A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

flaviasss 28/07/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
Li algumas resenhas antes de começar o livro, sempre gosto de fazer isso pra saber a opinião das pessoas sobre e o que eu vi é que as pessoas não entenderam a proposta do livro.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes não é um livro feito pra você gostar do Snow ou gostar do que está lendo, definitivamente não. Mas isso não quer dizer que o livro é ruim.

Eu particularmente gostei bastante, amo a escrita da autora e pra mim isso é suficiente pro livro ser de fato bom. A história mostra um jovem Snow e sua caminhada até conseguir ingressar na universidade, mostra todos as tentativas dele pra conseguir o que queria ao seu modo.

Quem não gostou do livro é por que esperava uma justificativa para a pessoa que o Coriolanus Snow se tornou, mas na verdade ele só mostra como o presidente sempre teve uma mentalidade cruel. Sempre foi alguém que colocava seus interesses acima de tudo e que, mesmo impactando de forma positiva algumas pessoas com suas decisões, suas atitudes sempre prezavam seu próprio benefício.

Então, sim, gostei do livro, gostei da história, o final fica em aberto deixando algumas pontas soltas que me levam a criar várias teorias (caso da Lucy e da Tigris), demorei pra engatar mas foi bom.

Não é uma história pra te deixar feliz, com um quentinho no coração ou nada do tipo, você vai ficar com raiva, você vai ver como o snow sempre foi odioso, e é isso.
bruuna :) 28/07/2023minha estante
concordo!!! também é muito legal ver por trás de algumas coisas, como o desenvolvimento dos jogos vorazes e porquê do snow odiar tanto a katniss

flaviasss 28/07/2023minha estante
simmm, e uma coisa que esqueci de colocar: Gostei muito de saber que foi a Lucy que escreveu a música da Árvore-forca, e que ela virou um hino rebelde, imagino o eco que isso deu na cabeça do Snow anos depois, senti que ela foi vingada pela Katniss

Maria12029 30/10/2023minha estante
Tô lendo essa aq antes de ler o livro pra ver o filme kkkkkkk fico inconformada ainda q as pessoas nunca entendem as propostas da saga cara, ou querem resumir a romance ou achar justificativa proa personagens cruéis

flaviasss 31/10/2023minha estante
maria, é exatamente isso, é até assustador ver a quantidade de pessoas que não entenderam o quanto o Snow é manipulador, tanto é que elas se deixam manipular mesmo sabendo tudo que ele fez

Maria 04/11/2020

o que aconteceu com a lucy meu pai??? eu preciso de respostas, a menina só sumiu???
Chris 04/11/2020minha estante
Fiquei com essa sensação tbm hahahaha

Maria 05/11/2020minha estante
confesso que gostaria de uma continuação desse livro, só pra saber o que rolou.

Chris 07/11/2020minha estante
Eu tbm estou torcendo pra isso hahaha

Fran 03/01/2022minha estante
Olha o spoiler minha linda. Primeira coisa que vi foi a sua resenha e já tomei esse spoiler hahah da próxima coloca sinalizado. Agr já sei que ela vai sumir ou algo do tipo

mare.thn 30/10/2023

Que livro meus amigos
Simplesmente Suzanne Collins. leiam a cantiga dos pássaros e das serpentes e recebam uma verdadeira AULA de filosofia. é lindo como ela explora o desenvolvimento do mau em pessoa.
malu.books_ 30/10/2023minha estante
Suzanne Collins só escreve livro bom ???

Ingrid fields 30/10/2023minha estante
Você acha que preciso ler a saga dos jogos vorazes pra ler esse livro?

mare.thn 30/10/2023minha estante
dá pra ler esse sem ler a saga toda de boa, ingrid! é uma história que se passa bem antes dos jogos vorazes da katniss

Ingrid fields 30/10/2023minha estante
Ah obrigada, estava querendo ler mas tava pensando se teria que ler os 3 primeiros

Isabella.Melo 17/12/2023

O som da neve caindo
Que eu amo os livros dessa saga não é nenhuma surpresa, comecei a ler o livro no começo do ano para ver a adaptação nos cinemas agora em novembro (que por sinal, achei ótima), mesmo já tendo finalizado "A esperança" faz anos (simplesmente me recusava a ler um livro do Snow )
A história permite entender um pouco do Snow antes mesmo de se tornar aquilo que vemos na jornada da Katniss
E o melhor é que não há passada de pano, ele sempre agiu em pró do próprio benefício sem se importar com quem precisa passar por cima para tal, e isso o livro deixa bem claro.
Vale muito a pena
Moodreader 17/12/2023minha estante
Gosto muito da trilogia, mas achei os livros beem devagar especialmente o terceiro. Esse livro foi assim tbm ou teve um ritmo melhor?

