A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

zadorapassos 07/05/2024

Este livro não figura entre os meus favoritos, mas é exatamente por isso que o considero excelente. A perspectiva externa proporcionada sobre a trajetória de Coriolanus em direção ao mal inicialmente despertou em mim empatia e interesse por ele. Ao longo da leitura, questionei repetidamente se era possível encontrar bondade nele, assim como os cidadãos que compartilhavam suas vidas com Snow. As emoções foram retratadas com tal precisão que cada palavra e cada dúvida sobre o amor entre Coryo e Lucy Gray pareciam cuidadosamente planejadas. Este livro é essencial para os fãs da saga, pois senti que todas as minhas perguntas foram respondidas e concluídas ali, com o lema final: "Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo". Um final extraordinário.
psraissafreire 07/05/2024minha estante
livro incrível!!!!

Aroldo.Tadashi 06/05/2024

Que obra maravilhosa
Mesmo o livro sendo narrado na visão do Snow, não dá para sentir peninha dela em nenhum momento!!
Heheheh

May 05/05/2024

Continuaria bom com 200 páginas a menos
O título dessa resenha é pretensioso, eu tenho noção disso. Mas como fã da trilogia original, é com infelicidade que afirmo que essa foi a impressão mais forte que ficou comigo ao fim dessa leitura.

A história é excelente, sem dúvidas. A ambientação é fascinante, a construção de personagens incomparável. Mas o ritmo desse livro não funcionou pra mim, o que é uma pena, pois adoro a escrita da autora, mas acho que aqui ela não soube conduzir a narrativa com equilíbrio.

Em alguns momentos, nos demoramos em diálogos não tão relevantes para o segmento da história, enquanto em outros que realmente mereciam mais dedicação e minuciosidade, mal temos duas páginas.

Faz sentido, claro, se levarmos em conta que este livro é essencialmente narrado sobre o ponto de vista do jovem que virá a ser o grande vilão de Jogos Vorazes, o presidente Snow, e ele em si se importa apenas com as próprias vontades e está sempre lambendo a si mesmo, inflando o próprio ego. Sob essa perspectiva, não podemos esperar muito do que acontece ao redor dele, já que ele está sempre mais ocupado dando razão aos seus próprios pensamentos.

Mas eu realmente acho que esse livro continuaria bom ? e ele é bom, temos momentos muito altos durante a história, do tipo de que faz o leitor vibrar ao identificar uma referência de algo que também está inserido na trilogia original ou quando realiza alguma descoberta ? se ele tivesse 200 páginas a menos.

Teria sido uma leitura dinâmica, gostosa e, provavelmente, 5 estrelas. Mas esse foi um daqueles livros em que precisei ?me forçar? a terminar para não arrastá-lo comigo por mais um mês. Toda vez que parava para ler, eu devorava várias páginas, mas tantas outras vezes senti que a história não avançava de maneira alguma.

Cherry Mari 05/05/2024

8/10
Primeiramente, Snow é muito manipulador e cínico, fiquei chocada, ele manipula até o leitor, em vários momentos do livro, me pegava caindo aos encantos dele e tinha que ficar pensando "não esquece que ele é aquele véio 🤬 #$%!& ", mas isso é só no começo, depois de certo momento, ele vai revelando sua verdadeira face pro leitor, onde tudo em volta dele se baseia em manipulação, tudo que ele faz é pra receber algo em troca, ele não é amigo de verdade de Sejanus, ele só o atura porque pensa que pode se dar bem com isso (e no final é isso que acontece), isso também acontece entre ele e Lucy, ele a via como uma oportunidade de ganhar a vaga na universidade, e uma obsessão, ele via ela como um objeto dele, em vários trechos podemos ver isso, principalmente naquele que ele fala que preferia que ela continuasse na arena, pois assim tinha controle dela e sabia onde ela tava. Achei muito legal a proximidade que ele tinha com Tigris, só fiquei querendo saber mais dela e como a relação deles se destruíu.

Esse livro também mostrou como foi a guerra para a Capital, antes não tínhamos informação nenhuma, muitas pessoas tiveram que recorrer ao canib@lism* pra não morrer de fome, e isso dá uma certa empatia, mas logo essa empatia vai quebrando quando vemos como o pessoal da capital trata o pessoal dos distritos, como se fossem animais.

