, já que eles estão desgastados e exaustos depois de viverem uma guerra que parecia não ter fim, apenas perdas. E é por essa razão que jovens são selecionados para ajudar na criação de um show que seja interessante, e não apenas com ideias, mas sendo mentores dos jovens selecionados na colheita. Snow vê nisso uma oportunidade de ganhar dinheiro, fazer uma faculdade e dar início a sua vida de sucesso, a vida do futuro Presidente de Panem, mas quando ganha a garota do Distrito 12 para mentorar, o Distrito de menor prestígio, Snow acha que seus planos irão escapar de suas mãos, mas quando ele finalmente conhece Lucy Gray, sua tributo, ele tem certeza que ganhou uma oportunidade de ouro para fazer história. Lucy Gray é uma personagem muito interessante, e por mais que ela se pareça muito com a Katniss, e isso deve ser intencional da autora, ela é tudo que a Katniss não foi, e digo isso porque por mais que a garota em chamas quisesse vencer os Jogos, ela não fazia nada para isso só era deixada se manipular e agia por impulso com medo de perder as coisas e as pessoas que amava. Gray não, ela é determinada, inteligente e quer ganhar, e vai usar as todas as armas que tem para isso. Lucy Gray já nos é apresentada na colheita fazendo um grande show, ela coloca uma cobra no vestido da filha do prefeito, ela apanha por conta de suas ações e dança e canta fazendo literalmente um show; Lucy é uma cantora e artista circense, ela sabe o que deve fazer para cativar o público, ela tem classe e personalidade e com a ajuda de um dos maiores manipuladores da história de Panem, é claro que ela teria chances de fazer sucesso e até vencer o novo show dos Jogos Vorazes que estava sendo planejado.

Há romance na trama, e sim, é do Snow, não revire os olhos, posso confirmar que eu mesmo torci muito por Lucy Gray e Snow, eles tinham química, bem mais do que Katniss com qualquer um dos dois garotos, desculpa por dizer a verdade, eu sei que às vezes ela dói. E por mais que o romance entre os pombinhos desse livro tenha surgido tão abruptamente, dava pra acreditar que eles estavam apaixonados, se era de verdade ou não, isso fica para você mesmo decidir. Eu decidi acreditar. E sei que o Snow usou a Lucy, mas ela também o usou, e foi por isso que eles terminaram do jeito que terminaram, e tá tudo bem também, pois por mais que houvessem mentiras no relacionamento, eles não enganaram um ao outro de fato, os dois sabiam o que queriam e o que deveriam fazer pra conseguir. Esse romance e o período de Lucy na arena rende boas músicas e bons momentos, os dois vão ao extremo e dão tudo para os leitores. E antes que eu esqueça, as músicas, bom, é completamente interessante conhecer as histórias por trás das canções que Katniss canta anos depois, principalmente a da árvore forca, essa mexeu muito comigo.

Uma das coisas mais legais do livro talvez seja a existência de Sejanus e amizade que ele cria com Snow, pois por mais que os dois sejam o oposto do outro e acabem se destruindo, dá pra ver que houve sentimentos verdadeiros entre eles, principalmente da parte do Snow, que teve que sacrificar algo muito importante. Não vou entrar nesse assunto para não dar spoilers. O Sejanus é um garoto que nasceu no Distrito 2, mas por conta do pai ter conseguido enriquecer e pagar pelas reformas da Capital, eles se mudam pra lá. Porém o traço mais profundo de Sejanus é sua verdadeira humanidade, e o fato de que ele nunca se esquece que não pertence verdadeiramente àquele lugar, e principalmente, que não há grandes diferença entre ele e os tributos que está ajudando a matar.

Muita gente reclama do ritmo do livro, fala que é lento, mas acredito que o livro tem o ritmo certo, se corresse muito passaria a ideia de que nada ali é de fato relevante, e por mais que tenha muita gente dizendo isso, eu discordo pra cacete, vejo muito potencial no livro e sei que tudo narrado aqui tem importância pra mundo da autora, principalmente para a trilogia. E não estou dizendo que não existam momentos que não sejam meio cansativos, é sim, eu admito, mas não vou dizer que não ter plot twist acontecendo o tempo todo deixa a história menos interessante, isso é balela. E desculpa, ninguém precisa concordar comigo, mas dizer que um livro não tem qualidade narrativa só porque não tem milhares de reviravoltas estúpidas acontecendo o tempo todo é meio desonesto.

