Coelho Maldito

Coelho Maldito Bora Chung
Bora Chung

Resenhas - Cursed Bunny (English Edition)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lili 18/04/2024

Tinha expectativas altíssimas, muito bem atendidas em alguns contos, outros não (normal para livros de contos)
“Tudo que é usado em uma maldição deve ser bonito.” Esta é a frase que abre o conto homônimo ao livro da coreana Bora Chung, porém a maldição, nessa história transmitida a uma família por meio de um belíssimo abajur de coelho, não se restringe apenas a ela, em todas as narrativas há algo maldito que não necessariamente é sobrenatural ou fantástico, ainda que essa natureza permeie sim, quase sua totalidade, a grande maldição é estar no mundo e estar sujeito a sua brutalidade, uma maldição transmitida a cada toque no papel, em cada virada de página, dessa belíssima edição.

As palavras amaldiçoadas da autora correm facilmente apesar da estranheza de algumas histórias. O absurdo em “A Cabeça” onde uma criatura formada a partir de dejetos de uma mulher passar a atormentá-la aparecendo em vasos e em “Menorreia” onde uma mulher após usar anticoncepcional por um período além do recomendado engravida sem ter relações sexuais e é alertada pela médica a procurar um marido para que o bebê se forme bem, me soaram alegorias extremas para falar sobre como os problemas femininos são encarados pela sociedade com desdém por mais graves que sejam.

Em “Dedos gélidos” a estranheza está na confusão na qual está imersa a personagem que sofreu supostamente um acidente que contribui para a sensação de desconforto do início ao fim. “A Armadilha”, “Cicatriz” e o “Senhor do tempo e da areia” me trouxeram de volta para os contos de fadas sombrios como eles são, trazendo elementos mágicos interessantíssimos, mas me decepcionando em aspectos similares às histórias antigas. Em “A armadilha” que caminhava para ser umas das minhas histórias preferidas senti ter perdido a atmosfera de tensão por correr um pouco mais no fim, em “Cicatriz” acho que um recurso similar a dedos gélidos poderia ter me mantido mais conectada, enquanto “O Senhor do tempo e da areia foi uma história que de fato não gostei, a única, no livro todo.

Mas foi em “Coelho Maldito”, “Lar, doce lar”, “Reencontro e “Adeus, meu amor” que encontrei minhas histórias preferidas. Enquanto “Coelho Maldito” e “Lar, Doce Lar” foram histórias governadas pela apreensão e despertaram uma voracidade na leitura como se amaldiçoada pelo coelho; “Adeus, meu amor” e “Reencontro” foram governados por uma melancolia encantadora que me fez caminhar lentamente pelos textos. E ainda que “Lar, doce lar” e “Adeus, meu amor” não sejam tão singulares nas escolhas dos elementos, como grande parte dos contos da Bora Chung, conseguiram conquistar um lugar em mim, afinal não sou conquistada pela surpresa, mas pela energia que um texto é governado e na sua capacidade de me governar.

site: https://www.instagram.com/leiamulheresvivas/

renara1 18/04/2024

Diferente
O livro é bem diferente do que costumo ler e peguei ele sem saber nada sobre os tópico abordado, é uma coletânea de contos e me surpreendeu bastante pq gostei da maioria deles alguns cansativos e outros meio estranhos com um toque de terror e bizarrice, que eu amo, adorei a experiência que tive que a leitura.

C. Aguiar 15/04/2024

Em coelho maldito o leitor irá encontrar 10 contos que irão incomodar, assombrar, causar repulsa e fazer com que reflita bastante enquanto lê. As histórias transitam entre o terror e a fantasia, encontramos histórias que abordam nosso relacionamento com a tecnologia, relacionamentos familiares e relacionamentos tóxicos.

Foi uma grande montanha-russa de sentimentos essa leitura, a autora nos mostra o caráter destrutivo do ser humano, sua ganância, sua soberba e critica a falta de autonomia da mulher na sociedade (seja no casamento, gravidez ou sua vida no geral).
Confesso que estava bastante empolgada pelas resenhas positivas que li sobre a obra, infelizmente gostei apenas de um único conto, conto esse que dá título ao livro. Contudo, foi uma leitura que me prendeu do início ao fim!

Um dos contos que me animou um pouco apesar de não ter gostado 100% dele, foi "Adeus, meu amor" que conta a história de um personagem que em algum momento se apaixonou por um dos seus androides, existe algo diferente nesse conto, você sente que algo está errado e não sabe exatamente o que é, até ser tarde demais.