Isabella.Melo 17/12/2023minha estante
Acho que em comparação ao terceiro foi bem mais fluído, o começo é meio arrastado mas conforme as coisas vão acontecendo ele se desenrola melhor

Moodreader 17/12/2023minha estante
Ahhh entendi, tava querendo ler mas tava com medo de ser igual ao terceiro

Isabella.Melo 17/12/2023minha estante
Super entendo kk, mas vale a pena dar uma chance amg

dudaoliv 05/12/2023

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo"
Cara, posso ficar horas a fio falando sobre o quanto a saga de jogos vorazes é incrível e profunda, com críticas excelentes sobre a ganancia do governo e o próprio capitalismo.
A cantiga dos pássaros e das serpentes conta a história do Presidente Snow antes de virar presidente e a gente consegue saber tudo o que passa na cabeça dele, todas as ideias maldosas e, o principal, a sua ambição por poder. Isso fica claro quando ele ajuda a Lucy Gray (tributo do distrito 12 e "interesse romântico" do Snow) a ganhar os jogos. Ele não fez isso por estar apaixonado por ela, mas porque ele viu os benefícios que a vitória dela poderia proporcionar.
Não posso esquecer de mencionar a Lucy. Ela é incrível, cara. Muitos falam que ela é inocente, mas ela não é, não, ela é muito, muito esperta. Ela conseguiu ver quem o Snow realmente era e escapou dele, antes que ele fizesse algo com ela, e isso o deixou transtornado, tanto que 65 anos depois, ele viu a Lucy na Katniss e até no Cinna.
Enfim, eu amei esse livro, você consegue ver que o Snow sempre foi aquilo que vimos nos 3 primeiros livros, ele só precisou de um estopim para realmente fazer tudo o que fez.

"-Ainda está chovendo.
-Bem, ainda bem que não sou feita de açúcar."
Mih_Remy 12/12/2023minha estante
Não li o livro ainda, mas a forma que vc escreveu sua resenha me deu mais vontade de ler.?

dudaoliv 12/12/2023minha estante
Q bom, amg. Boa leitura ?

mnemosinedu 12/12/2023minha estante
é incrível mesmo!!!

Mih_Remy 12/12/2023minha estante
Obg??

Carol 27/07/2020

Estou chocada, simplesmente boquiaberta abraçada com esse livro!
Quem é Katniss e Peeta, minha gente????
Esse livro é muito melhor que os três de jogos vorazes juntos. Estou boba!
Carol 27/07/2020minha estante
o que foi que gostei
Enfim, narração, ponto de vista do snow, ele ser um babaca querendo poder desde sempre, a Lucy gray ser uma coisa que não dá pra descrever senão com a palavra: artista, aquele Trem q tu n sabe se confia ou n, ela só quer viver da arte, finge de Boba mas n é nada.
Snow matando gente
Eu gosto é disso.

Aí nossmas muito mais bonito a luta da Katniss, sim linda eu amo arrepio toda se nois queimar vc queima junto

Mas qq tem gostar de ler a vida do velho

Carol 27/07/2020minha estante
Esse comentário acima cheio de erros: direto do meu Twitter, mas não quis corrigir KKKKKKKA vocês que lutem pra entender

ghost cookies 31/07/2020minha estante
ri demais com esse seu comentário kkkkkkkkk já estou ansiosa pra ler, porém vejo tanta gente falando mal desse livro..

Carol 02/08/2020minha estante
Veiiii eu amei demais! Não estou entendendo o hate das pessoas não. Leia de coração aberto pras sua própria opinião!

svrrichard 06/02/2023

Foi muito bom, depois de tantos anos, retornar ao universo de Panem. Ainda que seja uma história que antecede os eventos de Katniss, o gostinho de ter algo novo para conhecer foi ótimo.

Esse livro se passa uns 60 anos antes de 'Jogos Vorazes' e narra os acontecimentos da 10ª edição dos Jogos Vorazes.

Na história, o jovem Cornelius Snow (sim, o presidente que já conhecemos no futuro) ainda não é alguém influente, e, na verdade, sua família vive em decadência e quase pobreza. Ele é apenas um estudante tentando conquistar prestígios na capital e trazer o sobrenome da família aos dias de glória.