Sejanus, eu fiquei muito estressada com ele, simplesmente o cara que quer bancar o herói, crl, ele só se metia em confusão, ele não parava pra raciocinar o perigo que tava correndo. Lucy Gray, fiquei apaixonada por ela, mas ela também não era santa kkkkkk, creio que ela também utilizou a boa manipulação pra manipular o Snow para conseguir vencer os Jogos, ela era muito esperta, tanto que fez o Snow pirar KKKKK, creio que ela não morreu, fugiu e foi para o norte mesmo e viveu sozinha, ou então morreu na floresta, mas não pelo Snow. Acredito muito na teoria que o pai de Katniss era parente de alguém do bando (não de Lucy, acho que isso seria impossível).

O começo do livro, achei que fluiu muito bem, mas o meio foi muito arrastado e o final muito corrido, mesmo assim ele se tornou um dos meus favoritos, poder ser que seja pq sou obcecada por jogos vorazes? bem, pode kkkkkkkk.

GabiThe 05/05/2024

Fanservice é bom d+
Decidi ler pois estava nostálgica da franquia principal e não deixou a desejar em nada! A cada capítulo ele constrói mais uma camada e você consegue até se pegar gostando do snow (até lembrar quem ele é rs)
Final surpreendente, mesmo sendo um livro que sabemos o futuro dos personagens.

Borboletário 05/05/2024

Único
Eu tava com saudade de jogos vorazes e não sabia o quanto até ler esse livro, tô feliz por ter esperado ter físico e ler com calma, conhecer mais do passado do snow foi bem forte e complexo

lelê 04/05/2024

Assustador o quanto tu fica apaixonado pelo ridiculo e mal amada do coriolanus snow. muuuuuuuuito bom!

malu 03/05/2024

Valeu a pena reler
A parte política do livro, como já esperado considerando a autora, é muito boa, assim como o desenvolvimento do Snow e o entendimento dele sobre a natureza do homem e o papel de controle do Estado.

Se o livro SÓ fosse focado nisso, teria sido uma maravilha, mas não?. então vamos falar sobre ela: Lucy Gray
?Primeiramente, achei interessante o contraponto que ela fez para a visão do Snow. Enquanto ele falava sobre necessidade de controle para evitar o caos, ela n abriria mão da liberdade por nada. É uma dinâmica que, em base teórica, funciona. Os conflitos ideológicos dos dois é a única parte instigante.
?Segundamente, que chatice ler sobre a obsessão do Snow por ela. Todas as cenas de ciúmes e de romance eu tinha vontade de largar o livro de tédio. Eu entendo a necessidade disso pq, enfim, o ponto que eu levantei anteriormente, mas a autora precisa fazer as interações serem tão chatas? Era frustrante sair do plot interessante sobre os problemas dele com o Sejanus, e depois interromper isso pra ler sobre os problema da Lucy com o ex.

Obs: sobre a música ?árvore forca?, confesso q n gostei da origem da música?foi legal ver a criação de algo tão marcante pra trilogia, mas fiquei decepcionado lendo sobre.

m4tosmai 03/05/2024

Não terminei de ler, provavelmente porque já sabia da história por conta do filme.
mas o livro é muito bonito, tem até a música da lucy que a katniss cantou em a esperança

Gii 02/05/2024

Gostei da leitura, porém achei um pouco arrastada, em alguns momentos o snow até consegue me enganar mas logo depois o seu lado egoísta volta a tona, achei o final mt corrido, porém, foi uma boa leitura

Gabi Mols 01/05/2024

Mas que véio babaca
Tá, ele não é véio nesse. Mas não é menos babaca. Se eu não soubesse o que acontece com ele no futuro, teria largado o livro.
O livro não é ruim. Mas ler quase 600 páginas com um protagonista INSUPORTÁVEL, deu vontade de abandonar a todo momento. É bizarro como ele realmente acredita nas ideias elitistas, cruéis e distorcidas da humanidade. Ele fica arranjando ?desculpas? para todas as suas ações que indicam mau caratismo, nunca se responsabilizando ou tentando melhorar.
Enfim, foi difícil.
Eu só me prestei a dar 1 estrela porque o livro é bem escrito ? tem que ser pra dar tanto ódio de um personagem assim ? e porque eu gostei de ver algumas coisas relacionadas com a trilogia principal, como as cantigas e toda a ambientação do 12. Deu pra entender melhor e atribuir certa pessoalidade no relacionamento entre Katniss e Snow.
De resto, pra mim foi tortura psicológica.
Gabi Mols 01/05/2024minha estante
2 estrelas *