Essa foi uma leitura mega impactante apesar dos pesares, alguns contos os assuntos nas entrelinhas são interessantes, mas no geral não me empolgaram tanto quanto coelho maldito. Mas, as metáforas grotescas e assustadoras fazem um bom trabalho nessa leitura, senão fosse assim eu teria largado o livro pela metade, mas acredito que vale muito a pena dar uma chance para a escrita da autora e suas reflexões.

iammoremylrds 15/04/2024

Uma coletânea de contos de terror surpreendente, praticamente todos com um final inesperado, em sua maioria, sendo bizarros e muito melancólicos, contendo uma linguagem bem simples e direta, sendo assim, um ótimo livro pra tirar da ressaca

Icaro 13/04/2024

Coelho Maldito
Coelho Maldito - Bora Chung

"Coelho Maldito", escrito por Bora Chung, é uma obra que mergulha o leitor em um universo sombrio e misterioso, onde um simples encontro com um coelho transforma a vida de Tim, o protagonista, de maneira irreversível.

A narrativa habilmente tecida por Chung mantém o leitor imerso do início ao fim, explorando temas de mistério, fantasia e suspense. O coelho, figura central da trama, assume um papel tanto ameaçador quanto enigmático, servindo como catalisador para uma série de eventos sobrenaturais que assolam a cidade de Tim.

Ao longo da história, o autor constrói uma atmosfera densa e carregada de tensão, onde cada página reserva uma nova reviravolta. A ambientação sombria e os personagens complexos contribuem para a profundidade da narrativa, enquanto o leitor é levado a desvendar segredos ocultos por trás dos acontecimentos sobrenaturais.

Chung demonstra habilidade em criar uma trama que mantém o leitor intrigado e ansioso por respostas, ao mesmo tempo em que oferece reflexões sobre temas como destino, família e coragem. A escrita ágil e envolvente do autor cativa o leitor, levando-o a devorar cada página em busca de mais pistas sobre o mistério do coelho maldito.

O desfecho da história é satisfatório, amarrando todas as pontas soltas de maneira inteligente e revelando surpresas inesperadas. "Coelho Maldito" é mais do que apenas um livro de mistério; é uma jornada emocionante que desafia as expectativas do leitor e o deixa ansioso por mais. Em suma, é uma leitura imperdível para os amantes do gênero.

???

ncamilafreitas 13/04/2024

Diferente de tudo que já li, mas muito muito bom! o livro é formado por contos que te prendem e que, na maioria das vezes, é imprevisível o que acontecerá.

é impossível não pensar ?bizarro? ao fim de todo conto, é surreal de bizarro como tudo acontece e termina, mas de uma forma boa.

como todo livro de contos, gostei mais de uns e outros me surpreenderam muito a ponto de pensar: como a autora conseguiu pensar nisso. é genial. o último conto teve uma pegada mais reflexiva, mesmo que fora do normal, te faz pensar na vida.

mari | @marisbookshelf 08/04/2024

Assim como todo livro de contos, é difícil gostar de todos na mesma proporção. Dos 10 contos, merecem destaque ?Coelho maldito?, ?A cabeça? e ?Reencontros?, meu favorito da coletânea. Quanto aos demais, alguns foram bons, mas não foram memoráveis, e outros eu não gostei por completo (felizmente, esses foram a minoria). Ainda recomendo para quem, assim como eu, gosta de contos de horror escritos por mulheres, pois até nas situações mais bizarras é fácil entender e até se identificar com a mensagem da autora.

http.nath 05/04/2024

Melancólico, profundo e bizarro
Melancólico (principalmente o último conto), bizarro (bota bizarro nisso) e profundo?

a autora usa de metáforas e elementos fantasiosos p/ expressar a sua mensagem em cada conto.

alguns me tocaram mais que outros, mas independente disso, eu sou fascinada por esse tipo de escrita desde que li ?A Vegetariana? e vou continuar fascinada até o fim.

carlsensmith 03/04/2024

?Sinto que me deram permissão para continuar vivo.?
?Não era mais possível desejar bons tempos, mas tampouco queria pedir por maus. Esperava por algo mas não sabia o quê. Não havia mais futuro. Todas as formas de vida que ele e eu conhecíamos estavam presas no passado.?

Uma coletânea de estreia sensacional, bruta e ainda assim, melancólica e poética. Bora Chung consegue prender o leitor do começo ao fim, mas é de fato em ?Reencontro? que sinto que leria até a lista de compras de tamanha mente fascinante.

Há dor e melancolia, a juventude e o amadurecimento escarrados que nos fazem desejar por um final feliz de personagens tão cativantes como os do último conto. Brutal. Impossível parar de ler.

Mariana.Guimaraes 02/04/2024

Livro de contos com alguns pontos fantásticos. Gostei muito de alguns contos, mas outros achei arrastados e cansativos.

