Os Restos Mortais Fernando Sabino

Resenhas - Os Restos Mortais

Sudan 30/05/2009

Os Restos Mortais
Para tomar conta da casa durante sua viagem, o pai faz questão de trazer um humilde empregado de seu sítio. O filho não gosta da idéia e, aliás, acha o tal do empregado muito esquisito. Mas isso é apenas o começo de um sinistro pesadelo. Mal o pai parte, o empregado morre misteriosamente.
E enterrar os restos mortais se revela mais difícil do que qualquer um pode imaginar. Em Os Restos Mortais, Fernando Sabino consegue unir mistério, humor, emoção e lirismo, numa narrativa envolvente pela simplicidade da linguagem e pela força dramática de um desfecho surpreendente.

Dalba 10/06/2010

Opinião
É uma narrativa curta,que dá para ler bem rapidinho, menos de duas horas como escreveu o colega. Como caractarística de textos de Fernando Sabino, a lingauagem é bem simples, em tom informal, e por isso mesmo, fácil de ser lido por qualquer pessoa. Claro que o humor e o mistério estão presentes aqui, o que torna a obra mais prazerosa ainda. Gostei, porque li algo diferente de Sabino, além do seu famoso romance "encontro marcado". Acho mesmo que ele é melhor escritor de contos e crônicas, do que de romance. Não é atoa que muitos dizem que ele é um mestre em crônicas.

Victor Vale 25/11/2010

Uma rede de acontecimentos possíveis isoladamente, mas que juntos gera um mistério sobre a morte de um desconhecido que muda de prisma com a revelação de quem ele realmente é.
Um texto fascinante de como a realidade pode ser moldada de acordo com as informações que obtivemos e de que uma situação bizarra nos leva a conhecer melhor e valorizar quem nos cerca.

HENRIQUE BREGONCI 06/05/2011

Em os ' Restos Mortais ', é narrada uma história
engraçada e divertida de Laerte, um médico insatisfeito
com sua profissão.
Seu pai, ao viajar para Rio de Janeiro, deixa
seu querido amigo, Galdino, cuidando de sua casa.
Após a viagem de seu pai, Laerte, depara-se com
a misteriosa morte de Galdino, que depois descobrem
que a causa foi um ataque epiléptico.
Ao decorrer da história, o que era pra ser um
simples enterro, torna-se uma confusão,
com contratempos e mal-entendidos, que dão ao
livro o carater hilário.
No final, Laerte, após uma conversa legal, construtiva e
com desabafos, (talvez a primeira com seu pai), desconfia
que o Galdino, enterrado como um cachorro, possa ser
seu irmão de sangue, o que explicaria o afeto de seu
pai para com o Galdino.
Eu adorei está história, muito engraçada
e divertida.
Recomendo

Cris Compagnoni 02/12/2011

Mais uma daquelas histórias recheadas com o humor impagável que só Fernando Sabino sabe fazer; esse é um autor que sempre consegue me surpreender com a sua criatividade, partindo de cenas tão comuns, tão cotidianas ele consegue criar um mistério incrível que vai se desenrolando de uma forma inimaginável.

O pai traz um empregado do sítio para tomar conta da casa durante uma viagem, o filho não concorda por achar o empregado meio “esquisito”, mas como não mora mais com o pai...

Acontece que o empregado morre misteriosamente, e sem saber o que fazer a empregada da casa chama o filho do patrão; este sem saber o que fazer com OS RESTOS MORTAIS do empregado vai se envolvendo cada vez mais em uma confusão que parece não ter mais fim.

Realizar um enterro não é uma tarefa considerada difícil, pelo menos essa é a convicção de quem nunca leu este livro, isso que a narrativa desconsidera o lado emocional envolvido na tarefa, já que o falecido não tinha relação afetiva com nenhum dos personagens. E o desfecho é daqueles em que ficamos com o queixo caído.

É uma história que parece absurda e, ao mesmo tempo, completamente real. Com uma narrativa simples Fernando Sabino consegue unir humor, lirismo, mistério e emoção, do mesmo modo que fez em O MARTINI SECO e em O GRANDE MENTECAPTO.