Nesta edição dos jogos, são selecionados 24 alunos para serem os tutores dos tributos de cada distrito. Para o desespero de Cornelius, ele é atribuído à Lucy Gray Baird, a garota do distrito 12: o pior distrito.

Conforme a história caminha, vamos acompanhando a ruína de Snow e como ele acaba se tornando o vilão que conhecemos.

Gostei muito de poder conhecer melhor o personagem. Por grande parte da história era quase possível gostar e torcer por ele, mas o final era certo, já sabíamos onde ele iria chegar. Foi uma ótima leitura e muito confortante. Seria interessante ler histórias sobre outras edições dos jogos.
Grace 06/02/2023minha estante
Eu gostei muito desse livro! Queria muito saber o que aconteceu com a Lucy Gray.

svrrichard 07/02/2023minha estante
Sim!! Fiquei bastante curioso com o final. Acredito que ela sobreviveu e fugiu para algum lugar.

deboraletyz 07/02/2023minha estante
você aconselha ler esse livro antes de ler Jogos Vorazes?

svrrichard 08/02/2023minha estante
Eu li primeiro a trilogia e depois esse. Mas acredito que a ordem não vai atrapalhar muito a experiência.

Maria12029 06/12/2023minha estante
O filme é tão bom q já fui duas vezes ver no cinemakkskkk

Maria12029 06/12/2023minha estante
Nossa concordo com tudo daqui, no começo tbm tive um pouco de empatia pelo Snow mas ele é louco, nunca amou a Lucy só queria possuir ela

maria clara 06/12/2023minha estante
obrigadaaa ma! e esse safado ainda teve a cara de pau de ganhar a mesada dos plinth, que raiva desse nojento ???

Maria12029 07/12/2023minha estante
Um safado

Lissa - @leiturasdalissa 20/06/2020

para bom entendedor
não. esse não é um livro sobre a revolução. a intenção de Suzanne Collins ao escolher Coriolanus Snow como protagonista dessa prequel é clara logo nos trechos escolhidos para introduzir a história: a sociedade corrompe o homem.

mas e se ele já nascer corrompido, como Snow? há quem reclame que o protagonista não gera empatia e identificação, mas deveria? todo mundo já sabe o que ele se tornou e qual foi seu fim, e aqui pode descobrir porque isso aconteceu. ele sempre foi ruim. pessoas naturalmente assim existem, mas ninguém fala sobre elas: são relegadas a um papel de antagonistas. quando ganham os holofotes, são rejeitadas porque as pessoas querem heróis.

quem não curtiu esse livro certamente esperava um novo episódio como o de Katniss, algo que jamais foi prometido. o repúdio, pelo que vi, ainda inclui o fato dessa ser uma narrativa em terceira pessoa. mas o que vocês esperavam? enquanto Katniss é uma personagem profunda em camadas, Snow se limita a ser ruim, e descrever isso cabe a qualquer narrador externo. estar na cabeça dele poderia ser um perigo para a construção de seu (mau) caráter.

a proposta dessa cantiga não é fazer com que sintamos pena ou que pensemos que as circunstâncias da vida de Snow o levaram a ser o que era. muito pelo contrário. é para mostrar que, muitas vezes, nem essas circunstâncias são suficientes para que uma mudança significativa ocorra por dentro. somos o que somos, o que a sociedade no faz ser é apenas a cereja do bolo.

pena que muita gente não entendeu isso.
Susu 23/06/2020minha estante
Já dizia Durkheim! O meio social molda o sujeito. E se ele já for uma lâmina, a sociedade impulsiona.

Lissa - @leiturasdalissa 23/06/2020minha estante
perfeita colocação, Susu! resumiu perfeitamente bem o que eu quis passar com meus comentários.

Débora 24/06/2020minha estante
arrasou na resenha

Lissa - @leiturasdalissa 27/06/2020minha estante
obrigada, Débora!

Ana 19/06/2020

pra mim esse livro deveria ter a metade do tamanho: do início ao meio é um porre acompanhar o drama/romance adolescente de um futuro tirano mal construído. snow se mostra egoísta, mas flerta com a compaixão diversas vezes. um passo pra frente e um pra trás, nunca se decidindo. além disso, a infância difícil do pessoal da capital não cola; não consegue comover depois de três livros mostrando os distritos sofrendo mais intensamente e por mais tempo as tragédias da fome, do medo, e principalmente da desumanização. mass, a personagem da lucy é maravilhosa! ela é foi o ponto alto da minha leitura tanto pela personalidade dela quanto por ter proporcionado que eu conhecesse a origem de músicas icônicas da trilogia. a caminhada pro fim também dá um gás e finalmente podemos sentir o gostinho de reconhecer uma versão fetus do snow vendo o início das ações realmente monstruosas que o levaram ao topo de uma nação doente. o que deveria, na minha humilde opinião hehe, ter ocupado mais páginas, inclusive mostrando o início da carreira política dele de fato, quem sabe? pessoalmente era o que eu esperava e gostaria mais de ter lido.
Jaide.Tenorio 24/06/2020minha estante
Comecei ler agora. Estou achando que a leitura não está fluindo como deveria. Espero que melhore no decorrer