Val 01/04/2024

O Coelho Maldito e outras maldições.
Numa linguagem simples e direta a sul-coreana Bora Chung desperta nossa atenção, em sua obra Coelho Maldito, para exatamente a importância das palavras simples e diretas proferidas por pessoas em seus comentários. Uma experiência que todos os leitores já devem ter passado na vida, quando explanações ou palavras suas são ignoradas pelas pessoas que mal educadamente fingem que prestaram atenção.
Na realidade o livro traz uma coletânea de contos desta prestigiada escritora oriental sendo esta sua primeira obra publicada fora da Coreia. Coelho Maldito é o título do surpreendente conto de abertura que nos leva a uma fascinante historieta fantasiosa e sarcástica sobre maldição e vingança.
Cabeça, o premiado* segundo conto, é suspense escatológico. O grotesco e o improvável tornam-se ansiosamente envolventes e ressurge a vingança, alertando-nos para a mansidão e a falsidade. O seguinte, Dedos Gélidos, traz a escuridão permeando as narrativas de falsidade e mentira. Menorreia é literalmente uma descarga de improbabilidades, deixando-nos incrédulos. E expõe um alerta importante sobre as narrativas impositivas e tóxicas, principalmente as empregadas pelos poderosos.
Em Adeus, Meu Amor temos um forte alerta sobre a IA (Inteligência Artificial) superando a nossa inteligência normal, sentimental e humana. Já em Armadilha o alerta é sobre a ganância incomensurável e trágica. O abuso e exploração da ingenuidade e da fragilidade humana é o tema do fantástico conto Cicatriz, corroborado pela perda da infância e do sentido da vida.
Lar, Doce Lar é o conto que demonstra o perigo de um anticapitalista que não trabalha e vive do suor e do sacrifício da mulher que, sozinha, adota uma criança inexistente. A seguir, O Senhor do Vento e da Areia desfaz uma maldição e em Reencontro encontra-se permissão para continuar vivendo.
Ao tempo de sua insolência literária, Chung coloca alta dose de simbologia e metáforas em seus textos, deixando fortes recados subliminares aos leitores. Coelho Maldito é uma obra literariamente corajosa e irreverentemente diferenciada e digna representante da cultura popular das gerações contemporâneas. Provavelmente em função disso tornou-se uma das finalistas do International Booker Prize em 2022.

Valdemir Martins
01.04.2024
*Prêmio Yonsei de Literatura de 1998.

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

MichelleSN 31/03/2024

Sensacional!!!
Todas as obras antológicas têm seus altos e baixos, mas aqui a aurora consegue ficar sempre acima da média!

Difícil escolher qual eu gostei mais, pois há abordagens tão diferentes: fantasia, maldição, espíritos, acidentes automobilísticos... Mas vamos lá:

"Cicatriz" e "armadilha" foram os que mais me deixaram mal, quanta maldade, ambições e falta de empatia. O ser humano é o mal do ser humano...

"Cabeça" tem algum alívio cômico, e é um dos mais criativos e surrealistas. Um dos que eu mais gostei!

"Reencontro" me deixou extremamente triste, sem dúvidas o mais melancólico e profundo.

"Coelho maldito" sobre a força que as maldições têm sobre a vida de todos os envolvidos.

"O senhor dos ventos e da areia" bonito e intrigante, é possível imaginar as belas cenas do deserto e tem certa poesia sútil.

"Menorreia" agoniante para qualquer mulher, me reviveu traumas que eu prefiro esquecer rs

"Adeus, meu amor" não tenho medo de máquinas e robôs, adoraria ter um dos modelos na minha casa rs

"Dedos gélidos" bem construído, mesmo com o plot twist no final não foi tão chocante pra mim.

"Lar doce lar" este foi o único que não me despertou grandes emoções.

caroline sn 30/03/2024

Fui com alta expectativa, não se ela foi atendida, mas isso é um problema meu. Eu gostei muito de ter lido, talvez o livro cresça com o tempo ou com uma releitura. Curti quase todos os contos, meus preferidos foram: Coelho maldito, Menorreia, Adeus meu amor, Cicatriz e Reencontro.

Joice.Yuko 29/03/2024

Várias histórias boas
Várias histórias de terror. Gostei de umas não muito de outras mas a média foi boa. Leitura boa para quem gosta de ficção

amanda 24/03/2024

Finais felizes são proibidos aqui
"agora eu não tinha pelo que esperar. mas continuei ali, em pé. esperando alguém aparecer milagrosamente para me desamarrar desta vida."
bora chung serviu HORRORES, falando sobre morte, trauma, ganancia , vingança... amei e quero muito ler mais da autora

1 | 2 | 3 | 4 | 5