Danilo 24/05/2013

Os restos mortais

No livro os restos mortais e contada a historia sobre uma viagem ao Rio que o pai de um garoto vai,e a respeito dessa viagem que o pai do garoto fica agitado.E ele pensou,que não podia deixar a casa sem um homem,e ele lembrou do Galdino um humilde empregado de seu sítio,e ele chamou o Galdino,logo ápos o chamado ele aparece no telhado da casa,e aceita.
O garoto não gostou da ideia por que ele queria tomar de conta da casa durante a viagem.O pai viaja e ele fica com raiva pela escolha dele,ele falava para o seu pai que o Galdino e esquisito e não gostava dele de jeito nenhum.Depois de algumas horas o Galdino morre misteriosamente,varios doutores tentaram saber a causa de sua morte eles diziam que suspeitavão de epilepsia,hemorragia subaracnoidiana,paralisia bulbar e outras suspeitas.O atestado de óbito demorou para sair,porque não sabiam como foi a causa da morte e as causas.

Kleyne.Janne 22/08/2013

Os restos mortais
Um pai resolve viajar e traz um empregado de sua fazenda para tomar conta da casa. Se filho não curte muito a ideia. Muitas outras coisas estavam por vir.
Pouco depois da partida do pai, o empregada morre de forma misteriosa.
Agora, a parte mais difícil seria enterrar o homem.
Em um curto livro, Fernando Sabino consegue entreter o leitor.
Li esse livro em aproximadamente meia hora antes de dormir.
Não traz muitos- ou nenhum – erros ortográficos e é bem interessante.
Poderia ser mais longo, e isso é um fato, mas isso não afeta a qualidade da leitura.
Não tive um personagem favorito nesse livro. Os personagens tem cada um uma personalidade diferente, mas tem algumas semelhanças.
Enfim, não é o melhor livro, mas não é ruim.

Dalila 26/12/2014

Uma história simples, em alguns momentos cômica e comovente. Ao se deparar com a morte de um empregado de seu pai, Laerte começa uma corrida atrás de um atestado de óbito para realizar o enterro.Ele realiza tudo de modo frio e sem mostrar nenhum sentimento em relação ao defunto, que (ele não sabia) mas era alguém muito estimado pelo seu pai.

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/12/livro-os-restos-mortais.html

Caio.Mateus 20/10/2017

Os Restos Mortais
Os pais de Dr.Laerte,um jovem me´dico são convidados para uma viagem ao Rio de janeiro,para um batizado de um sobrinho.Havia mais de vinte anos que ele não ia ao rio.
Como não queria deixar a casa sozinha com as empregadas ,foi ao sitio e trouxe um empregado chamado Galdino,um rapas com o em olho infeccionado,tracoma,para cuidar da casa nos quinze dias que iria ficar fora.Eu recomendo a leitura desse livro as pessoas que gostam de ler livros de mistério.É em livro de leitura rápida e fácil,eu o li em menos de 1 més e eu escolhi pela capa.

Fran.MendonAa 11/06/2020

Novela
O livro é bem curtinho, achei que teria mais trama, sabe? Porém o enredo é leve, bem escrito e interessante, uma pena ser tão curto.
Não entendi porque está classificado como novela, na minha cabeça é uma crônica haha.

Van 05/09/2020

Li esse livro no primeiro ano, foi um dos livros mais rápidos que já li pelas as poucas páginas, mas nem um pouco insignificante; o livro aborda uma história um tanto hilária, porém seu final deixa o leitor pensativo com o desfecho e a mensagem que fica. O livro consegue com cada capítulo deixa a vontade de saber o que vira em seguida, me divertir um tanto com esse livro e tenho certeza que ñ têm como não gostar.

Shion.De.Aries 27/12/2020

E Galdino?
Acho que esse foi um dos livros que li mais rapidamente na vida. Infelizmente ele é bem curtinho, mas a história te prende tanto que você não consegue parar de ler até saber qual será o desfecho. Humor e narrativa leves que ajudam o leitor a desfrutarem ainda mais da leitura. Sem contar no desfecho que te surpreende e traz um pouco de reflexão.

Gustavo.Guedes 03/02/2021

Um conto de linguagem simples e nacional, que possui tensão a todo momento. Como a narrativa é feita em primeira pessoa, tudo se torna ainda mais real.