Ana 24/06/2020minha estante
senti a mesma coisa! e infelizmente pra mim só fluiu bem já chegando no final mesmo :/

Jaide.Tenorio 24/06/2020minha estante
Oh Deus! Não fale isso ... São quase 600 páginas.

??

lana!¡ 19/10/2023

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."
Simplesmente sensacional e impecável, meu primeiro contato com a saga Jogos Vorazes e começar tudo já entrando na mente do snow nossa... a Suzanne Collins fez um desenvolvimento incrível, a forma que a história anda e se conduz apresentando a nossa querida Lucy Gray, eu amei essa personagem, as músicas são lindas e é uma das coisas que eu mais estou ansiosa para assistir no filme com certeza, principalmente a versão da Rachel Zegler de "The Hanging Tree"

"- Bom, você sabe o que dizem. O show só acaba quando o tordo canta - disse ela."

Impressionante como desde sempre o Coriolanus se mostrava uma peça manipuladora, vi uns comentários de pessoas falando que não conseguiram odiar ele nesse livro e agora estou sem entender nada pois já dava para ver sim vários alertas vermelhos dele ainda jovem!

Estou agora ansiosa para começar ler a trilogia e conhecer a Katniss (e sofrer também) mas sério vale muito a pena conhecer mesmo essa franquia, eu só demorei pois eu não tinha idade suficiente por causa da classificação, mas finalmente comecei essas obras prima

"- Até hoje há quem insista que ela vive como menina: que Lucy Gray pode ser vista no deserto e na ravina. Ela anda por toda a região e nunca olha para trás: E canta uma solitária canção que o vento leva e traz."
emily 19/10/2023minha estante
PERFEITO NE! Eu também amei, não entendi as críticas dizendo que por ser muito longo escreveu coisas desnecessárias?! Ouvi muita gente dizendo que a autora tava tentando encher linguiça e eu não sei da onde as pessoas acharam isso! Eu li esse livro na velocidade da luz pq n consegui largar

aaronwxrner 19/10/2023minha estante
amo amo amo esse livro ????

lana!¡ 20/10/2023minha estante
@emily digo a mesma coisa amg meu deus eu devorei esse livro a escrita é boa demais assim não vou mentir teve umas partes que eu lia e ficava "tá ok cadê oque eu quero ver mesmo" mas chamar de encher linguiça já é exagero, aí eu amei

lana!¡ 20/10/2023minha estante
@giovana perfeição né amg ????

Avulsa Livros Isa 28/07/2020

Por incrível que pareça eu não achei um livro desnecessário, pois essa é a maior característica que vejo em todas as resenhas. Sim, a quebra de expectativa aconteceu, não é novidade que seja difícil chegar aos pés de jogos vorazes.

Resumidamente a part 1 é uma apresentação da adolescência do Snow, a parte 2 é os jogos vorazes pela visão do mentor e a parte 3 prefiro nem comentar.

Acho que o livro começou mto bom, porém depois quanto mais romance tentavam enfiar mais chato ficava, aliás, que casalzinho difícil de engolir.

Mesmo com muitos defeitos kkkkkk ainda gostei muito do livro, recomendo a leitura
Tali41 29/07/2020minha estante
Casalzinho difícil de engolir mesmo, mas o final faz com que tudo faça sentido! E a gente entende que a ideia do romance por si só não era o ponto principal pra ser notado, foi necessário pro desenvolvimento de história e do personagem, me surpreendeu!

Avulsa Livros Isa 22/08/2020minha estante
Também entendo isso, mas não achei que foi bom msm assim. Afinal Jogos vorazes também tem a parte do casal e não é difícil de ler.

Tali41 22/08/2020minha estante
Verdade!! Acho que o livro surtiu o efeito então, depois de tudo que descobrimos com a leitura a última coisa que deveríamos pensar é em shippar Lucy com Snow. Acho estranho ver algumas pessoas apoiando esse casal quando na verdade isso nem deveria ser cogitado, na minha opinião sabe, depois que tudo que ele fez!