É um livro profundo que vai além dos Jogos, e que nos mostra como nós seres humanos somos capazes de nos destruir em nome de uma moral ou de uma segurança inexistente, de como somos capazes de vender nossas próprias almas para conquistar poder. E se você sempre se perguntou como os Jogos foram criados, ou o que acontece por trás das câmeras, como os idealizadores influenciam e trapaceiam nas escolhas dos tributos e todas as muitas questão que não ficamos sabendo porque estávamos o tempo todo na cabeça da Katniss durante a trilogia, acho que você vai gostar desse livro. Para mim foi muito interessante acompanhar a criação do show e de algum modo uma parte da construção de um dos vilões mais interessantes da literatura jovem. E tem todos os pequenos detalhes que vimos na trilogia que agora parecem pesar muito mais que antes. Por exemplo, por que quase ninguém sabe sobre Lucy, por que o 12 que antes parecia um lugar menos horrível se tornou o que é? Por que Snow conhece tanto sobre o Distrito 12 e tão pouco sobre outros? Se o 12 já teve uma campeã por que ninguém fala dela? Por que Snow odeia tanto os tordos? Essas explicações estão aqui, então não diga que o livro é vazio e não acrescenta nada, pois acrescenta muito pra história inicial e abre espaço para todos as edições dos Jogos Vorazes de todos aqueles personagens favoritos que nós queremos ler.

E se você leu até aqui me desculpe pela bagunça que ficou essa resenha/opinião, pois por mais que eu tenha passando o dia inteiro pensando sobre o que iria escrever, cheguei aqui e só fui passando as coisas que fui lembrando, assim totalmente fora de ordem, sem preparação e revisão e todas essas coisas que eu deveria pensar um pouco mais antes vir até aqui, mas prometo que depois que as minhas ideias estiverem um pouco mais calmas e organizadas eu volto aqui para escrever mais alguma coisa, ou escrever uma nova resenha, é isso. E leiam o livro para tirar as suas próprias opiniões, é um bom texto, e você só precisa tentar entender que a história vai além do: quem é bom ou mau? quem vai morrer ou viver? isso é certo ou errado? Todos nós temos parcelas de humanidade, mas todos nós podemos cometer atos cruéis e horríveis. É isso.
Ian @ianmoura_ 23/06/2020minha estante
Amém, obrigado Deus, ao menos um nesse mundo aaaaaaaaaaaaahhh hihihi...

Nathalia184 23/06/2020minha estante
Acho que as pessoas estão mais frustradas com o livro por acharem que a Suzanne ta passando pano pro Snow, e, por ter sido vendido como um Jogos Vorazes (e pelo que vi, o foco não é esse). Ainda to esperando o meu chegar pra ler(e terminar de reler a trilogia), mas ainda assim espero coisas positivas, apesar de todas as reviews detonando o livro. Eu gosto do Snow como vilão, não passo pano para todas as atrocidades e desumanidade causada por ele (e inconscientemente pelas pessoas da capital). Então é isso, bom ter visto que teve gente que gostou

zoni 23/06/2020minha estante
Ian, se você ainda não leu, vai de peito aberto, hahaha, é essa a minha dica. É uma história muito interessante, gostei pra caralho, e não vi essa lentidão que geral tá falando não, é claro que como MUITOS livros tem umas informações que a gente fica pensando que são irrelevantes isso normal. Gostei muito do livro e não vejo a hora de poder/ter alguém pra falar dele com todos os spoilers possíveis, pois tem muita coisa pra pensar/falar.

zoni 23/06/2020minha estante
Então, Nathalia, concordo muito com você, a maioria das pessoas estão indo para o livro achando que vão ler só mais uma edição dos Jogos com uma percepção de primeira pessoa, e não é bem assim, o buraco é bem mais embaixo. E vi também umas resenhas que são completamente EU NÃO GOSTO DO SNOW, NOTA 1 POIS NÃO GOSTO DO SNOW, e acho essa decisão bem desonesta, pois além de criar ódio/ranço em outros leitores, é como se a pessoa não tivesse lido nem 50% de tudo que a história tem, o protagonista é o Snow, mas a história contada é mais sobre o que são os jogos e por quais razões ele existe.

Eu gostei muito do Snow como protagonista, ele tem várias camadas, vários pensamentos ambíguos, e por mais que ele tenha toda uma inclinação para o lado egoísta e mau caráter dele, ele se importa com as coisas no começo, tem várias questões antes dele sentir o desejo de se tornar o tirano controlador, sabe? É muito bom ir vendo todas essas faces da personagem.

E a Suzanne deixa claro desde o começo, ele é um bosto e ele é perigoso, olha alguns dos pensamentos que ele tem... Ela não passa pano e muito menos suaviza as maldades dele, ela só deixa claro que ele não é só um monstro sabe? E eu não sei se você tá entendendo porque eu não posso falar muito sem dar spoilers, mas vale a pena, espero que você goste da leitura quando o seu chegar.

Stephanne.Smiths 11/07/2020minha estante
aí eu amei muito sua resenha, estou na metade do livro e to completamente envolvida a leitura tá fluindo demais e acredito que vou gostar muito desse livro, já concordo com muitas coisas que disse, a Suzanne é genial demais

zoni 16/07/2020minha estante
Oi, Steph!

Espero que você continue gostando do livro, ele tem pontos onde a leitura flui muito bem, e partes onde acaba se tornando mais arrastado, e sei que algumas pessoas acharam isso muito ruim, é um tanto cansativo, mas acho que dá todo o charme ao livro, a gente meio que sente todo o tédio que o Snow tá sentindo em alguns momentos. Boa leitura, e quando acabar se quiser vir conversar comigo com muito spoilers é só me chamar.

Beijão