Avulsa Livros Isa 22/08/2020minha estante
SIMMM, não um casal criado pra ser ?meta? ou algo assim

moonz_ 15/05/2023

Que construção
Suzanne é um GÊNIO, de verdade. tudo que conhecemos dos jogos começam AQUI e é muito emocionante acompanhar. a trajetória de snow é viciante, faz a gente devorar as páginas tentando imaginar em que ponto ele vira o snow que conhecemos. ele não vira, ele é. nenhuma boa ação mascara suas escolhas e feitos maldosos. uma leitura impressionante.
flaviasss 17/05/2023minha estante
pra quem nunca leu a trilogia, vc recomenda começar por esse ou não?

moonz_ 21/05/2023minha estante
a trilogia completa, no caso

moonz_ 21/05/2023minha estante
amg aconselho ler jogos vorazes antes, você se surpreende com mta coisa desse se ler JV antes

Pedro 20/07/2020

Razoável...
Realmente não teve emoção no livro e o desenvolvimento da trama foi mais lento que o Rony indo beijar a Hermione. Mas confesso que o finalzinho ali, nas últimas 15 páginas foi o máximo de emoção que tive e gostei um pouco. E pra finalizar, uma curiosidade: A cabeça do tordo na capa é uma imagem ambígua. Olhando bem a estrutura da cabeça e a posição, vemos também um coelho, que faz referência à doutora Gaul.
Ju - @jujueoslivros 28/07/2020minha estante
Olha, não tinha reparado nisso. Vou já olhar de novo kk

Pedro 03/08/2020minha estante
hahaha olha lá! Achou ?

Ju - @jujueoslivros 05/08/2020minha estante
Eu percebi levemente. Tentei imagina o coelho, mas lembra sim. ?

Ste 21/07/2020

A gente fica puto, mas...
Não merece o hate!

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."

Após a conclusão da minha leitura, sentimentos revoltantes me abateram referente ao protagonista. Acredito que este era justamente o intuito do livro. A mente do Snow é conflitante, egocêntrica e narscisista. Impossível ter empatia por ele, mesmo diante das coisas pelas quais ele passa. Snow é inteligente, sempre tira uma lição daquilo que vivência, mas tudo gira sempre em cima do benefício de si próprio.

Acompanhar o início dos Jogos Vorazes, como eles nasceram e como ele foi evoluindo para se tornar o que conhecemos na história da Katniss, foi um processo pra chocar mesmo. Desumano é a palavra.

Reflexões sobre guerra, pós guerra, controle, poder e política, nos acompanham o livro inteiro, e colocam o leitor para pensar.

O romance é medíocre, digno para o Snow. Mas fez total sentido Snow vivenciar esse romance "tórrido", ajudou a molda-lo para o futuro e na formação do personagem.

Assistindo aos filmes, consegui ver total coerência entre livro e filme. Acredito que Collins usou bastante os filmes como referência na criação da jornada do Snow. As ações do personagem no filme condizem totalmente com suas vivências no livro de A Cantiga. Suas reações relativas a Katniss e aos distritos, o olhar de Snow...
Preciso parabenizar o ator, por ter feito uma atuação tão brilhante, parabéns Donald Sutherland, você trouxe a essência fria do Snow de forma esplêndida!

Saber a origem das cantigas, faz toda diferença quando você assiste aos filmes da franquia Jogos Vorazes, e entender o significado delas para Coriolanus Snow, e o peso que elas carregam, é de arrepiar!

A sensação que tenho, é que o distrito 12 ressurge para Snow 64 anos depois como um fantasma; como se fosse a própria Lucy Grey indo puxar o pé dele.

A escrita de Collins segue afiada e sagaz, repletas de críticas e reflexões sobre a natureza humana.

Mais um adendo que julgo ser importante, o livro funciona tanto para quem já leu Jogos Vorazes, quanto para quem nunca leu.
Ler A cantiga antes de ler Jogos Vorazes é interessante pois vemos uma evolução absurda dos jogos, e compreendemos melhor as ações da Capital.

Mesmo o livro não sendo aquilo que eu esperava, e eu ter terminado o livro de forma irada, não posso ignorar o fato, de que Suzanne Collins cumpriu seu papel.

Se você quer muito ler, leia!
Se você está em dúvida, não leia. E se ainda assim você quiser insistir, não é uma história para ser amada.

Até breve.
Vanusa.Costa 29/09/2023minha estante